Acessibilidade / Reportar erro

Urnas e saias: uma mistura possível. A participação feminina no pleito eleitoral de 1933, na ótica do jornal Correio do Povo1 1 Este artigo é uma versão reduzida e modificada de capítulo da dissertação de mestrado intitulada "O voto da costela: o sufrágio feminino no Correio do Povo (1930-1934), desenvolvida sob a orientação da professora Sandra Brancato e defendida, em 2008, na PUCRS. Agradeço a Tatiana Vargas Maia pela revisão do texto em inglês. As imagens foram captadas diretamente das páginas do jornal Correio do Povo com uma câmara digital Kodak EasyShare, modelo C360, e retrabalhadas através do programa Macromedia Fireworks 8, numa tentativa de melhorar a nitidez, o que nem sempre se conseguiu.

Este artigo busca elucidar o que o jornal Correio do Povo de Porto Alegre julgou adequado publicar sobre a primeira participação feminina nas eleições de 1933. O sufrágio universal e a igualdade do voto só foram conquistados, de uma maneira geral, nas primeiras décadas do século XX. Uma conquista feminina inegável, fazendo com que o Brasil se transformasse num dos países pioneiros na concessão do voto para as mulheres. Um longo caminho foi percorrido desde as primeiras manifestações ocorridas no século XIX até a conquista definitiva desse direito na década de 1930, no Brasil. O objetivo aqui pretendido é dar ênfase a esta conquista feminina na ótica do jornal, através da análise tanto dos seus artigos quanto das imagens escolhidas para ilustrar o fato.

voto feminino; eleições; década de 1930; fotografias; Correio do Povo


Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org