Acessibilidade / Reportar erro
Tempo Social, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2003
  • Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato Dossiê Ensino Superior

    Moraes, Amaury Cesar

    Resumo em Português:

    Nesse texto pretendo apresentar um breve resumo das questões centrais referentes ao ensino de sociologia na escola média brasileira: a intermitência desse ensino, a fragmentação das pesquisas, as dificuldades na consolidação de conteúdos mínimos e de material didático. A partir de uma bibliografia recente e da própria experiência como professor de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais, relaciono, por um lado, essas dificuldades ao distanciamento e à hierarquização existentes entre os cientistas sociais como intelectuais acadêmicos e cientistas sociais como professores do ensino médio e, por outro, ao divórcio e ao desequilíbrio existentes entre a formação do bacharel e a do licenciado no modelo efetivado com a criação das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras desde a década de 1930.

    Resumo em Inglês:

    A short summary of the central questions regarding the teaching of Sociology in Brazilian secondary schools: the intermittent character of the teaching, the fragmentation of the researches, the difficulties in the consolidation of minimum contents and didactic materials. Based on a recent bibliography and on my own experience as Professor of Teaching Methodology of Social Sciences, I relate these difficulties, on the one hand, to the distance and hierarchization that exist between the social scientists as academic intellectuals and the social scientists as secondary teachers and, on the other, to the divorce and unbalance existing between the educational development of bachelors in social science and those taking Diploma in Education within the model in effect since the faculties of philosophy, sciences and letters were created in the 1930' s.
  • Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil Dossiê Ensino Superior

    Neves, Clarissa Eckert Baeta

    Resumo em Português:

    Este texto examina as tendências de diversificação do sistema de educação terciária no âmbito internacional. O termo educação terciária sinaliza uma mudança de orientação no atendimento da demanda. No lugar de uma hierarquia rígida de cursos, currículos e instituições, buscam-se processos de aprendizagem mais flexíveis e interconectados. Tendo por referência essa experiência internacional, analisam-se as mudanças ocorridas no sistema de educação superior no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996. É possível verificar um processo de diversificação do sistema de educação terciária no Brasil? Observa-se, por um lado, que a idéia da diversificação, nos seus vários planos, enfrenta diferentes tipos de resistências e parece chocar a cultura institucional estabelecida. Por outro lado, as alterações legais e as novas alternativas abertas, destituídas de programas de fomento pertinentemente implementados, arriscam frustrarem-se pela resistência do sistema ou pela sua deturpação.

    Resumo em Inglês:

    The diversification tendency of the tertiary educational system examined at an international level. The term tertiary education points to a change in the orientation on the meeting of demands. Instead of a rigid hierarchy of courses, curricula and institutions, there is a search for more flexible and interconnected learning processes. Taking international experience for reference, the main focus are changes that occurred in the university educational system after the Regulatory Law on National Education (LDBN) was passed in 1996. Is it possible to find a diversification process of the tertiary educational system in Brazil? On the one hand, the idea of diversification at its various levels encounters many different kinds of resistances and it seems to shock the established institutional culture. On the other, the legal alterations and the new open alternatives, stripped of the pertinently implemented funding programs, run the risk of becoming frustrated by the resistance of the system, or by its corruption.
  • Currículo, iniciação científica e evasão de estudantes de ciências sociais Dossiê Ensino Superior

    Villas Bôas, Glaucia K.

    Resumo em Português:

    O artigo mostra que as reformas curriculares ocorridas no curso de ciências sociais da UFRJ não influem sobre as taxas de evasão dos estudantes, enquanto a inserção de alunos em projetos de pesquisa por meio de programa de iniciação científica diminui em muito os índices de abandono da graduação. Ao relacionar currículos e evasão no período de 1939 a 1988, a pesquisa feita na UFRJ evidencia ainda que as mudanças de currículo ocorreram, significativamente, de acordo com mudanças de ordem política e social. Seguiram, porém, a "lógica da acumulação", modificando-se pouco a estrutura curricular, pois a ela foram sendo acrescentadas cada vez mais matérias e disciplinas. Contrastando com essa experiência histórica, o Programa de Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa Social (LPS), que funcionou nos de 1988 a 1997, não só manteve alto índice de alunos no curso até o término da graduação, como proporcionou uma formação acadêmica que permitiu à maioria de seus egressos a possibilidade de se dedicar a atividades profissionais voltadas para as ciências sociais.

    Resumo em Inglês:

    Changes in the social sciences core curriculum of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) do not influence student evasion rate, while their insertion into research projects through scientific training programs decreases, to a great extent, the levels of undergraduate student evasion. The study at the UFRJ compared curricula and evasion for the period of 1939 to 1988 and found that changes made to the curriculum occurred, markedly, according to political and social changes. They, however, followed the "logic of accumulation", that had small influence on the curriculum structure, since more subjects and disciplines were simply added to it. Comparing this historical experience to that of the scientific training program of the Social Research Laboratory, that worked from 1988 to 1997, we find very high averages of students finishing the graduation course, with solid academic training which allowed the majority of students to go on to work with the Social Sciences in their professional lives.
  • Bourdieu e a renovação da sociologia contemporânea da cultura Dossiê Ensino Superior

    Miceli, Sergio

    Resumo em Português:

    O artigo examina a sociologia da cultura de Pierre Bourdieu à luz de três conceitos chaves - as noções de prática, habitus e campo -, buscando, de um lado, apreender os significados cambiantes desses termos em diferentes momentos da trajetória intelectual do autor e, de outro, ressaltando as conexões entre os objetos empíricos abordados e os respectivos modelos de interpretação sociológica da vida intelectual e cultural ancorados nesse paradigma.

    Resumo em Inglês:

    The article examines Pierre Bourdieu's sociology of culture and three key concepts - the notions of practice, habitus and field -, with the aim of, on the one hand, studying the changing meanings of these terms at different periods of the author's intellectual development and, on the other, highlighting the links between the empirical objects analyzed and the respective models of sociological interpretation of intellectual and cultural life anchored on this paradigm.
  • A antropologia urbana e os desafios da metrópole Aula Inaugural

    Magnani, José Guilherme Cantor

    Resumo em Português:

    O texto analisa a situação da disciplina antropologia urbana no campo das ciências sociais e sua contribuição para o estudo e a compreensão do fenômeno urbano, principalmente no caso das grandes metrópoles contemporâneas. O eixo da argumentação é o de que, para realizar essa tarefa, a antropologia urbana tem à sua disposição o método etnográfico, porém o desafio é aplicar essa abordagem sem cair na "tentação da aldeia", isto é, a de buscar na heterogênea realidade das grandes cidades as condições da aldeia - pequenos grupos, contextos limitados - supostamente identificadas com o enfoque etnográfico. Vários exemplos de pesquisas recentes sobre a cidade de São Paulo, realizados no Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) e no Departamento de Antropologia da USP são apresentados para mostrar as potencialidades da aplicação de conceitos, técnicas e métodos desenvolvidos na antropologia e, em particular, na antropologia urbana, para o estudo de formas de sociabilidade e práticas culturais na escala da metrópole.

    Resumo em Inglês:

    State of the art of urban anthropology as a subject in the field of social sciences and its contribution to the study and understanding of the urban phenomenon, mainly in the case of great contemporary metropolises. Urban anthropology has at its disposal the ethnographic method but the challenge is to apply this approach without falling into the ' village temptation', i.e., that of looking at the heterogeneous reality of the big cities for the village conditions - small groups, limited contexts - which are supposedly identified by the ethnographic approach. Various examples of recent researches on the city of São Paulo, undertaken in the Urban Anthropology Nucleus (NAU) and in the Department of Anthropology of USP, are presented to show the potentiality of the application of concepts, techniques and methods developed in anthropology, and in particular, in urban anthropology, for the study of forms of sociability and cultural practices on a metropolitan scale.
  • Além do eu: literatura, história e memória em Teresina etc., de Antonio Candido Aula Inaugural

    Chiappini, Ligia

    Resumo em Português:

    Análise de Teresina etc., como exemplar de retratos escritos por Antonio Candido, que transcendem o particular e acabam fazendo o retrato de uma época, afirmando ideais éticos, políticos e estéticos e configurando, discretamente, não sem certo distanciamento irônico, um interessante auto-retrato. Memória e história, realidade e ficção, razão e sensibilidade, crítica e compreensão são elementos que se tecem com arte, num texto muito atual, pelo tema e pela metodologia.

    Resumo em Inglês:

    Teresina etc. as an example of the written portraits by Antonio Candido, that transcend the private and end up depicting an epoch, stating ethical, political and aesthetic ideals and configuring, discretely but not without a certain ironic distance, an interesting self-portrait. Memory and history, reality and fiction, sense and sensibility, critique and understanding woven with art.
  • A arquitetura, o corpo e o espelho sobre a beleza e o tempo na arte do Renascimento e em nossos dias Aula Inaugural

    D'Agostino, Mário Henrique Simão

    Resumo em Português:

    A revivescência do ideal antigo de "fama eterna" e "perpetuidade" da arte propicia na Renascença novos enquadramentos conceituais do princípio clássico da mímesis. Asseverando a proeminência da arquitetura sobre as demais artes, diversos escritos renascentistas vinculam a consecução de obras belas à longevidade das edificações (Chrysolaras, Alberti, Filarete, Cesariano, entre outros). A curadoria e o valor exemplar dos monumentos, coordenados ao preceito de imitação dos antichi, suscitam diferentes posicionamentos doutrinários sobre o sentido do tempo na arte, a balizar os classicismos até o século XVIII. Um olhar retrospecto sobre os desafios então lançados permite, em contrapartida, maior distanciamento e juízo crítico acerca do difuso "culto" do tempo e da beleza em voga na atualidade.

    Resumo em Inglês:

    The revival of the old ideal of "eternal fame" and "perpetuity" in art allows for a new conceptual framing of the classical principle of mimesis, in the Renaissance. Asserting the preeminence of Architecture over all the other arts, various renaissance papers link the making of beautiful works to the longevity of the buildings (Chrysolaras, Alberti, Filarete, Cesariano, among others). The curatorship and the exemplary value of the monuments, coordinated to the norm of imitating the antichi, bring about different doctrinarian positions on the meaning of time in art to regulate classicisms up to the 18th century. On the other hand, by looking back on the challenges issued then allows one to make a more removed and critical appraisal on the diffuse "cult" of time and beauty, currently in fashion.
  • A refundação do trabalho no fluxo tensionado Aula Inaugural

    Durand, Jean Pierre

    Resumo em Português:

    O artigo propõe o conceito de "fluxo tensionado" como elemento presente em diversas situações de trabalhado na atualidade, configurando uma nova combinatória produtiva. Essas situações não se reduzem ao método do just-in-time de organização, podendo ser capturadas tanto no segmento industrial como nos serviços e nas relações comerciais entre firmas. O texto está dividido em cinco partes: na primeira faz-se uma breve introdução sobre o contexto econômico e social em que se insere a utilização do fluxo tensionado; na segunda, ele é definido à luz das inovações recentes na produção e no trabalho (modelo japonês e lean-production); na terceira parte, mostra-se como a discussão contemporânea sobre competências é coerente com o novo formato; na quarta, interroga-se sobre o papel do sindicalismo diante do novo desafio; e, finalmente, na quinta parte, adverte-se para as limitações de sua aplicação em um cenário pró-trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The "flux tendu" concept as an element present in various current work situations, which shape a new productive combination. These situations cannot be reduced to the just-in-time method of organization, and can be employed not only in industries but also in services and in the commercial relations between firms. The text is divided into five parts: the first is a short introduction on the economic and social context in which the use of the flux-tendu is inserted; in the second, it is defined in view of the recent innovations in production and in work (the Japanese model and lean-production); in the third part, the contemporary discussion on competences is shown to be coherent with the new format; in the fourth, the role of the unions facing this new challenge is discussed; and, finally, in the fifth, there is a warning on the limit to its applications in a pro-labor scenario.
  • Sobre a sustentabilidade das associações voluntárias em uma comunidade de baixa renda Aula Inaugural

    Fontes, Augusto Souto-Maior

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre o desenho das redes egocentradas de uma comunidade de baixa renda e os prováveis efeitos sobre o desempenho das associações voluntárias (associações de moradores e organizações não-governamentais) do bairro. Perguntamo-nos sobre que fatores poderiam explicar o fato de alguns moradores passarem do papel de simples consumidores de serviços oferecidos pelas organizações do bairro para o de participantes na gestão dessas entidades. Maior ou menor engajamento na participação em associações voluntárias freqüentemente tem sido explicados ou por características psicossociais dos participantes (que resultaria em níveis diversos de motivação), ou em características oriundas de atributos individuais (sexo, idade, estado civil, renda etc.). Penso que características do desenho das redes egocentradas (centralidade, multiplexidade, predominância de relações fracas ou fortes, territorialidade dos laços sociais etc.) são também elementos importantes a serem considerados. Admitimos, portanto, que a sustentabilidade de uma organização comunitária - isto é, o fato de essas organizações terem um forte apoio da comunidade - seria em parte função da estruturação das redes de seus participantes. Essas hipóteses são testadas empiricamente a partir de informações extraídas das redes egocentradas de habitantes da Comunidade de Chão de Estrelas, em Recife. Foram aplicados 250 questionários, a partir de amostra aleatória simples de um universo de 1.131 domicílios.

    Resumo em Inglês:

    To analyze the relationship between the format of the networks of a low-income community and the probable effects on the performance of district voluntary associations (community groups and NGO' s). How can we explain why some inhabitants start as simple consumers of the services offered by the district associations to later become participants in the management of those organizations. The explanation for the amount of involvement in these voluntary groups has frequently been attributed to, either psychosocial features of the people taking part (which would lead to different levels of motivation) or to characteristics to do with individual attributes (sex, age, marital status, income, etc.). I argue that features concerning the networks' design (centrality, multiplexity, predominance of strong or weak relations, territoriality of social ties, etc.) are also important elements to be taken into consideration. Thus, the sustainability of a community organization - i.e. the fact that these organizations have a strong support from the community - would in part be due to the structuring of the participant network. These hypotheses are tested empirically based on the information extracted from the networks of inhabitants of the Comunidade Chão de Estrelas, in Recife. Two hundred and fifty questionnaires were applied, on a random sample from a total of 1131 households.
  • O Clube da Quarta-feira Aula Inaugural

    Martins, José de Souza

    Resumo em Português:

    Crônica sobre a vida num dos mais antigos Colleges da Universidade de Cambridge (Inglaterra), o Trinity Hall, e o encontro com um dos mais antigos fellows do College, o educador Lionel Elvin, que foi professor de Raymond Williams e de Robin Maugham e conviveu com Karl Mannheim, Harold Laski, R. H. Tawney e John Maynard Keynes.

    Resumo em Inglês:

    A chronicle of the life of Trinity Hall, one of the oldest Colleges of the University of Cambridge (England), and of the meeting with one of its oldest fellows, the Educator Lionel Elvin, who taught Raymond Williams and Robin Maughan and who socialized with Karl Mannheim, Harold Laski, R.H. Tawney and John Maynard Keynes.
  • Entrevista com Lionel Elvin Aula Inaugural

    Pallares-Burke, Maria Lúcia G.; Burke, Peter
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br