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A trajetória didático-pedagógica do 'Inglês Instrumental' na UNICAMP: uma reflexão sobre as implicações dos seus aspectos teórico-metodológicos e ideológicos na formação dos professores de língua inglesa

Resumos

Este artigo tem como objetivo principal recuperar a história da implantação, na UNICAMP, nos anos oitenta, da disciplina denominada "Inglês Instrumental". Reflete-se sobre as causas, o processo e os resultados dessa implantação. Dada a inexistência, na época, de uma metodologia apropriada para o ensino de leitura em língua inglesa, salienta-se as dificuldades didático-pedagógicas enfrentadas pelos professores da disciplina. Atribui-se a fatores ideológicos na formação dos mesmos, a causa desses problemas.

inglês instrumental; ideologia; formação do professores de línguas


The main objective of this paper is to present the historical implementation, at UNICAMP, during the eughties, of "Inglês Instrumental", a discipline which teaches reading in English to students. The causes, the process and the results of that implementation are discussed. Since there wasn't at the time, an appropriate methodology for the teaching of the discipline theorethical and practical difficulties faced by the teachers are enhanced. Ideological factors on teachers' education are attributed to be the causes of those difficulties.

inglês instrumental; ideology; language teachers' education


ARTIGOS

A trajetória didático-pedagógica do 'Inglês Instrumental' na UNICAMP: uma reflexão sobre as implicações dos seus aspectos teórico-metodológicos e ideológicos na formação dos professores de língua inglesa* * Sob o título O ensino de leitura em lingual inglesa e a formação dos professores, um resumo das idéias contidas neste artigo foi apresentado no Taller Internacional de Lingüística Aplicada, realizado na cidade de Havana, Cuba, em dezembro de 1997.

Maria da Glória de Moraes** ** Professora assistente do Depto. de Lingüística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, aposentada desde março de 1998. 1 Refiro-me aqui ao fato que a utilização de textos relacionados às áreas de estudo dos alunos nas aulas de 'Instrumental' são, geralmente, os que são encontrados em revistas de divulgação ou vulgarização científica, e, consequentemente, se destinam a um público não especializado. 2 Esse grupo, constituído por oito professores do DLA-CEL, fez parte, em 1996, de um projeto piloto (FAEP-UNICAMP), intitulado ' Diretrizes de Apoio para a Leitura de Textos em Inglês para Alunos Não Fluentes', coordenado pela professora Dr Denise B. Braga, visando o desenvolvimento de material didático para a auto-aprendizagem via a rede de computadores. Esse trabalho, agora com um número menor de professores, ainda prossegue. 3 Para detalhes a respeito dessa proposta ,ver Braga e Busnardo, 1997 e Braga, 1997.

(UNICAMP)

RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal recuperar a história da implantação, na UNICAMP, nos anos oitenta, da disciplina denominada "Inglês Instrumental". Reflete-se sobre as causas, o processo e os resultados dessa implantação. Dada a inexistência, na época, de uma metodologia apropriada para o ensino de leitura em língua inglesa, salienta-se as dificuldades didático-pedagógicas enfrentadas pelos professores da disciplina. Atribui-se a fatores ideológicos na formação dos mesmos, a causa desses problemas.

Palavras-chave: inglês instrumental, ideologia, formação do professores de línguas.

ABSTRACT

The main objective of this paper is to present the historical implementation, at UNICAMP, during the eughties, of "Inglês Instrumental", a discipline which teaches reading in English to students. The causes, the process and the results of that implementation are discussed. Since there wasn't at the time, an appropriate methodology for the teaching of the discipline theorethical and practical difficulties faced by the teachers are enhanced. Ideological factors on teachers' education are attributed to be the causes of those difficulties.

Key-words: inglês instrumental, ideology, language teachers' education.

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    Sob o título
    O ensino de leitura em lingual inglesa e a formação dos professores, um resumo das idéias contidas neste artigo foi apresentado no
    Taller Internacional de Lingüística Aplicada, realizado na cidade de Havana, Cuba, em dezembro de 1997.
  • **
    Professora assistente do Depto. de Lingüística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, aposentada desde março de 1998.
    1 Refiro-me aqui ao fato que a utilização de textos relacionados às áreas de estudo dos alunos nas aulas de 'Instrumental' são, geralmente, os que são encontrados em revistas de divulgação ou vulgarização científica, e, consequentemente, se destinam a um público não especializado.
    2 Esse grupo, constituído por oito professores do DLA-CEL, fez parte, em 1996, de um projeto piloto (FAEP-UNICAMP), intitulado '
    Diretrizes de Apoio para a Leitura de Textos em Inglês para Alunos Não Fluentes', coordenado pela professora Dr Denise B. Braga, visando o desenvolvimento de material didático para a auto-aprendizagem via a rede de computadores. Esse trabalho, agora com um número menor de professores, ainda prossegue.
    3 Para detalhes a respeito dessa proposta ,ver Braga e Busnardo, 1997 e Braga, 1997.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Nov 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 2005
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