ISSN 0101-3262 versão impressa
ISSN 1678-7110 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

Os Cadernos Cedes (Cad. CEDES) têm característica monotemática e as colaborações, a serem analisadas previamente pelo Comitê de Redação, devem ser submetidas por um(a) pesquisador(a), responsável pela organização do número proposto. Primeiramente, deve-se enviar a proposta resumida de caderno temático, contendo a justificativa e a relevância, apresentação de autores nacionais e internacionais (mínimo de 01) e seus respectivos vínculos institucionais e resumo de cada um dos artigos. Tal proposta deverá expressar a diversidade teórico-metodológica do campo, contemplar, preferencialmente, diferentes instituições de origem dos autores e, principalmente, ser dirigida a alunos de graduação e pós-graduação, educadores do ensino fundamental, médio e superior e participantes de movimentos educativos. A partir de 2009, os Cadernos contarão com mais uma seção – "Caleidoscópio" – destinada à divulgação de documentos, resenhas bibliográficas ou notas de pesquisa sobre a temática do caderno publicado. Dessa forma, junto com a proposta, o organizador ainda deverá enviar o texto complementar. Caso aprovada pelo Comitê, a organização final do caderno deverá se orientar pelas seguintes diretrizes:

 

Normas para apresentação de colaborações

Orientações para submissão de trabalhos

A partir de 2009, os cadernos cedes operarão exclusivamente pelo Sistema scielo de Publicação, que utiliza o Open Journal System como suporte de gerenciamento eletrônico e publicação de periódicos científicos.

Dessa forma, todo o processo de captação e arbitragem dos artigos passará necessariamente por uma plataforma eletrônica, on-line, onde os usuários poderão se cadastrar como autores e submeter seus trabalhos para apreciação do Comitê Editorial, podendo, inclusive, acompanhar todo o processo de avaliação de seu texto.

Para se cadastrar no sistema, o autor precisa acessar o endereço abaixo e seguir as orientações para o preenchimento de seus dados:

http://submission.scielo.br/index.php/ccedes/login

Após este cadastro, o autor estará apto a submeter sua proposta de número temático para avaliação.

A primeira etapa da submissão on-line deve ser composta apenas pela Proposta e pelo texto complementar, conforme as instruções iniciais. Se aprovados, o(a) organizador(a) deverá transferir para a plataforma eletrônica todos os textos de uma só vez, colocando a Apresentação como arquivo principal e anexando em seguida os artigos completos para avaliação.

Atenção: deverá ser enviada também uma cópia impressa para o seguinte endereço: Cadernos cedes, Caixa Postal 6022 – Unicamp, cep 13084-971, Campinas (SP).

Apresentação formal de originais

Os organizadores devem observar os prazos estipulados para entrega dos originais, acordados com o Comitê de Redação. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos e eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico. Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial em português e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte Garamond, tamanho 12, espaço duplo, papel A4. Cada Caderno proposto deverá ter, no máximo, 240 mil caracteres (com espaço), incluindo a apresentação e o sumário (indicando a ordem dos artigos e sintetizando o conteúdo do Caderno). Portanto, salvo casos absolutamente excepcionais e justificados, os originais de cada artigo não poderão ultrapassar o limite de 40 mil caracteres (com espaço). O texto para a seção "Caleidoscópio" deve ter até 10.000 caracteres (incluindo espaço) e conter título em português e inglês. No preparo dos originais, deverá ser observada, na medida do possível, a seguinte estrutura:

a) Título e subtítulo do artigo: até duas linhas;

b) Resumo e palavras-chave: o texto do resumo não deve ultrapassar 1.000 caracteres (considerando espaços) e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo cinco (05). Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

c) Título em inglês, abstract e key words: devem acompanhar os artigo e estar adequadamente traduzidos;

d) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral.

e) Referências bibliográficas Deverão obedecer a NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Alguns exemplos de referências bibliográficas

Livros (um autor)

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Livros (dois autores)

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

Capítulos de livros

OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34.

Artigos de periódicos (com mais de três autores)

PODSAKOFF, P.M. et al. Transformational leader behaviors and their effects on followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990.

Teses

CARVALHO, W.L.P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica. 1991. 302f. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Artigo de periódico (formato eletrônico)

AQUINO, J.G.; MUSSI, M.C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2002.

Livro em formato eletrônico

SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

Artigo assinado (jornal)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

Artigo não-assinado (jornal)

FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

Decretos, leis

BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. Seção 1.

Constituição federal

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

Relatório oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeogr.).

Gravação de vídeo

VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 videocassete (120 min.): VHS, son., color.

Trabalho publicado em Anais de Congresso

PARO, V.H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997. p. 303-314.

f) Notas: quando existirem, devem ser numeradas seqüencialmente e colocadas no final do artigo. Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, deve-se utilizar as citações no texto: a identificação das referências no corpo do trabalho deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação (Nunes, 1995, p. 225).

g) Tabelas e figuras – As tabelas deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram incluídas no texto e encabeçadas por seu título, evitando-se a não repetição dos mesmos dados em gráficos. Na montagem das tabelas, recomenda-se seguir as "Normas de apresentação tabular", publicadas pelo ibge. Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras. Recomenda-se ainda que estes elementos sejam produzidos em preto e branco, em tamanho máximo de 14 x 21 cm (padrão da revista), apresentando, sempre que possível, qualidade de resolução (a partir de 200 dpis) para sua reprodução direta.

O processo de avaliação

Os originais serão submetidos à apreciação prévia do Comitê Editorial e encaminhados a, no mínimo, dois (02) relatores do seu corpo editorial, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, solicitar sua devolução ao organizador(a), que se responsabilizará em encaminhar aos autores para que sejam feitas reformulações/alterações necessárias no texto e/ou para que se adaptem às normas dos cadernos cedes. Com o sistema blind review, os nomes dos relatores permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

Observações gerais

Serão fornecidos ao autor principal de cada artigo (05) cinco exemplares do fascículo em que seu trabalho foi publicado; em artigos de co-autoria, cada autor receberá (03) três exemplares; no caso de mais de três autores, cada um receberá (02) dois exemplares.

Este periódico não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas e informa que o conteúdo dos textos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Comitê de Redação e/ou Conselho Editorial.

Os trabalhos serão disponibilizados integralmente, também de forma eletrônica, no site da Scientific Electronic Library On Line (SciELO) (www.scielo.br/ccedes), imediatamente após a sua publicação impressa.

 

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