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O PERFIL DOS ESTUDANTES E A REALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GUINÉ-BISSAU

THE PROFILE OF THE STUDENTS AND THE REALITY OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING IN GUINEA-BISSAU

RESUMO

Objetivamos, neste trabalho, investigar o perfil linguístico de estudantes guineenses e algumas características do material didático empregado para o ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, com o intuito de estabelecer um comparativo entre as necessidades dos aprendentes e o que é ofertado para o aprendizado de português. Como subsídio teórico para discussão, consideramos, dentre outros, Almeida Filho (2005)ALMEIDA FILHO, J. C. P. (2005). O ensino de português como língua não-materna: concepções e contextos de ensino. Museu da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/ENSINO-COMO-LINGUA-NAO-MATERNA.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2016.
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, Spinassé (2006)SPINASSÉ, K. P. (2006). Os conceitos língua materna, segunda língua e língua estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no sul do Brasil. Revista Contingentia, v. 1, nov. 2006, p. 1-10. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/20578/000639062.pdf?sequence=1>. Acesso em: 17 mar. 2017.
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, Carvalho (2011)CARVALHO, G. L. (2011). Unidades fraseológicas no ensino de português língua estrangeira: os últimos serão os primeiros. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 126 p., Mendes (2011)MENDES, E. (2011). Diálogos internacionais: ensino e formação em português língua estrangeira, Campinas, SP: Pontes Editores., Alves (2012)ALVES, L. R. M. (2012). O desenvolvimento de destrezas de escrita em estudantes de Português Língua Estrangeira: Componentes lexicais, gramaticais, gráficas e pragmáticas. Relatório de estágio mestrado em português língua não materna: português língua estrangeira e português língua segunda. Universidade de Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga, 66 p. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/24034/1/Liliana%20Raquel%20Monteiro%20Alves.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2017.
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, Sellan (2012)SELLAN, A. R. B. (2012). Língua e cultura no ensino-aprendizagem do português Brasileiro: Visitas Guiadas. GIL, B. D.; AMADO, R. S. (Org.). Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. São Paulo: Paulistana, p.27-32. e Schoffen (2012)SCHOFFEN, J. R. (2012). Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porte Alegre: Bem Brasil.. O corpus empregado na investigação é constituído de questionário aplicado a 50 estudantes guineenses do ensino superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e de material didático de língua portuguesa empregado nas séries iniciais em Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes fatores influenciadores da aprendizagem, como inadequação do material, idade de aquisição da língua portuguesa e procedimentos de ensino.

Palavras-chave:
ensino de língua portuguesa; material didático; português guineense

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