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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2000
  • Segurança no trabalho de enfermagem Editorial

    Marziale, Maria Helena Palucci
  • Programa de integração comunitária: em busca de novas estratégias e novos sentidos à vida Artigos Originais

    Palha, Pedro Fredemir; Lima, Gislaine Messias de; Mendes, Iranilde José Messias

    Resumo em Português:

    O Programa de Integração Comunitária da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, objetiva à Promoção da Saúde, direcionando suas ações na mudança do estilo de vida. O objetivo desse trabalho é olhar à luz do conceito ampliado de Promoção da Saúde e com a leitura de depoimentos de uma parcela usuária do programa, como ele tem se constituído como uma estratégia no aumento da autonomia e emancipação da população. A análise revela que o programa vem potencializando a autonomia e emancipação da população, e colocando-se enquanto um instrumento importante na defesa da vida.

    Resumo em Espanhol:

    El programa de Integración Comunitaria de la Secretaría Municipal de Salud de Ribeirão Preto tiene como objetivo la Promoción de la Salud, orientando sus acciones hacia el cambio en los estilos de vida. El objetivo de ese trabajo es mirar, a luz del referencial teórico ampliado del concepto de Promoción de la Salud y con la lectura de declaraciones de una parte de usuarios del programa, como él se ha constituido como una estrategia importante en el aumento del coeficiente de autonomía y emancipación de la población. El análisis revela que el programa viene fortaleciendo la autonomía y emancipación de la población, colocándose como un instrumento importante en la defensa de la vida.

    Resumo em Inglês:

    The Program of Community Integration of the Municipal Bureau of Health of the city of Ribeirão Preto aims at promoting health, directing its actions for the change of life styles. The purpose of this study is to look, in the light of the framework of Health Promotion and through declarations of users of the program, how it has been formed as an important strategy to increase the autonomy and emancipation of the population. The analysis reveals that the program has improved the autonomy and emancipation of the population, as an important instrument for life defence.
  • Aspectos positivos e negativos da assistênca pré-natal no município de Ribeirão Preto-SP Artigos Originais

    Oba, Maria das Dores do Vale; Tavares, Maria Solange Guarino

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar os aspectos positivos e negativos da assistência pré-natal na rede pública municipal de saúde de Ribeirão Preto-SP, na opinião de usuários e profissionais de saúde. Utiliza-se a abordagem qualitativa. Alguns avanços podem ser observados em relação à assistência pré-natal: a proximidade da Unidade de Saúde, ampliação da estrutura física, de recursos humanos e central de vagas na área da obstetrícia. Apesar destes aspectos positivos não foi possível ainda estabelecer a referência hospitalar e contra-referência nos diversos níveis do Sistema Único de Saúde. Evidencia-se uma desarticulação entre o período pré-natal, parto e puerpério.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar los aspectos positivos y negativos de la asistencia prenatal en la red pública municipal de Ribeirão Preto-SP en la opinión de paciente y profesionales, utilizando, para ello, el abordaje cualitativo. Algunos avances pueden ser observados en relación con la asistencia prenatal: la proximidad de la unidad de salud, ampliación de la estructura física y de recursos humanos e implementación de la central de cupos para la internación en la área de la obstetricia. A pesar de estos avances en la asistencia prenatal no fue posible establecer la remisión hospitalaria y la contra referencia en los niveles del Sistema Único de Salud de Ribeirão Preto. Se evidencia una desarticulacón entre asistencia prenatal, el parto y el puerpério.

    Resumo em Inglês:

    This study had the purpose to identify the positive and negative aspects of pre natal care at the public health system of the city of Ribeirão Preto-SP, considering users and health professionals' opinions. Authors used a qualitative approach and found some improvements regarding pre-natal care such as: the proximity of the Health Unit, the improvement of physical and human resources structures and the opening of places for the obstetrics unit. Despite these positive aspects, authors were unable to find a hospital reference at the different levels of the Unified Health System. Results also showed a lack of articulation among pre-natal, birth and puerperium periods.
  • Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico Artigos Originais

    Cano, Maria Aparecida Tedeschi; Ferriani, Maria das Graças Carvalho; Gomes, Romeu

    Resumo em Português:

    Esta é uma pesquisa bibliográfica onde se buscou construir a história da sexualidade através dos tempos e as influências culturais, sociais e religiosas nessa trajetória. Nosso objetivo foi o de buscar na literatura as raízes das dificuldades enfrentadas pelos homens de nossos dias para abordar temas relacionados à sexualidade principalmente junto aos filhos adolescentes que necessitam dessa orientação para viver uma sexualidade com segurança e também mais saudável.

    Resumo em Espanhol:

    Esta es una investigación bibliográfica en donde se buscó construir la historia de la sexualidad a través de los tiempos y las influencias culturales, sociales y religiosas en esa trayectoria. Nuestro objetivo fue el de buscar en la literatura, las raíces de las dificultades enfrentadas por los hombres de nuestros días, para abordar temas relacionados con la sexualidad, principalmente la de los hijos adolescentes que necesitan de esa orientación, para vivir una sexualidad con seguridad y también más saludable.

    Resumo em Inglês:

    This is a bibliographical study that aimed at pointing out the history of sexuality as well as its cultural, social and religious influences. The goals were to find out in literature the causes of the difficulties faced by the actual men to approach themes related to sexuality mainly with their adolescent children that need this orientation in order to live a safier and healthier sexuality.
  • Adolescentes e grávidas: onde buscam apoio? Artigos Originais

    Godinho, Roselí Aparecida; Schelp, Joselaine Rosália Batista; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima; Bertoncello, Neide Marina Feijó

    Resumo em Português:

    Adolescência é época de crise, mudança, readaptação ao novo corpo e de novas atitudes frente a vida. Se somarmos a isso o significado da gravidez, dos pontos de vista pessoal, social e familiar, compreenderemos como a gestação pode ser um evento difícil para a adolescente. O presente estudo teve como objetivo identificar onde as adolescentes grávidas buscam apoio. Evidenciou-se que as entrevistadas puderam contar com o apoio da família, principalmente dos pais e, com menos freqüência com o do pai do bebê, bem como a aceitação da gravidez, sua relação com o abandono escolar, a visão idealizada dessas garotas acerca da gestação e expectativas futuras, a preocupação com aspectos biológicos e a despreocupação com problemas concretos.

    Resumo em Espanhol:

    La Adolescencia es una época de crisis, cambio, adaptación al nuevo cuerpo y de nuevos comportamientos frente a la vida. Si sumamos a esto el significado del embarazo, con sus aspectos personales, sociales y familiares, comprenderemos como el embarazo puede ser un evento difícil para la adolescente. Este trabajo tuvo como objetivo identificar donde las adolescentes embarazadas buscan apoyo. Evidenció que las entrevistadas tuvieron el apoyo de la familia, principalmente de los padres y con menor frecuencia el apoyo del padre de su bebé, así como la aceptación del embarazo, su relación con el abandono escolar, la visón idealizada de esas jóvenes acerca del embarazo y futuras expectativas, la preocupación con aspectos biológicos y la despreocupación con problemas concretos.

    Resumo em Inglês:

    Adolescence is the age of crises, changes, adaptation to the new body and new attitudes towards life. If we add to this the meaning of pregnancy from personal, social and family points of view, we will understand how difficult it can be for the adolescents. The purpose of this study was to identify where the pregnant teenagers look for support. Results showed that they had family support, mainly from parents, and less frequently from the baby's father. It also showed the pregnancy acceptance, its retation to school abandonment, the girls' idealized vision of pregnancy and future expectations, the concern about biological aspects and the lack of concern about real problems.
  • Sexualidade humana na formação do enfermeiro Artigos Originais

    Gir, Elucir; Nogueira, Maria Suely; Pelá, Nilza Tereza Rotter

    Resumo em Português:

    Aplicou-se um questionário aos alunos do curso de graduação em Enfermagem, com o objetivo de se verificar as noções que estes sujeitos apresentam acerca da temática sexualidade, no término do curso de graduação, bem como identificar alguns temas da sexualidade vivenciados por ocasião de suas atividades acadêmicas. Os resultados mostraram que os alunos apresentam, em sua maioria, noções fluídas e limitadas, sem embasamento norteador sobre sexualidade humana, além de empregarem os termos "sexo" e "sexualidade" como sinônimos. Os alunos referem ter necessidade de adquirir conhecimento sobre sexualidade. Apresenta-se, ainda, a classificação do embasamento recebido, as disciplinas do curso de graduação que viabilizaram discussões e as situações-tema enfrentadas ou abordadas nas atividades acadêmicas.

    Resumo em Espanhol:

    Se aplicó un cuestionario a los alumnos del curso de pre-grado en enfermería, en el término del mismo, con el objetivo de verificar las acciones que estos sujetos presentan acerca de la temática de sexualidad, y también identificar algunos temas de la sexualidad vividos en sus actividades académicas. Los resultados demostraron que los alumnos presentan, en su mayoría, nociones fluidas y limitadas, sin una base de orientación sobre la sexualidad humana, además de usar el término "sexo" y "sexualidad" como sinónimos. Los alumnos refieren necesidad en adquirir conocimientos sobre sexualidad. Se presenta, además, la clasificación del conocimiento previo recibido, las asignaturas del curso de pre-grado que permitieron discusiones y las situaciones-tema enfrentadas y/o abordadas en las actividades académicas.

    Resumo em Inglês:

    A questionnaire was applied to undergraduate nursing students in order to verify the ideas on the sexuality theme they had absorbed from the notions they received in their nursing undergraduate program. Results showed that most of these students have slightly, limited and unbased notions concerning human sexuality. They also use the terms sex and sexuality as if they were synonyms. Therefore, authors concluded that these students need to acquire knowledge about sexuality and some professional situations experienced are also mentioned. They also discussed the type of knowledge received and which courses approach it during the program.
  • Redução da transmissão vertical do HIV: desafio para a assistência de enfermagem Artigos Originais

    Vaz, Maria José Rodrigues; Barros, Sonia Maria Oliveira de

    Resumo em Português:

    Com as crescentes taxas de infecção pelo HIV na população feminina em idade fértil podemos observar um aumento correspondente de infecções congênitas. A enfermeira obstetra deve, portanto, estar atualizada para a participação e desenvolvimento de programas de assistência pré-natal às gestantes portadoras do HIV. Este trabalho tem como objetivo fornecer uma revisão sobre o acompanhamento pré-natal desta população para a assistência de enfermagem. Não se pretende esgotar o assunto, uma vez que pesquisas ampliam os enormes avanços já ocorridos desde o reconhecimento da doença.

    Resumo em Espanhol:

    Con las crecientes tasas de infección por el VIH en la población femenina en edad fértil, podemos observar el aumento correspondiente de infecciones congénitas. La enfermera obstétrica debe, por lo tanto, estar actualizada para la participación y el desarrollo de programas de asistencia prenatal a mujeres embarazadas infectadas con VIH. Este trabajo tuvo como objetivo ofrecer una revisión sobre el acompañamiento prenatal de esta población para la asistencia de enfermería. No se pretende agotar este asunto, una vez que pesquisas amplían los enormes avances ya ocurridos desde el reconocimiento de la enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    With the crescent rates of HIV infection within female population in reproductive age, we may observe a correspondent increase in congenital infections. Thus, the obstetric nurse must be updated to participate and to develop programs of pre-natal care for HIV pregnant women. The purpose of this study was to review the pre-natal follow-up of this population regarding nursing care. Authors did not intend to approach all aspects of this subject, especially considering that investigations extend the great improvements already achieved since the acknowledge of the disease.
  • Contribuição das disciplinas da organização de aprendizagem ao processo de parceria docente-assistencial na enfermagem Artigos Originais

    Mendes, Isabel Amélia Costa; Trevizan, Maria Auxiliadora; Ferraz, Clarice Aparecida; Higa, Elza de Fátima Ribeiro

    Resumo em Português:

    As rápidas mudanças que têm ocorrido nas sociedades têm afetado o cotidiano das organizações que, por sua vez, precisam equipar-se e adaptar-se para corresponderem a essa necessidade. Neste sentido, as primeiras iniciativas tomadas foram relacionadas à busca de transformação na estrutura organizacional e no modelo de gestão empregado, tendo em vista a formação de equipes de trabalho, intercâmbio e partilhamento de informações. O propósito deste trabalho é apontar as cinco disciplinas da organização de aprendizagem propostas por SENGE (1990) como referência passível de contribuição ao processo de parceria docente- assistencial na Enfermagem. As autoras acreditam que o desenvolvimento e o aprendizado contínuo de tais disciplinas pelos enfermeiros poderão propiciar a sedimentação desta parceria entre as instituições acadêmicas e assistenciais de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Los rápidos cambios que vienen ocurriendo en las sociedades han afectado el cotidiano de las organizaciones que, a su vez, necesitan equiparse y adaptarse para corresponder a esa necesidad. En este sentido, las primeras iniciativas tomadas fueron relacionadas con la búsqueda de transformaciones en la estructura organizacional y en el modelo de gestión empleado teniendo en vista la formación de equipos de trabajo y el intercambio de informaciones. El objetivo de este estudio es apuntar las cinco disciplinas de la organización de aprendizaje propuesta por SENGE (1990) como referencia posible de contribución al proceso de ayuda docente-asistencial en enfermería. Las autores creen que el desarrollo y aprendizaje continuo de las disciplinas por los enfermeros podrá propiciar la sedimentación de esta ayuda entre las instituciones académicas y asistenciales de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The rapid changes that are occurring in the societies have affected daily life of organizations that also need to equip and adapt themselves to correspond to this need. The first initiatives were related to the search for transformations in the organization structure and in the applied management model in order to form work teams, exchange and share information. The main purpose of this study is to point out five disciplines on the learning organization proposed by SENGE (1990) as a reference that can contribute to the process of faculty and clinical nursing partnership. Authors believe that continuous development and learning of those disciplines by nurses can enable the consolidation of this partnership between academic and clinical nursing institutions.
  • A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem Artigos Originais

    Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes; Berbel, Neusi Aparecida Navas

    Resumo em Português:

    Neste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade.

    Resumo em Espanhol:

    En este relato la Investigación Participativa es la referencia metodológica impulsora para el trabajo colectivo emprendido por un grupo de enfermeras-profesoras de la asignatura de Fundamentos de Enfermería de la Universidad Estadual de Londrina. De las discusiones provenientes del proceso participativo, que se basaron en la referencia teórica de la Pedagogía Histórico-Crítica, se seleccionaron los conceptos y prácticas pedagógicas más importantes, a través de la presentación y discusión de las categorías Objetivos, Contenidos, Metodología y Evaluación, se llegó a concluir que las reflexiones producidas, en y con el grupo participante sobre los aspectos pedagógicos, repercutieron en la concepción y en el quehacer de las docentes comprometidas y que el proceso colectivo debe ser continuo para poder capacitar pedagógicamente estas profesionales, los agentes educacionales preocupados con la formación de futuros enfermeros críticos y transformadores de la realidad.

    Resumo em Inglês:

    Through the participant-research framework, this collective study was carried out by a group of faculty nurses responsible for the course of Nursing Fundamentals at Londrina State University. Considering the discussion that emerged from the participative process and based on the Historical-Critical Pedagogy, the most relevant concepts and pedagogic practices were selected, through the presentation and discussion of the following categories: Goals, Contents, Methodology and Evaluation. Authors concluded that the reflections emerged by and with the group about pedagogic aspects effected the performance of the involved faculty as well as that the collective process must be continuous in order to support the pedagogic development of these professionals, who are educational agents concerned with the improvement of nurses' formation.
  • Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem Artigos Originais

    Saupe, Rosita; Alves, Elioenai Dornelles

    Resumo em Português:

    A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de la conceptualización del Proyecto Político-pedagógico presenta una propuesta para su construcción fundamentada en marcos. Los marcos indicados incluyen: el referencial filosófico, conceptual y el estructural. El marco referencial constituye el punto de partida o sea, el conocimiento y crítica de la realidad; el marco filosófico representa las creencias e valores de la comunidad presentes en el proyecto, el marco conceptual esta representado por la teoria o conceptos que dan soporte a la propuesta y finalmente el marco estructural establece las competencias y el perfil del profesional a ser formado y la opción metodológica para la organización y el desarrollo de las materias y disciplinas. La teoría de la acción comunicativa de Habermas, constituye la propuesta como metodología para la construcción de proyectos.

    Resumo em Inglês:

    Based on the concepts of project and political-pedagogic project, authors presented a proposal for the development of such a project. The framework includes: the reference, the philosophy, the concept and the structure. The reference is the starting point, meaning the knowledge and critical view of reality; the philosophy represents the faiths and the community's values involved in the project; the concept represents the theory that gives support to the proposal; and, finally the structure establishes the competences and the profile of the professional to be formed as well as the methodologic option for the organization and development of courses and disciplines. The Habermas' theory of communicative action is proposed as a methodology for the development of projects.
  • Identificação das características definidoras do diagnóstico de enfermagem excesso de volume de líquidos Artigos Originais

    Guimarães, Heloísa Cristina Quatrini Carvalho Passos; Barros, Alba Lúcia Botura Leite de; Rivero de Gutierrez, Maria Gaby

    Resumo em Português:

    Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar as características definidoras do diagnóstico de enfermagem Excesso de Volume de Líquidos, proposto pela NANDA. Os dados foram coletados num hospital especializado em cardiologia, com uma amostra de 29 pacientes, cuja seleção foi realizada por duas enfermeiras peritas no assunto. Concluiu-se que houve concordância das duas peritas na identificação de nove pacientes com o diagnóstico em estudo e 20 sem o diagnóstico. As características definidoras identificadas aparecem em percentagens diferentes nos pacientes estudados.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio fue llevado a cabo con el objetivo de validar el diagnóstico de enfermería "Exceso de Volumen de Líquidos". Para esto se buscó verificar la existencia o no de concordancia entre enfermeras de un hospital especializado en cardiología en lo que respecta a la identificación de las características definitorias utilizadas para determinar dicho diagnóstico, tal como es propuesto por la Asociación Norteamericana de Diagnósticos de Enfermería. El estudio fue realizado con 29 pacientes evaluados, en un primer momento, por dos enfermeras especialistas. Los resultados mostraron que las dos enfermeras concordaron en la indicación de presencia del diagnóstico objeto de estudio, en 9 pacientes y de ausencia en 20. Las características definitorias que determinaban la presencia o ausencia del diagnóstico se presentaron en diferentes porcentajes en los pacientes estudiados.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at verifying the defining characteristics of the nursing diagnosis "Fluid Volume Excess" proposed by NANDA. Data collection was carried out within a specialized Cardiology health care setting where the 29 patients were selected by two expert nurses. The conclusion showed consonance of opinions between the two professionals in regard to the identification of nine patients with diagnosis and 20 without this type of diagnosis. The identified defining characteristics appeared in different percentages considering the studied patients.
  • Validação de um instrumento que classifica os pacientes em quatro graus de dependência do cuidado de enfermagem Artigos Originais

    Martins, Eleine Aparecida Penha; Haddad, Maria do Carmo Lourenço

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa apresenta o processo de validação de um instrumento que classifica os pacientes em quatro graus de dependência do cuidado de enfermagem realizado em um hospital universitário público. O estudo proporcionou aos enfermeiros participantes a oportunidade para analisar as necessidades dos pacientes, tornando-se o instrumento uma ferramenta de trabalho eficiente na prática de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación presenta el proceso de elaboración de un instrumento que clasifica a los pacientes en cuatro grados de dependencia de cuidados realizados por enfermeros en un hospital universitario público. El estudio ha proporcionado a los enfermeros participantes, la oportunidad de analizar las necesidades de los pacientes, constituyéndose el instrumento en una herramienta de trabajo importante en la práctica de la enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This study presents the process of validation of a tool that classifies patients in four levels of dependence to the nursing care delivered at a University Hospital. The research gave to participants an opportunity to analyse patients' needs, showing the instrument as an efficient tool for nursing practice.
  • Expectativas de gerentes e assessores de enfermagem quanto ao estilo gerencial do diretor executivo de um hospital de ensino Artigos Originais

    Beccaria, Lúcia Marinilza; Fávero, Neide

    Resumo em Português:

    Este estudo focalizou as expectativas de 13 enfermeiros de um hospital de ensino, quanto ao estilo gerencial do diretor executivo. Utilizou-se o Grid Gerencial de BLAKE & MOUTON (1987), como referencial teórico e aplicou-se um questionário baseado no Instrumento Grid & Liderança em enfermagem, de TREVIZAN (1993). Os resultados evidenciaram que o estilo mais esperado corresponde, no Grid Gerencial, à "gerência em equipe", ou 9.9. O segundo estilo desejado foi a "gerência do homem organizacional, "ou 5.5. Concluiu-se que, para esses enfermeiros, existem expectativas significativas relacionadas à gerência que invista em valores como confiança, respeito, comprometimento, empenho pessoal e trabalho em equipe para o alcance dos objetivos organizacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio enfocó las expectativas de 13 enfermeros del hospital escuela, con relación al estilo directivo del director ejecutivo. El "grid" gerencial de BLAKE & MOUTON (1987), fue usado como referencial teórico y una encuesta se aplicó basada en el Instrumento Grid & Liderazgo en enfermería, de TREVIZAN (1993). Los resultados evidenciaron el estilo más esperado fue "la gerencia en equipo", o 9.9. EL segundo estilo fue la "gerencia organizacional del hombre," o 5.5. Se concluye que, para esos enfermeros existen expectativas significativas relacionadas con la dirección que invierte en valores como confianza, respeto, compromiso, empeño personal y trabajo en equipo para el alcance del objetivos organizacionales.

    Resumo em Inglês:

    The present study focussed the expectations of 13 nurses from a University hospital regarding to the executive director's managerial style. The Managerial Grid of BLAKE & MOUTON (1987) was used as a theoretical reference and a questionnaire was applied based on the Grid & Leadership in Nursing Instrument elaborated by TREVIZAN (1993). Results evidenced that the most expected style corresponds, considering the Managerial Grid, to "team management", or 9.9. The second style was the "management of a men organization", or 5.5. Authors concluded that there are important expectations for these nurses related to a management that enhances values such as trust, respect, commitment, personal investment and team work in order to achieve the organization goals.
  • O que lembra o paciente com TCE sobre o período de hospitalização? Artigos Originais

    Alves, Denise; Mussi, Fernanda Carneiro; Jeukens, Maria Martha Ferreira; Silva, Silvia Cristina Furbringer e; Silva, Eliane Bezerra da; Koizumi, Maria Sumie

    Resumo em Português:

    Trata-se da análise das lembranças do período de internação referidas pelos pacientes que sofreram TCE de diferentes gravidades. O estudo foi realizado no ambulatório de Trauma de Crânio do Instituto Central do HC-FMUSP com amostra de 45 pacientes conscientes e capazes de manter entrevista. Predominaram pacientes do sexo masculino, adultos jovens, que tiveram como causas acidentes de trânsito e quedas. A maioria (86,0%) informou ter ficado desacordada em diferentes tempos de duração e nada recordar deste período. Naqueles que sempre estiveram alertas ou que acordaram ainda internados as lembranças relacionaram-se com ter visto, sentido, ouvido ou reagido a sons e procedimentos.

    Resumo em Espanhol:

    Se estudiaron los recuerdos que enfermos de TCE de distinta gravedad tienen del periodo de hospitalización. El estudio fue realizado en el servicio de consulta externa de traumatismo del Cráneo del Instituto Central del HC - FMUSP y fueron entrevistados 45 enfermos conscientes y capaces de contestar preguntas. La mayoría de los enfermos eran del sexo masculino, jóvenes y víctimas de accidentes de tránsito y caídas. La mayoría de los enfermos (86%) dijeron no estar despiertos en todos los momentos y que no se recordaban de nada del periodo. Los recuerdos relatados por los que estuvieron despiertos y también por aquellos que se despertaron durante la hospitalización, eran sobre todo mirar, sentir, oír o reaccionar a sonidos y procedimientos.

    Resumo em Inglês:

    Traumatic brain injured (TBI) patients with different trauma severity were analyzed about their recollection concerning the period of hospitalization. The study was carried out in the Head Injury Outpatient Clinic at the Central Institute of the FMUSP Hospital including 45 conscious patients able to sustain an interview. Most patients were male, young adults with the major cause of trauma such as traffic accidents and falls. Most patients (86%) reported uncosciouness state of different time duration in their hospitalization period and were unable to remember anything related to that period. The predominant recollection reported by the patients who never had consciousness decreased after the trauma and that ones who had it but awoke during the hospitalization were: seeing, feeling, hearing, and reacting either to sounds and procedures.
  • Alimentação da criança com fissura de lábio e/ou palato: um estudo bibliográfico Artigos Originais

    Araruna, Raimunda da Costa; Vendrúscolo, Dulce Maria Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é descrever a criança portadora de deformação congênita lábio palatal, enfatizando sua alimentação, as dificuldades e os métodos alternativos para alimentar a criança, e assistência de enfermagem neste processo. A revisão bibliográfica nos revela que são muitos os aspectos envolvidos no cuidado da alimentação da criança fissurada, envolvendo relações complexas de caráter afetivo, social, econômico e cultural, que influenciam na relação mãe-filho, na discriminação social da criança fissurada, na dificuldade da mãe para alimentar e cuidar dessa criança. A revisão efetivada reforça a implementação do aleitamento materno, resguardando os limites fisiológico, psicológico, sociais, que envolvem a criança e a sua família, e a importância da alimentação para o desenvolvimento físico e emocional favorecendo a correção cirúrgica das fissuras de lábio e/ou palato e o seu processo de reabilitação.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es describir al niño portador de deformación congénita labio palatal, enfatizando en su alimentación, las dificultades y los métodos alternativos para alimentar el niño y la asistencia de Enfermería en este proceso. La revisión bibliográfica nos revela que son muchos los aspectos involucrados en el cuidado de la alimentación del niño con fisura, abarcando relaciones complejas de carácter afectivo, social, económico y cultural, que influencian en la relación madre-hijo; en la discriminación social del niño fisurado, en la dificultad de la madre para alimentar y cuidar de ese niño. La revisión realizada refuerza la implementación de la lactancia materna, resguardando los límites fisiológicos, psicológicos, sociales, pertinentes al niño y a su familia, como también en la importancia de la alimentación para el desarrollo físico y emocional favoreciendo la corrección quirúrgica de las fisuras de labio y/o paladar y el proceso de rehabilitación.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed at describing the children with congenital lip-palate malformation, emphasizing their alimentation, such as the difficulties and alternative methods to feed these children and nursing care in this process. The bibliographic review showed that there are many aspects in the alimentation care to fissured children, involving complex affective, social, economic and cultural relations that influence in mother-child relationship, in social discrimination of the fissured children and in mothers' difficulty to feed and give care to the child. Authors found the need to implement breast feeding, pointing out the physiological, psychological and social limitations that involve the child and the family as well as the importance of alimentation to physical and emotional development, favouring the surgical correction of lips and/or palate fissures as well as the rehabilitation process.
  • Estimação do número de salários mínimos atribuído a cada profissão em função de seu prestígio Artigos Originais

    Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros; Silva, José Aparecido da

    Resumo em Português:

    O propósito deste estudo foi verificar a relação entre o prestígio profissional escalonado através de estimativas numéricas e o prestígio profissional escalonado através de estimativas do número de salários mínimos atribuído a cada profissão em função de seu prestígio profissional na sociedade. Os resultados mostraram: 1 ¾ a relação entre as estimativas de magnitudes e as estimativas do número de salários mínimos atribuído a cada profissão em função de seu prestígio é caracterizada por uma função de potência com um expoente menor que 1,0. 2 ¾ as ordenações dos graus de prestígio das profissões resultantes de diferentes experimentos envolvendo diferentes amostras de sujeitos são altamente concordantes (W = 0,85; p < 0,001), levando-se em conta que a modalidade utilizada foi a numérica (estimação de magnitudes e de salários mínimos).

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este estudio fue verificar la relación entre el prestigio profesional escalonado a través de estimativas numéricas y el prestigio profesional escalonado a través de estimativas del número de salarios mínimos atribuidos a cada profesión en función de su prestigio profesional en la sociedad. Los resultados mostraron: 1- la relación entre las estimativas de magnitudes y las estimativas del número de salarios mínimos atribuido a cada profesión en función de su prestigio es caracterizada por una función de potencia con un exponente menor que 1,0,2 ¾ las ordenaciones de grados de prestigio de las profesiones resultantes de diferentes experimentos involucrando diferentes muestras de sujetos son altamente concordantes (W=0.85; p<0.001), considerando que la modalidad utilizada fue la numérica (estimación de magnitudes y de salarios mínimos).

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to verify the relationship between professional prestige scaled through estimations and the professional prestige scaled through estimation of the number of minimum salaries attributed to professions in function of their prestige in society. Results showed: 1- the relationship between the estimation of magnitudes and the estimation of the number of minimum salaries attributed to the professions in function of their prestige is characterized by a function of potence with an exponent lower than 1,0,2 ¾ the orders of degrees of prestige of the professions resultant from different experiments involving different samples of subjects are highly concordant (W=0.85; p<0.001), considering the modality used as a number (estimation of magnitudes of minimum salaries).
  • Percepção da enfermagem sobre reinternações e alta hospitalar de idosos: resultados preliminares da análise de conteúdo Notas E Informações

    Mendes, Maria Manuela Rino; Alvarenga, Márcia Regina Martins
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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