Acessibilidade / Reportar erro

Um olhar crítico sobre o ensino de vocabulário em contextos de inglês como língua estrangeira

Resumos

Este trabalho resume os resultados obtidos em minha dissertação de mestrado, que tem por objetivo analisar a relação entre o ensino de vocabulário, as estratégias de aprendizagem e a produção oral de alunos de inglês como língua estrangeira. A princípio, foi feito um estudo com o objetivo de obter uma visão geral sobre o ensino do vocabulário em contextos diferentes. Com base nesse estudo, escolheu-se um grupo para participar de um estudo de caso, cujo objetivo era analisar o ensino de vocabulário e as estratégias de aprendizagem à medida que apareciam nas aulas, assim como seu efeito na produção oral dos alunos. Os resultados mostram que a abordagem usada pelo professor para ensinar o vocabulário, que era basicamente explicar o significado das palavras para solucionar as dificuldades de compreensão, não ajuda os alunos a adquirirem tais palavras para uso produtivo. Com o objetivo de melhorar a variação e o perfil lexicais dos alunos, faz-se necessário utilizar uma abordagem que trabalhe o vocabulário com objetivos produtivos e que enfoque a prática da língua, tanto em relação à produção quanto à compreensão orais.

ensino de vocabulário; estratégias de aprendizagem; produção oral em ILE


This paper summarizes the results achieved in my MA dissertation. It aims at analyzing the relationship between vocabulary teaching and learning strategies and EFL students’ oral production. At first, a study aiming at giving an overview of how vocabulary was being dealt with in different contexts was carried out. Based on this study, a group was chosen to participate in a case study whose objective was to analyze the teaching of vocabulary and learning strategies as they occurred in classes, as well as their effect on the students’ oral production. Results show that the approach used by the teacher to deal with vocabulary, which was basically to explain the meaning of words to cope with difficulties in comprehension, does not help students to retain such words for productive use. In order to improve students’ lexical profile and lexical variation, it is necessary to use an approach that deals with vocabulary with productive goals and targets at language practice both in oral production and comprehension.

vocabulary teaching; learning strategies; EFL oral production


ARTIGOS

Um olhar crítico sobre o ensino de vocabulário em contextos de inglês como língua estrangeira

Daniel Fernando Rodrigues

UNESP

RESUMO

Este trabalho resume os resultados obtidos em minha dissertação de mestrado, que tem por objetivo analisar a relação entre o ensino de vocabulário, as estratégias de aprendizagem e a produção oral de alunos de inglês como língua estrangeira. A princípio, foi feito um estudo com o objetivo de obter uma visão geral sobre o ensino do vocabulário em contextos diferentes. Com base nesse estudo, escolheu-se um grupo para participar de um estudo de caso, cujo objetivo era analisar o ensino de vocabulário e as estratégias de aprendizagem à medida que apareciam nas aulas, assim como seu efeito na produção oral dos alunos. Os resultados mostram que a abordagem usada pelo professor para ensinar o vocabulário, que era basicamente explicar o significado das palavras para solucionar as dificuldades de compreensão, não ajuda os alunos a adquirirem tais palavras para uso produtivo. Com o objetivo de melhorar a variação e o perfil lexicais dos alunos, faz-se necessário utilizar uma abordagem que trabalhe o vocabulário com objetivos produtivos e que enfoque a prática da língua, tanto em relação à produção quanto à compreensão orais.

Palavras-chave: ensino de vocabulário; estratégias de aprendizagem; produção oral em ILE.

ABSTRACT

This paper summarizes the results achieved in my MA dissertation. It aims at analyzing the relationship between vocabulary teaching and learning strategies and EFL students’ oral production. At first, a study aiming at giving an overview of how vocabulary was being dealt with in different contexts was carried out. Based on this study, a group was chosen to participate in a case study whose objective was to analyze the teaching of vocabulary and learning strategies as they occurred in classes, as well as their effect on the students’ oral production. Results show that the approach used by the teacher to deal with vocabulary, which was basically to explain the meaning of words to cope with difficulties in comprehension, does not help students to retain such words for productive use. In order to improve students’ lexical profile and lexical variation, it is necessary to use an approach that deals with vocabulary with productive goals and targets at language practice both in oral production and comprehension.

Key-words: vocabulary teaching; learning strategies; EFL oral production.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALLEN, V. F. (1983). Techniques in Teaching Vocabulary. Hong Kong: OUP.

BOWEN, T.; MARKS, J. (1994). Inside Teaching. Londres: Heinemann.

BROWN, D. H. (1994). Teaching by Principles: an Interactional Approach to Language Pedagogy. Englewood Cliffs: Prentice Hall Regents.

BROWN, G.; YULE, G. (1989). Teaching the spoken language: an approach based on the analysis of conversational English. Cambridge: CUP.

CARTER, R., McCARTHY. (1988). Vocabulary and language teaching. Nova York: Longman.

CHANNEL, J. (1981). Applying semantic theory to vocabulary teaching. ELT Journal, v. 35, n. 2, p. 115-22.

GATTOLIN, S. R. B. (1998). O ensino de vocabulário em língua estrangeira: uma proposta para sua sistematização. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada), IEL, Universidade Estadual de Campinas: Campinas.

LAUFER, B. (1998). The Development of passive and active vocabulary in a second language: same or different? Applied Linguistics, Oxford, v. 19, n. 2, p. 255-271.

_______. (1994). The lexical profile of second language writing: does it change over time? RELC Journal. v. 25, n. 2, p. 21-33.

_______. (1997). What’s in a word that makes it hard or easy? Some intralexical factors that affect the learning of words. In: SCHMITT, N.; McCARTHY, M. Vocabulary: description, acquisition and pedagogy. Cambridge: CUP, cap. 2.3, p. 140-55.

LAUFER, B.; NATION, P. (1995). Vocabulary Size and Use: Lexical Richness in L2 Written Production. Applied Linguistics, Oxford, v. 16, n. 3, p. 307-322.

LEFFA, V. J. (Org.) (2000). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas: Educat.

MCCARTHY, M. (1990). Vocabulary. Oxford: OUP.

MEARA, P. (1984). The Study of Lexis in Interlanguage. In: DAVIS, A. et al. (Orgs.) Interlanguage. Edingurgh: Edinburgh University Press, cap. 20, p. 225-235.

NATION, P. (2001). Learning vocabulary in another language. Cambridge: CUP.

O’MAGGIO, A. C. (1986). Teaching Language in Context: Proficiency Oriented Instruction. Boston, MA: Heinle & Heinle Publishers.

SCARAMUCCI, M. V. R. (1995). O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada), IEL, Universidade Estadual de Campinas: Campinas.

SCHMITT, N. (1997). Vocabulary learning strategies. In: SCHMITT, N.; McCARTHY, M. Vocabulary: description, acquisition and pedagogy. Cambridge: CUP, p. 199-227.

ZILLES, M. (2001). O ensino e a aquisição de vocabulário em contexto de instrução de língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - UFRS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

1 A pesquisa contou com apoio financeiro da FAPESP (Processo 00/03808-9).

2 No original: "Learners themselves, for instance, are very quick to identify lexical problems as their greatest single source of difficulty in the L2, and this self-assessment is borne out by the fact that large collections of errors - such as the Utrecht corpus - consistently show lexical errors outnumbering grammatical erros by three or four to one."

3 No original: "What is perhaps missing in all this is more knowledge about what happens when vocabulary crops up".

4 No original: "not all words are easily explained by a visual stimulus, and visual stimuli can be misleading".

  • ALLEN, V. F. (1983). Techniques in Teaching Vocabulary Hong Kong: OUP.
  • BOWEN, T.; MARKS, J. (1994). Inside Teaching Londres: Heinemann.
  • BROWN, D. H. (1994). Teaching by Principles: an Interactional Approach to Language Pedagogy Englewood Cliffs: Prentice Hall Regents.
  • BROWN, G.; YULE, G. (1989). Teaching the spoken language: an approach based on the analysis of conversational English Cambridge: CUP.
  • CHANNEL, J. (1981). Applying semantic theory to vocabulary teaching. ELT Journal, v. 35, n. 2, p. 115-22.
  • GATTOLIN, S. R. B. (1998). O ensino de vocabulário em língua estrangeira: uma proposta para sua sistematização Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada), IEL, Universidade Estadual de Campinas: Campinas.
  • LAUFER, B. (1998). The Development of passive and active vocabulary in a second language: same or different? Applied Linguistics, Oxford, v. 19, n. 2, p. 255-271.
  • _______. (1994). The lexical profile of second language writing: does it change over time? RELC Journal v. 25, n. 2, p. 21-33.
  • _______. (1997). Whats in a word that makes it hard or easy? Some intralexical factors that affect the learning of words. In: SCHMITT, N.; McCARTHY, M. Vocabulary: description, acquisition and pedagogy. Cambridge: CUP, cap. 2.3, p. 140-55.
  • LAUFER, B.; NATION, P. (1995). Vocabulary Size and Use: Lexical Richness in L2 Written Production. Applied Linguistics, Oxford, v. 16, n. 3, p. 307-322.
  • LEFFA, V. J. (Org.) (2000). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas: Educat.
  • MCCARTHY, M. (1990). Vocabulary Oxford: OUP.
  • MEARA, P. (1984). The Study of Lexis in Interlanguage. In: DAVIS, A. et al. (Orgs.) Interlanguage Edingurgh: Edinburgh University Press, cap. 20, p. 225-235.
  • NATION, P. (2001). Learning vocabulary in another language. Cambridge: CUP.
  • OMAGGIO, A. C. (1986). Teaching Language in Context: Proficiency Oriented Instruction. Boston, MA: Heinle & Heinle Publishers.
  • SCARAMUCCI, M. V. R. (1995). O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada), IEL, Universidade Estadual de Campinas: Campinas.
  • SCHMITT, N. (1997). Vocabulary learning strategies. In: SCHMITT, N.; McCARTHY, M. Vocabulary: description, acquisition and pedagogy. Cambridge: CUP, p. 199-227.
  • ZILLES, M. (2001). O ensino e a aquisição de vocabulário em contexto de instrução de língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - UFRS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br