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Turismo: Visão e Ação, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2019
  • O SENTIDO DE PERTENCER DE ESTUDANTES DE TURISMO NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Artigos

    Añaña, Edar da Silva; Mello, Simone Portella Teixeira de; Borges, Gustavo da Rosa; Severo, Patrícia Schneider

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho analisa o perfil de estudantes de graduação em turismo de duas universidades públicas do sul do Brasil, com o objetivo de compreender as motivações que os levaram a escolher uma carreira no turismo e como eles se integram ao tecido social e se apropriam da universidade. Trata-se de um estudo descritivo e predominantemente quantitativo, com foco em estudantes de graduação inscritos em diferentes tipos de carreiras: diploma de bacharelado e tecnólogo em turismo. Os dados primários sobre os alunos foram coletados por meio de um questionário estruturado, com perguntas relacionadas ao perfil pessoal dos alunos, sua rota de entrada nas universidades, suas motivações para estudar turismo nessas universidades e seu senso de pertencer à universidade e à cidade em geral. Os dados foram analisados por meio da análise fatorial exploratória/confirmatória (E-CFA) para testar os fatores trazidos da literatura, uma análise do modelo de equações estruturais para avaliar as relações entre os fatores e as comparações médias para identificar diferenças significativas entre universidades e grupos. Os resultados confirmaram que as motivações para escolher a graduação em turismo são influenciadas pelas opiniões de outras pessoas e pela conveniência na universidade; eles também confirmaram que as motivações para a escolha do turismo como carreira influenciam a integração social e o sentimento de pertencimento acadêmico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo analiza el perfil de estudiantes de graduación en turismo en turismo de las universidades publicas del sur de Brasil, con el objetivo de comprender las motivaciones que los llevaron a elegir una carrera de turismo y, como ellos se integran al tejido social y se apropian de la universidad. Se trata de un estudio descriptivo y predominantemente cuantitativo, con foco en estudiantes de graduación inscriptos en diferentes tipos de carreras: diploma de licenciatura y tecnólogo en turismo. Los datos primarios sobre los alumnos fueron colectados por medio de un cuestionario estructurado, con preguntas relacionadas al perfil personal de los alumnos, su ruta de entrada en las universidades, sus motivaciones para estudiar turismo en esas universidades y su censo de pertenecer a la universidad y a la ciudad en general. Los datos fueron analizados por medio del análisis factorial exploratorio / confirmatorio (E-CFA) para atestiguar los factores traídos de la literatura, un análisis del modelo de ecuaciones estructurales para evaluar las relaciones entre los factores y los promedios comparativos para identificar diferencias significativas entre universidades y grupos. Los resultados confirmaron que las motivaciones para elegir la graduación en turismo son influidas por las opiniones de otras personas y por la conveniencia en la universidad; ellos también confirmaron que las motivaciones para la elección en turismo como carrera influyen a la integración social y el sentimiento de perteneciente académico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work analyzes the profiles of undergraduate students of tourism at two public universities in the south of Brazil, aiming to understand the motivations that led them to choose a career in tourism, and how they integrate themselves into the social fabric and appropriate the university as their own. It is a descriptive and predominantly quantitative study, focusing on undergraduate students enrolled in different types of career paths: a bachelor’s degree and a technologist degree (similar to an associate degree) in tourism. Primary data on the students were collected through a structured questionnaire, with questions related to the students’ personal profiles, their route of entry to the universities, their motivations for studying tourism at those universities, and their sense of belonging to the university and to the city in general. The data were analyzed using Exploratory/Confirmatory Factor Analysis (E-CFA) to test factors brought from the literature, a Structural Equation Model Analysis to assess the relationships between the factors, and mean comparisons to identify significant differences between universities and groups. The results confirmed that the motivations for choosing to major in tourism are influenced by the opinions of others and by the convenience at the university; they also confirmed that the motivations for choosing tourism as a career influence social integration and the sense of academic belongingness.
  • Precificação dinâmica e percepção de justiça em preços: um estudo sobre o uso do aplicativo Uber em viagens Artigos

    Santos, Flavio Andrew do Nascimento; Mayer, Verônica Feder; Marques, Osiris Ricardo Bezerra

    Resumo em Português:

    Resumo: A precificação dinâmica é considerada um método eficiente na gestão de preços e tem sido adotada por hotéis e companhias aéreas há décadas. Mais recentemente, o aplicativo de mobilidade urbana Uber, presente em mais de 600 países, introduziu a precificação dinâmica em tempo real, que busca ajustar a oferta à demanda pelo serviço. Embora a literatura destaque os benefícios dos preços dinâmicos, economistas comportamentais argumentam que essas variações de preços podem ser consideradas injustas. Assim, os objetivos desse estudo são: examinar como consumidores e turistas julgam a justiça dos preços praticados pela Uber; investigar as percepções relacionadas à precificação dinâmica e à supressão da informação sobre o multiplicador da tarifa na solicitação do serviço; e examinar quais são os comportamentos derivados de julgamentos de injustiça dos preços. Trata-se de uma abordagem qualitativa e exploratória, cujo método é o grupo focal. Os principais resultados indicam que o julgamento dos preços varia com o contexto e com a avalições dos benefícios do serviço; que a precificação dinâmica é considerada aceitável, mas que, em certas condições, pode desencadear sentimentos de injustiça e emoções negativas em uma parcela considerável de consumidores; e que turistas adotam estratégias comportamentais para minimizar a incerteza dos preços dinâmicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La precificación dinámica se considera un método eficiente en la gestión de precios y ha sido adoptada por hoteles y compañías aéreas por décadas. Más recientemente, la aplicación de movilidad urbana Uber, presente en más de 600 países, introdujo la precificación dinámica en tiempo real que busca ajustar la oferta a la demanda por el servicio. Aunque la literatura destaca los beneficios de los precios dinámicos, los economistas de comportamiento argumentan que estas variaciones de precios pueden considerarse injustas. Así, los objetivos de este estudio son: examinar cómo consumidores y turistas juzgan la justicia de los precios practicados por Uber; investigar las percepciones relacionadas con la precificación dinámica y la supresión de la información sobre el multiplicador de la tarifa en la solicitud del servicio; y examinar cuáles son los comportamientos derivados de juicios de injusticia de los precios. Se trata de un enfoque cualitativo y exploratorio cuyo método es el grupo focal. Los principales resultados indican que el juicio de los precios varía con el contexto y con las valoraciones de los beneficios del servicio; que la valoración dinámica se considera aceptable, pero que, en ciertas condiciones, puede desencadenar sentimientos de injusticia y emociones negativas en una parte considerable de consumidores; y que los turistas adoptan estrategias de comportamiento para minimizar la incertidumbre de los precios dinámicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Dynamic pricing is considered an efficient method of price management and has been used by hotels and airlines for decades. More recently, the urban mobility application (app) of Uber, present in more than 600 cities, has introduced real-time dynamic pricing to match supply and demand for the service. Although the literature highlights the benefits of dynamic pricing, behavioral economists argue that these price variations can be considered unfair. Thus, the objectives of this study are: to examine how consumers and tourists judge Uber’s price fairness; to investigate the perceptions of surge pricing and suppression of information about the price multiplier when requesting the service; and to examine the behavioral outcomes from perceived price unfairness. This study adopts a qualitative and exploratory approach using focus group method. The main results suggest that the perception of price depends on the context and evaluation of service benefits; although dynamic pricing can be considered acceptable, under certain conditions it can trigger feelings of unfairness and negative emotions on the part of consumers; and that tourists can adopt behavioral strategies to minimize the uncertainty of dynamic prices.
  • A RELEVÂNCIA DO USO DE SMARTPHONES DURANTE A EXPERIÊNCIA TURÍSTICA Artigos

    ROSSI, JULIANA; RAMOS, CÉLIA M.Q.

    Resumo em Português:

    RESUMO: Atualmente, para os turistas, os smartphones são imprescindíveis para a realização de uma viagem, quer para procurar informação, quer para comunicar com os amigos e os familiares, neste sentido, o presente artigo pretende investigar a importância dos smartphones para a experiência associada à viagem turística. Foi elaborado e aplicado um questionário on-line, com o objetivo de averiguar a opinião dos utilizadores de smartphones sobre a importância deste tipo de tecnologia e de que forma é utilizada. Após recolha dos dados, procedeu-se à sua limpeza e verificação para detetar as respostas válidas; em seguida, foram aplicadas as ferramentas de Business Intelligence integradas no Microsoft Excel. Como resultados, obteve-se que os turistas consideram relevantes a utilização destes dispositivos, que os utilizam preferencialmente para consultar informações sobre o destino turístico e pontos de interesse, bem como a rede social que mais utilizam é o TripAdvisor.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En la actualidad, para los turistas, los teléfonos inteligentes son esenciales para un viaje, ya sea para buscar información o para comunicarse con los amigos y familiares, en este sentido, el presente artículo pretende investigar la importancia de los teléfonos inteligentes para la experiencia asociada con el viaje turístico. Se desarrolló y aplicó un cuestionario en línea con el objetivo de conocer la opinión de los usuarios de teléfonos inteligentes sobre la importancia de este tipo de tecnología y cómo se usa. Después de recopilar los datos, se limpiaron y verificaron para detectar las respuestas válidas, luego se aplicaron las herramientas de Business Intelligence integradas en Microsoft Excel. Como resultado, se obtuvo que los turistas consideran relevante el uso de estos dispositivos, que los utilizan más para consultar información sobre el destino turístico y los puntos de interés, así como la red social que más usan es TripAdvisor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: For tourists, Smartphones are now essential for a trip, whether to search for information or to communicate with friends and family. This article investigates the importance of smartphones to the experience associated with the tourist trip. An online questionnaire was developed and applied, seeking to ascertain the opinions of smartphone users about the importance of this type of technology and how it is used. The data gathered were cleaned and verified to detect the valid answers, then the Business Intelligence tools integrated with Microsoft Excel were applied. The results showed that tourists consider the use of these devices important, and use them mainly to search for information on the tourist destination and points of interest. It was also found that the social network most used by tourists is TripAdvisor.
  • TURISMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE MUSEUS E INTERNET Artigos

    Bauer, Jonei Eger; Sohn, Ana Paula Lisboa; Oliveira, Bruno Santucci de

    Resumo em Português:

    Resumo: Os museus sempre tiveram uma estreita relação com o turismo, pois são considerados importantes atrativos culturais. Nessa conjuntura, o aprofundamento dos estudos relacionando turismo e museus tem se revelado importante para se compreender como os museus têm assumido um papel de destaque no segmento turístico. Cada vez mais os museus têm se utilizado da internet para a sua promoção e para a atração de novos visitantes. Esta pesquisa, com dados coletados em junho de 2017, teve como objetivo classificar os dez museus mais bem avaliados pelo site TripAdvisor. Para tanto, foi realizada a identificação dos museus mais visitados no Brasil em 2016, conforme dados do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. Em seguida, fez-se a identificação dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, fazendo uma correlação entre ambos. O método de avaliação dos sites dos museus considerou três tipologias: folheto eletrônico, museu no mundo virtual e museu realmente interativo. Nos sites foram analisados: a utilização de imagens, fotos, vídeos; o acesso às exposições; a recuperação da informação; o setor de pesquisa e o setor educativo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os museus brasileiros avaliados já possuem sites e que a maioria deles se classificam em sites de “museus no mundo virtual”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los museos siempre han tenido una estrecha relación con el turismo, pues se consideran importantes atractivos culturales. La profundización de los estudios relacionando turismo y museos se ha revelado importante para comprender cómo los museos han asumido un papel destacado en el segmento turístico. Cada vez más los museos se han utilizado de Internet para su promoción y para la atracción de nuevos visitantes. Esta investigación, con datos recogidos en junio de 2017, tuvo como objetivo clasificar los diez museos mejor valorados por el sitio TripAdvisor. Para ello se realizó la identificación de los museos más visitados en Brasil, en 2016, según datos del Instituto Brasileño de Museos, del Ministerio de Cultura. En seguida se hizo la identificación de los más bien evaluados por los viajeros, haciendo una correlación entre ambos. El método de evaluación de los sitios web de los museos consideró tres tipologías: folleto electrónico, museo en el mundo virtual y museo realmente interactivo. En los sitios se analizaron el uso de imágenes, fotos, vídeos, acceso a las exposiciones, recuperación de la información, sector de investigación y sector educativo. Los resultados de la investigación evidenciaron que los museos brasileños evaluados ya poseen sitios web y que la mayoría de ellos se clasifican en sitios de “museos en el mundo virtual”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Museums have always been closely linked to tourism, as they are considered relevant cultural attractions. In this scenario, studies on tourism and museums have proven essential to understanding the prominent role that museums have assumed in the tourism industry. Museums are increasingly using the Internet to promote themselves and attract visitors. The aim of this research, with data collection in June 2017, was to classify the top ten ranked museums by the website TripAdvisor. The most visited museums in Brazil were identified in 2016, according to data from the Brazilian Institute of Museums of the Ministry of Culture. Next, we identified the best-evaluated museum by TripAdvisor, making a correlation between the two. The method used to assess the museums' websites considered three typologies: Electronic brochure, museum in the virtual world, and interactive museum. The websites were analyzed using images, photos, videos, access to exhibitions, information retrieval, and research and educational area. The results of the survey showed that the Brazilian museums evaluated already have their own websites, with most of them being classified as “museums in the virtual world” websites.
  • A HOSPITALIDADE E A INFLUÊNCIA DO ATENDIMENTO NA PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS HÓSPEDES EM HOTÉIS DE LUXO NO BRASIL Artigos

    Crotti, Maria Stela Reis; Morett, Sérgio Luiz do Amaral

    Resumo em Português:

    RESUMO: A hotelaria de luxo está relacionada à diferenciação, à ostentação e às experiências raras. No Brasil, a avaliação e a classificação hoteleira baseiam-se em dois importantes pilares: instalações e serviços. Essa combinação pode criar uma diferenciação no posicionamento de alguns hotéis. A despeito de sua importância, existe uma grande lacuna de conhecimento neste campo, evidenciada pela ausência de estudos acadêmicos, principalmente relacionando a hospitalidade e a hotelaria de luxo no Brasil. Este artigo pretendeu analisar em que medida os conceitos de hospitalidade influenciam o atendimento de hotéis de luxo e verificar se afetam a satisfação dos usuários. Os procedimentos conciliaram os pressupostos para uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativas e quantitativas. Os dados foram coletados junto a uma amostra de 462 hóspedes de um mailing list que incluía 25 hotéis de luxo classificados pelo TripAdvisor. Os resultados obtidos por meio do software SmartPLS 3 permitiram identificar que existem relações positivas entre Hospitalidade, Atendimento Diferenciado e Satisfação, não refutando as hipóteses propostas. Reforçou-se a premissa de que o momento do encontro no setor de serviços, principalmente o hoteleiro de luxo, é o principal fator que se deve colocar atenção nesta área, constituindo-se de uma contribuição tanto para a academia quanto para o campo gerencial. Esta pesquisa pode trazer para os gestores do setor hoteleiro insumo para que se construam estratégias associadas a práticas hoteleiras que visem à satisfação de seus hóspedes de acordo com suas expectativas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: La hotelería de lujo está relacionada a la diferenciación, a la ostentación y a las raras experiencias. En Brasil, la evaluación y la clasificación hotelera se basan en dos importantes pilares: instalaciones y servicios. Esa combinación puede crear una diferenciación en la posición de algunos hoteles. Con relación a su importancia, existe un gran vacío de conocimiento en este campo, evidenciada por la ausencia de estudios académicos, principalmente relacionándolos a la hospitalidad y a la hotelería de lujo en Brasil. Este artículo pretendió analizar en qué medida los conceptos de hospitalidad influencian la atención de hoteles de lujo y verificar si afectan a la satisfacción de los usuarios. Los procedimientos conciliaron las suposiciones para una investigación descriptiva con abordajes cualitativos y cuantitativos. Los datos fueron colectados junto a una muestra de 462 huéspedes de un mailing list que incluía 25 hoteles de lujo clasificados por TripAdvisor. Los resultados obtenidos por medio del software SmartPLS 3 permitieron identificar que existen relaciones positivas entre Hospitalidad, Atención Especial y Satisfacción, no refutando las hipótesis propuestas. Se reforzó la premisa de que el momento del encuentro en el sector de servicios, principalmente el hotelero de lujo es el principal factor que se debe colocar en atención en esta área, constituyéndose de una contribución tanto para la academia como para el campo gerencial. Esta investigación puede traer para los gestores del sector hotelero insumo para que se construyan estrategias asociadas a prácticas hoteleras que visen a la satisfacción de sus huéspedes de acuerdo con sus expectativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The luxury hotel industry is related to differentiated costumer services, ostentation and unique experiences. In Brazil, the evaluation and classification of the hotel industry are based on two important cornerstones: facilities and services. This combination may bring a differentiation for the market positioning of some hotels. Despite the importance of this subject, there is a huge gap in knowledge in academic studies, specially concerning aspects of the Hospitality and hotel industry in Brasil. The main objective of this article is to assess how far the concept of hospitality influences customer services in the luxury hotel market, and whether these concepts affect customer satisfaction. The research procedures included descriptive research with quantitative and qualitative approaches. Data were collected through a survey involving 462 hotel guests and a mailing list of 25 luxury hotels classified on TripAdvisor. The results of the statistical analysis, conducted using the software SmartPLS 3, showed the existence of positive and strong relations between hospitality, customer services and customer satisfaction, corroborating the proposed hypotheses. Thus, the premise was supported that the moment of service, especially in the luxury hotel industry, is an important factor to be considered, and makes a valuable contribution to the management and academic fields. This research may contribute with information for luxury hotel managers that could help them improve their strategies in relation to daily practices, in order to fulfill customers’ expectations.
  • Influência das características da equipe de gestão sobre a tomada de decisão de risco: evidências do ramo de restaurantes Artigos

    Lunkes, Rogério João; Costa, Gabriel Donadio; Bortoluzzi, Daiane Antonini; Rosa, Fabricia Silva da

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do artigo é verificar a influência das características da equipe de gestão de topo (tamanho da equipe, idade, gênero e tempo no cargo) na tomada de decisão de risco no ramo de restaurantes. Para a realização do estudo, foram consultadas as informações de 2.144 empresas do ramo de restaurantes da Europa, da base de dados AMADEUS. Foram coletados dados do período de 2014, 2015 e 2016 e analisados estatisticamente utilizando o Método dos Mínimos Quadrados. Os resultados mostram que gestores com mais idade e tempo de cargo são mais avessos à tomada de decisão de risco. Já o tamanho da equipe de gestão e a participação feminina na equipe não diminuíram o risco na tomada de decisão. O estudo fornece novos insights sobre a relação entre as características da equipe de gestão das empresas do ramo de restaurantes e suas decisões de risco.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo del artículo es verificar la influencia de las características del equipo de los escalafones superiores (tamaño del equipo, edad, género y tiempo en el cargo) en la toma de decisión de riesgo en el ramo de restaurantes. Para la realización del estudio se consultó la información de 2.144 empresas del ramo de restaurantes de Europa, de la base de datos AMADEUS. Se recogieron datos del período de 2014, 2015 y 2016 y, analizados estadísticamente utilizando el Método de los Mínimos Cuadrados. Los resultados muestran que los gestores con más edad y tiempo de cargo son más reacios a la toma de decisión de riesgo. El tamaño del equipo de gestión y la participación femenina en el equipo no disminuye el riesgo en la toma de decisión. El estudio proporciona nuevas ideas sobre la relación entre las características del equipo de gestión de las empresas de la rama de restaurantes y sus decisiones de riesgo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to verify the influence of top management team characteristics (team size, age, sex and length of time in the job) on risk decision making. For this study, information was searched on 2144 European companies in the restaurant industry, using the AMADEUS database. Data were collected in 2014, 2015 and 2016 and analyzed statistically using the Least Square Method. The results show that managers who are older and have been in the position for longer are more averse to risk decision making. The size of the management team and the percentage of females on the team did not decrease the risk decision making behavior. The study provides new insights into the relationship between the characteristics of the restaurant business management team and their risk decisions.
  • A MENSURAÇÃO DE PERSONALIDADE TURÍSTICA E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DOS AGENTES DE MARKETING TURÍSTICO INSTITUCIONAL E SOCIAL NO BRASIL Artigos

    Schuster, Marcelo da Silva; Dias, Valéria da Veiga

    Resumo em Português:

    RESUMO: Diante da potencialidade turística do Brasil, a questão de pesquisa deste estudo é verificar quais traços de personalidade, existentes nas escalas de mensuração de personalidade turística, estão presentes na descrição de destinos turísticos brasileiros. Com isso, objetiva-se comparar o que foi estabelecido na literatura e sua aplicação para comunicação com o consumidor de turismo no Brasil. Para isso foram estabelecidas três esferas de investigação: i) institucional; ii) comercial; e iii) social. A metodologia incluiu um levantamento a partir de bases de dados internacionais para elencar os instrumentos de mensuração existentes e os traços de personalidade utilizados. Na sequência, foi realizada uma seleção de cidades a serem investigadas por meio do ranking da TripAdvisor em 2017. A análise dos dados pesquisados se deu por meio de análise de conteúdo e uso do software WebQda para organização e classificação dos dados. Os resultados apontam para a importância da personalidade de destino como uma ferramenta de divulgação/promoção dos destinos turísticos. Contudo, essa ainda é subutilizada no Brasil. Além disso, notam-se ambiguidades entre os traços encontrados e as dimensões das escalas de personalidade de destinos internacionais, apontando para a necessidade de novos estudos sobre o tema.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Ante la potencialidad turística de Brasil la cuestión de investigación de este estudio es verificar qué rasgos de personalidad, existentes en las escalas de medición de personalidad turística, están presentes en la descripción de destinos turísticos brasileños. Com ello, se objetiva comparar lo que fue establecido en la literatura y la aplicación de estos para comunicación con el consumidor de turismo en Brasil. Para ello se establecieron três esferas de investigación: i) institucional; ii) comercial; y iii) social. La metodología incluyó um levantamiento a partir de bases de datos internacionales para enumerar los instrumentos de medición existentes y los rasgos de personalidad utilizados. En la secuencia se realizo una selección de ciudades a ser investigadas a través del ranking de Trip Advisor en 2017. El análisis de los datos encuestados se dio por medio de análisis de contenido y uso del software WebQ para la organización y clasificación de los datos. Los resultados apuntan a la importancia de la personalidad de destino como una herramienta de divulgación /promoción de los destinos turísticos. Sin embargo, esta todavía es infrautilizada en Brasil. Además, se nota ambigüedad entre los rasgos encontrados y las dimensiones de las escalas de personalidad de destino internacionales. Apuntando a la necesidad de nuevos estúdios sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In view of the tourism potential of Brazil, the research question of this study was to determine which personality traits, based on tourist personality measurement scales, are present in the description of Brazilian tourist destinations. The aim of this study, therefore, is to compare what was established in the literature, and its application for communication with the tourism consumer in Brazil. Three research areas were established: i) institutional; (ii) commercial; and iii) social. The methodology included a survey based on international databases, to list the existing measurement instruments and the personality traits used. The cities to be investigated were selected based on the Trip Advisor ranking 2017. The data collected were analyzed using content analysis, and the software program WebQda was used to organize and classify the data. The results point to the importance of destination personality as a tool for disseminating/promoting tourist destinations. However, this tool is still underutilized in Brazil. In addition, there are ambiguities between the traits found and the dimensions of the international personality scales of destination, indicating a need for further studies on the subject.
  • Hospitalidade, experiências e emoções Artigos

    Alves, Carlos Alberto; Marques, Roseane Barcellos; Stefanini, Claudio José; Nascimento, Vania de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: Devido à importância que a hospitalidade possui dentro do turismo, criar uma verdadeira experiência de hospitalidade para os consumidores pode aumentar a satisfação do hóspede e o desempenho dos negócios em turismo, portanto o objetivo principal desta pesquisa é o de investigar e confirmar o papel da hospitalidade como teoria e sua relação com a experiência do hóspede, suas emoções, sua satisfação e sua intenção comportamental. Como a finalidade da pesquisa é o de investigar e confirmar as relações entre hospitalidade, experiências, emoções, satisfação e intenção comportamentais, um estudo quantitativo com uso de técnicas multivariadas de dados foi realizado com uso de modelagem de equações estruturais, e um levantamento com 308 hóspedes de hotéis foi conduzido. Os resultados mostraram que o entendimento da hospitalidade nas atividades comerciais não é inóspito por natureza e é mais do que um encontro de serviço, porque possui seus próprios rituais sociais, sendo um fator importante para a experiência e para as emoções dos hóspedes. Como consequência desse resultado é possível observar que um hóspede tende a possuir uma intenção comportamental mais favorável à organização quando percebe e experimenta hospitalidade por parte do hotel.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Debido a la importancia que la hospitalidad poseer dentro del turismo, crear una verdadera experiencia de hospitalidad para los consumidores puede aumentar la satisfacción del hospedaje y el desempeño de los negocios en turismo, por lo tanto, el objetivo principal de esta investigación es el de investigar y confirmar el papel de la hospitalidad como teoría y su relación con la experiencia del huésped, sus emociones, su satisfacción y su intención conductual. Como el objetivo de la investigación es el de investigar y confirmar las relaciones entre hospitalidad, experiencias, emociones, satisfacción e intención comportamentales, un estudio cuantitativo con uso de técnicas multivariadas de datos fue realizado con uso de modelado de ecuaciones estructurales y un levantamiento con 308 huéspedes de los hoteles fue conducido. Los resultados mostraron que la hospitalidad comercial no es inhóspita por naturaleza y es más que un encuentro de servicio por el que posee sus propios rituales sociales es un factor importante para la experiencia y las emociones de los huéspedes. Como consecuencia de este resultado es posible observar que un huésped tiende a poseer una intención conductual más favorable a la organización cuando percibe y experimenta hospitalidad por parte del hotel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Due to the importance of hospitality in tourism, creating an authentic hospitality experience for consumers can increase host satisfaction and business performance. Therefore, the main objective of this research is to investigate and confirm the role of hospitality as theory, and its relation to the host's experience, emotions, satisfaction, and behavioral intention. As the purpose of the research is to investigate and confirm the relationships between hospitality, experiences, emotions, satisfaction and behavioral intention, a quantitative study using multivariate data techniques was carried out using structural equation modeling, and a survey with 308 guests of hotels was conducted. The results showed that commercial hospitality is not inhospitable by nature, and is more than a service encounter because it has its social rituals and is a critical factor for the guest experience and emotions. Based on this result, it is seen that a guest tends to have a more favorable behavioral intention towards the organization when he/she perceives and experiences hospitality on the part of the hotel.
  • O uso de redes sociais para posicionar um destino turístico: o caso da cidade de Guararema e seus visitantes do dia Artigos

    Feitosa, Wilian Ramalho; Tolentino, Daniela; Pedroso, Michele; Gianocário, Gabriele

    Resumo em Português:

    Resumo: As redes sociais se tornaram uma ferramenta importante para a formação de imagens e para o posicionamento de destinos turísticos. O objetivo deste estudo é compreender o uso de redes sociais para o posicionamento de uma cidade por esses meios no importante segmento de visitantes do dia, ou seja, aqueles que não passam a noite no local visitado. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, para o qual foi escolhido o município de Guararema, em São Paulo, Brasil, com triangulação de dados baseada em a) análise do conteúdo de 11 contas de redes sociais, b) periódicos especializados, c) entrevistas em profundidade com visitantes, e d) conteúdo do site e do plano diretor de turismo da cidade. Como resultado, descobriu-se que neste destino há um posicionamento claro para os visitantes do dia, interessados em paisagens naturais e gastronomia. O posicionamento é consistente com as imagens que são vistas nas redes. As redes sociais e a imprensa tendem a gerar visitas em conjunto, gerando um ciclo. Como sugestão para futuros estudos, propomos a compreensão desse fenômeno no período de baixa ou alta temporada e ampliar estudos sobre os visitantes-dia, ainda pouco estudados na literatura do tema.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las redes sociales se han convertido en una importante herramienta de formación de imagen y para posicionar los destinos turísticos. El objetivo de este estudio es entender el uso de las redes sociales para el posicionamiento de un sitio por estos medios en los visitantes del día, es decir, aquellos que no pernoctan en el lugar visitado. Se trata de un estudio exploratorio y cualitativo, para el que se eligió la ciudad de Guararema, en São Paulo, Brasil, con triangulación de datos basada en a) el análisis del contenido de 11 cuentas de redes sociales, b) periódicos especializados, c) entrevistas en profundidad con visitantes, y d) contenido del websitio y el plan rector de turismo de la ciudad. Como resultado se ha descubierto que en este destino hay un posicionamiento claro para los visitantes del día, interesados en paisajes naturales y gastronomía. El posicionamiento es consistente con las imágenes que se ven en las redes. Las redes sociales y la prensa tienden a generar conjuntamente visitas, generando un ciclo. Como sugerencia para estudios futuros, proponemos la comprensión de este fenómeno en el período de temporada baja o alta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Social networks have become an important tool for image formation and positioning of tourist destinations. The aim of this study is to understand the use of social networks for the positioning of a city using these means in the important segment of day visitors, i.e., those tourists who do not spend the night in the place visited. This is an exploratory and qualitative study, for which the municipality of Guararema, in São Paulo, Brazil, was chosen. Data triangulation was based on a) content analysis of 11 social network accounts, b) specialized journals, c) in-depth interviews with visitors; and d) content of the city's website and tourism master plan. As a result, it turned out that in this destination there is a clear positioning for day visitors interested in natural landscapes and cuisine. Placement is consistent with images that are viewed on networks. Social networks and the press together tend to generate visits, generating a cycle. As a suggestion for future studies, we propose to understand this phenomenon in the low or high season and expand studies on day-visitors, still little studied in the literature.
  • EFICÁCIA PROMOCIONAL NO PLANEJAMENTO E GASTOS DE VIAGENS ENTRE HOMENS E MULHERES VISITANTES DO ESTADO DE SERGIPE Artigos

    Souza, Jackson de; Mendes, Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente estudo centrou-se na avaliação da eficácia da promoção turística do estado de Sergipe, por meio de um comparativo entre os gêneros masculino e feminino. Para tanto, foi utilizado um dos modelos mais recentes referente à eficácia da promoção turística: o Destination Advertising Response (DAR) Model. Esta pesquisa foi difundida por Stienmetz, Maxcy e Fesenmaier (2015) com a finalidade de analisar dados sobre a eficácia de campanhas promocionais por meio do planejamento de viagem e gastos realizados pelos visitantes em seis facetas: passagens, hospedagem, atrativos, refeições, eventos e compras. Foram coletados 384 questionários e, por meio de estatísticas descritivas, foi possível traçar o perfil sociodemográfico e os aspectos relacionados ao planejamento de viagem dos respondentes. Com o uso do teste de comparação de médias para amostras independentes e as análises de regressão múltipla, foi possível identificar que, de modo geral, a promoção turística empreendida tem sido mais eficaz para o público masculino. Homens e mulheres, em geral, demonstraram possuir características bastante semelhantes, destacando-se o fato de que as mulheres são mais influenciadas pela promoção do destino, mesmo tendo um valor médio de gasto total inferior ao do público masculino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente estudio se centró en la evaluación de la eficacia de la promoción turística del estado de Sergipe, a través de un comparativo entre los géneros masculino y femenino. Para ello, se utilizó uno de los modelos más recientes referente a la eficacia de la promoción turística: el Destination Advertising Response (DAR) Model. Esta investigación fue difundida por Stienmetz, Maxcy y Fesenmaier (2015) con la finalidad de analizar datos sobre la eficacia de campañas promocionales a través de la planificación de viaje y gastos realizados por los visitantes en seis facetas: pasajes, hospedaje, atractivos, comidas, eventos y compras. Se recogieron 384 cuestionarios, donde fue posible trazar el perfil sociodemográfico y aspectos relacionados a la planificación de viaje de los encuestados. Con el uso de la prueba de comparación de medias para muestras independientes, y los análisis de regresión múltiple, fue posible identificar que, en general, la promoción turística emprendida ha sido más eficaz para el público masculino. Los hombres y las mujeres, en general, demostraron poseer características bastante similares, destacándose el hecho de que las mujeres son más influenciadas por la promoción del destino, aun teniendo un valor medio de gasto total inferior al del público masculino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study focused on evaluating the effectiveness of tourism promotion in the state of Sergipe (Brazil), through a comparison between men and women. It uses one of the most recent models regarding the effectiveness of tourism promotion: the Destination Advertising Response (DAR) Model. This research was disseminated by Stienmetz, Maxcy and Fesenmaier (2015) for the purpose of analyzing data on the effectiveness of promotional campaigns through travel planning and spending by visitors in six facets: tickets, accommodation, attractions, restaurants, events and shopping. Data were collected through 384 and, through descriptive statistics, it was possible to trace the sociodemographic profile and aspects related to the respondents’ trip planning. Using the independent sample test t and multiple regression analyses, it was possible to identify that in general, tourism promotion has been more effective for the male target public. Men and women, in general, have shown quite similar characteristics, with women being more influenced by the promotion of destination, even though they have a lower mean total expenditure than males.
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