Os objetivos deste estudo foram identificar e interpretar as percepções apresentadas por alunos de um Curso de Graduação de Enfermagem após o estágio de Saúde Mental. Foram gravadas 12 entrevistas com acadêmicos de Enfermagem da Faculdade da Fundação ABC - Santo André, São Paulo, Brasil, em agosto de 2004, utilizando-se de roteiro semi-estruturado. Por meio da Análise de Conteúdo, modalidade temática, foram identificadas quatro categorias: 1. saúde mental: proporcionando a compreensão do outro; 2. respeito pelo humano: a importância de ouvir; 3. saúde mental: contribuindo para uma visão contextualizada do paciente e 4. graduação em enfermagem: "sinais e sintomas" indesejáveis da profissão. A análise e a discussão dessas categorias representaram o vislumbramento da possibilidade de um ensino pautado na condição humana. Dessa forma, defende-se, aqui, a idéia de que novos estudos devam ser realizados, mas já considerando que a disciplina Saúde Mental deve ser valorizada nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem.
saúde mental; educação; enfermagem; empatia