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CINEMA, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM JOHN GRIERSON: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME DRIFTERS (1929)

CINEMA, EDUCATION, AND DEMOCRACY IN JOHN GRIERSON: A SOCIOLOGICAL ANALYSIS OF THE DRIFTERS (1929) FILM

Resumo

Este artigo propõe uma análise sociológica do filme Drifters (1929), de John Grierson (1898-1972), obra que se tornou a pedra angular do Movimento do Cinema Documental Britânico. No filme, pessoas comuns aparecem em atividades laborais - no caso, pescadores de arenque no Mar do Norte. A análise visual, orientada pela metodologia de Pierre Francastel e Pierre Sorlin, em contraposição aos textos de Grierson, permitiu levantar algumas questões acerca das noções de educação e democracia que parecem orientar o diretor. Isso possibilitou a conclusão de que Drifters é uma ode ao progresso, uma propaganda da nação, de sua unidade e do sentimento de coletividade.

Palavras-chave:
John Grierson (1898-1972); Drifters (1929); Sociologia do cinema; Democracia; Documentário; Educação

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