Acessibilidade / Reportar erro

A internacionalização do conhecimento e o aumento da qualidade e da visibilidade dos periódicos brasileiros

Nos últimos quinze anos, os periódicos científicos brasileiros têm sido intimados a se internacionalizarem, de modo a que a produção de conhecimentos possa ser difundida para além dos países de língua portuguesa, a fim de aumentar a sua visibilidade. O início lento e gradual se deu, principalmente, pela indexação das revistas em bases de dados nacionais e internacionais conceituadas, como a SciELO, o CUIDEN e a LILACS, que absorviam a produção científica dos países Iberoamericanos, mas também em bases de maior amplitude internacional, que atendem aos leitores na língua inglesa, como Medline, CINAHAL, Scopus e Information Science Institute (ISI).

Estas indexações, e outras mais, desafiam a enfermagem brasileira, pois a internacionalização de um periódico científico é um processo que requer planejamento, dedicação, investimento financeiro e esforços da equipe editorial. Várias etapas precisam ser realizadas, sendo que a primeira delas é assumir que os artigos devam estar em, no mínimo, dois idiomas, um deles, obrigatoriamente, o inglês. Além disso, devem ser de acesso aberto (open access), para que sejam lidos, reconhecidos como veiculador de conhecimentos e, sobretudo, citados. A partir de então, inicia-se uma nova demanda, que é a captação de pesquisadores internacionais influentes, interessados em submeter seus manuscritos em periódicos publicados no Brasil.

Esta necessidade de alavancar a internacionalização das revistas brasileiras foi um dos temas discutidos na Conferência de Comemoração dos 15 anos da Rede SciELO, realizada em outubro de 2013, em São Paulo-SP, que reuniu especialistas em pesquisa e comunicação científica de 25 países. O diretor científico da Rede SciELO, Dr. Rogério Meneghini, com base no seu estudo sobre a visibilidade internacional de periódicos da China, Coreia do Sul, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, revelou que a coleção de revistas científicas brasileiras ficou em quinto lugar em termos de citação internacional entre estes seis países emergentes, ficando à frente apenas da África do Sul. Ressaltou que o número de artigos publicados em inglês nos periódicos brasileiros é menor do que nesses quatro outros países.

Algumas revistas de enfermagem, em especial as que fazem parte da coleção SciELO, há poucos anos iniciaram a publicação de artigos em inglês, buscando aumentar a visibilidade e a citação de seus artigos por pesquisadores de outros países. Houve, também, uma crescente incorporação dessa prática nos demais periódicos que não fazem parte dessa rede.

A publicação em inglês pode ser viabilizada pela mudança da política editorial do periódico. No entanto, o maior desafio é atrair autores estrangeiros que se interessem em publicar seus manuscritos nos periódicos brasileiros.

A Texto & Contexto Enfermagem, ao completar seus 20 anos de existência, reafirmou seu compromisso de produzir coleções com pesquisas inovadoras e de alta qualidade, iniciando a partir do número 1 do volume 21 (jan./mar. 2012) a publicação de artigos em inglês, mantendo como opção a publicação em português. Deste número, até março de 2014, já publicou, nos seus números regulares, 243 artigos originais de pesquisas, 20 reflexões, 18 revisões e 11 relatos de experiência em português/inglês, espanhol/inglês ou apenas em inglês. A implementação desse processo foi gradativo e precedido de um complexo planejamento, uma vez que exigiu a reorganização do processo de editoração do periódico e o respeito aos autores que haviam submetido os seus manuscritos, quando ainda não era vigente essa política editorial.

Os resultados já podem ser percebidos, por exemplo, no Google Scholar Citation(http://scholar.google.com.br/citations?view_op=top_venues&hl=en&vq=pt), no qual a Texto & Contexto Enfermagem encontra-se entre as três revistas de enfermagem com maior número de citações, e entre as sete primeiras das 100 mais citadas. No índice H do SCImago Journal & Country Rank portal(http://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=0104-0707&tip=iss), a revista ampliou seu índice H de 2, em 2012, para 8, em 2014.

Este crescimento exponencial no número de citações conquistado pela Texto & Contexto Enfermagem, nestes dois anos, deve-se, com certeza, à decisão de sua equipe editorial em assumir os riscos da publicação também no idioma inglês, apesar do ônus para nossos revisores e editores, em relação a uma maior demanda de trabalho, e para nossos autores, em termos dos custos de publicação.

A ampliação do número de autores e leitores também favorece outros aspectos, entre eles, um novo olhar para o Brasil como produtor de conhecimento, de qualidade comparável aos países consolidados nesta prática; a possibilidade de realizar parcerias em pesquisas multicêntricas; e a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, por meio do intercâmbio de pesquisadores e estudantes em larga escala.

Diante da atual conjuntura, a equipe editorial ainda assume o desafio constante de acelerar o ritmo da divulgação do conhecimento, uma vez que as revistas de prestígio devem tomar a iniciativa de publicar pesquisas inovadoras e de alta qualidade mais rapidamente. Assim, a partir de março de 2014, a Texto & Contexto Enfermagem migrou para o sistema eletrônico de submissão e avaliação de manuscritos on-line, o ScholarOne Manuscripts. Espera-se, desta forma, aumentar a qualidade do fluxo editorial, reduzir o tempo entre a submissão e a publicação do manuscrito, além de conectar pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, em diferentes regiões do mundo.

É imprescindível que os editores da área de enfermagem assumam os riscos e os desafios de investir na essência de seus periódicos, em todos os aspectos que os compõem, pois somente assim poderão competir com igualdade no panorama internacional. Certamente, este investimento ampliará a visibilidade e, com ela, a leitura e citação por pesquisadores de diversos países e, assim, poderemos dizer que fazemos a diferença, com a convicção de estarmos no caminho certo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2014
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br