Acessibilidade / Reportar erro

Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo

Resumos

Este trabalho apresenta os resultados da análise de cinco materiais didáticos utilizados para o ensino de língua estrangeira através de cursos de conteúdo. Inicio situando o leitor quanto aos conceitos e às aplicações de cursos de conteúdo e descrevo algumas experiências comentadas na literatura da área. Mostro como este tipo de curso de língua estrangeira se enquadrou nos princípios de ensino com enfoque no significado e discuto a posição dos autores que levantaram questões quanto aos aspectos mais freqüentemente escolhidos para enfoque nos cursos de conteúdo. Na seção seguinte, apresento os cursos de língua estrangeira como parte do programa de extensão cultural oferecido por uma universidade pública no estado de São Paulo, para, em seguida, discutir os materiais utilizados em cada curso e os critérios que nortearam sua preparação. Os dados foram coletados a partir das informações fornecidas pelos professores dos cursos, os quais foram também os autores dos materiais utilizados. Os resultados deixaram evidências de que, no preparo do material didático, a ênfase está posta exclusivamente no conteúdo e pode estar faltando um tratamento de aspectos lingüísticos da língua-alvo.

cursos de conteúdo; material didático; enfoque na forma


This paper is an analysis of the teaching materials used for five content courses to teach a foreign language. First, I will briefly define what a content course is, what their applications can be and describe some experiences. I will then show how this kind of course meets the principles of teaching a foreign language focusing on the meaning and discuss the positions of the authors who have raised some questions concerning the aspects most frequently chosen to focus on content courses. In the next section I present the courses discussed here, which are part of the cultural extension program of a public university in the state of São Paulo, Brazil. I will then discuss the material used for each course and how they were elaborated. The results have indicated that in the elaboration of the teaching materials the focus is exclusively on the content and focus on the linguistic aspects might be lacking in those materials.

content courses; teaching material; focus on form


ARTIGOS

Uma análise dos critérios dos professores na preparação de material didático para cursos de língua estrangeira de conteúdo

Fábio Madeira

(Doutorando - UNICAMP)

RESUMO

Este trabalho apresenta os resultados da análise de cinco materiais didáticos utilizados para o ensino de língua estrangeira através de cursos de conteúdo. Inicio situando o leitor quanto aos conceitos e às aplicações de cursos de conteúdo e descrevo algumas experiências comentadas na literatura da área. Mostro como este tipo de curso de língua estrangeira se enquadrou nos princípios de ensino com enfoque no significado e discuto a posição dos autores que levantaram questões quanto aos aspectos mais freqüentemente escolhidos para enfoque nos cursos de conteúdo. Na seção seguinte, apresento os cursos de língua estrangeira como parte do programa de extensão cultural oferecido por uma universidade pública no estado de São Paulo, para, em seguida, discutir os materiais utilizados em cada curso e os critérios que nortearam sua preparação. Os dados foram coletados a partir das informações fornecidas pelos professores dos cursos, os quais foram também os autores dos materiais utilizados. Os resultados deixaram evidências de que, no preparo do material didático, a ênfase está posta exclusivamente no conteúdo e pode estar faltando um tratamento de aspectos lingüísticos da língua-alvo.

Palavras-chave: cursos de conteúdo, material didático, enfoque na forma.

ABSTRACT

This paper is an analysis of the teaching materials used for five content courses to teach a foreign language. First, I will briefly define what a content course is, what their applications can be and describe some experiences. I will then show how this kind of course meets the principles of teaching a foreign language focusing on the meaning and discuss the positions of the authors who have raised some questions concerning the aspects most frequently chosen to focus on content courses. In the next section I present the courses discussed here, which are part of the cultural extension program of a public university in the state of São Paulo, Brazil. I will then discuss the material used for each course and how they were elaborated. The results have indicated that in the elaboration of the teaching materials the focus is exclusively on the content and focus on the linguistic aspects might be lacking in those materials.

Key-words: content courses, teaching material, focus on form.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BRINTON, D., SNOW, M. A., WESCHE, M. (1989). Content-based second language instruction New York, Newbury House.
  • CLARKE, F. D. (1989). State of the Art article, "Communicative theory and its influence on materials production", Language Teaching. April p. 73-86.
  • DOUGHTY C. and VARELLA E. (1998). Communicative focus on form. In Doughty C. & Williams, J. Focus on form in second language classroom. p. 114-138. Nova Iorque: Cambridge University Press.
  • DOUGHTY C. e WILLIAMS, J. (1998). Focus on form in second language classroom Nova Iorque: Cambridge University Press.
  • ELLIS, R. (1985). Understanding second language acquisition Oxford: Oxford University Press.
  • FOTOS, S. (1998). Shifting the focus from forms to form in the efl classroom. ELT Journal,vol. 52/4
  • GRAHAM J. G. & BEARDSLEY, R. S. (1986). English for specific purpose: content, language, and communication on a pharmacy course model. TESOL Quarterly, 20, p.227-245.
  • HAUPTMAN, P. C., WESCHE, M. & READY, D. (1988). Second-language acquisition through subject-matter learning: A follow-up study at the University of Ottawa. Language Learning, 38. p. 433-461.
  • HUTCHINSON T. & WATERS A. (1987). English for specific purposes Cambridge: Cambridge University Press.
  • KERN, G. R. (1995). Students' and teachers' beliefs about language learning. Foreign Language Annals, vol. 28, nº1. p. 71-92.
  • KRASHEN, S. (1982). Principles and practice in second language acquisition Oxford, Pergamon.
  • LEAVER, B. L., & STRYKER, S. B. (1989). Content-based instruction for foreign language classroom. Foreign Language Annals, 22, p. 269-275.
  • LIGHTBOWN, P. M. (1998). The importance of timing in focus on form. In: Doughty, C. & Williams, J. (org.) Focus on form in classroom second language Nova Iorque: Cambridge University Press.
  • MADEIRA, F. (2003a). O ensino da forma c retomada a discussão entre os pesquisadores da área de aquisição de língua estrangeira". Trabalhos em Lingüística Aplicada nº 41, p. 105-118. Disponível em: http://madeira.sites.uol.com.br
  • MADEIRA, F. A (2003b). Comunicação em língua estrangeira mediada pelo computador: o impacto na precisão. Revista Humanidades, nº 2 Série Letras, nº 1. p. 49 67. Disponível em: http://madeira.sites.uol.com.br
  • MOHAN, B. A. (1979). Relating language teaching and content teaching. TESOL Quarterly, vol. 13, nº 2
  • PICA, T. (2002). Subject-matter content: how does it assist the interactional and linguistic need of classroom language learners? - The Modern language Journal, 86, I.
  • RAMOS, R. (1999). Palestra dada em aula do curso de Inglês para fins específicos - PUCSP.
  • SCARAMUCCI, R. M. (2001). Comunicação particular no IEL - Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP.
  • SCHMIDT, R. (1992). Psychological mechanisms underlying second language fluency. Studies in Second Language Acquisition,14
  • VANPATTEN, B. (1996). Input processing and grammar instruction in second language acquisition New Jersey: Ablex Publishing Corporation.
  • WARSCHAUER, M. (1998). Interaction, negotiation and computer-mediated learning. In: M. Clay (Ed.), Practical applications of educational technology in language learning Lyon, France: National Institute of Applied Science.
  • WENDEN, A. L. (2002). Learner development in language learning. Applied Linguistics, 23/1, p. 32-55.
  • WEST, R. (1994). Needs analysis in language teaching. Language Teaching , Janeiro, p. 1-19.
  • WILLIAMS, J. & EVANS, J. (1998). What kind of focus and on which forms? In: Focus on form in classroom second language acquisition Doughty, C. & Williams, J. (org.). Cambridge: Cambridge University Press.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Nov 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br