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PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A FORMAÇÃO EM SUA ATIVIDADE DOCENTE1 1 Artigo extraído da tese - Percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação, atuação e satisfação em sua atividade docente, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2015

RESUMO

Objetivo:

conhecer a percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação em sua atividade docente.

Método:

estudo exploratório, descritivo, prospectivo, com análise qualitativa. Amostra composta por 85 professores de dez cursos de graduação na área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados foi realizada em 2014, por meio de questionário via ferramenta Qualtrics. Para o tratamento dos dados, utilizou-se análise de conteúdo.

Resultados:

o estudo permitiu identificar como os participantes percebem o profissional da saúde: de modo geral, especialista em saúde, estando apto para atuar em suas diferentes áreas, porém carecendo de formação pedagógica para exercer a docência. Constatou, ainda, que esses profissionais buscam desenvolvimento nos aspectos pedagógicos por meio de educação formal, informal e não formal.

Conclusão:

a atuação docente do profissional de saúde exige habilidades que ultrapassam o conhecimento de conteúdos.

DESCRITORES:
Ensino superior; Educação continuada; Profissionais da saúde

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