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Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review

RESUMO

Objetivo:

Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem.

Métodos:

Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise da seleção inicial, 88 textos foram lidos na íntegra e 29 compuseram a amostra final.

Resultados:

O ambiente e objeto virtual de aprendizagem, simulação, hipermídia e software ou aplicativos para celular foram as ferramentas utilizadas pelos docentes de Enfermagem. Os estudos destacam que a aplicação da tecnologia foi importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulou o ensino baseado no cuidado seguro, motivou e desenvolveu habilidades/competências, apoiando-se na aprendizagem significativa, efetiva, flexível e autônoma.

Conclusão:

Destaca-se a contribuição da tecnologia para a formação de enfermagem, mas é salutar ressaltar que seu emprego seja crítico, reflexivo, embasado em teorias pedagógicas e desenvolvido por docentes capacitados.

Descritores:
Tecnologia Educacional; Tecnologia da Informação; Educação em Enfermagem; Ensino; Enfermagem

ABSTRACT

Objective:

To identify and map the technological tools of information and communication to support the teaching learning process in Nursing teaching courses.

Methods:

This is a scoping review whose search was carried out in seven databases and in grey literature. After an initial analysis of the selection, 88 texts were read integrally, and 29 made up the final sample.

Results:

Virtual learning environment and object, simulation, hypermedia, and software or cellphone applications were the tools the nursing professors used the most. Studies highlight that the application of technology was important in the teaching-learning process, since it encouraged teaching based on safe care, motivating and developing abilities/competences, supported on significant, effective, flexible, and autonomous learning.

Conclusion:

The contribution of the technology for nursing formation stands out, but it should be highlighted that its employment must be critical, reflective, based on pedagogical theories and developed by trained professors.

Descriptors:
Information Technology; Educational Technology; Education, Nursing; Nursing; Teaching

RESUMEN

Objetivo:

Identificar y mapear herramientas tecnológicas de la información y comunicación para apoyo al proceso de enseñanza-aprendizaje en cursos de grado en Enfermería.

Métodos:

Tratase de una scoping review, cuya búsqueda realizada en siete bases de datos y en la literatura gris. Después del análisis de selección inicial, 88 textos fueron leídos integralmente y 29 compusieron la muestra final.

Resultados:

El ambiente y objeto virtual de aprendizaje, simulación, hipermedia y software o aplicativos para celular fueron las herramientas utilizadas por los docentes de Enfermería. Estudios destacan que aplicación de la tecnología fue importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje, pues estimuló la enseñanza basada en el cuidado seguro, motivó y desarrolló habilidades/competencias, apoyándose en el aprendizaje significativo, efectivo, flexible y autónomo.

Conclusión:

Destacase contribución de la tecnología para la formación de enfermería, pero es bueno destacar que su empleo sea crítico, reflexivo, basado en teorías pedagógicas y desarrollado por docentes capacitados.

Descriptores:
Tecnología Educacional; Tecnología de la Información; Educación en Enfermería; Enseñanza; Enfermería

INTRODUÇÃO

O avanço da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) — entendida como instrumento capaz de agregar, conectar, operar e disseminar as informações(11 Torres AAL, Bezerra JAA, Abbad GS. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde: revisão sistemática 2010-2015. Rev Gestão Saúde [Internet]. 2015 [cited 2020 Apr 12];6(2):1883-89. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3030/2726
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/...
) — verificado nas últimas décadas, a partir da popularização da World Wide Web (Web), tem promovido o processo de virtualização das relações pessoais relacionado ao seu uso crescente no cotidiano(22 Castro MJ, López M, Cao MJ, Fernández-Castro M, García S, Frutos M, et al. Impact of educational games on academic outcomes of students in the Degree in Nursing. PLoS One. 2019;14(7):e0220388. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220388
https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
).

Essa evolução tecnológica, por sua vez, alcançou a formação na área da enfermagem, que tem introduzido a TIC nos processos de ensino-aprendizagem, vislumbrada como uma eficiente estratégia de apoio e capaz de otimizar a prática docente ao garantir ao professor a essencial missão de ser um facilitador no processo de aprendizagem(22 Castro MJ, López M, Cao MJ, Fernández-Castro M, García S, Frutos M, et al. Impact of educational games on academic outcomes of students in the Degree in Nursing. PLoS One. 2019;14(7):e0220388. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220388
https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
). Quando são inseridas atividades diferenciadas e modernas às aulas tradicionais, o uso de TIC favorece a dinamicidade no processo de aprendizagem(33 Gediel ALB, Soares CP, Oliveira CLR. O ambiente virtual como aliado no processo de ensino e aprendizagem da Libras. Rev (Con)Tex Ling[Internet]. 2016 [cited 2020 Apr 10];10(16):24-37. Available from: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13701
https://periodicos.ufes.br/contextosling...
).

Seu emprego reduz a distância entre discente e docente, facilita e flexibiliza o acesso de diversas pessoas, estimula a autonomia e a reflexão sobre sua própria aprendizagem, uma vez que envolve o aluno em um processo articulado de estratégias e recursos relacionado ao uso de tecnologia(44 Castro TC, Gonçalves LS. The use of gamification to teach in the nursing field. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):1038-45. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0023 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
). Ainda, pode ser implementado em situações emergenciais, em que o ensino presencial não pode acontecer, sob risco à saúde e segurança dos alunos e professores, como no caso da pandemia da COVID-19.

A inserção das TICs nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) já é uma realidade prevista pela Portaria nº 2.117/2019, segundo a qual as instituições de ensino superior poderão apresentar em seu PPP a inclusão de métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de TIC, a fim de ofertar carga horária na modalidade de Ensino à Distância (EaD), até o limite de 40% da carga horária total, nos cursos de graduação presenciais, incluindo Enfermagem(55 Ministério da Educação (BR). Portaria n. 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino [Internet]. 2019[cited 2020 Apr 14]. Available from: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portar...
).

É importante ressaltar que a Portaria também deixa claro que o PPP deve apresentar de maneira clara e objetiva como será a incorporação de TIC para o alcance dos objetivos pedagógicos. Assim, é preciso defender que a introdução da tecnologia no processo educacional ocorra de maneira crítica, reflexiva, articulada com a tutoria e adaptada aos contextos social, político e econômico dos alunos(66 Bussotti EA, Leite MTM, Alves ACC, Cristensen K. Online training for health professionals in three regions of Brazil. Rev Bras Enferm. 2016;69(5):981-5. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690506
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).

Para tanto, os aspectos do processo de ensino/aprendizagem, relacionados com as formas de aprender e assimilar, e os determinantes sociais, históricos e culturais devem ser considerados a fim de que a formação educacional não seja comprometida e, por conseguinte, haja profissionais qualificados(77 Lévy P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola; 1998.).

Para a enfermagem, a inserção de TIC possibilita novas formas de aprendizagem, baseadas na interação, na autonomia do aluno e na vivência de experiências novas. Compreende-se que essa tecnologia não visa substituir os modelos tradicionais de ensino, mas objetiva apoiar esse processo como um recurso educacional ou reorientar e/ou atualizar os profissionais em seus serviços(88 Salvador PTCO, Rodrigues CCFM, Ferreira Jr MA, Fernandes MID, Martins JCA, Santos VEP. Construção de hipermídia para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. 2019;40:e20180035. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180035
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). E a inserção de tecnologias no processo de aprendizagem apoia-se na teoria da cibercultura, que defende o saber como algo dinâmico e interage com centros de pesquisa, de bancos de dados, de mídias e de dispositivos de gravação, por meio de redes móveis e digitais(77 Lévy P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola; 1998.).

Ante o exposto, ao considerar a modernização e a evolução das formas de ensino na área de enfermagem com a utilização da TIC, a fim de potencializar o acesso à informação pelos alunos de Enfermagem, visto que torna possível a melhoria do processo de ensino-aprendizagem(99 Alvarez AG, Dal Sasso GTM. Virtual learning objects: contributions to the learning process in health and nursing. Acta Paul Enferm. 2011;24(5):707-11. https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000500018 Portuguese.
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), este estudo tem por objetivo identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem.

MÉTODOS

Trata-se de scoping review guiada pelas recomendações do JBI Institute Reviewer’s Manual(1010 Joanna Briggs Institute. Methodology for JBI Scoping Reviews. Adelaide: The Joanna Briggs Institute; 2015.), cujas etapas realizadas foram: identificação da questão de pesquisa; identificação dos estudos relevantes; seleção de estudos; análise dos dados e coleta; resumo e construção do relatório. O protocolo de pesquisa foi registrado na Open Science Framework (https://osf.io/6xb2j/) e seguiu o checklist do PRISMA para esse tipo de estudo(1111 Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. https://doi.org/10.7326/M18-0850
https://doi.org/10.7326/M18-0850...
). A população da investigação foi constituída por pesquisas referentes às ferramentas tecnológicas da informação e comunicação utilizadas por docentes para o processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem.

A formulação da questão de pesquisa seguiu os preceitos estabelecidos pela estratégia PCC (população, conceito e contexto), que, neste estudo, correspondeu respectivamente a docentes de enfermagem; tecnologias da informação e comunicação; e cursos de graduação em Enfermagem. Portanto, a questão norteadora foi: Quais as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação utilizadas pelos docentes para o processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem?

A busca de dados foi realizada entre os meses de março e abril de 2020. Para a coleta de dados, identificaram-se descritores MESH relacionados com a estratégia PCC: P – Health Educator; C –Educational Technology; e C – Education, Nursing, Graduate. Com base nisso, foi feita uma consulta inicial no portal PubMed e na base de dados CINAHL para identificação de descritores e palavraschave frequentemente utilizadas nos estudos que abordaram a temática de interesse. Logo, a estratégia de pesquisa utilizada está descrita no Quadro 1.

Quadro 1
Estratégia de busca da scoping review, Brasil, 2020

Para essa etapa, utilizaram-se as seguintes bases de dados: U. S. National Library of Medicine (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane CENTRAL, PsychINFO e Education Resources Information Center (ERIC). E na literatura cinzenta: Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil), The National Library of Australia’s Trobe (Austrália e Nova Zelândia), Academic Archive Online (Suécia e outros países escandinavos), DART-Europe E-Theses Portal (Continente Europeu), Electronic Theses Online Service (Reino Unido), Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Portugal), National Electronic Theses and Dissertations Portal (África do Sul) e Theses Canada (Canadá).

Foram incluídas pesquisas publicadas, na íntegra, que tiveram como objeto de investigação a utilização de ferramentas tecnológicas da informação e comunicação empreendidas para o processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. A fim de captar o uso das tecnologias no ensino de enfermagem de modo original, foram excluídos os textos dos tipos: editoriais, relatos de experiência, ensaios teóricos, estudos de reflexão, revisões bem como pesquisas que não apresentaram resumo nem texto on-line na íntegra. Contudo, a coleta de dados foi realizada pela plataforma Comunidade Acadêmica Federada, a fim de reduzir as perdas. É importante destacar que não foi delimitado limite temporal.

Para a seleção e avaliação inicial dos estudos, todas as referências bibliográficas resultantes da busca nas bases de dados foram alocadas em um gerenciador de referências bibliográficas: EndNote Web. A seleção inicial obteve 28.923 textos e, após o processo de exclusão dos estudos, a amostra final foi composta por 29 documentos. É pertinente ressaltar que dois revisores treinados realizaram de forma independente e pareada essas etapas, tendo um terceiro revisor para avaliar as divergências.

Os dados extraídos, alocados em planilha Microsoft Excel, referem-se a: título; país de origem e ano de publicação; delineamento e número de participantes; desenho metodológico; resultados e conclusões da pesquisa; e ferramenta utilizada para o processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem.

RESULTADOS

A seleção inicial obteve 28.923 textos. Após a exclusão dos estudos duplicados, o total foi de 28.915 materiais. Posteriormente, foi realizada a avaliação dos títulos e resumos de todos os estudos identificados com base nos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, que resultou em uma exclusão de 28.827 publicações. Em seguida, fez-se a leitura na íntegra dos 88 documentos restantes, para exclusão daqueles que não respondiam à questão norteadora, compondo uma amostra final de 29 pesquisas (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma de seleção dos textos incluídos na scoping review, Brasil, 2020

O Quadro 2 apresenta a caracterização das publicações segundo título; país de origem e ano de publicação dos estudos incluídos na scoping review; delineamento e número de participantes; intervenções e desfechos, considerando cada tipo de pesquisa incluída na revisão. Em relação ao país de origem do estudo, 19 são provenientes do Brasil; 3, da Coreia do Sul; e 2, do Irã. Os demais países (Canadá, Estados Unidos da América, Austrália, Portugal e Espanha) apresentam um estudo incluído, cada um. Quanto ao ano de publicação, em 2015, houve cinco textos; em 2012, quatro; 2009, 2011, 2013, 2016 e 2016, três textos em cada ano; 2017 e 2019, dois em cada ano; e, em 2014, apenas um foi incluído.

Quadro 2
Caracterização segundo título, país de origem e ano de publicação, delineamento e número de participantes, intervenções e desfechos dos estudos incluídos na scoping review (n = 29), Brasil, 2020

Acerca das ferramentas de TIC (Tabela 1) utilizadas nos estudos incluídos , depreende-se que grande parte (45%) utilizou o ambiente virtual de aprendizagem (principalmente o Moodle) durante o ensino nos cursos de graduação em Enfermagem. As tecnologias menos utilizadas foram a plataforma web e os vídeos, com dois textos (6,9%) cada.

Tabela 1
Ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação utilizadas nos estudos (n = 29), Brasil, 2020

Os principais resultados e conclusões (Tabela 2) demonstraram que a aplicação de TIC constituiu-se uma ferramenta para potencializar a motivação e a satisfação dos alunos (20%) e o processo de aprendizagem efetiva (20%).

Tabela 2
Principais resultados e conclusões para a aplicação de Tecnologia da Informação e Ccomunicação contidos nos estudos incluídos na scoping review, Brasil, 2020

DISCUSSÃO

A evolução da enfermagem e de sua formação está em consonância com a revolução tecnológica que permeia as relações atuais. Assim, o emprego de TIC no ensino da enfermagem tem proporcionado resultados nesse processo, uma vez que a integração e a organização dos conteúdos das disciplinas garantem o apoio aos docentes durante essa etapa e ainda estimulam a autonomia dos discentes quanto à sua própria aprendizagem(3939 Galafassi FP, Gluz JC, Galafassi C. Critical Analysis of Recent Researches on Learning Objects and Learning Environments Technologies. Rev Bras Inf Educ. 2013;21(3):41-52. https://doi.org/10.5753/RBIE.2013.21.03.40 Portuguese.
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).

Ao considerar sua eficiente aplicação, verifica-se o emprego de TIC em nível mundial: seu aproveitamento tem mostrado uma possibilidade viável para as práticas educacionais, e o seu uso tem sido crescente na sociedade contemporânea(22 Castro MJ, López M, Cao MJ, Fernández-Castro M, García S, Frutos M, et al. Impact of educational games on academic outcomes of students in the Degree in Nursing. PLoS One. 2019;14(7):e0220388. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220388
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). A explicação para esse fenômeno pode estar relacionada com as novas gerações de alunos, que nasceram e cresceram cercados por tecnologias, em um processo de inclusão digital que tem proporcionado a adaptação ao uso de TIC de maneira rápida e natural(4040 Grossi MGR, Lopes AM, Jesus PM, Galvão RRO. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas redes sociais pelos universitários brasileiros. Rev Texto Dig. 2014;10(1):4-23. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n1p4
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v1...
).

Ademais, esses jovens alunos de Enfermagem são criativos e, durante a formação superior, almejam o desenvolvimento de novas habilidades e competências, por meio de formas ativas e participativas, cenário que contribui para a evolução das práticas pedagógicas, atualmente fundamentadas nas relações horizontais de troca de saberes(4040 Grossi MGR, Lopes AM, Jesus PM, Galvão RRO. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas redes sociais pelos universitários brasileiros. Rev Texto Dig. 2014;10(1):4-23. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n1p4
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).

Essa realidade também é motivada pela disponibilidade da Web 3.0. Se outrora a navegação na internet era estática, sem imagens e com interface gráfica desinteressante (a denominada Web 1.0). Depois, na Web 2.0, avançou-se tornando possível interagir com os sites, criar páginas da internet com publicação de diversos textos, imagens, músicas ou vídeos. Atualmente, com o advento da Web 3.0, pode-se até programar suas interfaces, o que facilita a comunicação e aumenta o uso de TIC(44 Castro TC, Gonçalves LS. The use of gamification to teach in the nursing field. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):1038-45. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0023 Portuguese.
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).

Ante o cenário de crescente aplicação de TIC, em que se destacam os benefícios de sua utilização, é notável o aumento no número de publicações científicas nos últimos anos(4141 Calil FC, Peres HHC, Zaima J, Tobase L. The scientific production of objects learning in nursing education. J Health Inform [Internet]. 2012 [cited 2020 Apr 16];4(esp):138-43. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/245/134
http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/ind...
), assim como a multiplicidade de ferramentas implementadas para o ensino superior de Enfermagem(4242 Oliveira Jr JK, Silva MAD. As tecnologias de informação e comunicação como ferramenta complementar no ensino da histologia nos cursos odontologia da Região Norte. J Health Inform [Internet]. 2014 [cited 2020 Apr 12];6(2):60-6. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/293/196
http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/ind...
). Inicialmente, a aprendizagem mediante tecnologias era realizada por intermédio do telefone ou telecursos propagados via televisão; em seguida, a popularização da internet garantiu maior interação entre as pessoas, e os ambientes virtuais de aprendizagem ganharam espaço com a educação à distância e de forma complementar à educação presencial(11 Torres AAL, Bezerra JAA, Abbad GS. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde: revisão sistemática 2010-2015. Rev Gestão Saúde [Internet]. 2015 [cited 2020 Apr 12];6(2):1883-89. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3030/2726
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/...
).

Hoje em dia, são diversas as possibilidades para o emprego de TIC, entre as quais simulação clínica virtual, objeto virtual de aprendizagem, hipermídia, plataforma web, vídeos e aplicativos de celular, de acordo com os textos incluídos nesta revisão. De modo geral, tais ferramentas caracterizamse por sua interatividade, suporte multimídia, linguagem hipermídia e reusabilidade, mostrando-se como um forte apoiador da aprendizagem em diversos níveis de formação(4343 Parulla CD, Galdino DM, Dal Pai D, Azzolin KO, Cogo ALP. Avaliação de enfermagem: elaboração e desenvolvimento de um curso massivo, aberto e online. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41(spe):e20190199. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190199
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), por tratarse de um ensino consolidado e que contribui para a segurança do paciente(4444 Rocha ATS, Diniz POD, Belian RB, Frazão IS, Cavalcanti AMTS. Cuidado em Saúde Mental: um sistema para ensino em Enfermagem. J Health Inform [Internet]. 2012 [cited 2020 Apr 12];4(esp):103-7. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/238/132
http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/ind...
).

Ressalta-se que o uso de TIC não deve ser uma estratégia para a disponibilização simples e acrítica dos conteúdos na formação dos enfermeiros; é necessário que haja aplicação de teorias pedagógicas, em um processo crítico e reflexivo, para que os benefícios advindos de sua aplicação possam ser percebidos e otimizados(11 Torres AAL, Bezerra JAA, Abbad GS. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde: revisão sistemática 2010-2015. Rev Gestão Saúde [Internet]. 2015 [cited 2020 Apr 12];6(2):1883-89. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3030/2726
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/...
).

Diversos são os resultados originados da aplicação de TIC no ensino de graduação em Enfermagem. Conforme os textos T2, T3, T5, T6, T7, T8, T11 e T25, depreende-se que sua utilização tem se mostrado benéfica para a aprendizagem dos acadêmicos de Enfermagem de forma complementar, em que a TIC não se refere apenas ao ensino à distância, mas é utilizada durante as aulas presenciais e apresentam bons resultados(3939 Galafassi FP, Gluz JC, Galafassi C. Critical Analysis of Recent Researches on Learning Objects and Learning Environments Technologies. Rev Bras Inf Educ. 2013;21(3):41-52. https://doi.org/10.5753/RBIE.2013.21.03.40 Portuguese.
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): são usados métodos e ferramentas inovadoras, que auxiliam a exemplificação de cenários reais ou fictícios(11 Torres AAL, Bezerra JAA, Abbad GS. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde: revisão sistemática 2010-2015. Rev Gestão Saúde [Internet]. 2015 [cited 2020 Apr 12];6(2):1883-89. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3030/2726
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/...
), em contraponto aos meios tradicionais e estáticos de ensino(33 Gediel ALB, Soares CP, Oliveira CLR. O ambiente virtual como aliado no processo de ensino e aprendizagem da Libras. Rev (Con)Tex Ling[Internet]. 2016 [cited 2020 Apr 10];10(16):24-37. Available from: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13701
https://periodicos.ufes.br/contextosling...
).

Isto posto, a união entre o tradicional e moderno tem promovido a motivação dos alunos para a aprendizagem, de acordo com os textos T3, T5, T12, T14, T18, T22, T25, T28 e T29. A elaboração de ferramentas amigáveis, motivadoras e interativas(3131 Avelino CCV, Borges FR, Inagaki CM, Nery MA, Goyatá SLT. Development of a course in the Virtual Learning Environment on the ICNP. Acta Paul Enferm. 2016;29(1):69-76. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600010 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/1982-01942016000...
) tem contribuído para tais resultados e ainda fomentam o desenvolvimento de diversas competências(4343 Parulla CD, Galdino DM, Dal Pai D, Azzolin KO, Cogo ALP. Avaliação de enfermagem: elaboração e desenvolvimento de um curso massivo, aberto e online. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41(spe):e20190199. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190199
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).

Os textos T2, T10, T12, T14, T16, T18 e T22 destacam a TIC como ferramenta para aprendizagem flexível e autônoma. Tal resultado é motivado pela capacidade que essa estratégia apresenta quanto à disponibilidade dos conteúdos e à interação independente entre a tecnologia e o aluno, que o torna responsável pela aprendizagem(3939 Galafassi FP, Gluz JC, Galafassi C. Critical Analysis of Recent Researches on Learning Objects and Learning Environments Technologies. Rev Bras Inf Educ. 2013;21(3):41-52. https://doi.org/10.5753/RBIE.2013.21.03.40 Portuguese.
https://doi.org/10.5753/RBIE.2013.21.03....
).

Ainda, fatores como a liberdade do aluno para escolher e delimitar o seu horário e ritmo de estudo, desde que de maneira crítica, facilitam a aprendizagem, favorecem o processo de reflexão e a utilização de experiências prévias — de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais(4545 Ministério da Educação (BR). Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação. Brasília: Ministério da Educação; 2001.) — e despertam o sentimento de empoderamento(99 Alvarez AG, Dal Sasso GTM. Virtual learning objects: contributions to the learning process in health and nursing. Acta Paul Enferm. 2011;24(5):707-11. https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000500018 Portuguese.
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).

O estímulo ao desenvolvimento de habilidades e competências foi ressaltado nos estudos T11, T4, T22, T24, T25, T26, T27 e T29 (grande parte deles, produzidos no Brasil), em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da saúde. Essa legislação salienta que o processo de formação dos profissionais deve sofrer modificações que visam ao incentivo de habilidades e competências para a prática profissional, com o incentivo ao pensamento crítico e assimilação de conteúdos novos de maneiras distintas(4646 Trindade CS, Dahmer A, Reppold CT. Objetos de Aprendizagem: Uma Revisão Integrativa na Área da Saúde. J Health Inform [Internet]. 2014 [cited 2020 Apr 14];6(1):20-29. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/300/187.
http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/ind...
).

Desse modo, sua utilização pode representar uma forma adequada de garantir acesso à informação e capaz de qualificar as práticas dos futuros profissionais de saúde para as necessidades da coletividade(99 Alvarez AG, Dal Sasso GTM. Virtual learning objects: contributions to the learning process in health and nursing. Acta Paul Enferm. 2011;24(5):707-11. https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000500018 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/S0103-2100201100...
), explorar as potencialidades relacionadas com interatividade e colaboração(4747 Maia MDSA, Silva DG. Práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem: usos e abusos. EmRede [Internet]. 2020 [cited 2020 Jun 14];7(1):81-95. Availabre from: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/555
https://www.aunirede.org.br/revista/inde...
) e favorecer o aprofundamento dos conteúdos de maneira articulada com a prática profissional(4848 Santos HAS, Carvalho DF, Silva AFG, Rossetto HHP. Blended learning: practical experience in the classroom. Res, Soc Developm. 2020;9(7):e462974332. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4332
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4332...
).

Os estudos T9, T11, T14 e T15 ressaltaram, em suas considerações finais, a importância da aplicação de TIC para o cuidado seguro durante a formação, tendo em vista que, com base na usabilidade de tecnologias, os alunos são capazes de, a priori, simular situações reais e treinar habilidades e, posteriormente, aplicar seus conhecimentos em pacientes reais. Isso proporciona maior segurança para o desempenho de suas atividades, isto é, a oportunidade de apreensão e/ou treino, repetidas vezes, possibilita a sensação de autoconfiança entre os acadêmicos de Enfermagem diante das situações concretas(4949 Holanda VR, Pinheiro AKB, Pagliuca LMF. Learning in online education: analysis of concept. Rev Bras Enferm[Internet]. 2013 [cited 2020 Apr 14];66(3):406-11. https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000300016 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/S0034-7167201300...
).

Conforme os textos T1, T2, T3, T4, T6, T10, T11, T17 e T18, a utilização de TIC para o ensino entre alunos de Enfermagem viabilizou a geração de conhecimento efetivo. A literatura demonstra que a obtenção de conhecimento é um resultado presente entre os estudos sobre a aplicação de TIC(11 Torres AAL, Bezerra JAA, Abbad GS. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde: revisão sistemática 2010-2015. Rev Gestão Saúde [Internet]. 2015 [cited 2020 Apr 12];6(2):1883-89. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3030/2726
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/...
). Tal realidade encontra-se associada com a forma pela qual a aprendizagem é desenvolvida com base nas TICs, em que a experiência é individual, significativa e reflexiva, cujo processo estimula o aluno particularmente, e o resultado é a mudança de concepções anteriores(4949 Holanda VR, Pinheiro AKB, Pagliuca LMF. Learning in online education: analysis of concept. Rev Bras Enferm[Internet]. 2013 [cited 2020 Apr 14];66(3):406-11. https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000300016 Portuguese.
https://doi.org/10.1590/S0034-7167201300...
).

Limitações do estudo

Este estudo apresenta como limitação a exclusão de alguns tipos de desenhos textuais.

Contribuições para a Área

Considerando o fomento do uso de TIC no ensino de enfermagem, este estudo informa aspectos gerais das ferramentas utilizadas e revela os principais resultados e conclusões relativas à aplicação de tecnologias, em articulação com a literatura e legislação existente. Nesse sentido, estimula a discussão sobre a temática, contribuindo para qualificar o uso das tecnologias da informação e comunicação para o ensino nos cursos de graduação em Enfermagem.

CONCLUSÕES

A evolução na formação de enfermagem é uma realidade e caminha junto com a modernização do ensino, na qual o uso de TIC é crescente, conforme mostra o resultado desta revisão. E deverá ser ainda maior no país, em decorrência da publicação que torna possível a instituição de disciplinas em formato EaD.

Dos resultados deste estudo, observa-se a aplicação de TIC como uma ferramenta utilizada pelo docente de forma complementar ao ensino presencial e relacionada a um ensino efetivo, flexível, autônomo, capaz de promover o cuidado seguro, as habilidades, competências e motivação dos alunos. Entre as ferramentas mais usadas, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem, as simulações, os objetos virtuais de aprendizagem, a hipermídia, a plataforma web, os vídeos e os aplicativos para celulares.

Por fim, salienta-se que a implementação de TIC direcionada para a aprendizagem deve ser alinhada às teorias pedagógicas, com o intuito de propiciar a aplicação crítica e reflexiva dos docentes e discentes. Ainda, vale dizer que é salutar o treinamento dos docentes, com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências para a utilização dessas tecnologias.

  • FOMENTO
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Editado por

EDITOR CHEFE: Antonio José de Almeida Filho
EDITOR ASSOCIADO: Rafael Silva

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Maio 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    07 Set 2020
  • Aceito
    09 Jan 2021
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