Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de coronariopatas após implementação de estratégias de planejamento para adesão medicamentosa1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Efeito do Planejamento de Ação e de Enfrentamento de Obstáculos na adesão medicamentosa e qualidade de vida de pacientes coronariopatas", apresentada a Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

OBJETIVO:

comparar a qualidade de vida relacionada à saúde - geral e específica - de pacientes coronariopatas entre os grupos Intervenção e Controle, após a implementação das estratégias de Planejamento de Ação e de Enfrentamento de Obstáculos para adesão medicamentosa e verificar a relação entre adesão e qualidade de vida, relacionada à saúde.

MÉTODO:

trata-se de estudo controlado e randomizado.

RESULTADOS:

a amostra (n=115) foi aleatorizada nos grupos Intervenção (n=59) e Controle (n=56). Foram obtidas medidas de adesão medicamentosa e de qualidade de vida relacionada à saúde geral e específica, na fase inicial do estudo e após dois meses de seguimento.

CONCLUSÃO:

os achados evidenciaram que a combinação de estratégias de intervenção - Planejamento de Ação e de Enfrentamento de Obstáculos para adesão medicamentosa não influenciou a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes coronariopatas em seguimento ambulatorial.

Descritores
Enfermagem; Adesão à Medicação; Comportamentos Saudáveis; Técnicas de Planejamento; Doença das Coronárias


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br