Acessibilidade / Reportar erro

Lacan x Buber/Paz: entre o contingente e o eterno

Lacan x Buber/Paz: between contingent and the eternal

Resumos

Um confronto entre as idéias de Lacan de um lado e as de Buber e O. Paz de outro revela uma incompatibilidade absoluta de posições. Para Lacan, a unidade primordial é irresgatável e, aliás, jamais existiu, não passando de uma alucinação. O nascimento impõe ao sujeito uma condição de fragmentaridade. Toda a empresa humana se reduz à busca da unidade perdida, ao desejo, que visa a objetos que, produzirem um simulacro de gozo, preenchem uma ausência primeira com sua presença de maneira falseada. Inversamente, para Buber/Paz, o todo primordial se instala desde o princípio e jamais deixa de existir. A ação humana pode despertar este todo a cada momento, em cada ato e fato corriqueiro.

Todo primordial; luto primordial; objeto perdido; hiância; homem do humanismo; ordem simbólica; Outro absoluto; Ser; religião; palavra-princípio; EU-TU; outridade; EU-ISSO; aliedade; dialógico


A comparison between Lacan's ideas on the one hand, and Buber's and Paz's on the other reveals an absolute incompatibility of positions. According to Lacan, an original unity cannot be recuperated and has never actually existed. Birth imposes a condition of incompleteness upon human beings, bringing about desire and a nostalgic search for a lost object. All human actions are reduced to a search for objects that produce a false satisfaction and joy and replace a basic emptiness with their presence. Conversely, for Buber/Paz, an original unity is established since the beginning and has never ceased to exist. Human actions can awake this unity at each and every moment and in each, and every fact and act of daily life.

Primal unity; primal mourning; lost object; void; subject of humanism; symbolic order; absolute Other; Being; religion; principle-word; I-THEE; otherness; I-THIS; alienation; dialogic


ARTIGOS ORIGINAIS

Lacan x Buber/Paz: entre o contingente e o eterno

Lacan x Buber/Paz: between contingent and the eternal

Sílvia Simone Anspach

Professora de Literatura Inglesa e Americana na PUC-SP. Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade de Reading - Beveshire - Inglaterra. Doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC - SP e Universidade do North Carolina at Chapel Hill

RESUMO

Um confronto entre as idéias de Lacan de um lado e as de Buber e O. Paz de outro revela uma incompatibilidade absoluta de posições. Para Lacan, a unidade primordial é irresgatável e, aliás, jamais existiu, não passando de uma alucinação. O nascimento impõe ao sujeito uma condição de fragmentaridade. Toda a empresa humana se reduz à busca da unidade perdida, ao desejo, que visa a objetos que, produzirem um simulacro de gozo, preenchem uma ausência primeira com sua presença de maneira falseada. Inversamente, para Buber/Paz, o todo primordial se instala desde o princípio e jamais deixa de existir. A ação humana pode despertar este todo a cada momento, em cada ato e fato corriqueiro.

Unitermos: Todo primordial; luto primordial; objeto perdido; hiância; homem do humanismo; ordem simbólica; Outro absoluto; Ser; religião; palavra-princípio; EU-TU; outridade; EU-ISSO; aliedade; dialógico.

ABSTRACT

A comparison between Lacan's ideas on the one hand, and Buber's and Paz's on the other reveals an absolute incompatibility of positions. According to Lacan, an original unity cannot be recuperated and has never actually existed. Birth imposes a condition of incompleteness upon human beings, bringing about desire and a nostalgic search for a lost object. All human actions are reduced to a search for objects that produce a false satisfaction and joy and replace a basic emptiness with their presence. Conversely, for Buber/Paz, an original unity is established since the beginning and has never ceased to exist. Human actions can awake this unity at each and every moment and in each, and every fact and act of daily life.

Key-words: Primal unity; primal mourning; lost object; void; subject of humanism; symbolic order; absolute Other; Being; religion; principle-word; l-THEE; otherness; l-THIS; alienation; dialogic.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. BAKHTIN, M. - Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro, Forense - Universitária, 1981.
  • 2. BORGES, J. L. - Jorge Luis Borges: prosa completa Barcelona, Bruguera, 1980.
  • 3. BUBER, M. - Do diálogo e do dialógico. São Paulo, Perspectiva, 1982. (Coleção Debates).
  • 4. BUBER, M. - Eu e Tu. São Paulo, Cortez e Moraes, 1979.
  • 5. CAMPOS, H. de - Qohélet, O-Que-Sabe. Folha de São Paulo, Folhetim, 08/06/1986.
  • 6. ELIOT, T. S. - Tradition and the individual talent. In: BRADLEY, et alii, org. - The American tradition in literature. New York, Grosset and Dunlap, 1967. v.2.
  • 7. LACAN, J. - Escritos. São Paulo, Perspectiva, 1978. (Coleção Debates).
  • 8. PAZ, O. - Signos em rotação. São Paulo, Perspectiva, 1976. (Coleção Debates).
  • 9. SAUSSURE, F. de - Curso de Lingüística Geral. São Paulo, Cultrix, 1977.
  • 10. SHAKESPEARE, W. - A Midsummer Night's Dream. In: The Complete Works of William Shakespeare. Londres, Spring Books, 1970.
  • 11. VALLEJO, A. & MAGALHÃES, L. C. - Lacan: Operadores de Leitura. São Paulo, Perspectiva, 1981. (Coleção Debates).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Nov 2011
  • Data do Fascículo
    Jan 1987
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br