Acessibilidade / Reportar erro

REDE DE APOIO NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL: CONCEPÇÕES DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA1 1 Artigo resultante da dissertação - Concepções de mulheres com deficiência física sobre a maternidade, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2014.

Este estudo objetivou compreender a concepção de mulheres com deficiência física sobre a rede de apoio para o exercício da maternidade. Pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com doze mulheres com deficiência física, realizada entre abril e junho de 2014. Utilizou-se a técnica de análise temática para o tratamento das informações e o interacionismo simbólico como referencial teórico. As entrevistadas relataram a importância do suporte do companheiro, de familiares e profissionais de saúde, durante o ciclo gravídico-puerperal, para que pudessem exercer o papel materno. A ausência de tal apoio influenciou na concepção quanto a sua capacidade nessa função. Observa-se a necessidade de promover a saúde reprodutiva da pessoa com deficiência, de modo a amenizar os estigmas, fornecendo-lhe o suporte adequado. Além disso, os profissionais de saúde devem estar capacitados para compreender holisticamente suas necessidades e direitos.

Enfermagem; Saúde reprodutiva; Pessoas com deficiência


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br