Acessibilidade / Reportar erro

Psicanálise e violência social de gênero*1 *1 Trabalho apresentado originalmente no VI Congreso de AUDEPP e X Congreso de PLAPSIPP “Figuras actuales de la violencia. Retos ao Psicoanálisis Latinoamericano", na cidade de Montevidéu, em maio de 2019.

Psychoanalysis and social gender-based violence

Psychanalyse et violence sociale de genre

Psicoanálisis y violencia social de género

Neste texto, discuto algumas colaborações e resistências da psicanálise à violência social de gênero, evidenciando conflitos e tensões no âmbito de suas práticas. Reflito especialmente sobre a noção da diferença de sexos, segundo Freud e Lacan, dada a sua posição estratégica nas abordagens psicanalíticas sobre sexuação e subjetividades LGBTQI+. Apresento algumas vinhetas teóricas de autores contemporâneos, organizando-as em torno de três eixos que visam, respectivamente: reposicionar e/ou transpor o Édipo; desconstruir o binarismo e pensar/clinicar com a noção de corpo aberto, e problematizar o sujeito epistêmico no dispositivo da escuta analítica.

Palavras-chave:
Gênero; diferença de sexos; Édipo; sujeito epistêmico


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com