Acessibilidade / Reportar erro

PROFISSIONAIS CRIATIVOS EM CIÊNCIAS E ARTES NA CIDADE DE PORTO ALEGRE1 1 O artigo baseia-se em resultados da pesquisa "Nova economia do conhecimento: agentes criativos e arranjos sócio-organizacionais em Porto Alegre", realizada com financiamento CNPq - Edital Universal. A pesquisa foi coordenada pelo autor, contando com o pesquisador Luís Fernando Santos Corrêa da Silva (UFFS), com os estudantes de pós-graduação Alexandre P. Karpowicz e Rodrigo C. Dilélio, e com a bolsista IC-Fapergs Gabriela R. de Freitas.

CREATIVE PROFESSIONALS IN SCIENCES AND ARTS IN THE CITY OF PORTO ALEGRE, BRAZIL

Resumo

O artigo discute as relações entre criatividade e mercado, no contexto da chamada economia criativa. O argumento é o de que as atividades de criação dos agentes dependem de uma complexa combinação entre diferentes interesses e interações sociais, exprimindo-se sempre de forma contextual. Os profissionais criativos em ciências e artes tenderiam a se interessar não apenas pela busca de bem-estar material, mas também pelo reconhecimento pessoal e pelo sentido ético do que fazem, construindo trajetórias e arranjos de interações diversificadas que lhes permitem acessar recursos relevantes. A discussão é conduzida com base na experiência de profissionais das ciências e das artes que, atuando em universidades e em pequenos empreendimentos na cidade de Porto Alegre, estão ligados a setores da nova economia baseada no conhecimento e na criatividade.

Palavras-chave:
Economia criativa; Profissionais criativos; Cientistas e artistas; Porto Alegre; Sociologia Econômica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com