Acessibilidade / Reportar erro

Cargas de trabalho, processos de desgaste e absenteísmo-doença em enfermagem 1 1 Apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2007/59740-2.

OBJETIVO:

analisar as cargas de trabalho, processos de desgaste e absenteísmo por doença entre trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário, da Região Centro-Oeste do Brasil.

MÉTODO:

trata-se de estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa dos dados, fundamentado no referencial teórico da determinação social do processo saúde/doença. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e dezembro de 2009, por meio de registros de queixas relacionadas à exposição ocupacional entre profissionais de enfermagem, junto ao Serviço de Medicina do Trabalho, no software Sistema de Monitoramento da Saúde dos Trabalhadores de Enfermagem. A análise estatística ocorreu por meio das frequências relativa e absoluta das variáveis e pelo coeficiente de risco.

RESULTADOS:

foram registradas 144 notificações de exposição ocupacional no período analisado, o que representou 25% da população total de enfermagem do hospital. As cargas fisiológicas e psíquicas foram as mais representativas, com 37 e 36%, respectivamente. Essas notificações culminaram em absenteísmo de 1.567 dias, devido aos afastamentos para tratamento da doença.

CONCLUSÃO:

os achados deste estudo permitem evidenciar o impacto das doenças ocupacionais no absenteísmo dos trabalhadores de enfermagem, podendo ser utilizado para demonstrar a importância dos investimentos institucionais na vigilância da saúde dos trabalhadores.

Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Riscos Ocupacionais; Absenteísmo


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br