Acessibilidade / Reportar erro
Topoi (Rio de Janeiro), Volume: 18, Número: 34, Publicado: 2017
  • Três pretos tristes: André Rebouças, Cruz e Sousa e Lima Barreto Artigos

    Carvalho, Maria Alice Rezende de

    Resumo em Português:

    RESUMO A principal sugestão deste ensaio é a de que a questão da abertura, da incompletude do Brasil foi construída no âmbito dos debates sobre a crise estrutural do império brasileiro, como crítica assistemática, porém pertinaz, à ordem burguesa que se impunha. Naquele contexto, foram portadores dessa crítica André Rebouças, Cruz e Sousa e Lima Barreto, cuja inscrição marginal em seus respectivos contextos de atuação lhes conferiu ângulos privilegiados para a figuração de outros Brasis possíveis. Contudo, o desfecho trágico de suas vidas - o suicídio, a tuberculose famélica e o alcoolismo - ocultou a radicalidade presente em sua obra.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La principal sugerencia de este ensayo es que la cuestión de la abertura, de la incompletud de Brasil ha sido construida en el ámbito de los debates sobre la crisis estructural del Imperio brasileño, como crítica asistemática pero pertinaz al orden burgués que se imponía. En aquel contexto, los portadores de esta crítica fueron André Rebouças, Cruz e Sousa y Lima Barreto. La inscripción marginal de los tres en sus respectivos contextos de actuación les ha conferido ángulos privilegiados para la figuración de otros Brasiles posibles. Sin embargo, el desenlace trágico de sus vidas - el suicidio, la tuberculosis famélica y el alcoholismo- ha ocultado la radicalidad presente en sus obras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper’s key proposition is that the issue of openness, of incompleteness of Brazil was built within the debates about the Brazilian Empire’s structural crisis as an asystematic though persistent criticism to the imposed bourgeois order. In that context, André Rebouças, Cruz e Sousa, and Lima Barreto were the bearers of such criticism, but their marginal inscription in their respective contexts conferred them privileged angles to figure out other possible Brazils. However, the tragic outcome of their lives - suicide, starving tuberculosis, and alcoholism - hid their works’ radicality.
  • Piquetes como repertório: organização operária e redes sociais nas greves de 1957 e 1980* Artigos

    Fontes, Paulo; Macedo, Francisco

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa o papel dos piquetes em duas das mais importantes greves da história brasileira, a “greve dos 400 mil”, que envolveu diversas categorias industriais em São Paulo e cidades vizinhas em 1957, e a “greve dos 41 dias”, em 1980, organizada pelos metalúrgicos do ABC Paulista, na região metropolitana da cidade de São Paulo. Embora separadas no tempo em quase 25 anos, essas duas grandes paralisações se tornaram exemplos paradigmáticos das formas de ação sindical, tanto do sindicalismo sustentado pelo bloco formado pelas forças “nacional-reformistas” e comunistas, hegemônicas no período anterior ao golpe civil-militar de 1964, quanto do “novo sindicalismo” que emergiu a partir do final dos anos 1970. A análise mais detida das greves mostra elementos destacados de aproximação e semelhanças entre os dois movimentos. A análise mais apurada da ação dos piquetes indica um repertório organizativo mais permanente e resistente do que indicado pela bibliografia especializada e pelo discurso das lideranças políticas e sindicais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza el rol de los piquetes en dos de las más importantes huelgas de la história brasileña, la “huelga de los 400 mil”, de varios sectores industriales de São Paulo y ciudades vecinas en 1957, y la “huelga de los 41 días”, en 1980, organizada por los metalúrgicos del ABC Paulista, en región metropolitana de la ciudad de São Paulo. Aunque separadas en el tiempo por casi 25 años, las dos huelgas se convierteron en ejemplos paradigmáticos de las formas de acción sindical adoptadas, de un lado, por el sindicalismo del bloque formado por las fuerzas “nacional-reformistas” y comunistas, hegemónicas en el periodo anterior al golpe civil-militar de 1964, y, de otro lado, también por el “nuevo sindicalismo” que emergió en fines de los 1970. El análisis más detallado de las huelgas revela elementos resaltados de aproximación y semejanzas entre los dos movimientos. El análisis más preciso de la acción de los piquetes indica un repertorio organizativo más permanente y resistente que el indicado por la bibliografía especializada y por el discurso de los liderazgos políticos y sindicales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the role of pickets in two of the most emblematic strikes in Brazilian labor history: the “strike of the 400,000,” which involved several industry sectors in São Paulo and neighboring cities in 1957, and the 1980 “forty-one days strike,” involving the metalworkers of the ABC Paulista, in the metropolitan area of the city of São Paulo. Both strikes broke out at a time of profound reconfiguration of Brazilian society, marked by the processes of industrialization, migration, and urbanization. Although separated by a time gap of almost twenty-five years, both the “strike of the 400,000” and the “forty-one days strike” reveal important aspects of continuities in the performances and the organizational repertoires of the workers in São Paulo.
  • Sobre diversidade e unidade: dinâmicas locais e extralocais nas concepções do humanismo erasmiano, da Institutio principis christiani (1516) ao Ecclesiastae sive de ratione concionandi (1535) Artigos

    Rodrigues, Rui Luis

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende analisar como as complexas relações entre fatores de ordem local e extralocal aparecem no arcabouço do humanismo erasmiano. Propondo uma alternativa às leituras de Erasmo ora como cosmopolita, ora como um localista com atitudes ambíguas frente ao seu torrão natal, este texto intenta mostrar como o humanismo erasmiano foi o locus de uma concepção de sociedade que articulava esses elementos locais e extralocais num arranjo complexo, mas fundamentalmente retórico, a partir da ideia de respublica christiana, uma estrutura teológico-política de cujo caráter evanescente as últimas obras do humanista se mostram cada vez mais conscientes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo pretende analizar cómo las complejas relaciones entre factores de orden local y extra local aparecen en la estructura del humanismo erasmiano. Proponiendo una alternativa a las lecturas de Erasmo a veces como cosmopolita, a veces como un localista con actitudes ambiguas en relación a su tierra natal, este texto intenta mostrar cómo el humanismo erasmiano ha sido el locus de una concepción de sociedad que articulaba estos elementos locales y extra locales en un arreglo complejo pero fundamentalmente retórico, partiendo de la idea de respublica christiana y de una estructura teológico-política de cuyo carácter evanescente las últimas obras del humanista se revelan cada vez más conscientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze how the complex relationships between local and extra-local dynamics appear in Erasmian humanism. Proposing an alternative to both readings of Erasmus as cosmopolitan, and as a localist with ambiguous attitudes towards his homeland, this paper endeavors to show how the Erasmian humanism was the locus of a conception of society that involved these local and extra-local elements in a complex but fundamentally rhetorical arrangement, based on the idea of respublica christiana: a theological-political structure with an evanescent character, of which the humanist’s latter works are increasingly aware.
  • Esportes nos confins da civilização: Mato Grosso, 1920-1930 Artigos

    Dias, Cleber

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisando livros de viagem e de memorialistas, alguns documentos oficiais e jornais publicados no Mato Grosso, disponíveis nos acervos do Arquivo do Estado do Mato Grosso, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e do Arquivo do Exército, este artigo descreve e interpreta a história dos esportes no Mato Grosso na década de 1920, período que corresponde a um considerável processo de expansão social e geográfica dessas práticas na região. O desenvolvimento histórico do esporte no Mato Grosso, articulado a um nascente mercado de entretenimento de massas, esteve relacionado a transformações mais amplas e estruturais que afetaram a região no período, tais como mudanças nas relações de gênero, intensificação do associativismo civil e crescimento econômico e demográfico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Analizando libros de viaje y de memorialistas, algunos documentos oficiales y periódicos locales, disponibles en los acervos del Archivo del Estado de Mato Grosso, de la Biblioteca Nacional de Rio de Janeiro y del Archivo del Ejercito, este artículo describe e interpreta la historia de los deportes en Mato Grosso en la década de 1920, periodo que corresponde a un considerable proceso de expansión social y geográfica de estas prácticas en la región. El desarrollo histórico del deporte en Mato Grosso, articulado un naciente mercado de entretenimiento de masas, estuvo relacionado con transformaciones más amplias y estructurales que afectaron la región en el período, como mudanzas en las relaciones de género, intensificación del asociativismo civil y crecimiento económico y demográfico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Analyzing travel books and memoirs, a number of official documents and especially local newspapers, all available in the Mato Grosso State Archives, the National Library in Rio de Janeiro, and the Army Archive, this paper examines the history of sports in Mato Grosso in the 1920s, a period corresponding to a social and geographic expansion of these practices in the region. The historical development of the sport in Mato Grosso, articulated with a rising mass entertainment market, was linked to broader and structural changes affecting the region at the time, such as changes in gender relations, intensification of civil organizations, and economic and demographic growth.
  • A Ilustração (Paris, 1884-1892) e a Revista de Portugal (Porto, 1889-1892): diálogos entre projetos editoriais e possibilidades técnicas Artigos

    Luca, Tania Regina de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é investigar o contorno original do projeto que resultou na organização da Revista de Portugal, levado a cabo por Eça de Queirós. O periódico foi lançado em 1889 e desempenhou papel de relevo na discussão de questões estéticas e políticas do seu tempo. Entretanto, menos conhecida é a conjuntura que levou o escritor a decidir-se pela fundação do impresso, as idas e vindas da concepção editorial do mesmo, as intenções que acabaram por não se concretizar e o fato de a revista A Ilustração, de Mariano Pina, ter se constituído no ponto de partida do empreendimento. A análise deste caso concreto é relevante, pois remete para as múltiplas possibilidades oferecidas pelo mercado de edição de impressos periódicos, então já efetivamente internacionalizado, além de evidenciar o papel desempenhado pelas possibilidades técnicas na definição da natureza de um impresso pe­riódico bem como o duplo caráter do mesmo, a um só tempo mercadoria e instrumento de intervenção no espaço público.

    Resumo em Francês:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es investigar el contorno original del proyecto que ha resultado en la organización de la Revista de Portugal, creada por Eça de Queiroz. El periódico ha sido lanzado en 1889 y tuvo un rol considerable en la discusión de cuestiones estéticas y políticas de su tiempo. Sin embargo, es menos conocida la coyuntura que llevó el escritor a decidirse por la creación del periódico, las idas y vueltas de su concepción editorial, las intenciones que no se concretizaron y el hecho de que la revista A Ilustração, de Mariano Pina, ha sido el punto de partida del emprendimiento. El análisis de este caso concreto es relevante pues remete hacia múltiples posibilidades ofrecidas por el mercado de edición de impresos periódicos, entonces ya efectivamente internacionalizado, además de evidenciar el rol de las posibilidades técnicas en la definición de la naturaleza de un impreso periódico y su doble carácter, al mismo tiempo mercancía e instrumento de intervención en el espacio público.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to investigate the origins and characteristics of the first project concerning the Revista de Portugal, carried out by Eça de Queiroz. The periodical was launched in 1889 and played a major role in the aesthetic and political issues of its time. However, little is known about the circumstances influencing the decision to create the periodical, the comings and goings of its editorial conceptions, the intentions that were not accomplished, and the role of the magazine A Ilustração, and its director Mariano Pina, as the point of departure for the venture. The analysis of this real case is important because it shows the multiple possibilities offered by the publishing market, which was already effectively internationalized. It also highlights the impact of technical issues on the definition of a periodical’s nature as well as the double character of the product, at once merchandise and instrument for public intervention.
  • Concílio de Aquileia de 381: propagação da fé nicena e da unidade imperial pela pena de Ambrósio, bispo de Milão Artigos

    Pohlmann, Janira Feliciano

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, detemos nossas análises nos argumentos elaborados por Ambrósio, bispo de Milão, para fortalecer a fé nicena imperial imediatamente após o Concílio de Aquileia, do ano de 381. Sugerimos que tais argumentos também sustentavam a unidade em torno da figura imperial. Para responder aos nossos questionamentos, examinamos três cartas redigidas por Ambrósio: Epistolae extra collectionem 4 (10), 5 (11) e 6 (12). Observamos que, embora todas essas cartas tenham sido encaminhadas aos três imperadores romanos - Graciano, Valentiniano II e Teodósio - o bispo dirigia-se especialmente a Graciano. Afinal, este era o imperador a quem o milanês se vinculava diretamente. Ambrósio almejava, nos territórios romano-ocidentais, uma sociedade cristã-nicena conduzida especialmente por Graciano, augusto que tinha sua sede em Milão. Uma proximidade que alimentou uma interessante aliança entre o poder temporal, encarnado em Graciano, e o poder espiritual administrado por Ambrósio.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza los argumentos desarrollados por Ambrosio, obispo de Milán, para fortalecer la fe nicena imperial inmediatamente después del Concilio de Aquilea, en el año de 381. Se sugiere que tales argumentos también sostenían la unidad alrededor de la figura imperial. Para responder a las nuestras cuestiones, examinas tres cartas redactadas por Ambrosio: Epistolae extra collectionem 4 (10), 5 (11) e 6 (12). Observamos que, aunque todas estas cartas hayan sido direccionados a los tres imperadores romanos - Graciano, Valentiniano II y Teodosio -, el obispo hablaba especialmente a Graciano. Al cabo, este era el imperador a quién el milanés estaba directamente vinculado. En los territorios romanos occidentales, Ambrosio deseaba establecer una sociedad cristiana-nicena conducida especialmente por Graciano, cuya sede era Milán. Esta proximidad ha alimentado una interesante alianza entre el poder temporal, representado por Graciano, y el poder espiritual, ejercido por Ambrosio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the arguments developed by Ambrose, bishop of Milan, to fortify the Nicene faith immediately after the Council of Aquileia, in 381. It suggests such arguments also support the unit around the imperial figure. To answer our questions, we examined three letters written by Ambrose: Epistolae extra collectionem4 (10), 5 (11) and 6 (12). Although all these letters have been sent to three roman emperors - Gratian, Valentinian II, and Theodosius - we realized that the bishop wrote more specifically for Gratian, to whom the Milanese bishop was directly connected. In the roman-western territories, Ambrose yearned for a Christian-Nicene society driven specifically by Gratian, who headquartered in Milan. Such closeness fueled an interesting alliance between the temporal power, personified in Gratian, and the spiritual power exercised by Ambrose.
  • De verdugos a matones y patotas. Representaciones de la represión ilegal en HUM® y Pasquim durante la distensión de las dictaduras militares de Argentina y Brasil Artigos

    Burkart, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo propõe um exercício de comparação das representações humorísticas do terrorismo de Estado publicadas pelo tabloide brasileiro O Pasquim (1969-1991) e pela revista argentina HUM® (1978-1999) durante a distensão das ditaduras militares. Neste contexto, muitos humoristas paulatinamente abandonaram as metáforas e as operações de camuflagem, às quais haviam recorrido durante o período de maior repressão, e começaram a ser mais literais e diretos na hora de representar a violência política clandestina perpetrada pelo Estado, buscando colocar em palavras e imagens as dimensões do massacre e do terror. A análise dessas mutações, do escopo e dos limites no processo de “nomear o inominável” acreditamos que permitirá sondar os umbrais da tolerância e da sensibilidade social com respeito ao mais sinistro e traumático aspecto das ditaduras: a violência estatal ilegal e a violação dos direitos humanos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo propone un ejercicio de comparación de las representaciones humorísticas del terrorismo de Estado publicadas por la revista brasileña O Pasquim(1969-1991) y la argentina HUM® (1978-1999) durante la distensión de las dictaduras militares. En este contexto, muchos humoristas paulatinamente abandonaron las metáforas y las operaciones de camuflaje, a las cuales habían recurrido durante el período de mayor represión, y comenzaron a ser más literales y directos a la hora de representar la violencia política clandestina perpetrada por el Estado, tratando de poner en palabras e imágenes las dimensiones de la masacre y el terror. El análisis de estas mutaciones, los alcances y los límites en el proceso de “nombrar lo innombrable” creemos que permitirá sondear los umbrales de tolerancia y la sensibilidad social con respecto a lo más siniestro y traumático de las dictaduras: la violencia estatal ilegal y la violación a los derechos humanos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a comparison of the cartoon representations of State terrorism published by the Brazilian newspaper O Pasquim (1969-1991) and the Argentinian magazine HUM® (1978-1999) during the distension of the military dictatorships. In these contexts, the cartoonists gradually abandoned metaphors and camouflage strategies to become more literal and direct when representing the political and clandestine violence perpetrated by the State, with the intention to put into words and images the dimensions of massacres and terror. We believe that the analysis of these transformations, the scopes and limits in the process of naming the unnameable will allow probing the threshold of tolerance and social sensitivity related to the most sinister and traumatic aspects of the dictatorships: the State’s illegal violence, and the violation of Human Rights.
  • O eclipse do Principal: apontamentos sobre as mudanças de hierarquias entre os indígenas do Grão-Pará e os impactos no controle da sua mão de obra (décadas de 1820 e 1830) Artigos

    Machado, André Roberto de Arruda

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo parte do quase desaparecimento de citações à figura dos Principais dos “indígenas avilados” na documentação sobre o Grão-Pará, nas décadas de 1820 e 1830. O esvaziamento, a partir da Carta Régia de 1798, de funções centrais dos Principais na política de recrutamento de mão de obra e dos descimentos, somada à acelerada integração das antigas aldeias às vilas e povoados, parece ter resultado na primeira metade do XIX em uma organização social distinta daquela marcada pelo Diretório. Por um lado, esses aspectos devem ser considerados para refletir sobre as identidades indígenas que, apesar de um cenário adverso, mantêm-se bastante marcadas na sociedade desta província. Também como resultante das mudanças na organização do trabalho indígena, é patente o fortalecimento dos oficiais de Milícias de Ligeiros como atores políticos. Como se pretende demonstrar, esses indivíduos passam a ter uma ação destacada na província, sempre marcada pela oposição aos grupos identificados como liberais. Por fim, pretende-se ainda fazer alguns apontamentos sobre o papel das câmaras em tentativas de resguardar os indígenas de abusos na utilização da sua mão de obra. De forma preliminar, interroga-se se nestes espaços ainda se manteve preservada a voz das lideranças indígenas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo parte de la casi desaparición de citaciones a la figura de los Principales de los indígenas avilados (reunidos en pueblos coloniales) en la documentación sobre el Grão-Pará, en las decadas de 1820 y 1830. El vaciamiento, a partir de la Carta Regia de 1798, de las funciones centrales de los Principales en la política de reclutamiento de mano de obra y de los descimentos, sumado a la integración acelerada de antiguos pueblos indigenas a las ciudades y pueblos coloniales, parece haber resultado en la primera mitad del siglo XIX en una organización social distinta de aquella definida por el Directorio. De un lado, estos aspectos deben ser considerados para reflexionar sobre las identidades indígenas que, a pesar de un escenario adverso, se mantienen bastante marcadas en la sociedad de esta província. También como resultado de los cámbios en la organización de la labor indígena, está claro el fortalecimiento de los oficiales de las Milicias de Ligeiros como actores políticos. Se pretiende demonstrar que estos individuos pasan a tener una acción destacada en la província, siempre marcada por la oposición a los grupos identificados como liberales. Finalmente, se pretiende también hacer alguns apuntes sobre el papel de las cámaras en sus intentos de proteger los indígenas de los abusos laborales. De manera preliminar, se cuestiona si, en estos espacios, se preservó la voz de los liderazgos indígenas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper stems from the near disappearance of references to the Principais of the indígenas avilados (Natives living in colonial villages) in the documentation about the province of Grão-Pará, in the 1820s and 1830s. By reducing the role of the Principais in workforce recruitment and descimentos (the transfer of Native villages to colonial towns), the Royal Charter of 1798 added to the increased integration of old Native villages to colonial towns. In the first half of the nineteenth century, the result appears to have been a different social organization from the one established by the Diretório. On one hand, these aspects should be taken into account when examining the issue of Native identities, which, in spite of an adverse scenario, remained quite clear in the provincial society. On the other hand, changes in Native labor organization also strengthened officials of the Milícias de Ligeiros. As political actors, they started having a leading role in the province, always marked by the opposition to groups identified as liberal. Finally, this paper includes some notes on the attempts of city councils to protect Natives from abuses. In a preliminary way, we examine whether Native voices were still preserved in such spaces.
  • A formação da economia cafeeira do vale do Paraíba Resenha

    Santos, Marco Aurélio dos; Moreno, Breno Aparecido Servidone
  • Uma história de Benguela na economia do Atlântico Sul Resenha

    Alfagali, Crislayne Gloss Marão
  • Guerra, mobilização e escravidão no Brasil e nos Estados Unidos Resenha

    Beattie, Peter M.
  • Às margens da açucaristocracia: segredos internos da Recife da década de 1970 em um conto de Alexandre Furtado Resenha

    Vianna, Alexander Martins
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org