Acessibilidade / Reportar erro

Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas

Resumos

Os estudos sobre novos letramentos e multiletramentos (Lankshear & Knobel, 2003; Cope & Kalantzis, 2000), os quais se voltam para a compreensão sobre a relação entre linguagem digital e educação (Luke & Freebody, 1997; Gee, 2003; Snyder, 2000) apontam mudanças no modo de construção do conhecimento e da apreensão da linguagem social. Este artigo apresenta a análise dos resultados de uma investigação exploratória realizada com alunos universitários usuários da Internet que visava observar a habilidade interpretativa dos pesquisados na interação com variadas modalidades de comunicação, sendo escolhidas para tal as construções interpretativas de salas de bate-papo e as de um filme. A análise da pesquisa respalda-se nos estudos sobre imagem e cinema (Manovich, 2001; Carriére, 1995), epistemologias digitais (Lankshear & Knobel, 2003), de conhecimento em rede (Castells, 1999) e outros, na busca de compreender a conectividade da linguagem como prática social numa sociedade que se caracteriza pela lógica pós-tipográfica (Castells, 1999; Gee, 2003) de leitura e interpretação.

multiletramentos; interpretação; epistemologias digitais


The studies about new literacies and multiliteracies (Lankshear & Knobel, 2003; Cope & Kalantzis, 2000) which aim at understanding the relationship between digital language / discourse and education (Luke & Freebody, 1997; Gee, 2003; Snyder, 2000) evidence changes in the ways that knowledge is constructed and that social language is apprehended. This article presents the analysis of the outcome of an exploratory investigation occurred in a university community whose participants were both students and Internet users. The investigation aimed at observing the interpretative ability of the investigated in their interaction with varied modalities of communication. Interpretive constructions of online relationships sites and of a movie served as investigative sources. The research analysis bases on theoretical references about image and cinema (Manovich, 2001; Carriére, 1995), digital epistemologies (Lankshear & Knobel, 2003), network knowledge and society (Castells, 1999), among others, in a search to understand the connectivity of language as a social practice in a society which is currently characterized by a post-typographical logic (Castells, 1999; Gee, 2003) of reading and interpretation.

multiliteracies; interpretation; digital epistemologies


ARTIGOS

Linguagem digital e interpretação: perspectivas epistemológicas

Walkyria Monte Mór

USP

RESUMO

Os estudos sobre novos letramentos e multiletramentos (Lankshear & Knobel, 2003; Cope & Kalantzis, 2000), os quais se voltam para a compreensão sobre a relação entre linguagem digital e educação (Luke & Freebody, 1997; Gee, 2003; Snyder, 2000) apontam mudanças no modo de construção do conhecimento e da apreensão da linguagem social. Este artigo apresenta a análise dos resultados de uma investigação exploratória realizada com alunos universitários usuários da Internet que visava observar a habilidade interpretativa dos pesquisados na interação com variadas modalidades de comunicação, sendo escolhidas para tal as construções interpretativas de salas de bate-papo e as de um filme. A análise da pesquisa respalda-se nos estudos sobre imagem e cinema (Manovich, 2001; Carriére, 1995), epistemologias digitais (Lankshear & Knobel, 2003), de conhecimento em rede (Castells, 1999) e outros, na busca de compreender a conectividade da linguagem como prática social numa sociedade que se caracteriza pela lógica pós-tipográfica (Castells, 1999; Gee, 2003) de leitura e interpretação.

Palavras-chave: multiletramentos; interpretação; epistemologias digitais.

ABSTRACT

The studies about new literacies and multiliteracies (Lankshear & Knobel, 2003; Cope & Kalantzis, 2000) which aim at understanding the relationship between digital language / discourse and education (Luke & Freebody, 1997; Gee, 2003; Snyder, 2000) evidence changes in the ways that knowledge is constructed and that social language is apprehended. This article presents the analysis of the outcome of an exploratory investigation occurred in a university community whose participants were both students and Internet users. The investigation aimed at observing the interpretative ability of the investigated in their interaction with varied modalities of communication. Interpretive constructions of online relationships sites and of a movie served as investigative sources. The research analysis bases on theoretical references about image and cinema (Manovich, 2001; Carriére, 1995), digital epistemologies (Lankshear & Knobel, 2003), network knowledge and society (Castells, 1999), among others, in a search to understand the connectivity of language as a social practice in a society which is currently characterized by a post-typographical logic (Castells, 1999; Gee, 2003) of reading and interpretation.

Key-words: multiliteracies; interpretation; digital epistemologies.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Monte Mór, W. (2006). Reading Dogville in Brazil: Image, Language and Critical Literacy in Menezes de Souza, L. M. T. (ed), Language, Culture, Multimodality and Dialogic Emergence, Language and Intercultural communication (Special Edition), Vol 6:2. London: Multilingual Matters.

2 Termo original: cultural imprinting. Morin (1998, p. 34).

  • ANDRE, M. E. D. A. (1995). Etnografia da Prática Escolar São Paulo: Papirus.
  • CASTELLS, M. (1999). A Sociedade em Rede São Paulo: Paz e Terra.
  • CARRIERE, J. C. (1995). A Linguagem Secreta do Cinema Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
  • CASTRO, R. A. L. (2006). Internet Chat-Rooms: Women's Construction of Virtual Narratives, São Paulo, University of São Paulo. Doctorate Thesis, unpublished.
  • COPE, B. & KALANTZIZ, M. (1996). (eds). Multiliteracies Melbourne: MacMillan.
  • GEE, J. P. (2004). Situated Language and Learning New York: Routledge.
  • LANKSHEAR, C. & SNYDER, I. (2000). Teachers and Technoliteracy, managing literacy, technology and learning in schools St Leonards: Allen & Unwin.
  • MANOVICH, L. (2001) The Language of New Media Cambridge, Massachusetts and London: The MIT Press
  • MORIN, E. (1998) O Método. 4. As idéias - habitat, vida, costumes, organização Porto Alegre: Editora Sulina.
  • _______. (2000). A Cabeça Bem-Feita Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
  • MUSPRATT, S., LUKE, A. & FREEBODY, P. (1997). Constructing Critical Literacies St Leonards: Allen & Unwin.
  • RICOEUR, P. (1978). O Conflito das Interpretações Rio de Janeiro: Imago.
  • SANTAELLA, L. & NÖTH, W. (1998). Imagem. Cognição, semiótica, mídia São Paulo: Ed. Iluminuras.
  • VIRILLO, P. (1994). A Máquina da Visão RJ: José Olympio.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br