Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

A globalização da informação é uma realidade, mas, apesar disso, as línguas de origem latina não puderam alcançar a internacionalização, como ocorre com o inglês. Ao avaliar a literatura ibero-americana no contexto da produção científica mundial, conclui-se que temos uma participação minoritária em face da seletividade da língua.

Um levantamento da produção e citação de publicações científicas que primam pela qualidade centra-se na língua inglesa. Devemos lembrar que, no Brasil, com o rápido e recente desenvolvimento da pós-graduação, o número de revistas técnico-científicas tem crescido, devido à necessidade de publicar os trabalhos resultantes da grande parcela de novos pesquisadores.

Tudo isso tem mostrado que enfrentamos problemas quando precisamos publicar e divulgar nossa produção científica em revistas conceituadas, aceitas pelos órgãos avaliadores e as universidades.

A necessidade de atingir níveis mais altos de qualidade associa-se à meta de aproximarmo-nos de alguns padrões internacionais, o que nos obriga a repensar a forma de valorizar a nossa produção acadêmica, obedecendo a critérios intrínsecos e extrínsecos que serão discutidos numa próxima oportunidade.

Uma política editorial adequada baseia-se na autonomia técnico-científica, no planejamento, na avaliação por pares sem o vício da endogênia, entre outros aspectos.

A conscientização é de que precisamos nos preocupar com a qualidade e atualidade científica, que, com certeza, levarão algumas das nossas publicações ao patamar que merecem.

Esther Goldenberg Birman

Coordenadora Científica

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Nov 1999
  • Data do Fascículo
    Jul 1998
Universidade de São Paulo Avenida Lineu Prestes, 2227 - Caixa Postal 8216, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil, Tel.: (55 11) 3091-7861, Fax: (55 11) 3091-7413 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pob@edu.usp.br