Acessibilidade / Reportar erro

Produtos de grafos Zm-bem-cobertos

Resumos

Um grafo é Zm-bem-coberto se |I| ≡ |J|, (mod m), m > 2, para todo I, J conjuntos independentes maximais em V(G). Um grafo G é fortemente Zm-bem-coberto se G é um grafo Zm-bem-coberto e G\{e} é Zm-bem-coberto, ∀ e ∈ E(G). Um grafo G é 1-Zm-bem-coberto se G é Zm-bem-coberto e G\{v} é Zm-bem-coberto, ∀ e ∈ V(G). Mostramos que os grafos 1-Zm-bem-cobertos, bem como os fortemente Zm-bem-cobertos, com exceção de K1 e K2, têm cintura < 5. Mostramos uma condição necessária e suficiente para que produtos lexicográficos de grafos sejam Zm-bem-cobertos e algumas propriedades para o produto cartesiano de ciclos.

Teoria dos Grafos; Conjuntos Independentes em Grafos; Produtos de Grafos


A graph is Zm-well-covered if |I| ≡ |J| (mod m), for all I, J maximal independent sets in V(G). A graph G is strongly Zm-well-covered if G is a Zm-well-covered graph and G\{e} is Zm-well-covered, ∀ e ∈ E(G). A graph G is Zm-well-covered if G is Zm-well-covered and G\{v} is Zm-well-covered, ∀ e ∈ V(G). We prove that K1 and K² are the only 1-Zm-well-covered graphs with girth > 6. They are also the only ones with girth > and strongly Zm-well-covered. We show a necessary and sufficient condition for the lexicographic product of graphs to be a Zm-well-covered one and some properties for the cartesian product of cycles.

Graph theory; independent sets in graphs; graph products


Instituto de Informática, INF, UFG - Universidade Federal de Goiás, 74001-970 Goiânia, GO, Brasil. rommel@inf.ufg.br; marcia@inf.ufg.br

RESUMO

Um grafo é Zm-bem-coberto se |I| ≡ |J|, (mod m), m > 2, para todo I, J conjuntos independentes maximais em V(G). Um grafo G é fortemente Zm-bem-coberto se G é um grafo Zm-bem-coberto e G\{e} é Zm-bem-coberto, ∀ eE(G). Um grafo G é 1-Zm-bem-coberto se G é Zm-bem-coberto e G\{v} é Zm-bem-coberto, ∀ eV(G). Mostramos que os grafos 1-Zm-bem-cobertos, bem como os fortemente Zm-bem-cobertos, com exceção de K1 e K2, têm cintura < 5. Mostramos uma condição necessária e suficiente para que produtos lexicográficos de grafos sejam Zm-bem-cobertos e algumas propriedades para o produto cartesiano de ciclos.

Palavras-chave: Teoria dos Grafos, Conjuntos Independentes em Grafos, Produtos de Grafos.

ABSTRACT

A graph is Zm-well-covered if |I| ≡ |J| (mod m), for all I, J maximal independent sets in V(G). A graph G is strongly Zm-well-covered if G is a Zm-well-covered graph and G\{e} is Zm-well-covered, ∀ eE(G). A graph G is Zm-well-covered if G is Zm-well-covered and G\{v} is Zm-well-covered, ∀ eV(G). We prove that K1 and K2 are the only 1-Zm-well-covered graphs with girth > 6. They are also the only ones with girth > and strongly Zm-well-covered. We show a necessary and sufficient condition for the lexicographic product of graphs to be a Zm-well-covered one and some properties for the cartesian product of cycles.

Keywords: Graph theory, independent sets in graphs, graph products.

1. Introdução

Os grafos aqui considerados são grafos simples. As definições e notações utilizadas seguem [7].

Denotamos o conjunto de vértices de um grafo G por V(G) e o conjunto de arestas por E(G). N(v) é o conjunto de vértices adjacentes a v em G. Um conjunto é independente se quaisquer dois vértices de I não são adjacentes. Denotamos por a cardinalidade do maior conjunto independente de vértices de G. A cintura de um grafo com um ciclo é o tamanho de seu menor ciclo. Um grafo sem ciclo tem cintura infinita. Um grafo é bem-coberto se todo conjunto independente maximal de vértices em G tiver mesma cardinalidade. Um grafo G é um grafo Zm-bem-coberto, (mod m), para todos I, J conjuntos independentes maximais em V, (G). Estes grafos foram introduzidos em [9]. Caracterizações de grafos Zm-bem-cobertos cúbicos foram dadas em [4], com cintura > em [10], cordais, simpliciais e arco-circulares em [6] e livres de K1,3 em [5]. O problema de determinação do número de independência de um grafo é um problema NP-Completo [14] para grafos em geral. Para grafos bem-cobertos este problema torna-se mais simples, pois é suficiente encontrar qualquer conjunto independente maximal, visto que todos tem a mesma cardinalidade. Caro [8] provou que o problema de reconhecimento de grafos bem-cobertos é Co-NP-completo mesmo para grafos Zm-bem-cobertos que são livres de K1,3m+1. Pinter [16] definiu um grafo fortemente bem-coberto G como um grafo que é bem-coberto e G\{e} é bem-coberto para qualquer . De forma similar, foi definido em [2, 3] que um grafo G é fortemente Zm-bem-coberto se G é um grafo Zm-bem-coberto e G é Zm-bem-coberto, ∀ eE(G). Um grafo G é 1-Zm-bem-coberto se G\{v} é Zm-bem-coberto e G\{v} é Zm-bem-coberto, ∀v eV(G). Uma folha é um vértice de grau 1, um talo é um vértice adjacente a uma folha e um arbusto é um subgrafo induzido por um talo e suas folhas. Vértices x e y de um grafo G são ditos ser conectados por uma 2-ponte se existem vértices u e yV (G) com grau de x e y igual a 2 e com N (u) = {x, v} e N (v) = {u, y}.

O Teorema 1.1, provado em [10], fornece uma caracterização de grafos Zm-bem-cobertos de cintura > 5.

Teorema 1.1. [10] Um grafo e Zm-bem-coberto conexo de cintura > 5 se e somente se G e K1, C7 ou um grafo conexo de cintura pelo menos seis, que consiste de uma união finita de arbustos Bi, cada um com talo xi, onde cada talo tem ri congruente a 1 (mod m) folhas e onde, para cada i e j, uma e somente uma das seguintes condições e satisfeita:

1. xi e xj são unidos por uma aresta e qualquer outro caminho, caso exista, unindo xi e xj deve incluir pelo menos um talo diferente de xi e xj;

2. xi e xj são conectados por km 2-pontes, k ∈ N, e qualquer outro caminho unindo xi e xj deve incluir outro talo além de xi e xj;

3. Todo caminho unindo xi e xj contém pelo menos um talo diferente de xi e xj.

Na figura 1 temos um exemplo de um grafo Z3-bem-coberto conexo de cintura 6, com conjuntos independentes maximais de cardinalidades 4, 7 e 10.


A classe de grafos Zm-bem-cobertos inclui todos os grafos bem-cobertos, já que em todo grafo bem-coberto os conjuntos independentes maximais têm a mesma cardinalidade e, portanto, são congruentes módulo qualquer natural m. Alguns resultados sobre grafos bem-cobertos podem ser estendidos para os grafos Zm-bem-cobertos. Como principais contribuições, mostramos que se G é 1-Zm-bem-coberto e não é K1 nem K2, então G tem cintura < 5 e apresentamos também uma condição necessária e suficiente para que produtos lexicográficos de grafos sejam Zm-bem-cobertos. Ainda, mostramos que o produto cartesiano de dois ciclos Cn e Cm é Zm-bem-coberto se e somente se ele é bem-coberto.

Outros resultados válidos para grafos bem-cobertos não podem ser estendidos aos grafos Zm-bem-cobertos. Na Proposição 3.2, mostramos que podemos construir infinitos grafos fortemente Zm-bem-cobertos que sejam planares. Há apenas 4 grafos planares fortemente bem-cobertos, o que foi provado por Pinter [16].

2. Produto Lexicográfico

Propriedades relacionadas a produtos lexicográficos de grafos foram provadas para problemas de coloração [1] e cobertura por ciclos [15]. Alguns resultados sobre produtos de grafos e algumas aplicações podem ser encontradas em [12].

Topp e Volkmann [17] mostram quando o produto lexicográfico de grafos é bem-coberto. Como uma generalização deste resultado, apresentamos uma condição necessária e suficiente para construção de grafos Zm-bem-cobertos a partir do produto lexicográfico de grafos.

Dados um grafo H e uma família de grafos não vazios indexados pelos vértices de H, o produto lexicográfico é o grafo tendo o conjunto de vértices sendo que dois vértices são adjacentes se ou . Se todos os grafos da família G são isomorfos entre si, escrevemos o produto lexicográfico entre H e a família G como .

Um exemplo de produto lexicográfico pode ser visto na figura 2, onde .


Para um subconjunto S de , denotamos para todo . No grafo da figura 2 (b), se, .

Os conjuntos independentes maximais nos produtos lexicográficos de grafos podem ser descritos como na Proposição 2.1.

Proposição 2.1. [17] Dados é um conjunto independente maximal em se e somente se, XH(S) é um conjunto independente maximal em H, e para todo o conjunto XGv (S) é um conjunto independente maximal em Gv.

De forma similar a apresentada por Topp e Volkmann [17], o Teorema 2.2 nos fornece uma condição necessária e suficiente para o produto de grafos ser -bem-coberto.

Teorema 2.2. Seja H um grafo é uma familia de grafos não vazios. O produto lexicográfico é um grafo Zm-bem-coberto, para um dado m > 2, se e somente se satisfazem as seguintes condições:

1. Gi e Zm-bem-coberto para i = 1, . . . , |V (H)|, para um m qualquer > 2.

2. conjuntos independentes maximais de H.

Demonstração. Suponha que e Zm-bem-coberto e que existe Gv0 que não é Zm-bem-coberto. Então Gv0 tem dois conjuntos independentes maximais de vertices Iv0 e Jv0 tais que (mod m). Estenda {v0} a um conjunto independente maximal L em V (H). Para qualquer , seja Iv um conjunto independente maximal em Gv. Então, pela Proposição 2.1, são conjuntos independentes maximais em tal que (mod m). Isto e uma contradição. Logo, Gi deve ser Zm-bem-coberto para todo i = 1, 2, . . . , |V (H)|.

Sejam I e J dois conjuntos independentes maximais de vertices em H. Provaremos que (mod m). Seja Rv um conjunto independente maximal em . Então, são conjuntos independentes maximais em . Então (mod m). Mas, (mod m),, segue que (mod m).

Seja I um conjunto independente maximal em . Pela Proposição 2.1, XH(I) é um conjunto independente maximal em H e XGv (I) é um conjunto independente maximal em Gv para todo . Ja que(mod m), temos |I| =. Então, pela condição (2), quaisquer dois conjuntos independentes maximais em são congruentes (mod m) e portanto é um grafo Zm-bem-coberto.

3. Grafos Zm-bem-cobertos Conforme a Cintura

Pinter [16] provou que há somente 4 grafos fortemente bem-cobertos que são planares. Diferentemente, podemos construir infinitos grafos fortemente Zm-bem-cobertos que sejam planares e de cintura 4, para l e m inteiros naturais, m ≥ 2, através do produto (K1,ml+1) ▫ 2K1. Na figura 3. podemos observar a forma geral destes grafos (a) e em (b) temos um grafo K1,3 ▫ 2K1 que é fortemente Z2-bem-coberto planar.


Proposição 3.2. Há um número infinito de grafos planares fortemente Zm-bem-cobertos com cintura 4.

Demonstração. Sejam l e m inteiros naturais, m ≥ 2. Pela forma de construção, os grafos (K1,ml+1) ▫ 2K1 são fortemente Zm-bem-cobertos, planares e com cintura 4.

Os grafos Zm-bem-cobertos de cintura ≥ 6 caracterizados no Teorema 1.1, com exceção de K1 e K2, não são 1-Zm-bem-cobertos e nem fortemente Zm-bem-cobertos, e, portanto, os outros grafos com estas propriedades devem ter cintura ≤ 5.

Teorema 3.3. K1 e K2 são os únicos grafos conexos fortemente Zm-bem-cobertos com cintura ≥ 6.

Demonstração. Se G e um grafo Zm-bem-coberto com cintura 6, G atende ao Teorema 1.1. C7 não é um grafo fortemente Zm-bem-coberto e K1 é. Suponha que G seja diferente de C7 e K1. Logo, G e uma união finita de arbustos. Se G consiste de apenas um talo com uma folha, GK2 que e um grafo fortemente Zm-bem-coberto. Considere que G e diferente de C7, K1 e K2. Ao removermos uma aresta que une uma folha x a um talo vi, teremos um componente H em G, H = G - {x} com o talo vi e ml folhas, l ≥ 0, e então H não é Zm-bem-coberto e portanto G tambem não é.

Teorema 3.4.K1 e K2 são os únicos grafos conexos 1-Zm-bem-cobertos com cintura 6.

Demonstração. Seja G um grafo Zm-bem-coberto com cintura 6. Pelo Teorema 1.1, G e K1, C7 ou uma união finita de arbustos sendo que cada talo tem 1 (mod m) folhas. Por inspeção, C7 não e 1-Zm-bem-coberto e K1 e 1-Zm-bem-coberto. Se G consiste de apenas um talo com uma folha, GK2 que e um grafo 1-Zm-bem-coberto. Suponha, então, que G e uma união finita de arbustos. Ao removermos uma folha x de um arbusto B qualquer com talo vi, este tera apenas ml folhas l ≥ 0 e não mais satisfaz ao Teorema 1.1. Portanto, G não é 1-Zm-bem-coberto.

4. Produto Cartesiano

O produto cartesiano G1 x G2 de dois grafos G1 e G2 é o grafo contendo conjunto de vértices V (G1 x G2) = V (G1) x (G2) , e dois vértices (v1, v2) e (u1, u2) de G1 x G2 são adjacentes se ou . Na figura 4. temos um grafo C3 x C4.


Uma questão sobre o produto cartesiano de dois grafos G e H é saber se é possível que G x H seja bem-coberto quando G e H não são bem-cobertos. Fradkin [11] respondeu parcialmente esta questão para uma grande classe de grafos que inclui todos os grafos não-bem-cobertos livres de triângulo. Topp e Volkman [17] apresentaram alguns resultados sobre o produto cartesiano de alguns grafos, incluindo os grafos bipartidos e ciclos.

Teorema 4.5.[17] O produto cartesiano G1× G2 de grafos G1e G2bipartidos diferentes de K1é bem-coberto se e somente se G1 = G2= K2.

Proposição 4.3.[17] O produto cartesiano Cn × Ck de ciclos Cn e Ck é bem-coberto se e somente se n = 3 ou k = 3.

O produto cartesiano de um ciclo Cn × K2 é um grafo cúbico que é Z2-bem-coberto e todos os seus conjuntos independentes maximais têm cardinalidade par. Os grafos cúbicos Zm-bem-cobertos foram caracterizados por Barbosa e Ellingham [6].

Na Observação 1, temos uma forma de obter um conjunto independente maximal em um grafo Cn × Ck.

Observação 1. [17] Sejam Cn e Ck dois ciclos com vértices x1, x2, . . . , xn e y1, y2, . . . , yk, respectivamente, e arestas x1x2, x2x3 . . . , xnx1 e y1y2, y2y3 . . . , yky1. Seja In,k o conjunto dos vértices (xi, yj) de Cn × Ck tal que i = 1, . . . , 2 ⌊n/2⌋, j = 1, . . . , 2 ⌊k/2⌋, e i + j é um inteiro par. Se n e k são ambos ímpares, acrescente a In,k o vértice (xn, yk). O conjunto In,k é independente maximal em Cn × Ck.

O produto cartesiano de dois ciclos Cn e Ck é bem-coberto se e somente se n = 3 ou k = 3. Estes grafos possuem tanto C3 quanto C4 induzidos e estão numa classe de grafos que ainda não foi caracterizada para grafos bem-cobertos e Zm-bem-cobertos. Este resultado pode ser estendido para os grafos Zm-bem-cobertos, como mostramos na Proposição 4.4.

Proposição 4.4. O produto cartesiano Cn × K2 de ciclos Cn e Ck e Zm-bem-coberto se e somente se ele é bem-coberto.

Demonstração. O produto Cn × K2, quando n = 3 ou k = 3 e bem-coberto pela Proposição 4.3 e portanto, Zm-bem-coberto.

É necessário considerar apenas n ou k impares, já que, pelo Teorema 4.5, quando os grafos são ambos bipartidos, seu produto cartesiano não é bem-coberto e portanto, não é Zm-bem-coberto. Restam, então, dois casos a considerar: se n e k são ímpares e se apenas um deles é ímpar.

Caso n e k sejam ímpares, podemos encontrar um conjunto independente maximal em que |J1|=|In,k|- 1 e portanto, |J1| e |In,k| não são congruentes módulo m, pois são consecutivos.

Para o segundo caso, exatamente um de n e k e ímpar. Neste caso, como Cn × Ck é isomorfo a Ck × Cn, vamos assumir que k é ímpar. Sejam J2 = , . Logo, J3 e J2 são independentes maximais em Cn × Ck com cardinalidades consecutivas e, portanto, G não é Zm-bem-coberto.

Embora os grafos Cn × CkZm-bem-cobertos sejam também bem-cobertos, mostramos na Proposição 4.5 que eles não são 1-Zm-bem-cobertos.

Proposição 4.5. Se G e o produto cartesiano Cn × Ck de ciclos Cn e Ck, então G não é 1-Zm-bem-coberto.

Demonstração. Pela Proposição 4.4, Cn × Ck é Zm-bem-coberto se e somente se n = 3 ou k = 3. Vamos mostrar que ao removermos um vértice deste grafo, o grafo resultante não é Zm-bem-coberto.

Considere o grafo G = C3 × Ck, já que ele é isomorfo a Ck × C3. Remova de G o vértice (x1, y1). Novamente, vamos considerar dois casos. Primeiro, considere que k é ímpar. Podemos verificar que C3 × C3 não é 1-Zm-bem-coberto. Para k ≥ 5, seja J1 = I3,k\{(x1, y1)} que é maximal em G\{(x1, y1)}. Agora, seja o conjunto J2 = I3,k\{(x1, y1), (x2, y2), (x1, y3)} ∪ {(x1, y2), (x2, y1), (x3, y3)}. J2 também é maximal em G\{(x1, y1)}. J1 e J2 tem cardinalidades consecutivas.

Considere, agora, que k é par. Sejam J1 = I3,k\{(x1, y1), } ∪ {(x3, y1)} e J2 = J1\{(x2, y4), (x3, y1)} ∪ {(x3, y4)}. Logo, J2 e J1 são independentes maximais em G\{(x1, y1)}, com cardinalidades consecutivas e, portanto, G não é Zm-bem-coberto.

5. Considerações Finais

Apresentamos uma forma de construção de grafos Zm-bem-cobertos a partir do produto lexicográfico de um grafo H e uma família de grafos Zm-bem-cobertos. Para os grafos bem-cobertos, o problema foi resolvido por Topp e Volkmann [17].

Há um número finito de grafos planares fortemente bem-cobertos, como provado por Pinter [16]. Porém, mostramos que existe um número infinito de grafos planares que são fortemente Zm-bem-cobertos que tem, ainda, cintura 4 (Proposição 3.2).

Mostramos que um grafo 1-Zm-bem-coberto, diferente de K1 e K2 tem cintura ≤ 5, porém ainda não é conhecida uma caracterização destes grafos. Especificamente para os grafos com cintura 5, o problema é saber se existe um grafo 1-Zm-bem-coberto que não seja 1-bem-coberto. Caso este grafo não exista, vale a conjectura 5.1. Outro problema é saber se há um grafo fortemente Zm-bem-coberto com cintura 5 que não seja fortemente bem-coberto (conjectura 5.1).

Conjectura 5.1. Se G é um grafo 1-Zm-bem-coberto com cintura 5, então G é 1-bem-coberto.

Conjectura 5.2. Se G é um grafo fortemente Zm-bem-coberto com cintura 5, então G é fortemente bem-coberto.

Se G é o produto cartesiano de dois ciclos Cn e Ck, mostramos que G é Zm-bem-coberto se e somente se G é bem-coberto. Estes grafos não são 1-Zm-bem-cobertos.

Recebido em 02 Maio 2011

Aceito em 24 Fevereiro 2012

  • [1] M. Asté, F. Havet, C.L. Sales, Grundy number and products of graphs, Discrete Mathematics, 310 (2010), 1482-1490.
  • [2] R.M. Barbosa, On 1-Zm-well-covered graphs and strongly Zm-well-covered graphs, Ars Combinatoria, 57 (2000), 225-232.
  • [3] R.M. Barbosa, "Sobre Conjuntos Independentes Maximais em Grafos", Tese de Doutorado, COPPE-UFRJ, 1999.
  • [4] R.M. Barbosa, M.N. Ellingham, A characterisation of cubic parity graphs, Australasian Journal of Combinatorics, 28 (2003), 273-293.
  • [5] R.M. Barbosa, B. Hartnell, Almost parity graphs and claw-free parity graphs, J. Combin. Math. Combin. Comput., 27 (1998), 117-122.
  • [6] R.M. Barbosa, B. Hartnell, Characterization of Zm-well-covered graphs for some classes of graphs, Discrete Mathematics, 233 (2001), 293-297.
  • [7] J.A. Bondy, U.S.R. Murty, "Graph Theory", Graduate Texts in Mathematics, Springer, 2008.
  • [8] Y. Caro, Subdivisions, parity and well-covered graphs, J. Graph Theory, 25 (1997), 85-94.
  • [9] Y. Caro, M. Ellingham, J. Ramey, Local structure when all maximal independent sets have equal weight, SIAM J. Discrete Mathematics, 11 (1998), 644-654.
  • [10] Y. Caro, B. Hartnell, A Characterization of Zm-well-covered graphs of girth 6 or more, J. Graph Theory, 33 (2000), 246-255.
  • [11] A.O. Fradkin, On the well-coveredness of Cartesian products of graphs, Discrete Mathematics, 309 (2009), 238-246.
  • [12] R. Hammack, W. Imrich, S. Klavzar "Handbook of Product Graphs", Second Edition, CRC Press, 2011.
  • [13] B. Hartnell, Well-covered graphs, J. Combin. Math. Combin. Comput., 29 (1999), 107-115.
  • [14] R.M. Karp, Reducibility among combinatorial problems, em "Complexity of Computer Computations" (Yorktown Heights), pp. 85-104, Nova York, 1972.
  • [15] R.J. Nowakowski, K. Seyffarth, Small cycle double covers of products I: Lexicographic product with paths and cycles, J. Graph Theory, 57 (2008), 99-123.
  • [16] M.R. Pinter, Strongly well-covered graphs, Discrete Mathematics, 132 (1994), 231-246.
  • [17] J. Topp, L. Volkmann, On the well coveredness of Products of Graphs, Ars Combinatoria, 33 (1992), 199-215.
  • Produtos de grafos Zm-bem-cobertos

    R.M. Barbosa; M.R.C. Santana
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Out 2012
    • Data do Fascículo
      Abr 2012

    Histórico

    • Recebido
      02 Maio 2011
    • Aceito
      24 Fev 2012
    Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 , 13561-120 São Carlos - SP, Tel. / Fax: (55 16) 3412-9752 - São Carlos - SP - Brazil
    E-mail: sbmac@sbmac.org.br