Acessibilidade / Reportar erro

Vulnerabilidade no desenvolvimento da criança: influência dos elos familiares fracos, dependência química e violência doméstica1 1 Extraído da dissertação - Vulnerabilidade no desenvolvimento da criança segundo o enfermeiro da Estratégia da Saúde da Família. Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2012.

Pesquisa exploratória qualitativa que objetivou conhecer a compreensão do enfermeiro sobre a vulnerabilidade no desenvolvimento da criança. Os sujeitos foram 39 enfermeiros que trabalham em 39 Unidades Municipais de Saúde em Curitiba, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pela hermenêutica dialética. Os resultados apontaram que, segundo os enfermeiros, a vulnerabilidade da criança é influenciada pelos elos familiares fracos, pela dependência química e pela violência doméstica. Os sujeitos da pesquisa relatam a expressão de processos individuais como reflexos da sociedade pós-moderna e compreendem a relação sociedade-família como uma situação adversa ao desenvolvimento infantil. A utilização do conceito de vulnerabilidade no cotidiano profissional do enfermeiro e da equipe de saúde permite uma análise crítica de suas práticas. A aplicação desse conceito no cuidado à criança propicia a reorientação do modelo assistencial e, portanto, a superação do conceito biologicista e fragmentado de desenvolvimento infantil.

Vulnerabilidade em saúde; Desenvolvimento infantil; Saúde da família; Enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br