Acessibilidade / Reportar erro
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 15, Número: spe, Publicado: 2006
  • Número especial: 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Editorial

    Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Prado, Marta Lenise do; Bub, Maria Bettina Camargo; Pires, Denise Elvira Pires de
  • Uma história de sucesso: 30 anos da Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC Artigos Originais - Pesquisa

    Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Borenstein, Miriam Süsskind; Maia, Ana Rosete; Guedes, Jenifer Adriana Domingues; Lessmann, Juliana Cristina; Machado, Caroline Andrade

    Resumo em Português:

    Pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica, que objetivou historicizar a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina partindo da percepção das coordenadoras. Foram realizadas entrevistas com seis coordenadoras do Programa. Os dados encontrados expressam três categorias de análise: 1) a criação do curso e o desafio das pioneiras; 2) a retomada do Curso de Mestrado e os avanços; 3) o Doutorado e a consagração do Programa e sua expressão no cenário nacional e internacional. O estudo possibilitou conhecer como se deram a criação do programa, os avanços, os desafios, a participação dos órgãos financiadores, a produção científica dos docentes e discentes e a contribuição do Curso no contexto nacional e internacional. Concluímos que, o programa contribui expressivamente para o desenvolvimento do saber em enfermagem e saúde, na qualificação de docentes e pesquisadores e estimulando a melhoria da prática de enfermagem no país, e no exterior.

    Resumo em Espanhol:

    Es una investigación cualitativa con abordaje socio-histórico, cuyo objetivo fue historiar, a partir de la percepción de sus coordinadoras, la trayectoria del Programa de Postgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina. Para llevar a cabo tal objetivo, se realizaron una serie de entrevistas parcialmente elaboradas con seis coordinadoras que trabajaron en el Programa. Los datos obtenidos expresan tres categorías de análisis: 1) la creación del Curso y el desafío de las pioneras; 2) la retomada del Curso de Maestría y sus avances; 3) el Doctorado y la consagración del Programa así como su manifestación en el escenario nacional e internacional. El estudio nos permitió conocer cómo se realizó la creación del Programa, los avances, los desafíos, la participación de las entidades de subvención, la producción científica de los profesores y alumnos, la contribución del Curso en el contexto nacional e internacional. Podemos concluir que el Programa de Postgrado ha contribuido de forma relevante para el desarrollo del conocimiento y del saber en enfermería y salud, así como en la capacitación de profesores e investigadores, también para la mejora de la práctica de la Enfermería en el país y en el exterior.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative study, using a socio-historical approach. Its objective is to place into a historical perspective the trajectory of the Nursing Graduate Program at the Federal University of Santa Catarina, Brazil, from the historical perspective of its coordinators. In order to so, structured interviews were carried out with six of the coordinators who served in the Program. The data found express three categories of analysis: 1) the creation of the course and the challenge of the pioneers; 2) the return of the Master's Course and advances; 3) the Doctorate and the consagration of the Program, its contribution to the national and international scene. This study made it possible to get to know more about the creation of the Program, the advances made, the challenges faced, the participation of the financial organs, the scientific production of the faculty and the students, as well as the contributions of the Course in the national and international arenas. We conclude that the program has expressly contributed towards the development of knowledge in nursing and health care, in the qualification and professional preparation of faculty and researchers, as well as contributed to the improvement of the nursing practice in Brazil and abroad.
  • A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética Artigos Originais - Pesquisa

    Santos, Iraci dos; Gauthier, Jacques; Figueiredo, Nébia Maria de Almeida de; Tavares, Claudia Mara de Melo; Brandão, Euzeli Souza; Santana, Rosimere Ferreira

    Resumo em Português:

    Identificou-se apropriação dos fundamentos teóricos e princípios filosóficos da pesquisa sociopoética no cuidar/educar. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo em 19 pesquisas (resumo e texto) realizadas com esse método, entre 1997 e 2006, por enfermeiros e educadores brasileiros. Defende-se que a atividade de cuidar/educar é articulada porque nela os conhecimentos das pessoas, profissionais ou não, são questionados quando compõem o grupo pesquisador, dispositivo analítico da sociopoética. Então, cada um aprende com o outro. A sociopoética adere à natureza da enfermagem porque cuidar/educar é ajudar as pessoas a identificarem seu potencial humano de crescer e fortalecer-se como tal. Nos resultados, destacam-se categoria/conceitos sobre: cuidando em enfermagem sob a perspectiva estética; avaliação no processo educativo; humildade no aprender. Conclui-se que, ao considerar as dimensões físicas, intelectuais e espirituais no cuidar/educar, a sociopoética estabelece uma ponte para uma ecologia política do espírito, consolidando a solidariedade entre os seres humanos.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente estudio se identificó la apropiación de los fundamentos y principios filosóficos de la socio-poética en el cuidar/educar. Se analizó el contenido de 19 investigaciones realizadas con ese método, entre 1997 y 2006, por enfermeros y educadores brasileños. Se defiende que la actividad de cuidar/educar es articulada, porque en ella los conocimientos de las personas, profesionales o no, son cuestionados cuando ellos componen el grupo investigador, dispositivo analítico de la socio-poética. Entonces, cada uno le enseña al otro. La socio-poética adhiere a la naturaleza de la enfermería porque cuidar/educar es ayudar las personas a identificar su potencial humano de crecer y fortalecerse como tal. En los resultados obtenidos, se destacan categoría/conceptos acerca de: cuidando en enfermería bajo la perspectiva estética; evaluación en el proceso educativo; humildad al aprender. Se concluye que, al considerar las dimensiones físicas, intelectuales y espirituales en el cuidar/educar, la socio-poética establece un puente para una ecología política del espíritu, consolidando la solidaridad entre los seres humanos.

    Resumo em Inglês:

    We have identified the appropriation of theoretical foundations and philosophical principles of social poetics in taking care of/educating people. The content analysis technique has been applied to 19 studies (abstracts and text) which also used this method, and which were carried out between 1997 and 2006 by Brazilian nurses and professors. This study defends that the activity of taking care/educating is articulated because it is through this activity that people's knowledge, whether they are professionals or not, is questioned when they take part in a research group, a social poetics analytical device. So, each one learns from the other(s). Social poetics adheres to the nature of nursing because taking care of/educating is to help people to identify their human being potential for growth and to fortify themselves as such. In the results we point out category/concepts about: caring in nursing under the aesthetical perspective; evaluation of the educational process; humility in learning. It is concluded that when considering taking care of/educating physical, intellectual, and spiritual dimensions, social poetics establishes a bridge to the political ecology of the spirit, consolidating solidarity among human beings.
  • Algumas considerações acerca do processo de viver humano de técnicos(as) de enfermagem recém-admitidos(as) em um hospital escola Artigos Originais - Pesquisa

    Magalhães, Zídia Rocha; Matos, Eliane; Gonçalves, Jadete Rodrigues; Moreira, Leocarlos Cartaxo; Gonçalves, Leonor; Espinoza, Lita Moore; Salum, Nádia Chiodelli; Cartana, Maria do Horto

    Resumo em Português:

    O estudo pretendeu compreender o processo de viver humano de técnico(a)s de enfermagem recém-admitido(a)s em instituições de saúde na perspectiva de apreender a sua realidade, buscando através da discussão coletiva construir espaços que propiciassem o viver saudável. A metodologia contemplou princípios da pesquisa ação participante e incluiu entrevista individual e reflexão focal em grupo. Dez técnico(a)s de enfermagem recém-admitido(a)s em hospital universitário participaram do estudo. Concluiu que a oportunidade de discutir aspectos concretos do cotidiano de trabalho na perspectiva de um viver saudável, o encontro com o outro, a possibilidade de dividir angústias e buscar caminhos para a mudança foram aspectos da participação na pesquisa considerados positivos. Assim, o(a)s participantes saem fortalecidos do processo e entendem que não estão sozinhos nesta caminhada. Seus anseios, seus medos, seus sonhos são partilhados no processo, quando encontram parceiros desta mesma jornada.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio pretende comprender el proceso de vivir humano de técnicos(as) de enfermería recién admitidos en instituciones de salud, con el objetivo de aprehender su realidad, buscando, a través de la discusión colectiva, construir espacios que propicien el vivir saludable. La metodología elegida contempló principios de la investigación acción participante e incluyó la entrevista individual y la reflexión en grupo focal, del cual participaron diez técnicos(as) de enfermería recién admitidos(as) en un hospital escuela. El estudio concluyó que la oportunidad de discutir aspectos concretos del cotidiano del trabajo, en la perspectiva de un vivir saludable, el encuentro con el otro, la posibilidad de dividir angustias y buscar caminos para el cambio, fueron aspectos de la participación en la investigación considerados positivos. De esa forma, los técnicos(as) de enfermería salen fortalecidos del proceso, entienden que no están solos en esta caminada. Sus anhelos, sus miedos, sus sueños son compartidos en el proceso cuando encuentran compañeros de esta misma jornada.

    Resumo em Inglês:

    This study attempts to shed light upon the human living process of nursing technicians recently-hired to health care institutions within the perspective of learning more of their reality, seeking through collective discussion the construction of arenas that provide for healthy living. The methodology used contemplated the principles of active participation research and included individual interviews and focus group reflection. Ten (10) nursing technicians recently-hired to a university hospital participated in the study. We conclude that the opportunity for discussing concrete aspects of the daily life of work, from the perspective of health living, meeting with one another, the possibility of sharing anguishes and seeking paths for change were considered positive aspects of participation in the research. Thus, those who participated in this study left the process stronger than when they entered, understanding that they are not alone in this journey. Their anxieties, their fears, and their dreams are shared in a process when they meet with partners along the same path.
  • Significado da biodança como fonte de liberdade e autonomia na auto-reconquista no viver humano Artigos Originais - Pesquisa

    d'Alencar, Bárbara Pereira; Mendes, Maria Manuela Rino; Jorge, Maria Salete Bessa; Rodrigues, Maria do Socorro Pereira

    Resumo em Português:

    O objetivo foi compreender o significado da biodança para idosos do Grupo de Biodança do Serviço Social do Comércio de Fortaleza, Ceará, Brasil. Como método de investigação optou-se por etnografia. A biodança tem como referencial imediato a vida, e é definida como um sistema de integração e desenvolvimento humano, orientado para o estudo e a expressão das potencialidades humanas induzidas pela música, pela dança, por exercícios de comunicação em grupo e vivências integradoras. Adotaram-se entrevistas analisadas pelo método de análise de narrativa. Conforme revelou o processo de análise e interpretação, a biodança melhora as condições de saúde dos idosos, por aumentar a vontade de viver; ajuda-os a se sentirem inseridos no mundo e propicia a vivência com autonomia, ao estimular a busca de projetos existenciais. Assim, a biodança promove a renovação existencial dos idosos e poderá ser uma estratégia utilizada pelos enfermeiros no processo do cuidado humano.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue comprender el sentido de la biodanza para los ancianos del Grupo de Biodanza del Servicio Social del Comercio de Fortaleza-Ceará, Brasil. El método de investigación fue etnográfico. La biodanza tiene como referencial inmediato la vida y es definida como un sistema de integración y desarrollo humano, orientado para el estudio y la expresión de las potencialidades humanas inducidas por la música, la danza, por ejercicios de comunicación grupal y vivencias integradoras. Para el estudio se utilizaron entrevistas, las cuales fueron analizadas por el método de análisis de la narración. El proceso de análisis e interpretación ha revelado que la biodanza mejora las condiciones de salud de los ancianos al aumentar su deseo de vivir, los ayuda a sentirse inseridos en el mundo y propicia la vivencia con autonomía, al estimular la búsqueda de proyectos existenciales. De esa forma, la biodanza promueve la renovación existencial de los ancianos y podrá ser una estrategia utilizada por los enfermeros en el proceso del cuidado humano.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to comprehend the meaning of the biodance to elderly in a Biodance Group from Social Services of Commerce from Fortaleza, Ceará, Brazil. The method of investigation was ethnography. The immediate reference of the biodance is life itself and is defined as a system of human integration and development, oriented to the study and expression of human potentialities induced by music, dance, group communication exercises, and integrated living experiences. The interviews were analyzed by the narrative analysis method. The process of analysis and interpretation revealed that the biodance betters the health conditions of the elderly, due to increasing their will to live; helping them to feel themselves inserted in the world and promoting autonomous living, as well as stimulating the search for existential projects. Thus, the dance promotes the existential renewal of the elderly and may be a strategy used by nurses in the process of human care.
  • Modos de conhecer e intervir: a constituição do corpo no cuidado de enfermagem no hospital Artigos Originais - Pesquisa

    Azevedo, Rosemeiry Capriata de Souza; Ramos, Flávia Regina Souza

    Resumo em Português:

    Trabalho analisa a maneira como o corpo é constituído em objeto de conhecimento e intervenção, pela enfermeira no cuidado hospitalar. Dados foram coletados por meio de observações de campo, análise de prontuários e livro de passagem de plantão das enfermeiras, no período de 2000 a 2003. A análise revelou que o ritual de internação é traçado pelas lógicas da instituição, dos profissionais médicos e pelo saber construído sobre o sujeito. O exame dá visibilidade ao poder médico, esquadrinha o corpo e objetiva o doente sujeitando-o às verdades de um campo de saber. O cuidado de enfermagem se expressa em exercícios de poder, rituais, dispositivos, simbolizações e jogos de interesses que circulam, tramam e o sustentam no hospital. Por conseguinte o corpo produzido é fragmentado, com múltiplos domínios, disciplinado, vigiado; corpo tomado pela doença. O hospital se revelou como um corpo "construído", ao mesmo tempo em que "constrói" corpos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo analiza los modos en que el cuerpo se constituye en un objeto de conocimiento e intervención de la enfermera en el cuidado en el hospital. Los datos fueron recolectados en el período de 2000 a 2003, por medio de observaciones de campo, análisis de manuales y el libro de registro del turno de las enfermeras. El análisis reveló que el ritual de internación es hecho desde la lógica de la institución, de los profesionales médicos y del saber construido en relación al sujeto. El examen da visibilidad al poder médico, examina el cuerpo y objetiva el paciente sujetándolo a las verdades de un campo de conocimiento. El cuidado de enfermería se expresa en los ejercicios de poder, rituales, dispositivos, simbolizaciones y juegos de intereses que circulan, traman y lo sostienen en el hospital. Por lo tanto, el cuerpo producido es fragmentado, con dominios múltiples, disciplinado, vigilado; tomado por la enfermedad. El hospital se reveló como un cuerpo "construido", al mismo tiempo que "construye" los cuerpos.

    Resumo em Inglês:

    This work analyzes the way the body is built as an object of knowledge and intervention by the nurse who provides hospital care. Data was collected through field observations, handbook analysis, and nursing charts and records from 2000 to 2003. The analysis reveled that internment is traced from institutional logic, from medical professionals, and from knowledge built upon the subject. The exam gives visibility to medical power, investigates the body and objectifies the sick, subjecting him to the truths of a field of knowledge. Nursing care expresses itself in exercises of power, rituals, devices, symbolizations, and interest games that circle, conspire and support themselves in the hospital. Therefore the body produced is broken up with multiple domains, disciplined, watched; body taken by the illness. The hospital has revealed itself as a "constructed" body at the same time that it "constructs" bodies.
  • Sofrimento psíquico na adolescência Artigos Originais - Pesquisa

    Crivelatti, Marcia Manique Barreto; Durman, Solânia; Hofstatter, Lili Marlene

    Resumo em Português:

    Esta é uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, realizada com 6 adolescentes, entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de depressão e em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Infantil em Cascavel, PR. Teve como objetivo investigar os sentimentos dos adolescentes diante da patologia e o conhecimento que possuem sobre a doença. Para coleta dos dados foi utilizada a entrevista com 10 questões abertas e 2 fechadas. Evidenciou-se conhecimento fragmentado sobre a depressão, os quais definem por meio dos relatos como alterações comportamentais. O relacionamento familiar emergiu como temática complementar durante as entrevistas, uma vez que, o adolescente coexiste com muitos atritos familiares, que predispõe a depressão.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio es resultado de una investigación cualitativa, descriptiva, exploratoria, realizada con 6 adolescentes, entre 12 y 18 años, de ambos sexos, con diagnósticos de depresión, los cuales están en tratamiento en el Centro de Atención Psicosocial en la ciudad de Cascavel en el Estado de Paraná. El objetivo de este estudio fue investigar los sentimientos de los adolescentes, ante la patología y el conocimiento que tienen sobre la enfermedad. Para la recolección de los datos fue utilizada la entrevista con 10 preguntas abiertas y 2 cerradas. Se evidenció un conocimiento fragmentado sobre la depresión, definido por medio de los relatos, como alteraciones de comportamiento. La relación familiar emergió como temática complementar durante las entrevistas, ya que el adolescente coexiste con muchos roces familiares que predisponen a la depresión.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative, descriptive and exploratory research performed on 6 adolescents, between the ages of 12 and 18 years, male and female, who had been diagnosed with depression and were being treated at the Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Children's Center for the Psychic-Social Attention) in Cascavel, PR, Brazil. Its objective was to investigate the feelings the adolescents had for this pathology and their knowledge about the illness. An interview with 10 open and 2 closed questions was utilized. It was clear that there was fragmented knowledge about depression, which was defined by means of the reports as behavioral alterations. The family relationship emerged as the complementary theme during the interviews, since the adolescents coexist with many family attritions which predispose them to depression.
  • Concepções de cuidado: uma análise das teses apresentadas para um programa de pós-graduação em enfermagem Artigos Originais - Pesquisa

    Backes, Dirce Stein; Sousa, Francisca Georgina Macêdo de; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Nascimento, Keyla Cristiane; Lessmann, Juliana Cristina

    Resumo em Português:

    O cuidado, nas suas diferentes dimensões e interfaces, tem sido objeto de estudo de profissionais de saúde, os quais apontam experiências e resultados que tem influenciado a prática em saúde e na enfermagem. É crescente a produção científica no sentido de resgatar e tornar visível os movimentos dinâmicos do cuidado. Sob esta perspectiva definiu-se como objetivo do estudo analisar as concepções de cuidado expressas nas teses de doutoramento de um programa de pós-graduação em enfermagem. A investigação caracterizou-se como bibliográfica, de natureza qualitativa, tendo como universo 34 teses, de um total de 111 defendidas no período de 1995 a dezembro de 2005. São várias as concepções de cuidado onde cada autor coloca, além de sua visão de mundo, um referencial de vida e de prática profissional.

    Resumo em Espanhol:

    En sus diferentes dimensiones e interfaces, el cuidado ha sido objeto de estudio de los profesionales de la salud, los cuales señalan las experiencias y resultados que han estado influyendo en la práctica de salud y en la enfermería. La producción científica es creciente en el sentido de rescatar y dejar visible los movimientos dinámicos del cuidado. Desde esta perspectiva, se definió como objetivo de este estudio analizar las concepciones del cuidado expresadas en las tesis presentadas a un programa de postgrado en enfermería. La investigación se caracterizó como siendo bibliográfica, de naturaleza cualitativa. Para el estudio fue considerado un universo de 34 tesis, de un total de 111 presentadas en el periodo de 1995 a 2005. En las tesis analizadas, son varias las concepciones del cuidado, donde cada autor introduce su visión de mundo, su referencial de vida y su práctica profesional en la elaboración de sus concepciones y cuidado.

    Resumo em Inglês:

    Care, in its different dimensions and interfaces, has been an object of study for health care professionals, in which experiences and results have been influencing health care and nursing practices. Scientific production is increasing in the sense of rescuing and making the dynamic movements of care more visible. Under this perspective, the aim of this study was defined to analyze the care conceptions expressed in the doctorate dissertations of a nursing graduate program. The investigation was characterized as bibliographical of a qualitative nature. A universe of 34 theses, totaling 111 presented from the year 1995 to 2005, was used as an investigative sample. The appraised theses approach the inclusion and interactivity of the care and how much is internalized in doing and thinking on a daily basis in Nursing and society. Each author introduces his/her world vision, his/her life referential, and his/her professional practice in the elaboration of their conceptions and care.
  • As marcas da dupla exclusão: experiências da enfermagem com o psicótico infrator Artigos Originais - Pesquisa

    Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos; Souza, Fernanda Silva de; Santos, Cláudia Verônica Salvador Caldeira dos

    Resumo em Português:

    No século XXI a noção de periculosidade como símbolo da loucura se transformará em instrumento a ser usado pelos doutos da lei para exercerem o seu poder sobre a loucura. Culpado ou louco? Tal pergunta será colocada pela justiça e a psiquiatria nascente tentará responder a ela. Este estudo descreve as atitudes da equipe de enfermagem com o psicótico-infrator e identifica as conseqüências advindas delas no cuidado a essa clientela. Estudo qualitativo-descritivo do qual participaram 20 profissionais da equipe de enfermagem do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico no Município de Niterói, RJ. Os resultados apresentam três categorias: medo, limites nas definições sobre a loucura e crime e controle institucional. Conclui-se que a reformulação do sistema judiciário em relação ao psicótico-infrator precisa ser revista para que se redirecione um novo olhar da psiquiatria e da justiça sobre essa clientela, capacitando a equipe de enfermagem em direção à função próxima do cuidado humano.

    Resumo em Espanhol:

    En el siglo XXI, la noción de peligrosidad como símbolo de la locura, se transformará en instrumento a ser usado por los doctos de la leí para ejercer su poder sobre la locura. ¿Culpado o loco? Esa pregunta será colocada por la justicia, y, la naciente psiquiatría intentará responderla. El presente estudio, describe las actitudes del equipo de enfermería con el psicótico infractor e identifica las consecuencias derivadas de ellas en el cuidado a esa clientela. Estudio cualitativo descriptivo del cual participaron veinte profesionales del equipo de enfermería del Hospital de Custodiay Tratamiento Psiquiátrico del Municipio de Niterói, RJ. Los resultados obtenidos presentan tres categorías: miedo, limites en las definiciones sobre la locura y el crimen, y, control institucional. Seconcluyeque la reformulación del sistema judicial en relación al psicótico infractornecesita ser revisada para que se dirija una nueva mirada de la psiquiatría y la justicia en relación a esta clientela. Además, es necesario capacitar al equipo de enfermería para la función próxima del cuidado humano.

    Resumo em Inglês:

    In the 21st Century the notion of danger as a symbol of madness would transform itself into an instrument to be used by those who were well-learned in law in order to execute their power over insanity. Guilty orinsane? Such a question would be placed infront of the justice system, to which the budding psychiatrist would attempt to respond. This study describes the attitudes of the nursing team towards the psychotic offender and identifies the consequenceswhich result from the care offered such clientele.It is a qualitative-descriptive study with 20 nursing professionals from the nursing staff of the County Hospital for Pyschiatric Careand Treatment, Niterói, Rio de Janeiro, Brazil (Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico no Município de Niterói, RJ). The results presented three categories: fear, limits in the definitions of insanity and crime, and institutional control. We conclude that the reformulation of the judicial system with respect to psychotic offenders must be revised. This would permit a new psychiatric and judicial perspective to be redirected towards the clientele, as well as capacitate the nursing team towards a function based more closely on human care.
  • Avaliação da dor como instrumento para o cuidar de recém-nascidos pré-termo Artigos Originais - Pesquisa

    Sousa, Bruna Bryenna Brito; Santos, Marinese Hermínia; Sousa, Francisca Georgina Macêdo de; Gonçalves, Anna Paula Ferrario; Paiva, Sirliane de Souza

    Resumo em Português:

    A dificuldade de avaliar e mensurar a dor no recém-nascido pré-termo constitui obstáculo ao cuidado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Com este desafio desenvolveu-se a proposta do estudo, centrando-o na identificação da dor em recém-nascidos prematuros, utilizando a mímica facial. Os objetivos foram: analisar como mães e enfermeiras identificam a dor em recém-nascidos prematuros e verificar se identificam os sinais de dor pela expressão facial. Trata-se de estudo exploratório-descritivo envolvendo 24 mães e 12 enfermeiras como sujeitos do estudo. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada e um quadro com seis fotos de recém-nascidos avaliadas pelo Sistema de Codificação da Atividade Facial Neonatal. Conclui-se que as mães identificaram melhor a dor pela expressão facial do que as enfermeiras. A avaliação da dor deve ser preocupação da enfermeira, pois para o cuidado, aspectos como identificação de sinais álgicos e sua caracterização são ferramentas para o cuidado ao recém-nascido prematuro.

    Resumo em Espanhol:

    La dificultad de evaluar y medir el dolor en el recién nacido prematuro se constituye en un obstáculo al cuidado en la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal. A partir de este desafío desarrollamos la propuesta del presente estudio, centrándola en la identificación del dolor en los recién nacidos prematuros, utilizando para ello la mímica facial. Los objetivos fueron los siguientes: analizar cómo las madres y las enfermeras identifican el dolor en los recién nacidos prematuros; verificar la capacidad de los enfermeros y las madres de identificar las señales del dolor por la expresión facial. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo del cual participaron 24 madres y 12 enfermeras. Para la recolección de los datos se utilizó un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas y un cuadro con seis fotos de recién nacidos evaluados por el Sistema de Codificación de la Actividad Facial Neonatal. Se concluye que las madres identificaron mejor el dolor por la expresión facial que las enfermeras. La evaluación del dolor debe ser preocupación de la enfermera, ya que para el cuidado, aspectos como la identificación de señales dolorosas y su caracterización son herramientas para el cuidado del recién nacido prematuro.

    Resumo em Inglês:

    The difficulty of evaluating and measuring pain in a premature newborn constitutes as an obstacle to care in the Neonatal Intensive Care Unit. In response to this challenge, we developed the proposal of this study, centered on the identification of pain in premature newborns through the utilization of facial mimicry. The objectives of this study were to analyze how mothers and nurses identify the pain of premature newborns and to verify the capacity of nurses and mothers in identifying the signs of pain through facial expressions. This exploratory descriptive study involved 24 mothers and 12 nurses. In order to collect the data we utilized a questionnaire with open, as well as closed, questions and a collage of six photos of newborns as evaluated by the Neonatal Facial Coding System. We conclude that mothers better identify pain through facial expressions in comparison with nurses. Pain evaluation should be a concern of the nurse, for in order to provide care, aspects such as identifying this signs and their characterizations are instruments of care for the premature newborn.
  • Cuidado e conforto durante o trabalho de parto e parto: na busca pela opinião das mulheres Artigos Originais - Pesquisa

    Carraro, Telma Elisa; Knobel, Roxana; Radünz, Vera; Meincke, Sonia Maria Könzgen; Fiewski, Marlei Fátima Cezarotto; Frello, Ariane Thaise; Martins, Marisa da Silva; Lopes, Caroline Vasconcellos; Berton, Andressa

    Resumo em Português:

    A obstetrícia moderna considera o parto um evento médico-cirúrgico e adota um modelo de assistência tecnicista. Esperava-se que os avanços tecnológicos auxiliassem o trabalho dos cuidadores, proporcionando condições e tempo para ser e estar junto à parturiente. No entanto, esse avanço tecnológico e científico mostra uma enorme fragilidade no que se refere ao cuidado. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva prospectiva, que avaliou a opinião das mulheres puérperas sobre os métodos utilizados para seu cuidado e conforto durante o trabalho de parto e parto. Este trabalho é um recorte dos dados qualitativos, focando os sentimentos das mulheres puérperas durante esta vivência. Com os resultados, pretende-se contribuir na adaptação dos métodos de cuidado e conforto, proporcionando um trabalho de parto humanizado, reforçando na parturiente a confiança em si mesma e na equipe, facilitando e incentivando o parto normal e o exercício saudável da sexualidade, bem como a prevenção das mortes maternas.

    Resumo em Espanhol:

    La obstetricia moderna considera el parto un evento médico-quirúrgico y adopta un modelo de asistencia técnica. Se esperaba que estos avances tecnológicos ayudasen el trabajo de los cuidadores, proporcionando condiciones y tiempo para ser y estar junto al ser humano. Sin embargo, el adelanto tecnológico y científico muestra una enorme fragilidad en relación al cuidado. En el presente estudio, se realizó una investigación cualitativa y cuantitativa, descriptiva prospectiva, que evaluó la opinión de las mujeres puérperas sobre los métodos utilizados para su cuidado y consuelo durante el trabajo de parto y en el parto. Este trabajo es un recorte de los datos cualitativos, enfocando los sentimientos de las mujeres puérperas durante esta vivencia. Con los resultados obtenidos deseamos contribuir en la adaptación de los métodos de cuidado y consuelo, proporcionando un trabajo de parto humanizado, desencadenando en la parturienta su confianza en sí misma y en el equipo, facilitando e incentivando el parto normal, el ejercicio saludable de su sexualidad y también la prevención de la muerte materna.

    Resumo em Inglês:

    Modern Obstetrics considers delivery a medical-surgical event, adopting a technical assistance model. It is expected that through technological advances caregivers would be assisted in their work, allowing them to have time and conditions to spend with the laboring mother. However, this technological and scientific advancement shows an uncertainty regarding care. A qualitative-quantitative prospective and descriptive research study was completed, evaluating opinions of women about care methods used to care and comfort them during labour and delivery. This paper shows qualitative data focusing on the feelings of puerperal women during the experience. The results are expected to contribute to an adoption of care and comfort methods, leading to a more humanized delivery, which enhances the woman's self confidence, and her confidence in the professional team. It will also facilitate and encourage natural delivery and the healthy performance of sexuality, as well as the prevention of maternal deaths.
  • O processo de trabalho da equipe de enfermagem na UTI Neonatal e o cuidar humanizado Artigos Originais - Pesquisa

    Oliveira, Beatriz Rosana Gonçalves de; Lopes, Thaís Azzoni; Viera, Cláudia Silveira; Collet, Neusa

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou diagnosticar o processo de trabalho de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, identificando qual a percepção da equipe sobre seu objeto de trabalho, quais são os instrumentos de trabalho utilizados, qual é a finalidade do trabalho, qual é o produto final obtido com o trabalho e quais ações são desenvolvidas para a humanização da assistência de enfermagem. A pesquisa foi descritiva e exploratória, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 18 profissionais da equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Universitário no oeste do Paraná. Obtiveram-se duas categorias de análise neste estudo, denominadas "O processo de trabalho da enfermagem" e "A humanização do cuidado de enfermagem". Percebeu-se a não compreensão em sua totalidade do processo de trabalho que os profissionais realizam em seu cotidiano e, por conseguinte, as ações de humanização da assistência são parcelares e fragmentadas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es identificar cómo ocurre el proceso de trabajo de enfermería en una Unidad de Terapia Intensiva Neonatal, identificando cuál es la percepción del equipo de enfermería sobre su objeto de trabajo, cuáles son los instrumentos usados en el trabajo, cuál es la finalidad del trabajo, cuál es el producto final obtenido con el trabajo y cuáles son las acciones realizadas para la humanización del cuidado de enfermería. La presente es una investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria. Los sujetos que participaron en el estudio fueron 18 profesionales del equipo de enfermería de una Unidad de Terapia Intensiva Neonatal de un Hospital Universitario en el Oeste del Parana. En el estudio se obtuvieron dos categorías de análisis denominadas "El proceso de trabajo de enfermería" y "La humanización del cuidado de enfermería". Como resultado, se percibió que no había una comprensión por parte del equipo de enfermería a cerca de la totalidad de su proceso de trabajo y así, las acciones de humanización del cuidado son fragmentadas y restrictas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to diagnose the Nursing Work Process in the Neonatal Intensive Care Unit, identifying the nursing team's perception about the work itself, the instruments used to work; the aim of the work; the final product obtained from the work; and the actions that are developed for the humanization of nursing care. This qualitative, descriptive, and exploratory study, involved 18 Neonatal Intensive Care Unit nursing professionals at the University Hospital of Western Parana, Brazil, as participants in this study. From this study, two analysis categories were denominated "The Nursing Work Process" and "The humanization of nursing care". This study permitted the revelation of an overall non-comprehension of the work process that professionals perform in their daily activities, and as a consequence the humanizing actions of care are parceled and fragmented.
  • Ética e estética: envolvimentos na promoção do cuidado gerontológico de enfermagem Artigos Originais - Pesquisa

    Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Borghi, Ângela Cristina da Silva; Lenardt, Maria Helena

    Resumo em Português:

    Trata-se de pesquisa bibliográfica que teve como objetivo levantar a produção técnico-científica relacionada à área da enfermagem sobre a ética, estética na promoção do cuidado gerontológico de enfermagem. Foram realizadas buscas nas bases de dados LILACS, MEDLINE e no acervo da biblioteca da Universidade Federal do Paraná. O período pesquisado na base de dados foi do ano de 1990 ao atual, 2006. Os resultados apontaram quarenta e cinco (45) trabalhos das diversas fontes pesquisadas e classificadas como pesquisa ou reflexão. Verificou-se, com os resultados do estudo, um número significativo de teses (22,22%), demonstrando o interesse e produção meritória. Nesta temática, as produções enfocam a ética, em detrimento das referências da estética. Os envolvimentos da ética e da estética na promoção do cuidado gerontológico de enfermagem são indispensáveis para o desenvolvimento de uma cultura de cuidado em enfermagem e para a sustentabilidade deste.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio bibliográfico cuyo objetivo fue el de investigar la producción técnico-científica relacionada al área de la Enfermería, sobre la ética y la estética en la promoción del cuidado gerontológico. Para la investigación fueron realizadas búsquedas en las bases de datos LILACS, MEDLINE y en el acervo de la biblioteca de la Universidad Federal de Paraná. El período investigado fue de 1990 a 2006. Los resultados obtenidos en la investigación señalaron cuarenta y cinco (45) trabajos de las diversas fuentes buscadas, siendo clasificadas como investigación o reflexión. Con los resultados del estudio se verificó un número significativo de tesis (22.22%), demostrando con ello, el interés en el asunto y una producción destacada. Estas producciones enfocan la temática de la ética en detrimento a las referencias de la estética. Las aportaciones de la ética y de la estética en la promoción del cuidado gerontológico de enfermería son imprescindibles para el desarrollo de una cultura del cuidado en enfermería y para la sustentación del mismo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this bibliographic research is to increase the technical-scientific production in nursing about ethics, aesthetics, and their involvement in the promotion of nursing gerontology care. In order to collect data, bibliographic searches were carried out in the LILACS and MEDLINE databases, as well as in the stacks of the library of the Federal University of the Paraná, Brazil. The period searched in the databases was from 1990 to 2006. The research resulted in forty-five (45) studies being classified as research or reflections. Through these results, a significant number of Master's Dissertations (22.22%) were recognized, demonstrating the interest and importance of such production. Within this body of work these productions focus upon the theme of ethics, in detriment to the references to aesthetics. The involvement of ethics and aesthetics in the promotion of geriatric nursing care is indispensable for the development of a culture of care in nursing and for its sustainability.
  • Alocação de escassos recursos no cuidado de saúde: valores e conceitos Reflection

    Liss, Per-Erik

    Resumo em Português:

    Em muitos países existe uma lacuna entre a necessidade da população por cuidado de saúde e os recursos disponíveis. Estas nações têm tentado eliminar ou reduzir a lacuna por meio de atividades como, por exemplo, o melhoramento da eficiência e a atribuição de responsabilidades. Uma vez que estas medidas têm sido provadas como insuficientes, as decisões devem ser tomadas levando em consideração o melhor uso dos escassos recursos. O estabelecimento de prioridades e o processo de racionalização envolvem decisões chave no sentido de que elas têm conseqüências para a saúde e a qualidade de vida da população e devem, deste modo, ser racionais e baseadas em fundamentos sólidos. Isto significa que as decisões envolvem três questões: fatos, conceitos e valores. Neste artigo, o foco é sobre as questões conceituais e valorativas. É apresentada uma plataforma ética básica como guia para a tomada de decisão. Os princípios éticos que constituem a plataforma incluem conceitos centrais, tais como, necessidade de cuidado de saúde, custo-efetividade, saúde e objetivo. Uma curta apresentação destes conceitos é realizada e é finalizada com o conceito de objetivo e sua importância para a tomada de decisão.

    Resumo em Espanhol:

    En muchos países existe un vacío entre la necesidad de cuidados de salud de la población y los recursos disponibles para realizar esos cuidados. Esas naciones han procurado eliminar o reducir el vacío existente a través de la realización de actividades, como, por ejemplo: la mejoría de la eficacia y la atribución de responsabilidades. Puesto que esas medidas han probado que son insuficientes, las decisiones deben ser tomadas considerando el mejor uso de los escasos recursos. El establecimiento de prioridades y el proceso de racionalización implica decisiones claves, ya que ellas tienen consecuencias para la salud y la calidad de vida de la población, y por ello, deben ser racionales y basadas en argumentos sólidos. Eso significa que las decisiones a ser tomadas engloban tres cuestiones: hechos, conceptos y valores. En el presente artículo, el foco es sobre las cuestiones conceptuales y valorativas. Es presentada una plataforma ética básica que sirve como guía para la toma de decisiones. Los principios éticos que constituyen la plataforma contienen conceptos centrales, tales como: necesidad de cuidado de salud, costo-eficacia, salud y objetivo del cuidado de salud. Una breve presentación de esos conceptos es realizada, finalizando con el concepto de objetivo del cuidado de salud y su importancia para la toma de decisiones.

    Resumo em Inglês:

    In many countries, a gap exists between the population's need for health care and available resources. These nations have attempted to eliminate or reduce the gap through such activities as improving efficiency and narrowing responsibilities. Since these measures have proven insufficient, decisions must be made regarding how to best use the scarce resources. The priority-setting and rationing processes involve key decisions in the sense that they have consequences for people's health and quality of life and they should therefore be rational and based on solid grounds. This means that the decisions involve three issues: facts, concepts and values. In this presentation the focus is on the conceptual and value issues. A basic ethical platform as a guide for decision-making will be presented. The ethical principles that constitute the platform contain central concepts like health care need, cost-effectiveness, health and goal. A short presentation of these concepts will be carried out. This will end with the concept of a goal and its importance for decision-making.
  • O compromisso na prática contemporânea: uma perspectiva da ética relacional Reflection

    Austin, Wendy

    Resumo em Português:

    Os desafios e restrições da interação significativa com os pacientes são discutidos do ponto de vista da ética relacional. Se a abertura para os outros e sua situação é o início da ética, como argumentado por filósofos cujo trabalho informa a ética relacional, então, no cuidado de saúde, nós devemos lidar com esta abertura (ou sua ausência) assim como vivida pelo indivíduo que é profissional da saúde, dentro das necessidades imediatas e da complexidade de sua prática. Se, como tem sido argumentada, a falta de compromisso é a origem da maleficência nos sistemas de saúde, enfrentar limites ao comprometimento das profissionais de saúde se torna particularmente urgente.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente artículo, los desafíos y restricciones del significado de compromiso con los pacientes son discutidos del punto de vista de la ética relacional. Si la abertura a los otros y su situación es el inicio de la ética, tal como es argumentado por los filósofos vinculados con la ética relacional, entonces, nosotros en el cuidado de salud debemos dirigir esta abertura (o su falta) como siendo vivida por un profesional de la salud dentro de la importancia y de la complejidad de la práctica. Como ha sido argumentado, si la falta de compromiso es el origen de la maleficencia en el sistema de cuidado a la salud, es particularmente urgente establecer límites y comprometerse.

    Resumo em Inglês:

    The challenges and constraints of meaningful engagement with patients are discussed from a standpoint of relational ethics. If openness to others and to their situation is the beginning of ethics, as is argued by philosophers whose work informs relational ethics, then in health care we must address that openness (or its lack) as it is lived by individual health professionals within the immediacy and complexity of their practice. If, as has been also argued, disengagement is the source of maleficence within healthcare systems, addressing constraints to engagement becomes particularly urgent.
  • Policontextual da saúde: bases filosóficas Reflexión

    Gil, Miguel Ángel Briceño

    Resumo em Português:

    Na lógica policontextual de Gotthard Günter (1900-1984), a primitiva dicotomia do tertium non datar é substituída pela poli-contextualidade. A Lógica Policontextual é uma lógica de muitos sistemas, uma disseminação da lógica na qual o sistema lógico clássico (chamado "contextures") está em condições de interatuar com cada um dos sistemas em questão, resultando uma complexidade que é estruturalmente diferente da soma de seus componentes. Não obstante, não cai na categoria da lógica difusa e oferece novos conceitos formais tais como operações multinegacionais e transjuncionais. A natureza do homem é buscada na inter-relação, na interação e na interferência que comporta o caráter policêntrico da ciência do homem.

    Resumo em Espanhol:

    En la lógica policontextural de Gotthard Günther (1900-1984), la primitiva dicotomía del tertium non datar es sustituida por la poli-contexturalidad. La Lógica Policontextual es una lógica de muchos sistemas, una diseminación de la lógica en la cual el sistema lógico clásico (llamado "contextures") está en condiciones de intractuar con la de cada una de los sistemas en cuestión, resultando una complejidad que es estructuralmente diferente de la suma de sus componentes. No obstante, no cae en la categoría de lógica borrosa y ofrece unos nuevos conceptos formales tales como operaciones multinegacionales y transjuncionales. La naturaleza del hombre cabe buscarla en la interrelación, la interacción y la interferencia que comporta el carácter policéntrico de la ciencia del hombre.

    Resumo em Inglês:

    In Gotthard Günther's (1990-1984) policontextual logic, the primitive dichotomy of the tertium non datar is substituted by poli-contextuality. Policontextual Logic is a logic of many systems, a dissemination of the logic in which the classical logical system (called contextures) is able to interact with each of the systems in question, resulting in a complexity that is structurally different than the sum of its components. However, it does not fall within the category of diffusive logic and offers new formal concepts, such as how multidenial and transjuctional operations. The nature of humanity is sought in the inter-relation, in the interaction, and the interference that makes up and holds the polycentric character of man's science.
  • Uma jóia preciosa: o significado do cuidado da criança no México Reflexión

    Martínez, Josefina Gallegos

    Resumo em Português:

    Este trabalho é baseado na revisão da literatura e o objetivo é contribuir na construção de um marco filosófico-conceptual do cuidado pediátrico no contexto mexicano. Se estabelece um diálogo entre conceitos filosóficos, psicológicos e de enfermagem, com o processo histórico do cuidado no México, para aportar subsídios na construção de uma visão mais ampla, compreensiva e humanizada.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo está basado en la revisión de literatura. Su objetivo es contribuir en la construcción de un marco filosófico-conceptual del cuidado pediátrico en el contexto mexicano. Se pretende establecer un diálogo entre conceptos filosóficos, psicológicos y de enfermería, con el proceso histórico del cuidado en México, para construir un punto de vista más amplio, comprensivo y humanizado.

    Resumo em Inglês:

    The work is based on a literature review. Its aim is to contribute to the construction of a conceptual-philosophical framework of nursing pediatric care within the Mexican context. This study attempts to establish a dialogue between philosophical, psychological, and nursing concepts with the historic process of care in Mexico in order to construct a more ample, comprehensive, and humanized point of view about child care in Mexico.
  • A noção de cuidado de si mesmo e o conceito de autocuidado na enfermagem Reflexão

    Bub, Maria Bettina Camargo; Medrano, Carlos; Silva, Cláudia Duarte da; Wink, Solange; Liss, Per-Erik; Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos

    Resumo em Português:

    Apesar das enfermeiras chamarem a si mesmas de profissionais do cuidado e acreditarem que a essência da enfermagem é o cuidado, nós sabemos que ainda não está suficientemente claro o que é cuidado, suas características e seus objetivos. Nesse sentido, muitas concepções de cuidado coexistem e têm influenciado as práticas de enfermagem. Essas concepções variam conforme perspectivas teóricofilosóficas e ambientes da prática. Uma dessas concepções que mais tem influenciado a prática de enfermagem brasileira é da teoria de autocuidado de Dorothea Orem. No entanto, mais recentemente, uma outra perspectiva vem emergindo no contexto da enfermagem brasileira; a noção de cuidado de si de Michel Foucault. O principal propósito desse trabalho é analisar criticamente e problematizar a noção de cuidado de si mesmo e o conceito de autocuidado para, num segundo momento, tentar fazer dialogar uma e outra concepção, colocando alguns elementos que consideramos significativos, a fim de estabelecer, se possível, algum tipo de complementaridade.

    Resumo em Espanhol:

    Aunque las enfermeras se denominen a sí mismas como las profesionales del cuidado y consideren este último como la esencia de la enfermería, sabemos que todavía no está suficientemente claro cuál es el significado del concepto de cuidado, cuáles son sus características y sus objetivos. Varias concepciones de cuidado coexisten y vienen influenciando cotidianamente las prácticas de enfermería, las cuales son distintas de acuerdo con la perspectiva teórico filosófica y con el contexto de la práctica. En relación a este punto, una de las teorías de enfermería más influyentes en Brasil es la teoría de autocuidado de Dorotea Orem. Recientemente, otra perspectiva fue surgiendo en el contexto de la enfermería brasileña a partir del concepto cuidado de sí mismo de Michel Foucault. El objetivo de este trabajo es examinar críticamente la noción foucaultiana del cuidado de sí mismo y el concepto de autocuidado de Orem en el contexto de las prácticas de cuidado en enfermería. El principal propósito de este trabajo es analizar críticamente y problematizar la noción de Cuidado de sí mismo y el concepto de Autocuidado para que en un momento se haga dialogar una y otra concepción, colocando algunos de los elementos que consideramos significativos con la finalidad de establecer, si posible, algún tipo de complementariedad.

    Resumo em Inglês:

    Although nurses call themselves care professionals and believe that the essence of nursing is care, we have noticed that it is not yet sufficiently clear what care means; what its characteristics are; its objectives and so on. Thus, many conceptions of care co-exist and have influenced current nursing practices, which vary according to their respective theoretic-philosophical perspectives and practice environments. Based on this, we can say that one of the most influential nursing theories within Brazilian nursing is Dorothea Orem's theory of self-care. However, more recently, another perspective has emerged within the context of Brazilian nursing; Michel Foucault's Care of the self. The main purpose of this paper is to critically examine the Foucault notion of Care of the self and Orem's concept of Self-care in order to establish, if possible, a dialogue between one and the other notion within the context of care practice in Nursing.
  • Fundamentos fenomenológicos para um cuidado compreensivo de enfermagem Reflexión

    Rivera, Maria Soledad; Herrera, Luz María

    Resumo em Português:

    O propósito deste ensaio é desenvolver um fundamento filosófico sobre cuidado compreensivo de enfermagem baseado na hermenêutica compreensiva de Dilthey e na fenomenologia de Heidegger. A partir da análise de ambas as perspectivas, propõe-se alguns atributos e características do cuidado compreensivo em enfermagem. Descobre-se sua natureza de processo relacional que compreende a experiência através do diálogo que, por sua vez, permite a expressão das vivências dos participantes no processo: enfermeira e usuário. O que se compreende são os significados que as pessoas atribuem às suas experiências e vivências em saúde. A atual experiência evoca, contém e constrói estes significados que se encontram velados à consciência e é através do relacionamento que a enfermeira ajuda a expressá-los. O cuidado compreensivo dinamiza este processo e estimula a mobilização do sujeito, desde a paralisia que provoca a condição desfavorável de saúde, até ações que abrem novas possibilidades para a saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este ensayo es desarrollar un fundamento filosófico sobre cuidado comprensivo de enfermería, basado en la hermenéutica comprensiva de Dilthey y en la fenomenología de Heidegger. Desde el análisis de ambas perspectivas, se proponen algunos atributos y características de lo que podría denominarse cuidado comprensivo de enfermería. Se descubre su naturaleza de proceso relacional que comprende la experiencia a través del diálogo que permite la expresión de la vivencia de ambos participantes en el proceso: enfermera y usuario. Lo que se comprende son los significados que las personas atribuyen a sus experiencias y vivencias en salud. La actual experiencia evoca, contiene y construye estos significados que se encuentran velados a la conciencia y es a través de la relación que la enfermera ayuda a expresarlos. El cuidado comprensivo dinamiza este proceso y estimula la movilización del sujeto desde la parálisis que provoca la condición desfavorable de salud, hacia acciones que abren nuevas posibilidades para la salud.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to develop a Philosophical background about comprehensive nursing care based in Dilthey´s hermeneutical comprehensive philosophy and Heidegger´s phenomenology. From both perspectives, we propose some characteristics and attributes of what can be named as comprehensive nursing care. We discover its nature as a relational process that understands the experience lived by the client through dialogue that permits both nurses' and users' participation in the process. What nurses understand are the meanings that clients attribute to their lived health experiences. The current experience evokes, contains, and constructs these meanings that are found to be hidden in one's consciousness. It is through the care relationship that the nurse helps the user to express them. Comprehensive nursing care makes this process dynamic and stimulates the mobilization of the subject from whatever paralysis that provokes said unfavorable health condition to the actions that open new health possibilities.
  • O significado de cuidar no contexto do pensamento complexo: novas possibilidades para a enfermagem Reflexão

    Terra, Marlene Gomes; Camponogara, Silviamar; Silva, Laura Cristina da; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Nascimento, Keyla; Radünz, Vera; Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva refletir sobre o significado do cuidado de enfermagem a partir da ótica do pensamento complexo, evidenciando pontos que possam ancorar uma concepção teórica e uma prática mais aderida às necessidades que hoje se colocam para a Enfermagem. Por isso, faz-se breve explanação sobre o pensamento complexo e questões histórico-conceituais relativas à concepção de cuidado, para então tecer reflexões que possam contribuir à construção de uma nova matriz de significados ao cuidado de enfermagem. Ao contrário do pensamento fragmentado e unilateral que nos ensina a disjuntar, simplificar e reduzir, o pensamento complexo constitui um modo mais interativo de abordar a realidade. A reflexão revela o esforço de trazer à vida da Enfermagem enquanto disciplina e profissão, a possibilidade de vislumbrar-se novos caminhos que esclareçam os diferentes significados do cuidado, reveladores da necessidade de inter-relacionar saberes e contextos e valorizar a singularidade de cada ser e situação.

    Resumo em Espanhol:

    El objeto de este estudio es reflexionar sobre el significado del cuidado de la enfermería desde la óptica del pensamiento complejo, señalando puntos que puedan basar una concepción teórica y una práctica más adherida a las necesidades que hoy se colocan para la enfermería. Por ese motivo, se hace una breve explicación sobre el pensamiento complejo y cuestiones histórico-conceptuales relativas a la concepción de cuidado, para entonces tejer reflexiones que puedan contribuir para la construcción de una nueva matriz de significados para el cuidado de la enfermería. Al contrario del pensamiento fragmentado y unilateral que nos enseña a desunir, simplificar y reducir, el pensamiento complejo, constituye un modo más interactivo de abordar la realidad. La reflexión revela el esfuerzo de traer a la vida de la enfermería, como disciplina y profesión, la posibilidad de vislumbrar nuevos caminos que aclaren los diferentes significados de cuidado, reveladores de la necesidad de interrelacionar saberes y contextos, y valorizar la singularidad de cada ser y situación.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to reflect upon the meaning of care given the light of complex thinking, evidencing points that can anchor a theoretical conception as well as a practice more adhering to the necessities currently placed before Nursing. Thus, a brief account of complex thinking is given as well as historical-conceptual questions related to the conception of care, with the intention of producing reflections that may contribute to the construction of a new matrix of significances for the Nursing care. Contrary to fragmented and unilateral thinking, which teaches us to isolate, simplify, and reduce, complex thinking is a more interactive manner of approaching reality. This reflection reveals the effort of bringing the possibility of illuminating new paths that make clear the different significances of care to the Nursing practice, as a discipline and profession. These different significances show the need to relate knowledge and contexts, as well as to value the singularity of each human being and situation.
  • Um olhar sócio-epidemiológico sobre o viver na sociedade atual e suas implicações para a saúde humana a social-epidemiological Reflexão

    Silva, Luiz Anildo Anacleto da; Mercês, Nen Nalú Alves das; Schmidt, Sandra Marcia Soares; Marcelino, Silvana Romagna; Pires, Denise Elvira Pires de; Carraro, Telma Elisa

    Resumo em Português:

    Na atualidade, aspectos socioeconômicos, políticos, culturais, religiosos, influenciam o processo de viver humano. Mostra o estudo, elevados índices de desenvolvimento humano em determinadas regiões da Europa, América do Norte, Oceania, enquanto que na América Latina, Ásia e África predominam baixos índices. No Brasil os melhores índices estão nos estados das regiões sul e sudeste e os mais baixos estão nas regiões nordeste e norte. Percebe-se que diversos órgãos internacionais e de fomento vêm desenvolvendo políticas visando à compensação destas desigualdades. Neste, procuramos entender, refletir e nos conscientizar que o processo de viver, incluindo aspectos relacionados à saúde depende da estruturação social, de ações políticas efetivas e econômicas destinadas a redução das desigualdades e promoção dos sujeitos. Nesta visão de mundo, saúde, processo de viver, dimensão individual, e vida social, estão inexoravelmente interconectados.

    Resumo em Espanhol:

    En la actualidad, aspectos socio-económicos, políticos, culturales, religiosos, influyen en el proceso de vivir humano. El presente estudio muestra los altos índices de desarrollo humano en ciertas áreas de Europa, América del Norte, Oceanía, mientras que en América Latina, Asia y África prevalecen bajos índices de desarrollo. En Brasil, los mejores índices están en los estados del sur y del sudeste, y los más bajos están en el nordeste y en el norte. Se percibe que varios órganos internacionales y de fomento están desarrollando políticas para la compensación de estas desigualdades. En este estudio intentamos entender, reflejar y darnos cuenta que el proceso de vivir, incluyendo aspectos relacionados a la salud, depende de la estructuración social, de acciones políticas y económicas eficaces para la reducción de las desigualdades y promoción de los individuos. En esta visión de mundo, la salud, el proceso de vivir, lo individual, y la vida social, están inexorablemente interconectados.

    Resumo em Inglês:

    Currently, socio-economic, political, cultural, and religious aspects influence the human living process. The study shows high indexes of human development in regions of Europe, North America, and Oceania while in Latin America, Asia, and Africa low indexes prevail. In Brazil the best values are found in the Southern and Southeastern States and the lowest are in Northern and Northeastern States. Several international agencies and funding agencies have developed policies that aim to balance these differences. In this study we attempt to understand, reflect, and become more conscious that the living process, including health-related aspects, depends on social structure and effective political actions directed to reduce the differences and promote human beings. Health, living process, individual dimension and social life are interconnected inexorably in this worldview.
  • Tecnologias de cuidado em saúde e enfermagem e suas perspectivas filosóficas Reflexão

    Koerich, Magda Santos; Backes, Dirce Stein; Scortegagna, Helenice de Moura; Wall, Marilene Loewen; Veronese, Andréa Márian; Zeferino, Maria Terezinha; Radünz, Vera; Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos

    Resumo em Português:

    A tecnologia, como expressão do avanço da ciência, acompanha a evolução histórica da humanidade mostrando-se, sempre, mais extraordinária e abrangente em diversas áreas do conhecimento. Apesar de sua inserção, cada vez maior, nas diversas formas de relações entre os seres e, destes, com o ambiente, este é um tema que ainda suscita muita reflexão. Assim, propusemos questionar, refletir e aproximar os fenômenos "tecnologia e cuidado", não como crítica às tecnologias disponíveis, mas como reflexão sobre tecnologias de cuidado e suas perspectivas filosóficas. Nesse exercício reflexivo, destacamos a responsabilidade ética como um imperativo moral a ser seguido pelos profissionais da saúde enquanto membros da civilização do desenvolvimento tecnológico. A responsabilidade não pressupõe a bondade e a perfeição do homem que, sendo responsável, procurará agir para o bem, mas indica a capacidade individual de assumir antecipadamente o que vai fazer, tendo consciência de todas as conseqüências das suas próprias ações e omissões.

    Resumo em Espanhol:

    La tecnología como una expresión del progreso de la ciencia acompaña la evolución histórica de la humanidad, mostrándose cada vez más extraordinaria y abierta en las diferentes áreas del conocimiento. A pesar de que su inserción es cada vez mayor en las diversas formas de las relaciones entre los seres y de ellos con el medio ambiente, este es un tema que todavía necesita de mucha reflexión. Por ese motivo, nosotras nos propusimos cuestionar, reflexionar y aproximar los fenómenos de la "tecnología y el cuidado", no como una crítica a las tecnologías disponibles, sino más bien como una reflexión a cerca de las tecnologías del cuidado y sus perspectivas filosóficas. En este ejercicio reflexivo destacamos la responsabilidad ética como un imperativo moral a ser seguido por los profesionales del área de la salud, como participantes de la civilización del desarrollo tecnológico. La responsabilidad no presupone la bondad y la perfección del hombre donde, siendo el responsable, procurará siempre actuar para el bien, sino que también indica la capacidad individual de asumir con anticipación aquello que va a hacer, teniendo conciencia de todas las consecuencias de sus propias acciones y omisiones.

    Resumo em Inglês:

    Technology as an expression of the advancement of science accompanies the evolution of human history, revealing itself to be evermore extraordinary and encompassing in diverse areas of knowledge. Even with its increasing insertion into the diverse relationships among human beings, and through them with the environment, this is an issue that still requires much reflection. Thus, our objective is to question, to reflect, and to approximate the phenomena "technology and care". It is not our intention to offer criticism of available technologies, but to reflect upon the significance of care technologies and their philosophical perspectives. In this reflective exercise, we highlight ethical responsibility as a moral imperative to be followed by health care professionals, as members of the civilization of technological development. Responsibility is not about supposing the goodness and perfection in mankind, who, being responsible will look to act towards good. Rather, it indicates an individual capacity to previously assume what one will do, conscious of all the consequences of one's own actions or omissions.
  • A questão de eros na filosofia do cuidado com o corpo Reflexão

    Teixeira, Enéas Rangel

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma reflexão teórica e filosófica, cujo objetivo foi refletir sobre a concepção do Eros - que envolve o desejo, afetividade e a estética nas práticas de cuidado com o corpo. O trabalho constitui uma síntese de reflexões provenientes de trabalhos que abarcam a subjetividade e a estética do cuidado. Foram realizadas correlações entre as seguintes categorias: a sensibilidade, a estética, o relacional e a transdisciplinaridade. Conclui-se que o enfoque estético aliado à ética, pode ser transformador, pois remete ao sensível e à subjetividade, de modo a criar rupturas com antigos modelos dessubjetivados do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente artículo se elabora una reflexión teórica y filosófica, cuyo objetivo principal fue reflexionar sobre el concepto de Eros - el cual envuelve el deseo, el afecto y la estética en las prácticas del cuidado con el cuerpo. Este trabajo constituye una síntesis de algunas reflexiones provenientes de trabajos que incluyen la subjetividad y la estética del cuidado. Fueron realizadas relaciones entre las siguientes categorías: la sensibilidad, la estética, lo relacional y la transdisciplinariedad. Se pudo concluir que el enfoque estético aunado a la ética puede ser transformador, ya que remite a lo sensible y a la subjetividad, creando así rupturas con antiguos modelos desubjetivados del cuidado.

    Resumo em Inglês:

    This study is a theoretical-philosophical reflection whose objective is to examine the conception of Eros - which involves desire, affection, and aesthetics in the practice of care for the body. This study consists of a synthesis of reflections derived from work that embrace subjectivity and the aesthetics of care. Correlations were made among the following categories: sensibility, aesthetics, relational, and transdisciplinarity. It is concluded that the aesthetic focus allied to ethics can be transforming, for it reverts to the sensitive and to the subjective in such a way that creates ruptures with outdated non-subjective models of care.
  • Cuidando do estudante e ensinando relações de cuidado de enfermagem Relato De Experiência

    Kestenberg, Célia Caldeira Fonseca; Reis, Márcia Maria dos Santos Americano; Motta, Wanessa de Carvalho; Caldas, Mariana Ferreira; Rodrigues, Daniela Macri da Costa

    Resumo em Português:

    O objetivo é relatar experiência sobre o trabalho do grupo de suporte "Vivendo Vivências" para o estudante de enfermagem, como uma estratégia de ensino acerca das relações de cuidado. Para cuidar do outro é preciso aprender a cuidar de si mesmo. Estudo realizado a partir do registro de avaliações, feitas pelos estudantes, sobre as contribuições do grupo. O tratamento dos dados se deu a partir da análise de conteúdo. Identificamos que os alunos, em sua totalidade, percebem a aprendizagem de habilidades interpessoais. Identificam o processo de autoconhecimento e do cuidado de si como essenciais para o cuidado do outro. "Vivendo Vivências" vem confirmando a importância desse espaço onde comportamentos de cuidar: ouvir sensível, empatia, entre outros, são aprendidos a partir do compartilhamento de experiências inerentes ao processo de viver. Os aspectos relacionais do cuidado de enfermagem ganham entorno importante na formação profissional.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente artículo es relatar la experiencia de trabajo con el grupo de soporte "Viviendo Vivencias", donde el estudiante de enfermería participa de una estrategia de enseñanza sobre las relaciones de cuidado. Para cuidar del otro es necesario aprender a cuidar de sí mismo. El estudio fue realizado a partir del registro de las evaluaciones hechas por los estudiantes sobre las contribuciones del grupo. El análisis de los datos fue hecho a partir del análisis de contenido. Como resultado, registramos que la totalidad de los alumnos perciben el aprendizaje de habilidades interpersonales, y también identifican el proceso de auto-conocimiento y el cuidado de sí como siendo esenciales para el cuidado del otro. "Viviendo Vivencias" confirma la importancia de ese espacio, donde comportamientos tales como, oír sensible, empatía, entre otros, son aprendidos a partir del intercambio de experiencias inherentes al proceso de vivir. Los aspectos relacionales del cuidado de enfermería ganan así un importante entorno en la formación profesional.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to relate the experience about the work of the support group "Living Experiences" (Vivendo Vivências) for nursing students as teaching strategies about care relationships. In order to care for others it is necessary to learn to care for one's self. This study arose from the registry of evaluations filled out by students about the contributions of this support group. The data treatment was given content analysis. We identified that the students in their totality notice their apprenticeship of interpersonal skills. Students identified the self-awareness process and how self-care is essential to caring for others. "Living Experiences" (Vivendo Vivências) has been ratifying the importance about this issue where care behaviors, sensible listening, empathy, and others are taught through sharing of experiences inherent to all our lives. The aspects about relationships of nursing care deserve eternal importance in the education of nursing professionals.
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br