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Síndrome de Burnout entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Síndrome de burnout entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil", apresentada à Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

OBJETIVO:

investigar a síndrome de Burnout e sua relação com variáveis sociodemográficas e acadêmicas, entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil.

MÉTODO:

estudo quantitativo, realizado com 168 estudantes, mediante a aplicação de uma adaptação do Maslach Burnout Inventory - Student Survey, validada para este estudo. Utilizou-se a análise descritiva e de variância para análise dos dados.

RESULTADOS:

constatou-se que os estudantes não apresentam a síndrome de Burnout, manifestando médias altas em exaustão emocional, baixas em descrença e altas em eficácia profissional; que estudantes mais jovens e que realizam atividades de lazer apresentam maior eficácia profissional, diferentemente de estudantes das séries iniciais e que não realizam atividades extracurriculares; conciliar trabalho e estudos influenciou negativamente apenas o fator eficácia profissional, enquanto a intenção de desistir do curso influenciou negativamente os fatores descrença e eficácia profissional.

CONCLUSÃO:

faz-se necessário o reconhecimento das situações que levam os estudantes à exaustão emocional, considerando a especificidade de seus ambientes de formação.

Estudantes de Enfermagem; Esgotamento Profissional; Educação em Enfermagem


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