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Docentes do ensino médio de enfermagem: o significado atribuído à sua prática profissional

NOTAS E INFORMAÇÕES

Docentes do ensino médio de enfermagem: o significado atribuído à sua prática profissional

Lúcia Helena Pereira dos SantosI; Silvia Helena De Bortoli CassianiII

IEnfermeira, Professora da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia e Mestranda em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

IIEnfermeira, Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Um grande contingente de trabalhadores de enfermagem constitui-se de profissionais de nível médio, ou seja, os técnicos e auxiliares de enfermagem. Há estimativas de que esses profissionais representam 60% da força de trabalho de enfermagem no Brasil (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 1996). O interesse em trabalhar com o enfermeiro professor desses cursos é proveniente de conflitos e questionamentos referentes a essa prática; e ainda por considerar esse profissional como a peça fundamental para um ensino de qualidade. Este estudo de caráter compreensivista, prioriza o significado atribuído às coisas e a intencionalidade da ação, características que, segundo MINAYO (1992) são inerentes aos atos, às relações e às estruturas sociais. Trata-se portanto, de um estudo qualitativo, cujo objetivo é compreender o significado que os enfermeiros, docentes do ensino médio de enfermagem atribuem à sua prática profissional. Para a compreensão do fenômeno sob estudo, adotar-se-á o método da Teoria Fundamentada nos Dados, já que esta é uma forma de pesquisa de campo, que explora e descreve o fenômeno no ambiente em que ele se insere, constituindo-se assim, em uma teoria indutivamente derivada do fenômeno que representa.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Dez 2005
  • Data do Fascículo
    Abr 1997
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