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A implementação de inovação radical em empresas maduras

Resumos

A cada dia surgem mais provas da importância da inovação radical ou revolucionária na determinação do sucesso das empresas, em longo prazo, no mercado competitivo atual. Embora esse reconhecimento tenha estado presente em muitas empresas sólidas, existem dúvidas no que diz respeito à maneira segundo a qual a inovação deve ser implementada. O presente artigo baseia-se em um estudo longitudinal de 12 projetos de inovação radical em 10 empresas maduras de grande porte, no período de seis anos. O ciclo de vida dos projetos de inovação radical é diferente daquele de projetos incrementais, devido ao grande número de incertezas e descontinuidades. Tais características exigem que os projetos de inovação radical sejam gerenciados de forma diversa daquela aplicada aos projetos incrementais. Demonstramos sete fatores estratégicos decisivos para realizar-se a implementação bem-sucedida da inovação radical.

Inovação radical; mudança organizacional; tecnologia; estratégia; competências


There is increasing evidence of the importance of radical or breakthrough innovation to long-term firm success in the competitive marketplace today. Although this recognition has permeated many established companies, there is uncertainty about how to accomplish such innovation. This article is based on a six-year longitudinal study of 12 radical-innovation projects in 10 large, mature companies. The life cycle of radical-innovation projects is unlike those of incremental projects, because of an abundance of uncertainties and discontinuities. These characteristics require that radical-innovation projects be managed quite differently from incremental ones. Seven key strategic imperatives are offered for successfully implementing radical innovation.

Radical innovation; organizational change; technology; strategy; competences


ESTRATÉGIA

A implementação de inovação radical em empresas maduras

Richard LeiferI; Gina Colarelli O'ConnorII; Mark RiceIII

IProfessor Adjunto na Lally School of Management & Technology at Rensselaer Polytechnic Institute. E-mail: leifer@rpi.edu

IIProfessora Adjunta na Lally School of Management & Technology at Rensselaer Polytechnic Institute. E-mail: oconng@rpi.edu

IIIProfessor Murata Dean e Jeffry A. Timmons de Empreendedorismo no Babson College. E-mail: mrice@babson.edu

RESUMO

A cada dia surgem mais provas da importância da inovação radical ou revolucionária na determinação do sucesso das empresas, em longo prazo, no mercado competitivo atual. Embora esse reconhecimento tenha estado presente em muitas empresas sólidas, existem dúvidas no que diz respeito à maneira segundo a qual a inovação deve ser implementada. O presente artigo baseia-se em um estudo longitudinal de 12 projetos de inovação radical em 10 empresas maduras de grande porte, no período de seis anos. O ciclo de vida dos projetos de inovação radical é diferente daquele de projetos incrementais, devido ao grande número de incertezas e descontinuidades. Tais características exigem que os projetos de inovação radical sejam gerenciados de forma diversa daquela aplicada aos projetos incrementais. Demonstramos sete fatores estratégicos decisivos para realizar-se a implementação bem-sucedida da inovação radical.

Palavras-chave: Inovação radical, mudança organizacional, tecnologia, estratégia, competências.

ABSTRACT

There is increasing evidence of the importance of radical or breakthrough innovation to long-term firm success in the competitive marketplace today. Although this recognition has permeated many established companies, there is uncertainty about how to accomplish such innovation. This article is based on a six-year longitudinal study of 12 radical-innovation projects in 10 large, mature companies. The life cycle of radical-innovation projects is unlike those of incremental projects, because of an abundance of uncertainties and discontinuities. These characteristics require that radical-innovation projects be managed quite differently from incremental ones. Seven key strategic imperatives are offered for successfully implementing radical innovation.

Key words: Radical innovation, organizational change, technology, strategy, competences.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2002
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