Acessibilidade / Reportar erro

As novas realidades das “fictâncias”1 1 Fictância é um termo não dicionarizado escrito por Guimarães Rosa e aparece no conto “Darandina”, do livro ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias, 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978, p. 125. Segundo MARTINS, Nilce Sant’Anna. O léxico de Guimarães Rosa. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2001, p. 227, o seu significado é análogo a fingimento, simulação. de Guimarães Rosa2 2 Este artigo é resultado da pesquisa desenvolvida para a confecção da tese RODRIGUES, Camila. Escrevendo a lápis de cor: infância e história na escritura de Guimarães Rosa. Tese (Doutorado em História Social) — Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade de São Paulo, 2014, fomentada pela Fapesp. O tema das “fictâncias” rosianas foi primeiro apresentado oralmente em RODRIGUES, Camila. As inventadas realidades das ‘fictâncias’ de Guimarães Rosa. In: Conferência Internacional Ficção em Contextos Históricos e Culturais. São Paulo: USP, 2013 (informação verbal).

The new realities of Guimarães Rosa’s ‘fictâncias’

Las nuevas realidades de las “fictâncias” de Guimarães Rosa

RESUMO

Neste artigo propomos abordar o papel de João Guimarães Rosa na literatura de seu tempo, examinando a obra Primeiras estórias (1962) e problematizando sua relação com a História a partir de seu conto inicial e também do final, que são protagonizados por Menino, o qual teria viajado ao local onde se edificava a grande cidade, remetendo à construção de Brasília e ao processo histórico de urbanização do Brasil, que ali é visto a partir do olhar de uma criança. Nossa análise centra-se na questão da ficção como mediadora engendradora dos discursos da Literatura e da História, que é ideia defendida por teóricos como Luiz Costa Lima e Carlo Ginzburg. Nossos resultados sublinham que a perspectiva literária rosiana, ao abordar a História, não reproduz o discurso da historiografia, mas aposta em uma criativa reapresentação.

Palavras-chave:
história; ficção; literatura; Guimarães Rosa; infância

Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org