Acessibilidade / Reportar erro

Colonização nasal por Staphylococcus aureus em indivíduos com HIV/Aids atendidos em um hospital-escola brasileiro 1 1 Artigo extraído de dissertação de mestrado “Colonização por Staphylococcus aureus em indivíduos com HIV/aids internados em um hospital escola do interior paulista”, apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

OBJETIVO:

avaliar a prevalência da colonização nasal por Staphylococcus aureus em indivíduos com HIV/Aids internados em um hospital-escola do Estado de São Paulo (Brasil).

MÉTODO:

estudo de corte transversal, realizado em duas unidades especializadas no atendimento a pessoas que vivem com HIV/ Aids, no período de agosto 2011 a julho 2012. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos, por entrevista individual e prontuário; as amostras de secreção nasal foram coletadas por meio de swab Stuart no primeiro dia de internação. Os aspectos éticos foram contemplados.

RESULTADOS:

dos 229 indivíduos com HIV/Aids internados no período, 169 participaram do estudo, sendo identificado Staphylococcus aureus nos exames de cultura de 46 (27,2%) dos indivíduos, evidenciando-se resistência à oxacilina em 10 (21,8%) participantes.

CONCLUSÃO:

os resultados da pesquisa apontam que a prevalência da colonização por Staphylococcus aureus em indivíduos com HIV/Aids internados nas unidades especializadas foi considerada relevante, podendo contribuir para novas investigações e, ainda, para implementar medidas de prevenção e de controle desse patógeno nessa população.

Staphylococcus aureus ; Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem Clínica


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br