Acessibilidade / Reportar erro

MENINGITE ASSÉPTICA INDUZIDA POR IBUPROFENO: UM CASO CLÍNICO

RESUMO

Objetivo:

Descreve-se o caso de um adolescente do sexo masculino com diagnóstico de meningite asséptica por ibuprofeno. Discutem-se as causas de meningite asséptica induzida por medicamentos (MAIM) e a importância do reconhecimento precoce dessa situação, para que a medicação envolvida seja suspensa e as recorrências prevenidas. Poucos casos foram descritos em idade pediátrica.

Descrição do caso:

Adolescente de 15 anos, gênero masculino, saudável, procurou o serviço de urgência por cefaleia, náuseas, tonturas, febre, hiperemia conjuntival e visão desfocada 30 minutos após o uso de ibuprofeno. Durante a internação, iniciou vômitos e rigidez na nuca. A análise do líquido cefalorraquidiano excluiu causas infeciosas, e considerou-se como diagnóstico mais provável a MAIM. A recuperação foi total após a suspensão do medicamento.

Comentários:

A MAIM é rara, mas deve ser considerada no diagnóstico diferencial de meningite asséptica. A principal causa são os anti-inflamatórios não esteroides, principalmente o ibuprofeno. A suspeita clínica é evocada pela relação temporal entre o uso do medicamento e o início dos sintomas, mas as causas infeciosas devem ser sempre excluídas.

Palavras-chave:
Meningite asséptica; Anti-inflamatórios não esteroides; Ibuprofeno; Adolescente

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br