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A REBEn no contexto da história da enfermagem brasileira: a importância da memória de Dª Glete de Alcântara

La REBEn en el contexto de la historia de la enfermería brasileña: la importancia de la memoria de Dª Glete de Alcântara

REBEn (Brazilian Journal of Nursing) in the context of the brazilian nursing: the importance of Glete de Alcântara

Resumos

O presente trabalho é um estudo de História Social cujo objetivo é recuperar a trajetória profissional de Dª Glete de Alcântara junto à Revista Brasileira de Enfermagem/REBEn(inicialmente Anais de Enfermagem), fundamentando-se na concepção de memória de Maurice Halbwachs e no conceito de geração de Daniel Pécaut. Para tanto, foi necessário contextualizar a formação profissional de Dª Glete de Alcântara na História da Enfermagem Brasileira, destacando a criação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(EERP/USP). As fontes utilizadas, analisadas em uma perspectiva histórico-crítica, foram os documentos do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e o acervo da ABEn/Brasília, sobretudo os Livros de Atas da Associação e os exemplares dos Anais de Enfermagem/REBEn.

história da Enfermagem; memória; REBEn; Glete de Alcântara


El trabajo es un estudio de Historia Social cuyo objeto es recuperar la trayectoria profesional Dª Glete de Alcântara en la Revista Brasileira de Enfermagem/REBEn(inicialmente Anais de Enfermagem) fundamentándonos en el concepto de memoria de Maurice Halbwachs y en el concepto de generación de Daniel Pécaut. Para tanto, ha sido necesario contextualizar la formación profesional de Dª Glete de Alcântara en la Historia de la Enfermería Brasileña, para destacarla creación de la Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(EERP/USP). Se han utilizado datos para analizarlos desde una perspectiva histórico-crítica. Son ellos la documentación del Centro de Memoria da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto y el acervo de la ABEn/Brasilia, sobre todo los Libros de Actas de la Asociación y los ejemplares de los Anais de Enfermagem/REBEn.

historia de la enfermería; memoria; Revista Brasileira de Enfermagem


This is a Social History study which aims at recuperating the professional trajectory of Glete de Alcântara in the Revista Brasileira de Enfermagem/REBEn (Brazilian Journal of Nursing), initially called Anais de Enfermagem. It is based on the concept of memory of Maurice Halbwach, and on the concept of generation of Daniel Pécaut. The study contextualizes the professional development of Glete de Alcântara in the history of the Brazilian nursing, highlighting the creation of the Nursing School of the University of São Paulo (EERP/USP) in Ribeirão Preto. The sources for the study were documents obtained in the Centro de Memória da Escola de Enfermagem (Memory Center of the School of Nursing) of Ribeirão Preto and in ABEN (Brazilian Association of Nursing) in Brasilia. Data obtained in this association were mainly collected from its record books the journals.

history of nursing; memory; Revista Brasileira de Enfermagem


PESQUISA

A REBEn no contexto da história da enfermagem brasileira: a importância da memória de Dª Glete de Alcântara

REBEn (Brazilian Journal of Nursing) in the context of the brazilian nursing: the importance of Glete de Alcântara

La REBEn en el contexto de la historia de la enfermería brasileña: la importancia de la memoria de Dª Glete de Alcântara

Isabel Amélia Costa MendesI; Joséte Luzia LeiteII; Juçara Luzia LeiteIII; Maria Auxiliadora TrevizanI

IMembros do GEPECOPEn - Grupo de Estudos em Pesquisas em Comunicação no Processo em Comunicação e Enfermagem, Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem

IIProfessora Emérita da UniRio e membro do NUPHEBRAS/EEAN/UFRJ

IIIDoutora em História Social. Professora Adjunta da UFES, membro do NUPHEBRAS/EEAN/UFRJ e membro do GEPECOPEn - EERP/USP

RESUMO

O presente trabalho é um estudo de História Social cujo objetivo é recuperar a trajetória profissional de Dª Glete de Alcântara junto à Revista Brasileira de Enfermagem/REBEn(inicialmente Anais de Enfermagem), fundamentando-se na concepção de memória de Maurice Halbwachs e no conceito de geração de Daniel Pécaut. Para tanto, foi necessário contextualizar a formação profissional de Dª Glete de Alcântara na História da Enfermagem Brasileira, destacando a criação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(EERP/USP). As fontes utilizadas, analisadas em uma perspectiva histórico-crítica, foram os documentos do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e o acervo da ABEn/Brasília, sobretudo os Livros de Atas da Associação e os exemplares dos Anais de Enfermagem/REBEn.

Palavras-chave: história da Enfermagem, memória, REBEn, Glete de Alcântara

ABSTRACT

This is a Social History study which aims at recuperating the professional trajectory of Glete de Alcântara in the Revista Brasileira de Enfermagem/REBEn (Brazilian Journal of Nursing), initially called Anais de Enfermagem. It is based on the concept of memory of Maurice Halbwach, and on the concept of generation of Daniel Pécaut. The study contextualizes the professional development of Glete de Alcântara in the history of the Brazilian nursing, highlighting the creation of the Nursing School of the University of São Paulo (EERP/USP) in Ribeirão Preto. The sources for the study were documents obtained in the Centro de Memória da Escola de Enfermagem (Memory Center of the School of Nursing) of Ribeirão Preto and in ABEN (Brazilian Association of Nursing) in Brasilia. Data obtained in this association were mainly collected from its record books the journals.

Keywords: history of nursing, memory, Revista Brasileira de Enfermagem

RESUMEN

El trabajo es un estudio de Historia Social cuyo objeto es recuperar la trayectoria profesional Dª Glete de Alcântara en la Revista Brasileira de Enfermagem/REBEn(inicialmente Anais de Enfermagem) fundamentándonos en el concepto de memoria de Maurice Halbwachs y en el concepto de generación de Daniel Pécaut. Para tanto, ha sido necesario contextualizar la formación profesional de Dª Glete de Alcântara en la Historia de la Enfermería Brasileña, para destacarla creación de la Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(EERP/USP). Se han utilizado datos para analizarlos desde una perspectiva histórico-crítica. Son ellos la documentación del Centro de Memoria da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto y el acervo de la ABEn/Brasilia, sobre todo los Libros de Actas de la Asociación y los ejemplares de los Anais de Enfermagem/REBEn.

Palavras clave: historia de la enfermería, memoria, Revista Brasileira de Enfermagem

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Recebido em 31/08/2002

Aprovado em 27/09/2002

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Fev 2002

Histórico

  • Aceito
    27 Set 2002
  • Recebido
    31 Ago 2002
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