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Protocolo educativo para pacientes em uso de anticoagulante oral: construção e validação1 1 Extraído da tese - Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde, adesão ao tratamento medicamentoso e autoeficácia de indivíduos submetidos a um programa educacional após iniciarem o uso de anticoagulante oral, submetida ao Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (EERP) (USP), 2013

Trata-se de um relato de experiência sobre a construção e validação de um protocolo educativo aos pacientes em uso de anticoagulante oral. Com base na Teoria Social Cognitiva de Bandura identificaram-se três fases necessárias para compor o protocolo educativo. O levantamento bibliográfico sobre anticoagulante oral auxiliou na elaboração do conteúdo de cada fase desse protocolo. Como resultado, tivemos na fase de atenção e retenção a elaboração da orientação verbal e escrita. Na fase de reprodução e motivação foi realizado um reforço por contato telefônico. Por último, na fase de desempenho espera-se melhoria na avaliação dos desfechos relacionados ao uso de anticoagulante oral. Definido o protocolo educativo, prosseguimos para validação de face e de conteúdo. Esse processo permitiu adequações na versão final do protocolo educativo construído.

Anticoagulantes; Educação em saúde; Protocolos


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