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Velhice e pessoa idosa: representações sociais de adolescentes escolares1 1 Apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

OBJETIVO:

conhecer os elementos centrais das representações sociais de adolescentes de uma instituição de ensino médio pública sobre a pessoa idosa e a velhice.

MÉTODO:

participaram 172 adolescentes, entre 14 e 19 anos. Aplicou-se a técnica de evocação livre de palavras, através dos termos indutores pessoa idosa e velhice.

RESULTADOS:

os elementos centrais das representações significativamente construídos para pessoa idosa foram: respeito e desrespeito, 78; experiência, 49; cuidado, 32; sabedoria, 23; fragilidade, 19. Para velhice foram: doença, 51; aposentadoria, 27; experiência, 27; sabedoria, 19; rugas, 17. As representações sociais dos adolescentes estão fortemente marcadas por aspectos físicos, psicológicos e sociais com aspectos positivos e negativos sobre a velhice.

CONCLUSÃO:

concluiu-se pela necessidade de realização de atividades participativas de educação em saúde, de modo a conduzir os adolescentes à crítica e reflexão tanto sobre o envelhecimento como sobre a condição do velho na sociedade contemporânea.

Idoso; Enfermagem Geriátrica; Psicologia Social; Adolescente


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