Acessibilidade / Reportar erro

Influência do gênero e da idade: satisfação no trabalho de profissionais da saúde 1 1 Artigo extraído da tese de doutorado “Um estudo sobre a satisfação laboral dos profissionais de saúde do Hospital Geral Universitário José María Morales Meseguer. Região de Murcia”, apresentada a Universidad de Murcia, Murcia, Espanha.

OBJETIVO:

analisar a influência do gênero e da idade na satisfação no trabalho de profissionais da saúde num hospital universitário.

MÉTODO:

a amostra foi constituída por 546 profissionais, aos quais foi administrado um questionário genérico, contendo variáveis sociodemográficas e um questionário específico, o NTP 394: Satisfação no Trabalho: Escala de Satisfação Global adaptada e validada para o castelhano.

RESULTADOS:

de modo geral, 77,2% da amostra manifestou estar satisfeita com o trabalho que realiza. Quanto ao gênero, foi evidenciada a feminização de praticamente todas as profissões em saúde, sem exceções, sendo que as mulheres manifestaram níveis mais elevados de satisfação. Com relação à idade, as faixas etárias que manifestaram os níveis mais elevados de satisfação foram entre 20 e 30 anos e acima de 61 anos. Em contrapartida, os profissionais entre 41 e 50 anos de idade apresentaram níveis de insatisfação.

CONCLUSÕES:

pode-se estabelecer a influência do gênero e da idade nos níveis de satisfação no trabalho da amostra estudada, visto que foram identificadas associações significativas. Em relação ao gênero, as mulheres manifestaram estar mais satisfeitas e, com respeito à idade, os maiores níveis de satisfação foram manifestos pelos participantes mais idosos. Sendo assim, as políticas de gestão devem focar na implantação de ações destinadas a melhorar as variáveis que se associam à insatisfação.

Satisfação no Emprego; Distribuição por Idade e Sexo; Categorias de Trabalhadores; Hospitais Universitários


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br