Acessibilidade / Reportar erro

Confiabilidade e aspectos práticos da medida de impacto da doença em pacientes hipertensos 1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado “Validação do instrumento para mensuração do impacto da doença no cotidiano do Valvopata - IDCV em pacientes com Hipertensão Arterial” apresentada à Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

OBJETIVO:

avaliar a praticabilidade, a aceitabilidade, os efeitos-teto e chão e a confiabilidade do instrumento para mensuração do impacto da doença no cotidiano do valvopata em pacientes hipertensos.

MÉTODO:

foram entrevistados 137 pacientes hipertensos em seguimento ambulatorial, com aplicação dos questionários de caracterização sociodemográfica e clínica e impacto da doença no cotidiano do valvopata, sequencialmente. A confiabilidade foi avaliada segundo os critérios da estabilidade temporal e de consistência interna.

RESULTADOS:

o impacto da doença no cotidiano do valvopata foi aplicado em 8,0 (±3,0) minutos com 100% dos itens respondidos. Foi evidenciado efeito-teto de 31,4% no domínio adaptação à doença. A estabilidade da medida foi evidenciada para o escore total e para todos os domínios. Houve evidências de consistência interna do impacto da doença no cotidiano do valvopata total (α=0,83) e para os domínios impacto físico da doença - sintomas (α=0,78) e impacto social e emocional da doença (α=0,74).

CONCLUSÃO:

Conclusão: o impacto da doença no cotidiano do valvopata é instrumento de fácil aplicação, com evidências de confiabilidade em pacientes hipertensos. O domínio adaptação à doença, entretanto, deve ser revisto em estudos futuros.

Enfermagem; Hipertensão; Perfil de Impacto da Doença


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br