Acessibilidade / Reportar erro
Turismo: Visão e Ação, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2023
  • MOTIVADORES E DETERMINANTES DA INTENÇÃO DE VISITAR PARQUES TEMÁTICOS Articles

    Santos, Rennan Carvalho dos; Melo, Francisco Vicente Sales; Costa, Marconi Freitas da; Silva, Adrielly Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: Entender o que motiva o turista a conhecer parques temáticos pode ajudar no desenvolvimento de estratégias para organizações que atuam no campo do lazer, entretenimento e turismo. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar os motivadores e determinantes da intenção de visitar parques temáticos por parte do consumidor. Realizou-se um survey online, obtendo-se dados de 258 participantes, sendo esses analisados por meio de regressão múltipla. Em geral, os resultados evidenciaram que, dos construtos propostos no modelo teórico, em que tanto os fatores motivacionais quanto os fatores determinantes, exercem influência positiva sobre a intenção de visitar, ainda que, os fatores motivacionais venham exercer, em determinados casos, uma força ainda maior diante do resultado. O preço também apareceu como um fator que impacta na intenção de compra. Apesar de o contexto turístico ser mais hedônico, foi possível observar que aspectos racionais são importantes motivadores no processo de escolha. Do ponto de vista teórico, a contribuição desta pesquisa decorre da investigação de um contexto ainda inédito na literatura do comportamento do consumidor turístico, trazendo uma nova visão a respeito da provável intenção de visitar do consumidor que tem certa propensão a adquirir esse tipo de serviço. Na prática, pode auxiliar os gestores a compreenderem quais atributos são mais importantes para seus clientes potenciais em suas tomadas de decisão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Comprender lo que motiva a los turistas a visitar los parques temáticos puede ayudar en el desarrollo de estrategias para las organizaciones que trabajan en el campo del ocio, el entretenimiento y el turismo. El objetivo es identificar los motivadores y determinantes de la intención del consumidor de visitar los parques temáticos. A través de una encuesta en línea, se recogieron los datos de 260 participantes y estos datos se analizan a través de una regresión múltiple. En general, los resultados mostraron que de los constructos propuestos en el modelo teórico, donde tanto los factores de motivación como los determinantes influyen positivamente en la intención de visita, aunque los factores de motivación, en ciertos casos, ejercerán una fuerza aún mayor en vista del resultado. También indicó que, aunque la literatura del comportamiento del consumidor trae el consumo de los parques temáticos como un tipo de consumo hedónico, podemos analizar una característica centrada en lo racional en los factores determinantes, que resaltó la importancia del precio en el proceso de intención de visita. Desde el punto de vista teórico, la contribución de esta investigación deriva de la investigación de un contexto aún inédito en la literatura del comportamiento del consumidor turístico, aportando una nueva visión sobre la probable intención de visita del consumidor que tiene cierta propensión a adquirir este tipo de servicio. En la práctica, puede ayudar a los directivos a comprender qué atributos son más importantes para sus clientes potenciales en su toma de decisiones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Understanding what motivates the tourist to visit theme parks can help in the development of strategies for organizations working in the field of leisure, entertainment and tourism. The objective is to identify the motivators and determinants of the consumer's intention to visit theme parks. Through an online survey, data was collected from 260 participants and these data are analyzed through multiple regression. In general, the results showed that, of the constructs proposed in the theoretical model, where both motivational factors and determining factors exert a positive influence on the intention to visit, even if, in certain cases, the motivational factors will exert an even greater force on the outcome. It also indicated that, although the literature of consumer behavior brings the consumption of theme parks as a type of hedonic consumption, we can analyze a rational characteristic in the determining factors, which highlighted the importance of price in the process of intention to visit. From a theoretical point of view, the contribution of this research stems from the investigation of a still unheard of context in the literature of tourist consumer behavior, bringing a new view of the probable intention to visit of the consumer who has a certain propensity to acquire this type of service. In practice, it can help managers understand which attributes are most important to their potential customers in their decision-making.
  • O IMPACTO DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO NA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA E NA SUSTENTABILIDADE NO SETOR HOTELEIRO Articles

    Begnini, Sérgio; Rossetto, Carlos Ricardo; Carbalho, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a influência da capacidade absortiva e da orientação empreendedora na sustentabilidade econômica, social e ambiental, no setor hoteleiro das regiões turísticas catarinenses. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva do tipo survey com foco em dados primários originais. Fez-se uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais operacionalizada por meio do software SmartPLS3.0 para o teste das hipóteses. Os resultados indicam que o constructo sustentabilidade é influenciado direta e positivamente pela capacidade absortiva (ACAP) e pela orientação empreendedora (OE) e que a OE recebe efeito direto e positivo da ACAP. Ainda, que essas relações são controladas segundo a classificação, por número de estrelas, do meio de hospedagem. A originalidade deste estudo está no aprofundamento da influência da ACAP na orientação empreendedora e de ambos os constructos na sustentabilidade. Bem como, ao contribuir com os empreendedores do setor hoteleiro apontando para a necessidade de manter atenção aos conhecimentos que estão fora da empresa, e que ao serem absorvidos possibilitam melhorias na ação empreendedora e na adoção de práticas de sustentabilidade no setor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumem: El objetivo principal de este estudio es analizar la influencia de la capacidad de absorción y la orientación empresarial en la sostenibilidad económica, social y ambiental, del sector hotelero en las regiones turísticas de Santa Catarina. Se trata de una investigación cuantitativa y descriptiva, tipo encuesta, centrada en datos primarios originales. Para la prueba de hipótesis se utilizó la técnica de Modelado de Ecuaciones Estructurales operada a través del Software SmartPLS3.0. Los resultados indican que el constructo sustentabilidad está directa y positivamente influenciado por la capacidad de absorción (ACAP) y por la orientación emprendedora (EO) y que la EO recibe un efecto directo y positivo de la ACAP. Asimismo, estas relaciones se controlan según la clasificación del alojamiento. La originalidad de este estudio radica en la profundización de la influencia de ACAP en la orientación emprendedora y de ambos constructos en la sustentabilidad. Así como, contribuir a los emprendedores del sector del alojamiento en los destinos turísticos, señalando la necesidad de prestar atención al conocimiento que está fuera de la empresa, y que, al ser absorbido, posibilita mejoras en la acción emprendedora y la adopción de prácticas de sostenibilidad en el sector.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The main objective of this study is to analyze the influence of absorption capacity and entrepreneurial orientation on economic, social and environmental sustainability in the hotel sector in tourist regions of Santa Catarina. This is a research is quantitative and descriptive, of the survey type, focusing on original primary data. The Structural Equation Modeling technique was used to test the hypotheses, through the software program SmartPLS3.0. The results indicate that the sustainability construct is directly and positively influenced by absorption capacity (ACAP) and by entrepreneurial orientation (EO), and that the EO receives a direct and positive effect of ACAP. Also, these relationships are determined by the classification of the accommodation establishment. The originality of this study lies in its deepening of the influence of ACAP on entrepreneurial orientation, and of both constructs on sustainability. It will also provide support to entrepreneurs in the accommodation sector in tourist destinations, indicating the importance of acquiring knowledge from outside the company that, when absorbed, will enable improvements in entrepreneurial action and the adoption of sustainability practices in the sector.
  • INTERFACE ENTRE ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES E ATIVIDADE TURÍSTICA: INTEGRANDO LITERATURAS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO Articles

    Lima, Marília Cláudia Oliveira Paes de; Azevedo, Ana Cláudia; Brandão, Marília de Fátima Cardoso de Pinho; Emmendoerfer, Magnus Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do estudo foi aprofundar a compreensão da interface entre a atividade turística e o ecossistema empreendedor em prol do desenvolvimento. Trata-se de uma revisão semiestruturada da literatura (Snyder, 2019), realizada na base Web of Science que levanta a produção internacional no período de 2016-2021. Após a análise de 19 artigos trouxe-se como resultado a definição compilada dos temas abordados, gerando uma estrutura para sistematização do conteúdo, dividida em quatro frentes de pesquisa: definições de ecossistemas empreendedores, estágios de desenvolvimento, dimensões de análise e ecossistemas empreendedores e o turismo. Tais resultados ampliam a compreensão acerca da contribuição do ecossistema empreendedor para o turismo e, consequentemente, para o desenvolvimento, mediante o fomento da atividade turística, além da contribuição para a literatura, haja vista que estudos anteriores mostram que apesar da aparente complementariedade desta interface, a abordagem do ecossistema empreendedor e do turismo ainda é pouco abordada em pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo del estudio fue profundizar en la comprensión de la interfaz entre la actividad turística y el ecosistema emprendedor a favor del desarrollo. Se trata de una revisión bibliográfica semiestructurada (Snyder, 2019), realizada en la base de datos Web of Science que releva la producción internacional en el período 2016-2021. Luego de analizar 19 artículos, se planteó la definición compilada de los temas abordados, generando una estructura para la sistematización del contenido, dividida en cuatro frentes de investigación: definiciones de ecosistemas emprendedores, etapas de desarrollo, dimensiones de análisis y ecosistemas emprendedores y el turismo. Tales resultados amplían la comprensión de la contribución del ecosistema emprendedor al turismo y, en consecuencia, al desarrollo a través de la promoción de la actividad turística, además de la contribución a la literatura, dado que estudios previos muestran que a pesar de la aparente complementariedad de esta interfaz, el enfoque del ecosistema emprendedor y el turismo es aún poco abordado en la investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study was to deepen the understanding of the interface between tourism activity and the entrepreneurial ecosystem in favor of development. This is a semi-structured literature review (Snyder, 2019) on the Web of Science database, searching for international studies published from 2016 to 2021. After analyzing nineteen articles, a compiled definition of the topics covered was produced, generating a structure for the systematization of the content, which was divided into four research fronts: descriptions of entrepreneurial ecosystems, stages of development, dimensions of analysis, and entrepreneurial ecosystems and tourism. These results expand the understanding of how the entrepreneurial ecosystem contributes to tourism and, consequently, to development through the promotion of tourist activity. They also contributes to the literature on the theme, given that studies addressing entrepreneurial ecosystem and tourism are still scarce, despite the apparent complementarity of this interface, as shown in previous studies.
  • A EXPERIÊNCIA TURÍSTICA INTELIGENTE NA PERSPECTIVA DO VIAJANTE Articles

    Corrêa, Stela Cristina Hott; Gosling, Marlusa de Sevilha

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo da experiência turística inteligente (ETI) tem priorizado a investigação do uso da tecnologia inteligente do turismo (TIT) pela governança turística e deixado os aspectos subjetivos do viajante em segundo plano. Procurando preencher esta lacuna, o objetivo deste trabalho é compreender a formação da ETI na perspectiva do viajante. Ele tem caráter exploratório-qualitativo empregando a análise de conteúdo nas opiniões de 76 respondentes. Como resultado, observa-se que a ETI se manifesta no aspecto tecnológico, mas também em respostas cognitivas, comportamentais, sociais e emocionais. A autopersonalização é percebida como um processo autônomo, em que o viajante busca informações e soluções sem esperar por ofertas customizadas. Esse esforço cognitivo é caracterizado por interações sociais geradoras de estados de autonomia e bem-estar que favorecem o apego ao lugar, o e-WOM e o engajamento do viajante nas redes sociais e canais de comunicação de conteúdo próprio das organizações do turismo. O trabalho apresenta como contribuição a formulação de proposições para pesquisas futuras fundamentadas nas relações descobertas na análise dos dados e sinaliza que a confiança possa ser uma variável auxiliar para o entendimento desse fenômeno no contexto da teoria das trocas sociais. Sugestões acadêmicas e gerenciais são apresentadas ao final.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El estudio de la experiencia turística inteligente (ETC) ha priorizado la investigación del uso de la tecnología turística inteligente (TIT) por parte de la gobernanza turística y ha dejado en un segundo plano los aspectos subjetivos del viajero. Así, el objetivo de este trabajo es comprender la formación de la ETI desde la perspectiva del viajero. Tiene un carácter exploratorio-cualitativo, empleando el análisis de contenido en las opiniones de 76 encuestados. Como resultado, se observa que la ETI se manifiesta en el aspecto tecnológico, pero también en respuestas cognitivas, conductuales, sociales y emocionales. La autopersonalización se percebe como un proceso autónomo en el que el viajero busca información y soluciones sin esperar ofertas personalizadas. Este esfuerzo cognitivo se caracteriza por interacciones sociales que generan estados de autonomía y bienestar que favorecen el apego al lugar, el e-WOM y el engagement del viajero en redes sociales y canales de comunicación de contenidos propios de las organizaciones turísticas. Las sugerencias académicas y de gestión se presentan al final.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The study of the smart tourism experience (STE) has contemplated the use of smart tourism technology (STT) in favor of value co-creation. However, the traveler's view on the subject needs further investigation. This work, therefore, aims to understand the formation of the ETI from the traveler’s perspective. It is an exploratory-qualitative study, using content analysis of the opinions of 76 respondents. The results show that ETI manifests itself in the technological aspect, but also in cognitive, behavioral, social and emotional responses. Self-personalization is perceived as an autonomous process in which the traveler seeks information and solutions without waiting for customized offers. This cognitive effort is characterized by social interactions that generate states of autonomy and well-being that favor place attachment, e-WOM and the traveler's engagement. Academic and managerial suggestions are presented at the end.
  • TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS DERIVADAS DO METABOLISMO DO TURISMO RESIDENCIAL EM MALINALCO, ESTADO DO MÉXICO Articles

    Gómez-Barranco, Leny Beatríz; Martínez, Elva Esther Vargas

    Resumo em Português:

    Resumo: Malinalco é um destino mexicano com um notável desenvolvimento turístico regional, que alterou o seu metabolismo natural, que está relacionado com a forma como adquire e utiliza recursos para satisfazer as necessidades humanas. O objetivo desta investigação é analisar o metabolismo da atividade turística residencial em Malinalco com base nos padrões de consumo, transformação e excreção dos recursos naturais que determinam a sua transformação ambiental. O método MUSIASEM foi utilizado para avaliar dados biofísicos sobre três recursos naturais: terra, água e energia, e para os relacionar com as transformações ambientais do destino. Esta informação foi integrada a partir de investigação documentada e entrevistas aprofundadas com as principais partes interessadas. Os resultados mostram que a atividade de turismo residencial quadruplica o consumo de recursos naturais, transformando o ambiente, especialmente devido ao aumento da utilização de terrenos para projetos imobiliários, que utilizam grandes quantidades de água e energia, causando fortes pressões ambientais. Como resultado da contabilidade biofísica, uma lenta, mas eminente, deterioração ambiental é percebida como resultado de uma dicotomia entre a urbanização turístico-residencial e a natureza; por conseguinte, é necessário reorientar as tendências turísticas para práticas e serviços mais sustentáveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Malinalco es un destino mexicano que presenta un notable desarrollo turístico regional, con ello se ha alterado su metabolismo natural, el cual está relacionado con la forma en que adquiere y hace uso de los recursos para satisfacer las necesidades humanas. El objetivo de la presente investigación es analizar el metabolismo de la actividad turística residencial en Malinalco a partir de los patrones de consumo, transformación y excreción de recursos naturales que determinan su transformación ambiental. Se utilizó el método MUSIASEM, para evaluar datos biofísicos de tres recursos naturales: tierra, agua y energía, y relacionarlos con las transformaciones ambientales que presenta el destino. Dicha información se integró a partir de la investigación documentada y de entrevistas en profundidad realizadas a diversos actores clave. Los resultados muestran que la actividad turística residencial cuadriplica el consumo de recursos naturales transformando el ambiente, especialmente por el aumento de uso de tierras destinadas a proyectos inmobiliarios, los cuales emplean grandes cantidades de agua y energía, ocasionando fuertes presiones ambientales. Como resultado de la contabilidad biofísica se percibe un lento pero eminente deterioro ambiental resultado de una dicotomía entre la urbanización turístico-residencial y la naturaleza; por lo que es necesario reorientar las tendencias del turismo hacia prácticas y servicios más sustentables.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Malinalco is a Mexican destination that presents a remarkable regional tourist development, which has altered its natural metabolism, which is related to the way it acquires and makes use of resources to satisfy human needs. The objective of this research is to analyze the metabolism of the residential tourist activity in Malinalco from the patterns of consumption, transformation and excretion of natural resources that determine its environmental transformation. The MUSIASEM method was used to evaluate biophysical data of three natural resources: land, water and energy, and relate them to the environmental transformations presented by the destination. This information was integrated from documented research and in-depth interviews with various key stakeholders. The results show that residential tourism activity quadruples the consumption of natural resources, transforming the environment, especially due to the increased use of land for real estate projects, which use large amounts of water and energy, causing strong environmental pressures. As a result of biophysical accounting, a slow but eminent environmental deterioration is perceived as a result of a dichotomy between tourist-residential urbanization and nature; therefore, it is necessary to reorient tourism trends towards more sustainable practices and services.
  • Análise da Imagem Afetiva dos Turistas no Destino Vale dos Vinhedos - RS Articles

    Freire, Rafael Meira Lima; Maracajá, Kettrin Farias Bem; Valduga, Vander; Nascimento, Alex Bruno Ferreira Marques do

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar os elementos associados à imagem afetiva do destino turístico Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, relacionando as palavras expressas pelos turistas através de suas avaliações no site TripAdvisor. A metodologia utilizada foi baseada em análise de dados qualitativos e análise de conteúdo feita por amostragem, levantada pelo site TripAdvisor, gerando 2.380 comentários sobre o destino turístico. Na análise de dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ e o software R para que fossem geradas as figuras baseadas nos comentários dos turistas. Como resultado, as análises da imagem afetiva dos turistas estão associadas ao Vale dos Vinhedos, baseado nos comentários que utilizaram palavras positivas sobre o local destacando o grande potencial de desenvolvimento do destino turístico e a consolidação do enoturismo, como destaque das palavras mais utilizadas no banco de dados, relacionadas às vinícolas estão: a cultural, histórica, gastronômica e os diversos tipos de serviços turísticos da região. Conclui-se que as palavras utilizadas pelos turistas, no site TripAdvisor mostram que a imagem afetiva do Vale dos Vinhedos se destaca por ser um destino turístico com excelentes atrativos turísticos, com enfoque na cultura local, nas experiências gastronômicas, no enoturismo e na diversidade de serviços proporcionados pelo destino turístico para os turistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo tiene como objetivo identificar los elementos asociados a la imagen afectiva del destino turístico Vale dos Vinhedos, en Rio Grande do Sul, relacionando las palabras que los turistas expresan a través de sus reseñas en el sitio web TripAdvisor. La metodología es el análisis cualitativo de datos y análisis de contenido realizado a través del muestreo recogido por la web de TripAdvisor, generando 2.380 comentarios sobre el destino turístico. En el análisis de datos se utilizó el software IRAMUTEQ y el software R para crear las cifras a partir de los comentarios de los turistas. Como resultado, los estudios sobre la imagen afectiva de los turistas asociados al Vale dos Vinhedos, basados ​​en observaciones que utilizaron palabras positivas sobre el lugar, destacan el excelente potencial de desarrollo del destino turístico y la consolidación del enoturismo como las palabras más utilizadas en la base de datos, relacionadas con las bodegas son: la cultural, histórica, gastronómica, y los diferentes tipos de servicios turísticos de la región. Se concluye que las palabras utilizadas por los turistas en el sitio web de TripAdvisor muestran que la imagen afectiva del Vale dos Vinhedos se destaca por ser un destino turístico con excelentes atractivos turísticos, con foco en la cultura local, las experiencias gastronómicas, el enoturismo y la diversidad de los servicios que presta el destino turístico a los turistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work aims to identify the elements associated with the aff ective image of the tourist destination Vale dos Vinhedos, in the state of Rio Grande do Sul, relating the words expres- sed by the tourists in their reviews on the TripAdvisor website. The methodology involves qualitative data analysis and content analysis, through a sampling of reviews on TripAdvisor, generating 2,.380 comments about the tourist destination. In the data analysis, the IRA- MUTEQ software and the R software were used to create the fi gures based on the tourists’ comments. The results showed that the analyses of aff ective image of the tourists are as- sociated with Vale dos Vinhedos, based on comments that used positive words about the place, highlighting the excellent potential for development of the tourist destination and the consolidation of wine tourism, as the most frequently used words in the database, related to the wineries are: cultural, historical, gastronomic, and the diff erent types of tourist servi- ces in the region. It is concluded that the words used by tourists on the TripAdvisor website show that the aff ective image of Vale dos Vinhedos indicates it to be a tourist destination with excellent tourist attractions, with a focus on local culture, gastronomic experiences, wine tourism, and with a wide range of services for tourists.
  • TURISMO DE CAFÉS NO CAPARAÓ PELA PERSPECTIVA DO POTENCIAL TURISTA Articles

    Tavares, Beatriz Carvalho; Losso, Flavia Baratieri

    Resumo em Português:

    Resumo: Localizada nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a região do Caparaó apresenta crescente importância como destino turístico relacionado ao café. Muitos consumidores de cafés especiais e profissionais da área a visitam motivados pela cultura cafeeira local e pela associação da imagem da região ao produto de qualidade, da agricultura familiar e com Denominação de Origem. Esta pesquisa teve como objetivo compreender o perfil do potencial turista de cafés na região do Caparaó. De caráter qualitativo, exploratório e descritivo, este estudo contou com percurso metodológico dividido em duas etapas principais: bibliográfica e coleta de dados. A primeira etapa versou sobre a revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais sobre a temática do comportamento do consumidor no turismo e sobre o perfil do turista de cafés. A segunda etapa consistiu na coleta de dados por meio de questionário com consumidores de café e entrevistas semiestruturadas online com proprietários de torrefações que trabalham exclusivamente com cafés especiais da região do Caparaó. Entre os resultados, foram identificados dois principais grupos potenciais de turistas de cafés: os coffee lovers (apreciadores) e os traders (empreendedores). Apesar de distintas, as características do comportamento de consumo desses públicos atuam conjuntamente em benefício do desenvolvimento econômico local e da valorização dos aspectos sociais, culturais e ambientais do território.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Ubicada en los estados de Minas Gerais y Espírito Santo, la región de Caparaó es cada vez más importante como destino turístico relacionado con el café. Muchos consumidores de cafés especiales y profesionales del café lo visitan motivados por la cultura cafetera local y la asociación de la imagen de la región con el producto de calidad, proveniente de la agricultura familiar y con Denominación de Origen. Esta investigación tuvo como objetivo comprender el perfil del potencial turista de cafés en la región de Caparaó. Clasificado como cualitativo, exploratorio y descriptivo, este estudio tuvo un enfoque metodológico dividido en dos etapas principales: bibliográfica y de recolecta de datos. La primera etapa abordó la revisión de literatura en bases de datos nacionales e internacionales sobre el tema del comportamiento del consumidor en turismo y sobre el perfil del turista de cafés. La segunda etapa consistió en la recolecta de datos a través de un cuestionario con consumidores de café y entrevistas semiestructuradas online con propietarios de torrefacciones que trabajan exclusivamente con cafés especiales de la región de Caparaó. Entre los resultados se identificaron los dos principales grupos potenciales de turistas de cafés: los coffee lovers (amantes del café) y los traders (empresarios). A pesar de diferentes, las características del comportamiento de consumo de estos públicos trabajan en conjunto para beneficiar el desarrollo económico local y la valorización de los aspectos sociales, culturales y ambientales del territorio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Located in the states of Minas Gerais and Espirito Santo, the Caparaó region is increasingly important as a coffee-related tourist destination. Many specialty coffee consumers and coffee professionals visit the region, motivated by the local coffee culture and the association of the region's image with the quality product from family farming and with Denomination of Origin. This research aims to understand the profile of the potential coffee tourist in the Caparaó region. Qualitative, exploratory and descriptive in character, this study uses a methodological approach that is divided into two main stages: bibliographical, and data collection. The first stage involved a literature review of national and international databases on the theme of consumer behavior in tourism and coffee tourist profile. The second stage consisted of data collection through questionnaires with coffee consumers and online semi-structured interviews with coffee roasters; entrepreneurs who work exclusively with Caparaó’s specialty coffees. Among the results, two main groups were identified: coffee lovers and traders. Despite the different characteristics of consumer behavior, both act jointly for the benefit of local economic development and the appreciation of the region’s social, cultural and environmental aspects.
  • TURISMO DE CASSINOS DO DESTINO TURÍSTICO IGUAÇU: AS MOTIVAÇÕES DOS TURISTAS BRASILEIROS Articles

    Feger, José Elmar; Gosenheimer, Alexandre; Marynowski, João Eugenio; Pereira, Melise de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo: O turismo de cassinos é o tema da presente investigação, cujo recorte espacial contempla a região do Destino Turístico Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, que oferta jogos de apostas como um de seus produtos. A pesquisa contribui para reduzir uma lacuna existente na literatura sobre turismo de cassinos no Brasil, buscando entender as motivações dos fluxos para estes atrativos a partir da perspectiva do turista. O objetivo geral é identificar os fatores motivacionais que levam os turistas brasileiros a visitar os cassinos do Destino Turístico Iguaçu. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e documental, tendo como fonte de dados comentários de turistas na plataforma TripAdvisor. A captura dos comentários ocorreu com o uso de um software em Python, obtendo-se uma amostra de 2.197 comentários em língua portuguesa, entre agosto de 2012 e março de 2020. A tabulação e o processamento dos dados foram realizados com mecanismos para análise de textos do software R, que gerou um conjunto de quadrigramas (sequências de quatro palavras), para catalogar os fatores motivacionais que emergiram do corpus analisado. Aplicando análise de conteúdo, os quadrigramas foram classificados nas categorias motivacionais do modelo bidimensional push e pull proposta por Dann (1977) e Crompton (1979). Observou-se que as motivações que mais incentivam o turista a frequentar os cassinos (push) se concentram nos fatores “novidade”, seguido de “socialização” e “repouso e relaxamento”. No que tange às características que atraem os turistas para os cassinos (pull) aparecem os fatores “infraestrutura”, seguido de “bares e entretenimento” e “acomodações e transporte”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El turismo de casino es objeto de la presente investigación, cuyo foco espacial incluye la región del Destino Turístico Iguazú, en la triple frontera entre Brasil, Paraguay y Argentina, que ofrece el juego como uno de sus productos. La investigación contribuye a reducir un vacío existente en la literatura sobre el turismo de casino en Brasil, buscando comprender las motivaciones de los flujos a estas atracciones desde la perspectiva del turista. El objetivo general es identificar los factores motivacionales que llevan a los turistas brasileños a visitar los casinos del Destino Turístico Iguazú. La metodología utilizada fue de carácter cualitativo y documental, teniendo como fuente de datos los comentarios de los turistas en la plataforma TripAdvisor. Los comentarios fueron capturados utilizando el software Python, obteniendo una muestra de 2.197 comentarios en portugués, entre agosto de 2012 y marzo de 2020. La tabulación y el procesamiento de datos se realizaron con mecanismos de análisis de texto del software R, que generó un conjunto de cuadrigramas (secuencias de cuatro palabras), para catalogar los factores motivacionales que surgieron del corpus analizado. Aplicando el análisis de contenido, los cuadrigramas se clasificaron en las categorías motivacionales del modelo bidimensional push y pull propuesto por Dann (1977) y Crompton (1979). Se observó que las motivaciones que más animan a los turistas a visitar los casinos (push) se concentran en los factores “novedad”, seguidos de “socialización” y “descanso y relajación”. En cuanto a las características que atraen a los turistas a los casinos (pull), aparecen los factores “infraestructura”, seguido de “bares y entretenimiento” y “alojamiento y transporte”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Casino tourism is the subject of this research, whose spatial focus is the Tourist Destination Iguaçu, on the triple border between Brazil, Paraguay, and Argentina, and which offers gambling as one of its products. The research contributes to filling a gap in the literature on casino tourism in Brazil, seeking to understand the factors that prompt visitors to these attractions, from the tourist's perspective. The general objective is to identify the motivational factors that lead Brazilian tourists to visit the casinos of the Tourist Destination Iguaçu. The methodology used was of qualitative and documentary, and the source of data was comments from tourists on the TripAdvisor platform. The comments were captured using Python software, obtaining a sample of 2,197 comments written in Portuguese, between August 2012 and March 2020. The data were tabulated and processed, using the R software to analyze the text contained in the comments. This analysis generated a set of quadrigrams (four-word sequences) to catalog the motivational factors that emerged from the analyzed corpus. Applying content analysis, the quadrigrams were classified into the motivational categories of the two-dimensional push and pull model proposed by Dann (1977) and Crompton (1979). It was observed that the motivations that most encourage tourists to visit casinos (push) are centered around the factors “novelty”, followed by “socialization” and “rest and relaxation”. Regarding the characteristics that attract tourists to the casinos (pull), the factor “infrastructure” appears first, followed by “bars and entertainment” and “accommodation and transport”.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br