Acessibilidade / Reportar erro

O afro-brasileiro e sua representação no livro didático de língua materna

Afro-brazilian representation in portuguese textbooks

O objetivo deste texto é considerar as facetas da inclusão do afrodescendente no livro didático determinadas pela seleção de textos sociais que integram este material pedagógico. Consideramos duas ocorrências textuais representativas de duas coleções didáticas de língua portuguesa, chegando à conclusão de que os afro-brasileiros são retratados nesse material escolar, porém a consideração de um afrodescendente fictício, produto do discurso social, como é o caso de personagens da literatura infanto-juvenil ou do folclore brasileiro, é o que realmente predomina.

afro-brasileiros; livro-didático; diversidade étnico-cultural


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br