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Avaliação dos atributos da atenção primária na perspectiva das usuárias que vivenciam o cuidado1 1 Artigo extraído da tese de doutorado "Avaliação da qualidade da estratégia saúde da família", apresentada à Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Resumos

OBJETIVO:

avaliar a qualidade da Estratégia Saúde da Família e verificar a associação dos atributos da atenção primária com as características sociodemográficas das usuárias.

MÉTODO:

estudo descritivo e transversal, no qual foram entrevistadas 215 usuárias da Estratégia Saúde da Família. Foi utilizado o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária na versão adulto e feito os testes exato de Fisher, qui-quadrado de Pearson e regressão logística.

RESULTADOS:

verificou-se que a dimensão "acessibilidade" apresentou menor média (1,80). Por outro lado, "acesso" foi a dimensão mais bem avaliada (8,76). Os atributos: "longitudinalidade", "coordenação", "integralidade" e "orientação" tiveram resultados insatisfatórios. Ao avaliar a associação entre as características sociodemográficas das usuárias e os atributos essenciais, derivado e geral, não houve associações entre os atributos e as características (p>0,05).

CONCLUSÃO:

na perspectiva das usuárias, todos os serviços possuem atributos que precisam ser melhorados.

Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Avaliação de Serviço de Saúde; Enfermagem


OBJECTIVE:

this study sought to assess the quality of the Family Health Strategy (FHS) and investigated the association between primary care attributes (PCAs) and the sociodemographic characteristics of users.

METHOD:

a total of 215 female FHS users were interviewed for this descriptive and cross-sectional study. The Primary Care Assessment Tool (PCATool), Adult Edition was used, and the results were analyzed using Fisher's exact tests, Pearson's chi-square tests and logistic regressions.

RESULTS:

the lowest average score corresponded to the dimension "accessibility" (1.80), and the highest score corresponded to "access" (8.76). The results corresponding to the attributes "longitudinality", "coordination", "comprehensiveness", and "orientation" were not significant. No association was found between the participants' sociodemographic characteristics and the essential, derivative, and general attributes (p>0.05).

CONCLUSION:

several attributes must be improved across all the investigated services from the perspective of female FHS users.

Primary Health Care; Family Healthcare; Healthcare Services Evaluation; Nursing


OBJETIVO:

evaluar la calidad de la Estrategia Salud de la Familia y verificar la asociación de los atributos de la atención primaria con las características sociodemográficas de las usuarias.

MÉTODO:

estudio descriptivo y transversal, en el cual fueron entrevistadas 215 usuarias de la Estrategia Salud de la Familia. Fue utilizado el Instrumento de Evaluación de la Atención Primaria en la versión adulto y se realizaron las pruebas: Exacta de Fisher, Chi-cuadrado de Pearson y regresión logística.

RESULTADOS:

se verificó que la dimensión "accesibilidad" presentó el menor promedio (1,80). Por otro lado, "acceso" fue la dimensión más bien evaluada (8,76). Los atributos: "longitudinalidad", "coordinación", "integralidad" y "orientación" tuvieron resultados insatisfactorios. Al evaluar la asociación entre las características sociodemográficas de las usuarias y los atributos esenciales, derivado y general, no hubo asociaciones entre los atributos y las características (p>0,05).

CONCLUSIÓN:

en la perspectiva de las usuarias, todos los servicios poseen atributos que precisan ser mejorados.

Atención Primaria de Salud; Salud de la Familia; Evaluación en Servicios de Salud; Enfermería


Introdução

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) vem sendo implantada e implementada no Brasil em substituição ao modelo tradicional de Atenção Básica e encontra-se em franca expansão pelos municípios do país, nas últimas décadas. A organização desse modelo, nos municípios, é orientada por diretrizes operacionais pré-definidas que norteiam o funcionamento das unidades e práticas das equipes, bem como a normatização por áreas de intervenção e linhas estratégicas de ação e cuidado11. Escorel S, Giovanella L, Mendonça MHM, Senna MCM. O programa de saúde da família a construção de um novo modelo para a atenção básica no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2007;21(2):164-76..

Enquanto porta de entrada preferencial do sistema de saúde, a ESF torna-se um local ideal para ofertar melhor a gestão do cuidado e integralidade na atenção, pela proximidade dos usuários no território, além da elaboração de projetos terapêuticos singulares com acolhimento mais humanizado e escuta mais qualificada e resolutiva, tanto na demanda organizada quanto na espontânea, além de poder proporcionar a integralidade do cuidado aos usuários22. Starfield B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília (DF): UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. [acesso 24 fev 2014]; 726 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_primaria_p1.pdf
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Mediante as singularidades trazidas, a ESF tem sido alvo de diversas avaliações com diferentes enfoques. Essas análises são importantes por trazerem distintas realidades que podem contribuir para a elaboração de planejamentos mais centrados nas necessidades dos usuários, para a reformulação dos processos de trabalho das equipes, bem como para a reorientação, priorização dos gestores e sua melhor qualificação para as novas demandas que vão sendo construídas com as novas realidades sociais33. Brandão ALRBS, Giovannela L, Campos CEA. Avaliação da atenção básica pela perspectiva dos usuários: adaptação do instrumento EUROPEP para grandes centros brasileiros. Cien Saude Colet. 2013;18(1):103-14. .

Nesse sentido, incluir a participação de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de avaliação é obter percepções diferentes em relação aos serviços de saúde, pois aquelas apresentam prioridades distintas que precisam ser consideradas e reconsideradas quando se avalia a qualidade das ações e dos serviços ofertados à população. Assim, avaliar a ESF na perspectiva de quem utiliza o serviço é coletar informações referentes às atividades, características e resultados de forma sistematizada, para, assim, serem formulados juízos e buscar melhorar sua eficácia, além de orientar as futuras programações e tomadas de decisão pelas equipes e melhorar a satisfação de quem busca e utiliza esses serviços44. Patton MQ. Evaluation, Knowledge management, best pratices and hight quality: lessons learned. Am J Evaluat. 2001;22(1):329-36..

Diante do exposto, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da ESF na perspectiva das usuárias e verificar a associação entre os atributos da atenção primária e as características sociodemográficas das usuárias.

Metodologia

Trata-se de estudo analítico, do tipo transversal, com abordagem quantitativa, realizado nas unidades de saúde do município de Serra, Espírito Santo, cujo modelo de atenção é a ESF, implantado há mais de um ano à época do estudo. Constituíram sujeitos de pesquisa mulheres de 20 a 49 anos, usuárias da ESF.

Para o cálculo do tamanho da amostra, foram considerados os seguintes parâmetros: população de mulheres na faixa etária de 20 a 49 anos, cadastradas e usuárias das ESF igual a 32.540, nível de confiança de 90%, margem de erro de 7% e proporção de 0,5 para maximizar o tamanho da amostra. O cálculo foi feito no programa EpiInfo. A amostra aleatória simples foi constituída por 215 usuárias.

A equipe de campo foi formada por cinco entrevistadoras que não tinham relação com o serviço, sendo quatro enfermeiras e uma nutricionista, devidamente capacitadas para as entrevistas, bem como para buscar um espaço de maior privacidade durante a pesquisa com as mulheres. A capacitação foi feita pela coordenadora da pesquisa que também fez a supervisão de campo. Realizou-se o pré-teste do questionário com 30 mulheres da mesma faixa etária da pesquisa, em unidades de saúde do município que não foram incluídas no estudo, pois tinham menos de um ano de implantação da ESF, para avaliar o instrumento de pesquisa e promover o treinamento e o alinhamento das entrevistadoras. Vale considerar que não houve necessidade de ajustes do questionário.

A etapa de coleta de dados teve início em 5/8/2013 e finalizou-se em 13/9/2013. Durante esse período, as entrevistas foram realizadas no horário de funcionamento das unidades, não havendo perdas ou recusas. Vale destacar que dentre as mulheres que atendiam os critérios de inclusão, ter entre 20 e 49 anos e ser usuária da ESF, foi feito um sorteio, constituindo uma amostragem aleatória simples. Entre as selecionadas era realizado o convite para participar do estudo, além da explicação acerca dos objetivos do mesmo, ressaltando-se o anonimato. Aquelas que aceitavam participar assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

O instrumento utilizado era composto por duas partes: uma, identificando o perfil sociodemográfico das mulheres (idade, estado civil, escolaridade, ocupação, classe econômica, número de filhos e serviços utilizados na unidade); outra, o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (Primary Care Assessment Tool - PCATool), versão adulto, que contém 87 itens divididos em dez componentes relacionados aos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS): 1. Grau de Afiliação com Serviço de Saúde (A), constituído por três itens; 2. Acesso de Primeiro Contato - Utilização (B), constituído por três itens; 3. Acesso de Primeiro Contato - Acessibilidade (C), constituído por 12 itens; 4. Longitudinalidade (D), constituída por 14 itens; 5. Coordenação - Integração de Cuidados (E), constituído por oito itens; 6. Coordenação - Sistema de Informações (F), constituído por três itens; 7. Integralidade - Serviços Disponíveis (G), constituído por 22 itens; 8. Integralidade - Serviços Prestados (H), constituído por 13 itens para mulheres; 9. Orientação Familiar (I), constituído por três itens; 10. Orientação Comunitária (J), constituída por seis itens. As respostas foram do tipo Likert, com intervalo de um a quatro (1 a 4) para cada atributo. As respostas possíveis para cada um dos itens foram: "com certeza sim" (valor=4), "provavelmente sim" (valor=3), "provavelmente não" (valor=2), "com certeza não" (valor=1) e "não sei/não lembro" (valor=9)55. Harzheim E, Oliveira MMC, Agostinho MR, Hauser L, Stein AT, Gonçalves MR et al. Validação do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: PCATool-Brasil adultos. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2013; [acesso 10 mar 2014];8(29):274-84. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc8(29)829
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Para se obter o escore de qualidade das ESF, a média de cada valor dos itens que compõem as dimensões e subdimensões foi calculada e, após, foram calculados os escores essencial (obtido da média das dimensões acesso, acessibilidade, longitudinalidade, integração dos cuidados, coordenação, integralidade e do grau de afiliação), derivado (obtido pela média orientação familiar e orientação comunitária) e escore geral da APS (valor médio dos atributos essenciais e derivados e o do grau de afiliação).

Após a consolidação dos dados relativos a cada atributo, os valores foram transformados em escala contínua, variando entre zero e dez, utilizando a fórmula a seguir: Escala = [(escore obtido - 1) x 10]/3. Valores de escores ≥6,6 foram definidos como elevados e equivalentes ao valor três ou mais (≥3) na escala Likert, enquanto valores ≤6,6 foram considerados baixos55. Harzheim E, Oliveira MMC, Agostinho MR, Hauser L, Stein AT, Gonçalves MR et al. Validação do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: PCATool-Brasil adultos. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2013; [acesso 10 mar 2014];8(29):274-84. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc8(29)829
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Para avaliação das associações entre os atributos da atenção primária e as características das usuárias realizaram-se os testes exato de Fisher, qui-quadrado de Pearson e regressão logística. Os testes realizados assumiram nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Os pacotes estatísticos utilizados foram o STATA 12 e IBM SPSS Statistics, versão 19.

O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, sob Parecer nº315.266.

Resultados

Neste estudo, foram realizadas 215 entrevistas com usuárias da ESF do município da Serra. As características sociodemográficas dessas mulheres encontram-se na Tabela 1.

Tabela 1.
Perfil sociodemográfico das usuárias da Estratégia da Saúde da Família. Serra, ES, Brasil, 2013

A maioria das usuárias entrevistadas é casada (59,1%) e possui filhos (88,8%). Em relação ao grau de instrução, 36,8% têm o ensino médio completo e 29,7% o fundamental incompleto. Quanto à classe econômica, a maior parte pertence à classe C (71,6%).

A Tabela 2 apresenta a média dos escores atribuídos às dimensões da APS na perspectiva das usuárias.

Tabela 2.
Escores atribuídos às dimensões da Atenção Primária em Saúde pelas usuárias entrevistada nas Estratégias da Saúde da Família. Serra, ES, Brasil, 2013

Observa-se que a dimensão que obteve a menor média (1,80) foi "acessibilidade'. Outros atributos que também ficaram abaixo do escore de referência neste estudo (≤6,6), ou seja, que apresentaram resultados insatisfatórios, foram: "coordenação e integração dos cuidados" (2,77), "integralidade do serviço prestado" (3,94) e "orientação comunitária" (4,47).

A coordenação integração dos cuidados apresenta valor absoluto diferente dos demais atributos, pois, quando as usuárias não haviam sido encaminhadas a um serviço ou consulta especializada, essas dimensões não eram avaliadas.

Vale destacar que alguns atributos evidenciados neste estudo, como: "orientação familiar" (4,67; desvio-padrão (dp): 3,16); "integralidade do serviço disponível" (5,05; dp: 1,65); "coordenação do sistema de informação" (5,68; dp: 2,49), "longitudinalidade" (5,13; dp: 2,32) e "grau de afiliação" (6,95; dp: 2,72) apresentam valores de desvio-padrão em torno da média que podem modificar os escores, levando a resultados satisfatórios (escore ≥6,6), enquanto no caso do "grau de afiliação" pode-se obter redução na média levando a um resultado insatisfatório (escore ≤6,6). Interessante pontuar que "acesso" (8,76) foi a dimensão mais bem avaliada pelas usuárias da ESF.

Em relação à pontuação apresentada pelas usuárias para os escores essencial, derivado e geral tiveram valores de escore baixo (escore ≤6,6), sendo escore essencial (5,35), escore derivado (4,57) e escore geral (5,19).

Ao avaliar a associação entre as características sociodemográficas das usuárias e o atributo essencial (grau de afiliação, acessibilidade, longitudinalidade, integração dos cuidados, coordenação e integralidade), o atributo derivado (orientação familiar e orientação comunitária) e o atributo geral não houve associação entre os atributos e as características (p>0,05).

Discussão

Em relação ao perfil das usuárias, em estudo sobre o desempenho da atenção básica em São Paulo, verificou-se que a maioria dos usuários do serviço era do sexo feminino e tinha escolaridade referente ao primeiro grau completo66. Ibañez N, Rocha JSY, Castro PC, Ribeiro MCSA, Forster AC, Novaes MHD, et al. Avaliação do desempenho da atenção básica no Estado de São Paulo. Cien Saúde Coletiva. 2006;11(3):683-703.. Da mesma forma, pesquisas em unidades de saúde de Ribeirão Preto, SP77. Mishima SM, Pereira FH, Matumoto S, Fortuna CM, Pereira MJB, Campos AC, et al. Assistance in family health from the perspective of users. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2010;18(3):148-56., e São Luís, MA88. Reis RS, Coimbra LC, Silva AAM, Santos AM, Alves MTSSB, Lamy ZC et al. Acesso e utilização dos serviços na Estratégia Saúde da Família na perspectiva dos gestores, profissionais e usuários. Ciênc Saúde Coletiva. 2013;18(11):3321-31., também evidenciaram maior prevalência de mulheres, entretanto com menor escolaridade, ou seja, a maioria possuía o ensino fundamental incompleto77. Mishima SM, Pereira FH, Matumoto S, Fortuna CM, Pereira MJB, Campos AC, et al. Assistance in family health from the perspective of users. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2010;18(3):148-56. - 88. Reis RS, Coimbra LC, Silva AAM, Santos AM, Alves MTSSB, Lamy ZC et al. Acesso e utilização dos serviços na Estratégia Saúde da Família na perspectiva dos gestores, profissionais e usuários. Ciênc Saúde Coletiva. 2013;18(11):3321-31., semelhante ao encontrado na presente pesquisa.

Quanto ao estado civil, pesquisa em centro urbano no Sul do Brasil, com 355 usuários, encontrou que a maioria pertencia ao sexo feminino (67%), sendo que 57,2% eram casados ou viviam maritalmente, e tinham renda familiar baixa99. Benazzi LEB, Figueiredo ACL, Bassani DG. Avaliação do usuário sobre o atendimento oftalmológico oferecido pelo SUS em um centro urbano no sul do Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2010;15(3):861-8., dado que vai ao encontro deste estudo. Vale ponderar que mulheres com baixa escolaridade e com renda baixa tendem a se casar ou se associar a parceiros mais cedo, começam a vida sexual e a ter partos mais precocemente, e apresentam maior número de filhos1010. Silva GL, Alves SM. O acolhimento como ferramenta de práticas inclusivas de saúde. Rev APS. 2008;11(1):74-84.. A baixa escolaridade ainda pode levar à exclusão social, pois nega o direito à cidadania, mantendo o ciclo da pobreza e da marginalidade, além de aliená-las para perspectivas de futuro1111. Moraes JR, Moreira JPL, Luiz RR. Associação entre o estado de saúde autorreferido de adultos e a área de localização do domicílio: uma análise de regressão logística ordinal usando a PNAD 2008. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(9):3769-80..

Quando se avaliam as dimensões da APS, observa-se que o grau de afiliação foi uma das dimensões bem avaliadas pelas usuárias, o que permite inferir que esse grupo identifica a ESF como serviço de referência para o cuidado de saúde. Esse dado corrobora alguns estudos realizados no Brasil1212. Furtado MCC, Braz JC, Pina JC, Mello DF, Lima RAG. Assessing the care of children under one year old in Primary Health Care. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2013;21(2):554-61. - 1313. Leão CDA, Caldeira AP, Oliveira MMC. Atributos da atenção primária na assistência à saúde da criança: avaliação dos cuidadores. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2011;11(3):323-34..

Quanto à avaliação do acesso à utilização de serviço, esse atributo obteve maior nota na perspectiva das usuárias, o que demonstra que as usuárias têm chegado às Unidades de Saúde da Família do município e, de certa forma, recebido algum tipo de atenção. Confirmando esses resultados, pesquisas realizadas no interior do Estado de São Paulo e em Minas Gerais avaliaram o acesso como adequado1212. Furtado MCC, Braz JC, Pina JC, Mello DF, Lima RAG. Assessing the care of children under one year old in Primary Health Care. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2013;21(2):554-61. , 1414. Silva CSO, Fonseca ADG, Souza LPS, Siqueira LG, Belasco AGS, Barbosa DA. Integralidade e atenção Primaria à Saúde: avaliação sob a ótica dos usuários. Ciênc Saúde Coletiva. 2013;19(11):4407-15.. O acesso consiste na oportunidade de utilização dos serviços de saúde quando necessário e sua distribuição geográfica22. Starfield B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília (DF): UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. [acesso 24 fev 2014]; 726 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_primaria_p1.pdf
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Por outro lado, estudo realizado em Ribeirão Preto, SP, verificou que o acesso foi considerado 'muito ruim' por 100% das usuárias da ESF1515. Pereira MJB, Mishima SM, Bava MCG, Santos JS, Matumoto S, Fortuna CM, et al. Atributos essenciais da atenção primária à saúde: comparação do desempenho entre unidades de saúde tradicionais e unidades da estratégia de saúde da família [Internet]. In: XXIIème Congrès de l' ALASS. 2011 [acesso 18 set 2013]; Lausanne. Anais. Lausanne: CALASS, ALASS; 2011. p. 1-10. Disponível em: http://www.alass.org/cont/priv/calass/docs/2011/Sesion_V/sesion27/02-09_sesion27_2-pt.pdf.
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e, na percepção de cuidadoras, em estudo realizado em Montes Claros, observou-se que o atributo "primeiro contato" os escores foram baixos1313. Leão CDA, Caldeira AP, Oliveira MMC. Atributos da atenção primária na assistência à saúde da criança: avaliação dos cuidadores. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2011;11(3):323-34..

Nota-se que a acessibilidade obteve o menor valor atribuído. Esses resultados têm apontado um problema no serviço de saúde, uma vez que esse atributo consiste não apenas no acesso ou chegada das usuárias ao serviço, mas perpassa vários pontos relacionados ao acolhimento e à humanização da atenção ofertada. A acessibilidade é tida como adequação entre oferta e demanda de serviços e inclui disponibilidade, comodidade ou demora em obter uma consulta, a inadequação de horários e o tipo de agendamento, bem como não necessidade de pagamento, tempo de espera para consulta e demais procedimentos22. Starfield B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília (DF): UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. [acesso 24 fev 2014]; 726 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_primaria_p1.pdf
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Em São Luís, MA, Estado do Nordeste brasileiro, acessibilidade foi a dimensão mais bem avaliada pelos usuários e o não funcionamento das unidades após as 18 horas e finais de semana foram suas principais dificuldades descritas88. Reis RS, Coimbra LC, Silva AAM, Santos AM, Alves MTSSB, Lamy ZC et al. Acesso e utilização dos serviços na Estratégia Saúde da Família na perspectiva dos gestores, profissionais e usuários. Ciênc Saúde Coletiva. 2013;18(11):3321-31.. Também, estudo no Centro-Oeste do Brasil refere insatisfação dos usuários com o atendimento1616. Stralen CJV, Belisário SA, Stralen TBSV, Lima AMD, Massote AW, Oliveira CL, et al. Percepção dos usuários e profissionais de saúde sobre atenção básica: comparação entre unidades com e sem saúde da família na Região Centro-Oeste do Brasil. Cad Saúde Publica. 2008;24(supl 1):148-58. e, em todos os municípios pesquisados no Nordeste brasileiro, foram observadas dificuldades para se conseguir consultas especializadas, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico para média e alta complexidade da atenção, além de longos tempos de espera, filas (também virtuais), demora no recebimento dos exames, entre outros1717. Rocha PM, Uchoa AC, Rocha NSPD, Souza ECF, Rocha ML, Pinheiro TXA. Avaliação do Programa Saúde da Família em municípios do Nordeste brasileiro: velhos e novos desafios. Cad Saúde Pública. 2008;24(supl 1):69-78..

Diferente deste estudo, a acessibilidade foi mais bem avaliada, tanto pelos profissionais quanto pelos usuários (aproximadamente 50% do total), segundo o máximo de pontos possíveis do instrumento para essa dimensão99. Benazzi LEB, Figueiredo ACL, Bassani DG. Avaliação do usuário sobre o atendimento oftalmológico oferecido pelo SUS em um centro urbano no sul do Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2010;15(3):861-8..

O acolhimento é peça fundamental na acessibilidade dos usuários aos serviços de saúde, sendo uma das principais ferramentas para a humanização dos serviços e da atenção por esses ofertados. Uma boa recepção, a resolutividade, o ouvir o usuário, o atender suas necessidades e a integralidade do cuidado são elementos fundamentais nesse processo1010. Silva GL, Alves SM. O acolhimento como ferramenta de práticas inclusivas de saúde. Rev APS. 2008;11(1):74-84..

Em relação à coordenação e integração do cuidado, integralidade do serviço prestado e orientação familiar e comunitária, esses atributos foram mais mal avaliados pelas usuárias. Tal fato traz à tona a fragilidade do serviço em manter a longitudinalidade do cuidado e a integralidade desse serviço no decorrer da rede de atenção.

A coordenação do cuidado é definida como a articulação entre os diversos serviços que constituem a rede de atenção à saúde e ações relacionadas a essa atenção, de maneira que independente do local onde seja prestada, mas que esteja sincronizada e voltada ao alcance de um objetivo comum, ou seja, a melhor atenção ao usuário1818. Sala A, Luppi CG, Simoes Z, Marsiglia RG. Integralidade e Atenção Primária à Saúde: avaliação na perspectiva dos usuários de unidades de saúde do município de São Paulo. Saúde Soc. 2011;20(4):948-60.. Ao contrário do que foi demonstrado neste estudo, pesquisa em Montes Claros, MG, mostrou que a dimensão coordenação e integração do cuidado obteve valor próximo ao ideal para as equipes da ESF, não sendo percebidas diferenças nas avaliações da ESF e dos outros tipos de serviço, sugerindo coordenação relativamente adequada1313. Leão CDA, Caldeira AP, Oliveira MMC. Atributos da atenção primária na assistência à saúde da criança: avaliação dos cuidadores. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2011;11(3):323-34.. Ainda, pesquisa com usuários, realizada no município de São Paulo, SP, encontrou, de modo geral, boa avaliação dessa coordenação1919. Giovanella L, Lobato LUC, de Carvalho A, Conill EM, de Curiha ME. Sistemas municipais de saúde e a diretriz da integralidade da atenção: critérios para avaliação. Saúde Debate. 2002;26(37):37-61.. Em estudo com mães de crianças menores de um ano avaliou-se como adequada a coordenação da atenção1212. Furtado MCC, Braz JC, Pina JC, Mello DF, Lima RAG. Assessing the care of children under one year old in Primary Health Care. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2013;21(2):554-61., enquanto, em outra pesquisa, os usuários referem que esse atributo estava insatisfatório2020. Carneiro MSM, Melo DMS, Gomes JM, Pinto FJM, Silva MGC. Avaliação do atributo coordenação da Atenção Primária à Saúde: aplicação do PCATool a profissionais e usuários. Saúde Debate. 2014;38(esp):279-95., também, em Ribeirão Preto, SP, verificou-se que a coordenação dos cuidados foi classificada como 'ruim' por 75% dos usuários1515. Pereira MJB, Mishima SM, Bava MCG, Santos JS, Matumoto S, Fortuna CM, et al. Atributos essenciais da atenção primária à saúde: comparação do desempenho entre unidades de saúde tradicionais e unidades da estratégia de saúde da família [Internet]. In: XXIIème Congrès de l' ALASS. 2011 [acesso 18 set 2013]; Lausanne. Anais. Lausanne: CALASS, ALASS; 2011. p. 1-10. Disponível em: http://www.alass.org/cont/priv/calass/docs/2011/Sesion_V/sesion27/02-09_sesion27_2-pt.pdf.
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Vale referir que alguns fatores têm impacto sobre a coordenação do cuidado na atenção primária. Destacam-se: o incremento do papel dos médicos generalistas, relacionado à gestão e à responsabilização pelo caminho terapêutico do usuário, ao longo da rede de atenção; o aumento da capacidade de resolução da APS, por meio da destinação de recursos e da ampliação da cesta de serviços ofertados e referência e contrarreferência bem estabelecidas no decorrer do caminho terapêutico2121. Núñez RT, Lorenzo IV, Vázques-Navarrete ML. La coordinación entre niveles asistenciales: una sistematización de sus instrumentos y medidas. Gac Sanit. 2006;20(6):485-95..

Da mesma forma como a coordenação do cuidado, a integralidade dos serviços de saúde foi mal avaliada pelas usuárias. Esse resultado também foi observado em outros estudos no Brasil1212. Furtado MCC, Braz JC, Pina JC, Mello DF, Lima RAG. Assessing the care of children under one year old in Primary Health Care. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2013;21(2):554-61. , 2222. Mesquita M Filho, Luz BSR, Araujo CS. A Atenção Primaria á Saúde e seus atributos: a situação das crianças menores de dois anos segundo suas cuidadoras. Ciênc Saúde Coletiva. 2014;19(7):2033-45. - 2323.Araujo LUA, Gama ZAS, Nascimento, Oliveira HFV, Azevedo WM, Junior Almeida HJB. Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde sob a perspectiva do idoso. Ciênc Saúde Coletiva. 2014;19(8):3521-32.. Apesar de integralidade significar coordenação e cooperação entre provedores dos serviços assistenciais, com o intuito de desenvolver um autêntico sistema de saúde, na prática cotidiana dos serviços isso não vem acontecendo no SUS. Assim, como forma de resolver esse impasse, as redes de atenção à saúde vêm sendo fortalecidas com o intuito de garantir a integração dos serviços e assegurar a coordenação do cuidado do usuário ao longo do percurso terapêutico2424. Gérvas J, Rico A. Innovación en la Unión Europea sobre la coordinación entre atención primaria y especializada. Med Clin Barcelona. 2006; 126(17):658-61..

A integralidade da assistência se faz presente quando são desenvolvidas atividades relacionadas ao atendimento das necessidades da população, incluindo imunização, procedimentos e exames indicados, além de atividades direcionadas para detecção e manejo dos problemas de saúde da comunidade22. Starfield B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília (DF): UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. [acesso 24 fev 2014]; 726 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_primaria_p1.pdf
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Diferente do observado nos resultados, aqui, os atributos de "integralidade" (ações de promoção e prevenção recebidas) e "longitudinalidade" foram bem avaliados e alcançaram alto escore (≥6,6) para os serviços em Montes Claros, MG1313. Leão CDA, Caldeira AP, Oliveira MMC. Atributos da atenção primária na assistência à saúde da criança: avaliação dos cuidadores. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2011;11(3):323-34.. A longitudinalidade foi um ponto forte na avaliação da APS na perspectiva do idoso2323.Araujo LUA, Gama ZAS, Nascimento, Oliveira HFV, Azevedo WM, Junior Almeida HJB. Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde sob a perspectiva do idoso. Ciênc Saúde Coletiva. 2014;19(8):3521-32. e, também, foi o único atributo bem avaliado por cuidadoras de crianças menores de dois anos2222. Mesquita M Filho, Luz BSR, Araujo CS. A Atenção Primaria á Saúde e seus atributos: a situação das crianças menores de dois anos segundo suas cuidadoras. Ciênc Saúde Coletiva. 2014;19(7):2033-45..

Outro atributo que foi mal avaliado pelas usuárias foi "orientação familiar e comunitária", semelhante ao evidenciado por outros estudos que também destacaram esse atributo como insatisfatório na avaliação dos usuários66. Ibañez N, Rocha JSY, Castro PC, Ribeiro MCSA, Forster AC, Novaes MHD, et al. Avaliação do desempenho da atenção básica no Estado de São Paulo. Cien Saúde Coletiva. 2006;11(3):683-703. , 2525. Alencar MN, Coimbra LC, Morais APP, Silva AAM, Pinheiro SRA, Queiroz RCS. Avaliação do Enfoque Familiar e Orientação para comunidade na Estratégia Saúde da Família. Ciênc Saúde Coletiva. 2014;19(2):353-64..

Assim, a orientação comunitária, que tem como objetivo assegurar a saúde individual dos usuários do território, bem como da comunidade, e os profissionais devem atuar diretamente, realizando mobilização social e participando de sua melhoria. Desse modo, é necessário conhecer a comunidade, identificar os problemas de saúde e desenvolver ou adequar as ações de saúde para responder a esses problemas e monitorar a efetividade das ações22. Starfield B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília (DF): UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. [acesso 24 fev 2014]; 726 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_primaria_p1.pdf
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Vale destacar que a falta de comprometimento, respeito, acolhimento adequado, acessibilidade, projetos terapêuticos singulares, coordenação do cuidado e integralidade desses são as principais causas de insatisfação do usuário. Por outro lado, a qualidade da atenção e a satisfação estão vinculadas diretamente às condições de acesso aos serviços de saúde, em uma perspectiva de abordagem acolhedora, que assegure a continuidade e a coordenação da atenção. Logo, a percepção dos usuários sobre a ESF é de suma importância uma vez que é uma oportunidade de se verificar a resposta da comunidade à oferta do serviço, bem como de adequá-lo às expectativas da população adscrita33. Brandão ALRBS, Giovannela L, Campos CEA. Avaliação da atenção básica pela perspectiva dos usuários: adaptação do instrumento EUROPEP para grandes centros brasileiros. Cien Saude Colet. 2013;18(1):103-14..

Conclusão

Este estudo traz importantes resultados para os serviços avaliados e também para as políticas públicas de atenção à saúde no município da Serra. Todos os serviços possuem, na percepção das usuárias, atributos que precisam ser melhorados.

Pode-se concluir que a dimensão que obteve a menor média foi "acessibilidade" (1,80). Os atributos: "longitudinalidade", "coordenação", "integralidade" e "orientação" tiveram resultados insatisfatórios. Por outro lado, cabe pontuar que "acesso" foi a dimensão mais bem avaliada pelas usuárias da ESF (8,76). Tal dado traz a reflexão de que chegar ao serviço não é garantia de se ter atenção qualificada e em tempo oportuno.

Os processos de avaliação da assistência ao usuário nos serviços públicos de saúde podem atuar como instrumentos que possibilitam que o mesmo expresse suas opiniões e percepções acerca da qualidade dos serviços ofertados, bem como fortalecer sua participação nos processos de planejamento e controle social, permitindo a construção de intervenções mais adequadas aos problemas encontrados no cotidiano dos serviços, propiciando avanços nas formas de cuidado e gestão dos serviços de saúde e de enfermagem.

Observa-se que, apesar das usuárias da ESF da Serra, ES, apresentarem baixa escolaridade e pertencerem a classes sociais baixas, possuem atitudes críticas em relação à ESF e aos serviços ofertados, diferente de alguns estudos, nos quais os usuários com menor renda familiar, nível cultural e escolaridade tendem a avaliar de forma mais positiva os serviços de saúde e estarem mais satisfeitos com o que é ofertado a eles. Tal fato é positivo no que tange ao empoderamento dessas usuárias, por meio do fortalecimento social e da cidadania, visto que apresentam atitudes ativas e críticas.

É preciso destacar, como limitação desta pesquisa, que os resultados são restritos a um único município. Além disso, trata-se de uma pesquisa avaliativa e transversal, sujeita às limitações inerentes a esse tipo de delineamento. Todavia, a carência de estudos nacionais sobre o tema aponta para a relevância de avaliações similares.

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    Artigo extraído da tese de doutorado "Avaliação da qualidade da estratégia saúde da família", apresentada à Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    May-Jun 2015

Histórico

  • Recebido
    23 Set 2014
  • Aceito
    01 Mar 2015
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