Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 74 Suplemento 5, Publicado: 2021
  • Inovação tecnológica em saúde: de volta às origens Editorial

    Avelar, Ariane Ferreira Machado; Santos, Luciano Marques dos
  • Eficácia de aplicativo móvel na adesão de gestantes às consultas de pré-natal: ensaio clínico randomizado Artigo Original

    Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Santos, Wenysson Noleto dos; Santos, Rebecca Stefany da Costa; Silva, Vera Lucia Morais da; Abrantes, Rogéria Moreira de; Soares, Veronica Feitosa Ribeiro; Silva, Richardson Augusto Rosendo da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a eficácia de um aplicativo móvel para celular na adesão de mulheres grávidas às consultas de pré-natal. Método: ensaio clínico controlado randomizado, simples-cego, com dois grupos paralelos, realizado de janeiro a dezembro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada ao final do terceiro trimestre de gestação. Para análise, utilizaram-se os testes de Qui-Quadrado e Mann-Whitney. A amostra consistiu em 88 gestantes de 2 Estratégias Saúde da Família, do Nordeste do Brasil. As participantes foram randomizadas em dois grupos: intervenção (GI), que fizeram uso do aplicativo; e controle (GC), que frequentaram as consultas de pré-natal. Resultados: as grávidas que fizeram uso do aplicativo (GI) compareceram a um maior número de consultas, quando comparadas às participantes do GC, identificando-se diferença estatística entre os grupos (p<0,05). Conclusão: o aplicativo apresentou-se como uma tecnologia em saúde eficaz para melhorar a adesão ao pré-natal. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-74SNST

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: evaluar la eficacia de una aplicación de telefonía móvil para la adhesión de gestantes a las consultas prenatales. Método: se trata de un ensayo clínico controlado aleatorizado y a ciegas realizado con dos grupos paralelos entre enero y diciembre de 2018. Los datos se recogieron mediante entrevista estructurada al final del tercer trimestre de gestación. Para el análisis se utilizaron las pruebas de Chi-cuadrado y Mann-Whitney. La muestra estaba compuesta por 88 mujeres embarazadas de 2 Estrategias de Salud Familiar del Noreste de Brasil. Las participantes fueron asignadas aleatoriamente a dos grupos: intervención (IG), que hacía uso de la aplicación, y control (CG), que asistía a las consultas prenatales. Resultados: las gestantes que usaron la aplicación (GI) asistieron a un número mayor de consultas, comparadas a las participantes del GC, identificándose una diferencia estadística entre los grupos (p<0,05). Conclusión: la aplicación se mostró como una teconología sanitaria eficaz para mejorar la adhesión al prenatal. Registro Brasileño de Ensayos Clínicos: RBR-74SNST.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate the effectiveness of a mobile application for cell phones in the adherence of pregnant women to prenatal consultations. Method: a randomized controlled clinical trial, simple-blind with two parallel groups, conducted from January to December 2018. Data collection was carried out through a structured interview at the end of the third trimester of pregnancy. For analysis, Chi-Square and Mann-Whitney tests were used. The sample consisted of 88 pregnant women from 2 Family Health Strategies in Northeast Brazil. Participants were randomized into two groups: intervention (IG), who used the application, and control (CG), who attended prenatal consultations. Results: pregnant women who used the application (IG) attended a greater number of consultations when compared to participants in the CG, identifying a statistical difference between the groups (p<0.05). Conclusion: the application showed to be an effective health technology to improve adherence to prenatal care. Brazilian Registry of Clinical Trials: RBR-74SNST.
  • Tecnologia educacional tridimensional para prevenção de acidentes por quedas em idosos Artigo Original

    Lima, Rayanne Branco dos Santos; Barbosa, Rachel Gabriel Bastos; Diniz, Jamylle Lucas; Costa, Joyce da Silva; Marques, Marília Braga; Coutinho, Janaína Fonseca Victor

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Avaliar uma gerontotecnologia educacional tridimensional para prevenção de quedas em idosos no domicílio. Métodos: Estudo transversal, descritivo, compreendendo Desenvolvimento de gerontotecnologia; Avaliação por especialistas e público-alvo - realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil, de junho de 2017 a outubro de 2018. Para o desenvolvimento, utilizaram-se os passos adotados em uma cartilha e o projeto Casa Segura para idosos. Participaram da avaliação 16 especialistas e 30 idosos, utilizando o Modelo de Promoção da Saúde, de Nola Pender. Resultados: A maquete possui área de 160 cm2, com quatro cômodos em material do tipo Medium Density Fiberboard. Os especialistas consideraram a tecnologia adequada, com nível de concordância de 87,7% IC95% [87,71-88,42]. Todos os idosos relataram que a maquete se assemelhava ao seu domicílio, e 13 destes (43,3%) sugeriram a construção de um quintal, possibilidade de dois andares, corredores e escadas. Conclusão: A gerontotecnologia foi considerada apta para utilização na prevenção de quedas em idosos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Evaluar gerontotecnología educacional tridimensional para prevención de caídas en ancianos en domicilio. Métodos: Estudio transversal, descriptivo, comprendiendo Desarrollo de gerontotecnología; Evaluación por especialistas y público objeto - realizado en Fortaleza, Ceará, Brasil, de junio de 2017 a octubre de 2018. Para el desarrollo, utilizaron los pasos adoptados en una cartilla y el proyecto Casa Segura para ancianos. Participaron de la evaluación 16 especialistas y 30 ancianos, utilizando el Modelo de Promoción de la Salud, de Nola Pender. Resultados: La maqueta posee área de 160 cm2, con cuatro cómodos en material del tipo Medium Density Fiberboard . Los especialistas consideraron la tecnología adecuada, con nivel de concordancia de 87,7% IC95% [87,71-88,42]. Todos los ancianos informaron que la maqueta se asemeja al domicilio, y 13 de estos (43,3%) sugirieron la construcción de un patio, posibilidad de dos pisos, pasillos y escaleras. Conclusión: La gerontotecnología ha considerada apta para utilización en la prevención de caídas por ancianos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Evaluate a three-dimensional educational gerontotechnology for the prevention of falls in the elderly at home. Methods: Cross-sectional, descriptive study, involving the Development of gerontotechnology; Evaluation by specialists and target audience, took place in Fortaleza, State of Ceara, Brazil, from June 2017 to October 2018. For the development, it was used the steps adopted in a booklet and the Casa Segura project for the elderly. 16 specialists and 30 elderly participated in the evaluation, using the Health Promotion Model, by Nola Pende. Results: The scale model has an area of 160 cm2, with four rooms made of Medium Density Fiberboard . Specialists consider technology adequate, with a level of compliance of 87.7% IC95% [87,71-88,42]. All the elderly related that the scale model looked their homes, and 13 of them (43.3%) suggested the construction of a backyard, a possible second floor, corridors, and stairs. Conclusion: Gerontotechnology was considered fit to be used in the prevention of falls in the elderly.
  • Desenvolvimento de software para gerenciamento de leitos na urgência e emergência Artigo Original

    Oliveira, Izabella Soares de; Lima, Eliane de Fátima Almeida; Silva, Rita Inês Casagrande da; Figueiredo, Karla Crozeta; Dias, Isabel Cussi Brasileiro; Primo, Candida Caniçali

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever o processo de desenvolvimento de um software para gerenciamento de leitos na urgência e emergência. Métodos: pesquisa participativa fundamentada no Design Centrado no Usuário em quatro etapas: 1) definição de requisitos e elaboração da estrutura; 2) geração das alternativas e prototipagem; 3) testes; 4) implementação. Realizados seminários com profissionais de saúde entre 21 de maio de 2018 e 31 de maio de 2019 para a elaboração e avaliação do conteúdo do software. Resultados: foi desenvolvido o software CuidarTech KRONOS para gerenciamento dos leitos da urgência e emergência, utilizando a metodologia kanban. Considerações finais: o software auxiliará na tomada de decisão dos profissionais e gestores, fornecendo dados mais fidedignos para viabilizar a melhoria dos processos de trabalho e da qualidade da assistência ao paciente. O desenvolvimento do software para gerenciamento de leitos é inovador na área da saúde, e não foram encontrados artigos que descrevessem essa metodologia.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir el proceso de desarrollo de un software para la gestión de lechos en emergencia. Métodos: investigación participativa basada en Diseño Centrado en el Usuario en cuatro etapas: 1) definición de requisitos y elaboración de la estructura; 2) generación de alternativas y prototipos; 3) pruebas; 4) implementación. Seminarios realizados con profesionales de la salud entre el 21 de mayo de 2018 y el 31 de mayo de 2019 para la preparación y evaluación de contenidos de software. Resultados: CuidarTech KRONOS fue desarrollado para la gestión de lechos de emergências utilizando la metodología kanban. Consideraciones finales: el software ayudará en la toma de decisiones de profesionales y gerentes, proporcionando datos más confiables para permitir la mejora de los procesos de trabajo y la calidad de la atención al paciente. El desarrollo de software de gestión de lechos es innovador en salud y no se encontraron artículos que describan esta metodología.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the process of developing a software for emergency bed management. Methods: a participatory research based on User-Centered Design in four stages: 1) definition of requirements and structure elaboration; 2) generation of alternatives and prototyping; 3) tests; 4) implementation. Seminars were held with health professionals between May 21, 2018 and May 31, 2019 for the preparation and assessment of software content. Results: the software CuidarTech KRONOS was developed for emergency bed management using the kanban methodology. Final considerations: this software will assist professionals' and managers' decision-making providing more reliable data to enable the improvement of work processes and the quality of patient care. Developing a bed management software is innovative in the health field, and no articles were found describing this methodology.
  • Desenvolvimento e avaliação de cartilha para promover estilo de vida saudável em pessoas com HIV Artigo Original

    Fontenele, Marina Soares Monteiro; Cunha, Gilmara Holanda da; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Siqueira, Larissa Rodrigues; Lima, Maria Amanda Correia; Moreira, Lavna Albuquerque

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Desenvolver e avaliar uma cartilha educativa para promover estilo de vida saudável em pessoas com HIV. Métodos: Estudo de desenvolvimento tecnológico em três etapas: Desenvolvimento da cartilha, com revisão bibliográfica, ilustrações, layout, diagramação, adotandose como referencial o modelo transteórico de mudança de comportamento; Análise de conteúdo e aparência por 22 juízes; Análise semântica por 22 pessoas com HIV. Foi mensurada a proporção de avaliações positiva dos itens, considerando-se percentual igual ou maior a 85%. Resultados: A "Minha cartilha de motivação para mudança! Práticas para promoção do estilo de vida saudável" teve seis domínios: Controle do peso corporal; Alimentação saudável; Prática de exercício físico; Fumo, álcool e outras drogas; Controle do estresse; e Tratamento medicamentoso. A maioria dos itens avaliados obteve percentual de concordância com média global de 92,4% pelos juízes e de 98,9% pelo público-alvo. Conclusão: A cartilha teve evidência de validade adequada para ser utilizada pelas pessoas com HIV.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Desarrollar y evaluar cartilla educativa para promover estilo de vida saludable en personas con VIH. Métodos: Estudio de desarrollo tecnológico en tres etapas: Desarrollo de la cartilla, con revisión bibliográfica, ilustraciones, plan, diagramación, basado en el modelo trasteórico de cambio; Análisis de contenido y apariencia por 22 jueces; Análisis semántico por 22 personas con VIH. Mensurada la proporción de evaluaciones positivas de los ítems, considerándose porcentual igual o mayor a 85%. Resultados: "Mí cartilla de motivación para cambio! Prácticas para promoción del estilo de vida saludable" tuvo seis dominios: Control del peso; Alimentación saludable; Prácticas de ejercicios; Tabaco, alcohol y otras drogas; Control del estrés; y Tratamiento medicamentoso. La mayoría de los ítems evaluados obtuvo porcentual de concordancia con medina global de 92,4% por los jueces y de 98,9% por el público objeto. Conclusión: La cartilla tuvo evidencia de validez adecuada para ser utilizada por las personas con VIH.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To develop and evaluate an educational primer to promote healthy lifestyles in people with HIV. Methods: Study of technological development in three stages: Development of the booklet, with bibliographical review, illustrations, layout, diagramming, adopting as reference the trans-theoretical model of behavior change; Analysis of content and appearance by 22 judges; Semantic analysis by 22 people with HIV. The proportion of positive evaluations of the items was measured, considering a percentage equal to or greater than 85%. Results: My motivational booklet for change! Practices for promoting a healthy lifestyle" had six areas: Body weight control; Healthy eating; Exercise practice; Smoking, alcohol and other drugs; Stress control; and Drug treatment. Most of the items evaluated agreed with an overall average of 92.4% by the judges and 98.9% by the target audience. Conclusion: The booklet had evidence of adequate validity to be used by people with HIV.
  • Produção e validação de tecnologia educacional sobre cuidados de enfermagem para prevenção da sífilis

    Silva, Policardo Gonçalves da; Araújo, Luana Matos Silva; Terçariol, César Augusto Sangaletti; Souza, Camilla Borges Lopes; Andrade, Raquel Dully; Reis, Renata Karina; Rabeh, Soraia Assad Nasbine

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: Validar roteiro e storyboard de um vídeo para intervenção educativa sobre assistência de enfermagem visando à prevenção e manejo da sífilis. Métodos: Estudo de delineamento metodológico, com abordagem de análise quantitativa. Foi realizada validação de conteúdo e aparência do roteiro e storyboard do vídeo educativo por um comitê de especialistas na temática e em vídeo. Consideraram-se validados a partir da concordância de 78%, calculada por meio do Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: Houve sugestões, que foram analisadas; e, quando pertinentes, o roteiro e storyboard foram alterados. O grau de concordância entre os juízes especialistas na temática obteve um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 100%, enquanto, com os técnicos especialistas em vídeo, todos os quesitos do material educativo obtiveram o percentual acima do mínimo recomendado de 78%. Conclusão: O vídeo validado constitui-se em uma importante produção tecnológica e poderá ser utilizado no contexto da assistência à saúde.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: Para validar el guion y el storyboard de un vídeo para la intervención educativa sobre la asistencia de enfermería que pretende la prevención y el manejo de la sífilis. Métodos: Estudio de la delineación metodológica, con abordaje del análisis cuantitativo. Se realizó la validación del contenido y del aspecto del guion y el storyboard del vídeo educativo para un comité de especialistas en la temática y del vídeo. Se validaron a partir de la concordancia de 78%, calculada por medio del Índice de Validez de Contenido. Resultados: Hubo sugerencias, que se analizaron; y, cuando pertinentes, el guion y el storyboard se modificaron. El grado de concordancia entre los jueces especialistas en la temática obtuvo un Índice de Validez de Contenido (IVC) de 100%, mientras, con los técnicos especialistas en video, todos los quesitos del material educativo obtuvieron el porcentual arriba del mínimo recomendado de 78%. Conclusión: El video validado constituye una importante producción tecnológica y podrá ser utilizado en el contexto de la atención a la salud.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: Validate script and storyboard of a video for educational intervention on nursing care for the prevention and management of syphilis. Methods: Methodological design study, with quantitative analysis approach. The content and appearance of the educational video script and storyboard was validated by a committee of experts on the subject and video. They were considered validated from the agreement of 78%, calculated by means of the Content Validity Index. Results: There were suggestions, which were analyzed; and, where relevant, the script and storyboard were changed. The degree of agreement among the expert judges on the subject obtained a Content Validity Index (CVI) of 100%, while, with the technical experts in video, all the questions in the educational material obtained the percentage above the recommended minimum of 78%. Conclusion: The validated video is an important technological production and could be used in the context of health care.
  • Estratégias ativas de ensino melhoram conhecimentos e habilidades de enfermeiros, para atendimento à pessoa com queimaduras Artigo Original

    Meschial, William Campo; Ciccheto, Julia Rosa Matias; Lima, Muriel Fernanda de; Menegaz, Jouhanna do Carmo; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Oliveira, Magda Lúcia Félix de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar o efeito de intervenção educativa, na autopercepção de enfermeiros, sobre conhecimentos e habilidades para atendimento inicial a pessoa que sofreu queimaduras. Métodos: estudo quase experimental do tipo antes e depois, com 18 enfermeiros que assistem pacientes que sofreram queimaduras. A intervenção, realizada durante 11 dias em encontros presenciais e atividades on-line, compreendeu as estratégias ativas case-based learning, simulação realística, mapas conceituais e portfólio digital. Utilizou-se um instrumento estruturado para coleta de dados sociodemográficos, e outro referente ao conhecimento e habilidades essenciais ao atendimento inicial a pessoa com queimaduras. Resultados: As pontuações médias obtidas antes da intervenção variaram de 2,78 a 3,33 e, após a intervenção variam de 3,89 a 4,72. Observou-se diferenças estatisticamente significantes (p<0,005) em todas as questões abordadas. Conclusão: esta intervenção educativa, baseada em métodos de ensino inovadores, mostrou efeito positivo nos conhecimentos e habilidades dos enfermeiros sobre o atendimento inicial a pessoa com queimaduras.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: evaluar el efecto de la intervención educativa sobre la autopercepción de los enfermeros sobre los conocimientos y las habilidades para la atención inicial de las personas que sufrieron quemaduras. Métodos: estudio cuasi experimental antes-después, con 18 enfermeros que atienden a pacientes que sufrieron quemaduras. La intervención se llevó a cabo durante once días en reuniones presenciales y actividades online y incluyó estrategias de aprendizaje activas basadas en casos, simulación realista, mapas conceptuales y portafolio digital. Se utilizó un instrumento estructurado para la recolección de datos sociodemográficos y otro relacionado con los conocimientos y habilidades esenciales para la atención inicial de las personas con quemaduras. Resultados: Las puntuaciones medias obtenidas antes de la intervención oscilaron entre 2,78 y 3,33 y después de la intervención, entre 3,89 y 4,72. Hubo diferencias estadísticamente significativas (p<0,005) en todas las preguntas abordadas. Conclusión: esta intervención educativa basada en métodos de enseñanza innovadores mostró un efecto positivo en los conocimientos y las habilidades de los enfermeros en la atención inicial de las personas con quemaduras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate the impact of an educational intervention, on nurses’ self-perception, about knowledge and skills for initial care for burn victims. Methods: a quasi-experimental study of the type before and after, with 18 nurses who assist burn victims. The intervention was carried out for 11 days in face-to-face meetings and online activities, and comprised active case-based learning strategies, simulation training, concept maps and digital portfolio. A structured instrument was used to collect sociodemographic data, and another one related to the knowledge and essential skills to the initial care for burn victims. Results: The average scores found before the intervention ranged from 2.78 to 3.33 and, after the intervention, they ranged from 3.89 to 4.72. Relevant statistical differences (p <0.005) were found in all questions addressed. Conclusion: this educational intervention, based on innovative teaching methods, showed a positive impact on nurses’ knowledge and skills on initial care for people with burns.
  • Aplicativo móvel do Subconjunto Terminológico para o Enfrentamento da Violência Doméstica Contra a Criança Artigo Original

    Silva, Mylene Gomes da; Sakata-So, Karen Namie; Pereira, Érica Gomes; Egry, Emiko Yoshikawa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: descrever o desenvolvimento do aplicativo móvel para o Subconjunto Terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem para o Enfrentamento da Violência Doméstica Contra a Criança. Métodos: pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico, fundamentada no modelo Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation e no subconjunto terminológico embasado no referencial da Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. Resultados: o aplicativo divide-se em: 1) “Definição”: caracteriza o fenômeno da violência contra crianças; 2) “Atendimentos”: registro eletrônico do atendimento de enfermagem; 3) “Consultar Diagnósticos”; 4) “Consultar Intervenções”: diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem referentes à criança e à família, subdivididos nos grupos de Fortalecimentos ou Desgastes. Considerações finais: construído a partir de uma pesquisa científica, o aplicativo tem o potencial de apoiar o atendimento das enfermeiras, apresentando, de forma organizada e sistematizada, os diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, além de possibilitar o registro dos casos em acompanhamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: describir el desarrollo de la aplicación móvil para el Subconjunto Terminológico de la Clasificación Internacional de Prácticas de Enfermería para Enfrentar la Violencia Doméstica contra los Niños. Métodos: investigación de desarrollo tecnológico aplicado, basado en el modelo Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation y en el subconjunto terminológico basado en el marco de la Teoría de la Intervención Práxica en Enfermería en Salud Pública. Resultados: la aplicación se divide en: 1) “Definición”: caracteriza el fenómeno de la violencia contra los niños; 2) “Asistencia”: registro electrónico de cuidados de enfermería; 3) “Consultar Diagnósticos”; 4) “Consultar Intervenciones”: diagnósticos, resultados e intervenciones de enfermería referidas al niño y la familia, subdivididas en grupos de Fortalecimiento/Desgaste. Consideraciones finales: construida a partir de la investigación científica, la aplicación tiene el potencial de apoyar la atención de las enfermeras, presentando de manera organizada y sistemática los diagnósticos, resultados e intervenciones de enfermería, además de posibilitar el registro de los casos en seguimiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the development of a mobile application for the International Classification Terminology Subset for Nursing Practice for Coping with Domestic Violence Against Children. Methods: an applied research of technological development, based on the Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation model and on the terminological subset based on the Theory of Nursing Praxis Intervention in Collective Health framework. Results: the application is divided into: 1) “Definition”: characterizes the phenomenon of violence against children; 2) “Assistance”: electronic record of nursing care; 3) “Diagnosis Consultation”; 4) “Intervention Consultation”: nursing diagnoses, outcomes, and interventions related to children and their families, subdivided into Strengthening and Weariness group. Final considerations: built from scientific research, the application has the potential to support nursing care, presenting, in an organized and systematic manner, nursing diagnoses, outcomes, and interventions, in addition to enabling the registration of cases under monitoring.
  • Tecnologia educacional digital para a gestão de cuidados dos pés de pessoas com diabetes mellitus Artigo Original

    Santiago, Maria Alice Moreira Torres; Tarcia, Rita Maria Lino; Frederico, Giovana Andrade; Vitorino, Luciano Magalhães; Parisi, Maria Cândida Ribeiro; Gamba, Mônica Antar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: desenvolver e validar um curso, na modalidade a distância, voltado para os pilares da gestão dos cuidados com os pés das pessoas com diabetes mellitus. Método: pesquisa de produção tecnológica utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, fundamentado na Andragogia, Construcionismo e Modelo de Design Instrucional. O conteúdo é baseado nas diretrizes do Consenso sobre o pé diabético. A validação foi realizada por juízes especialistas no campo da educação a distância, diabetes e/ou pé diabético. Resultados: o conteúdo do curso é baseado nas diretrizes sobre o pé diabético, sendo estruturado em unidades com material didático, vídeos, fóruns e questionários para avaliar a aprendizagem dos participantes. Os juízes consideraram adequado para atender às necessidades dos enfermeiros na prática clínica. Conclusão: o curso virtual de aprendizagem foi validado, sendo uma estratégia promissora para a qualificação de enfermeiros sobre gerenciamento dos cuidados com os pés de pessoas com diabetes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: desarrollar y validar un curso, en la modalidad a distancia, dirigido a los pilares del manejo del cuidado del pie de personas con diabetes mellitus. Método: investigación de producción tecnológica utilizando el Entorno Virtual de Aprendizaje Moodle, basado en Andragogía, Construccionismo y Modelo de Diseño Instruccional. El contenido se basa en las directrices de Consenso sobre el pie diabético. La validación fue realizada por jueces expertos en el campo de la educación a distancia, diabetes y/o pie diabético. Resultados: el contenido del curso se basa en las directrices sobre pie diabético, estando estructurado en unidades con material didáctico, videos, foros y cuestionarios para evaluar el aprendizaje de los participantes. Los jueces lo consideraron adecuado para satisfacer las necesidades de las enfermeras en la práctica clínica. Conclusión: se ha validado el curso virtual de aprendizaje, siendo una estrategia prometedora para la capacitación de enfermeros en la gestión del cuidado del pie para personas con diabetes

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to develop and validate a distance learning course aimed at the pillars of care management of diabetes mellitus people’s feet. Method: a technological production research using Moodle Virtual Learning Environment, based on Andragogy, Constructionism and Instructional Design. Content is based on consensus guidelines on diabetic foot. Validation was carried out by distance education, diabetes and/or diabetic foot experts. Results: the course’s content is based on diabetic foot guidelines, and is structured in units with didactic material, videos, forums and questionnaires to assess the participants’ learning. The judges considered it appropriate to meet nurses’ needs in clinical practice. Conclusion: the virtual learning course has been validated, being a promising strategy for training nurses on care management of diabetes mellitus people’s feet.
  • Validação de conteúdo de cartilha educativa para controle e manejo da asma em crianças Artigo Original

    Lima, Kamila Ferreira; Gomes, Ana Lúcia Araújo; Melo, Emanuella Silva Joventino; Vasconcelos, Flávia Ximenes; Sousa, Janaina Landim de; Martins, Mariana Cavalcante; Barbosa, Lorena Pinheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: validar o conteúdo e a aparência da cartilha educativa “Você é capaz de controlar a asma da sua criança - vamos aprender juntos?” junto a pais e cuidadores de crianças com asma. Métodos: estudo metodológico, realizado com 34 mães e cuidadoras de crianças, de dois a 10 anos de idade, com diagnóstico de asma. A validação da cartilha educativa foi realizada a partir do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e da avaliação dos domínios compreensão, atratividade, autoeficácia, persuasão e aceitação cultural. Resultados: a cartilha foi considerada clara (99,8%) e relevante (100%), com IVC global de 0,99. A avaliação dos domínios evidenciou ser uma ferramenta de fácil compreensão, adequada culturalmente, atrativa, com poder de persuasão e de promover autoeficácia. Conclusão: a cartilha é válida e adequada para promoção da autoeficácia de pais e cuidadores no controle e manejo da asma infantil, potencialmente escalável a outras realidades de atendimento ambulatorial.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: validar el contenido y la apariencia del folleto educativo “Puedes controlar el asma de tu hijo, ¿vamos a aprender juntos?” con los padres y cuidadores de niños con asma. Métodos: estudio metodológico, realizado con 34 madres y cuidadoras de niños, de 2 a 10 años, diagnosticados de asma. La validación del cuadernillo educativo se realizó mediante el Índice de Validez de Contenido (IVC) y la evaluación de los dominios comprensión, atractivo, autoeficacia, persuasión y aceptación cultural. Resultados: el folleto se consideró claro (99,8%) y relevante (100%), con un IVC global de 0,99. La evaluación de los dominios resultó ser una herramienta fácil de entender, culturalmente apropiada, atractiva, con el poder de persuadir y promover la autoeficacia. Conclusión: el folleto es válido y adecuado para promover la autoeficacia de los padres y cuidadores en el control y manejo del asma infantil, potencialmente escalable a otras realidades de la atención ambulatoria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to validate the content and appearance of the educational booklet “You can control your child’s asthma - let’s learn together?” with parents and caregivers of children with asthma. Methods: this is a methodological study, carried out with 34 mothers and caregivers of children, from two to 10 years old, diagnosed with asthma. The educational booklet validation was performed using Content Validity Index (CVI) and assessment of comprehension, attractiveness, self-efficacy, persuasion, and cultural acceptance domains. Results: the booklet was considered clear (99.8%) and relevant (100%), with a global CVI of 0.99. Domain assessment proved to be an easy-to-understand tool, culturally appropriate, attractive, with persuasive power and promoting self-efficacy. Conclusion: the booklet is valid and adequate for promoting the self-efficacy of parents and caregivers in childhood asthma control and management, potentially scalable to other realities of outpatient care.
  • Associativismo em enfermagem, comunicação pública e interação com a mídia Artigo Original

    Cardoso, Rodrigo José Martins; Silva, Fernando António Dias Zamith; Graveto, João Manuel Garcia Nascimento

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Descrever os processos de produção de mensagens e de interação com a mídia por parte de associações profissionais de enfermagem. Métodos: Estudo qualitativo de tipo descritivo com base em entrevistas semiestruturadas com dirigentes de cinco associações profissionais de enfermagem de Portugal. Os dados foram sujeitos à análise de conteúdo temático. Resultados: As associações de regulação e sindicalismo recorrem a serviços de relações públicas e referem mais estratégias de interação com jornalistas. As associações de especialização profissional interagem com menor frequência e preferem as redes sociais para publicarem as suas mensagens. O trabalho voluntário e a reduzida profissionalização da comunicação de associações especializadas tendem a uma postura de retração da enfermagem para com a mídia. Considerações finais: Fatores organizacionais e culturais poderão ajudar a explicar o acesso limitado da enfermagem à mídia. O recurso a estratégias de renovação, cooperação e educação permitirá superar algumas das limitações vividas por essas associações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Describir los procesos de producción de mensajes y de interacción mediática por parte de asociaciones profesionales de enfermería. Métodos: Estudio cualitativo de tipo descriptivo con base en entrevistas semiestructuradas con dirigentes de cinco asociaciones profesionales de enfermería de Portugal. Los datos sometidos al análisis de contenido temático. Resultados: Las asociaciones de regulación y sindicalismo recorren a servicios de relaciones públicas y refieren más estrategias de interacción con periodistas. Las asociaciones de especialización profesional interaccionan con menor frecuencia y prefieren las redes sociales para publicaren sus mensajes. El trabajo voluntario y la reducida profesionalización de la comunicación de asociaciones especializadas tienden a una postura de retracción de la enfermería hacia mediática. Consideraciones finales: Factores organizacionales y culturales podrán ayudar a explicar el acceso limitado de la enfermería a la midiática. El recurso a estrategias de renovación, cooperación y educación permitirá superar algunas de las limitaciones vividas por esas asociaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To describe the processes of producing messages and interacting with the media by professional nursing associations. Methods: Qualitative, descriptive study based on semi-structured interviews with managers of five professional nursing associations in Portugal. The data were subjected to thematic content analysis. Results: Regulatory and union associations use public relations services and refer more strategies for interacting with journalists. Professional specialization associations interact less frequently and prefer social media for publishing their messages. Voluntary work and the reduced professionalization of the communication of specialized associations favors a nursing retraction stance towards the media. Final considerations: Organizational and cultural factors may help to explain nursing’s limited access to the media. The use of renewal, cooperation, and education strategies will help overcome some of the limitations experienced by these associations.
  • Construção e validação de material educativo sobre promoção do aleitamento materno em escolares Artigo Original

    Nobre, Roseanne de Sousa; Sousa, Artemizia Francisca de; Silva, Ana Roberta Vilarouca da; Machado, Ana Larissa Gomes; Silva, Viviane Martins da; Lima, Luisa Helena de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: construir e validar uma tecnologia educativa sobre a promoção do aleitamento materno para crianças em idade escolar. Métodos: estudo metodológico, cujo desenvolvimento se deu por meio de levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional, elaboração de ilustrações, layout, design e textos e validação do material com auxílio de juízes especialistas e público-alvo. Resultados: os juízes de conteúdo possibilitaram a validação do material com Índice de Validade de Conteúdo global de 90%, os juízes de design, com Suitability Assessment of Materials, de 90,4%, e o público-alvo com 95,6% de concordância. O percentual de legibilidade mostrou-se excelente, com pontuação global de 100%. Conclusão: a tecnologia educativa mostrou-se instrumento válido e confiável para ser utilizada, a fim de promover a cultura da amamentação em escolares.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Construir y validar una tecnología educativa sobre promoción de la lactancia materna para niños en edad escolar. Métodos: Estudio metodológico desarrollado mediante relevamiento bibliográfico, diagnóstico situacional, elaboración de ilustraciones, layout, diseño y textos, validación del material con ayuda de jurados especialistas y público-objetivo. Resultados: Los jurados de contenido permitieron validar el material con Índice de Validez de Contenido global del 90%; los jueces del diseño, con Suitability Assessment of Materials del 90,4%, y el público-objetivo, con 95,6% de concordancia. El porcentaje de legibilidad resultó ser excelente, con puntaje global del 100%. Conclusión: La tecnología educativa demostró ser un instrumento válido y confiable para ser utilizado a efectos de promover la cultura de la lactancia en escolares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to build and validate an educational technology on the promotion of breastfeeding for schoolchildren. Methods: a methodological study was developed through a bibliographic survey, situational diagnosis, creation of illustrations, layout, design and texts, validation of the material with the help of expert judges and target audience. Results: the content judges enabled the validation of the material with an overall Content Validity Index of 90%, the judges of the design Suitability Assessment of Materials of 90.4% and the target audience with a 95.6% agreement. The readability percentage proved to be excellent, with an overall score of 100%. Conclusion: the educational technology proved to be a valid and reliable instrument to promote a breastfeeding culture among schoolchildren.
  • Ensino em enfermagem sob a perspectiva de egressos Artigo Original

    Guareschi, Ana Paula Dias França; Freitas, Maria Aparecida de Oliveira; Nunes, Maria Inês

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Correlacionar a satisfação do egresso com sua formação, segundo suas características profissionais e competências gerais. Método: Estudo descritivo de delineamento transversal com uma amostra de 192 egressos do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do município de São Paulo. Os dados foram coletados entre 2016 e 2017. Resultados: Os egressos que obtiveram colocação no mercado de trabalho em até um ano (p=0,01) tinham a enfermagem como principal fonte de renda (p=0,011) e ocupação (p=0,014); os que se consideraram bem-sucedidos profissionalmente e os que, se pudessem optar, escolheriam novamente a profissão (p=<0,001), estavam mais satisfeitos com sua formação. A satisfação com a formação foi atrelada às competências adquiridas na formação do egresso como, tomada de decisão (p=0.002), liderança (p=0.004) e educação permanente (p=0.005). Conclusão: O estudo mostrou que a maioria dos egressos considera sua formação satisfatória, quando analisada com as variáveis do estudo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Correlacionar la satisfacción de los graduados con su formación según sus características profesionales y competencias generales. Método: Estudio descriptivo transversal con una muestra de 192 graduados de la carrera de Enfermería en una institución privada de educación superior de la ciudad de São Paulo. Los datos se recopilaron entre 2016 y 2017. Resultados: Los graduados colocados en el mercado laboral dentro de un año (p=0.01) tenían a la enfermería como su principal fuente de ingresos (p=0.011) y ocupación (p=0.014); los que se consideraban profesionales exitosos y los que, si pudieran elegir, volverían a elegir la profesión (p=<0,001) se mostraron más satisfechos con su formación. La satisfacción con la formación se vinculó con las competencias adquiridas durante la formación de los graduados, como la toma de decisiones (p=0,002), el liderazgo (p=0,004) y la formación continua (p=0,005). Conclusión: El estudio muestra que la mayoría de los graduados considera su formación satisfactoria cuando se analiza con las variables de estudio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To correlate the satisfaction of graduates with their training according to their professional characteristics and general competences. Method: Descriptive cross-sectional study with a sample of 192 Nursing graduates from a private higher education institution in the city of São Paulo. Data were collected between 2016 and 2017. Results: Graduates placed in the job market within one year (p=0.01) had nursing as their main source of income (p=0.011) and occupation (p=0.014); those who considered themselves professionally successful and those who would choose the profession again (p=<0.001), if they could choose, were more satisfied with their training. Satisfaction with training was linked to the competences acquired during graduates’ training, such as decision making (p=0.002), leadership (p=0.004) and continuing education (p=0.005). Conclusion: The study shows that most graduates consider their training satisfactory when analyzed with the study variables.
  • Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em enfermagem Artigo Original

    Costa, Leonardo Silva da; Pereira, Lúcia Cristina da Silva; Sá, Guilherme Guarino de Moura; Silva, Otávio Washington Lima; Barros, Lívia Moreira; Caetano, Joselany Áfio; Galindo Neto, Nelson Miguel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em enfermagem. Método: estudo transversal, realizado nas matrizes curriculares de 553 cursos superiores de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu por meio do acesso aos websites do Ministério da Educação e das instituições de ensino. Resultados: os cursos de enfermagem que ofereciam disciplina de Libras se localizavam, predominantemente, no Sudeste (36%), oriundos de instituições privadas (87,2%). A maioria das disciplinas de Libras (82%) foi ofertada, de forma obrigatória, na segunda metade do curso (46,7%) e o semestre no qual mais ocorreu a oferta foi o oitavo (15,9%). Houve associação (p<0,001) entre a oferta de disciplina e a variável “categoria pública ou privada”. Conclusões: houve predomínio de oferta de disciplina de Libras em instituições privadas na Região Sudeste, com carga horária de 40 horas, ofertada na segunda metade do curso.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: caracterizar la enseñanza de la Lengua de Signos Brasileña en cursos de pregrado en enfermería. Método: estudio transversal, realizado en las matrices curriculares de 553 cursos de enfermería de educación superior. La recopilación de datos se realizó mediante el acceso a los sitios web del Ministerio de Educación y las instituciones educativas. Resultados: los cursos de enfermería que ofrecieron la disciplina Libra se ubicaron predominantemente en el Sureste (36%), provenientes de instituciones privadas (87,2%). La mayoría de las asignaturas Libras (82%) se ofertaron, de forma obligatoria, en la segunda mitad del curso (46,7%) y el semestre en el que más se presentó la oferta fue el octavo (15,9%). Hubo asociación (p <0,001) entre la oferta de disciplina y la variable “categoría pública o privada”. Conclusiones: predominó la oferta de la disciplina Libra en instituciones privadas de Sureste, con una carga de trabajo de 40 horas, ofrecida en la segunda mitad del curso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to characterize the Brazilian Sign Language teaching in undergraduate nursing courses. Method: a cross-sectional study, carried out on the curriculum matrices of 553 higher education nursing courses. Data collection took place through access to the websites of the Ministry of Education and educational institutions. Results: the nursing courses that offered Libras were located predominantly in the Southeast (36%), coming from private institutions (87.2%). Most Libras courses (82%) were offered on a mandatory basis in the second half of the course (46.7%). The semester in which the offer was most frequent was the eighth (15.9%). There was an association (p <0.001) between the offer of course and the variable “public or private category”. Conclusions: there was a predominance of Libras course in private institutions, in the Southeast region, with a 40-hour workload, offered in the second half of the course.
  • PEDCARE: validação de um aplicativo móvel sobre o autocuidado com o pé diabético Artigo Original

    Marques, Antonio Dean Barbosa; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; Chaves, Edna Maria Camelo; Oliveira, Shérida Karanini Paz de; Felipe, Gilvan Ferreira; Silveira, Jarbas Aryel Nunes da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever o processo de validação de aplicativo multimídia em plataforma móvel para a promoção de cuidado com os pés de pessoas com diabetes. Método: estudo de produção tecnológica, do tipo metodológico. O conteúdo e a aparência foram validados por 39 juízes (29 juízes na área de enfermagem e dez com experiência profissional em tecnologia da informação e comunicação e 15 pessoas do público-alvo). Resultados: os juízes na área de enfermagem possibilitaram a validação do material com Índice de Validade do Conteúdo total de 0,95, teste binomial não significativo para maioria dos itens e alfa de Cronbach de 0,92, juízes da área de tecnologia da informação e comunicação com Suitability Assessment of Materials de 99,2% e o público-alvo com Índice de Concordância de 98%. Conclusão: o aplicativo mostrou-se válido e confiável para uso na prática clínica como tecnologia educacional para promoção de cuidados com os pés de pessoas com diabetes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir el proceso de validación de una aplicación multimedia en una plataforma móvil para promover el cuidado de los pies en personas con diabetes. Método: estudio de producción tecnológica, tipo metodológico. El contenido y apariencia fueron validados por 39 jueces (29 jueces en el campo de la enfermería y diez con experiencia profesional en tecnologías de la información y la comunicación y 15 personas del público objetivo). Resultados: los jueces del área de enfermería permitieron validar el material con un Índice de Validez de Contenido de 0,95, una prueba binomial no significativa para la mayoría de los ítems y un alfa de Cronbach de 0,92, jueces de tecnología de la información y la comunicación con Suitability Assessment of Materials de 99,2% y el público objetivo con un Índice de Concordancia de 98%. Conclusión: la aplicación demostró ser válida y confiable para su uso en la práctica clínica como una tecnología educativa para promover el cuidado de los pies en personas con diabetes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the process of validating a multimedia application on a mobile platform to promote foot care for people with diabetes. Method: a technological production and methodological type study. Content and appearance were validated by 39 judges (29 nursing judges and ten information and communication technology judges and 15 people from the target audience). Results: nursing judges made it possible to validate the material with a total Content Validity Index of 0.95, a non-significant binomial test for most items and Cronbach’s alpha of 0.92, information and communication technology judges with Suitability Assessment of Materials of 99.2% and the target audience with an agreement index of 98%. Conclusion: the application proved to be valid and reliable for use in clinical practice as an educational technology to promote foot care for people with diabetes.
  • Avaliação do Modelo de Gestão de Enfermagem em hospitais gerenciados por Organização Social de Saúde Artigo Original

    Nishio, Elizabeth Akemi; Cardoso, Maria Lucia Alves Pereira; Salvador, Maria Elisabete; D’Innocenzo, Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Avaliar o Modelo de Gestão de Serviço de Enfermagem Hospitalar sob a percepção de enfermeiros de hospitais gerenciados por organização social de saúde, considerando-se o tipo e as dimensões do modelo. Métodos: Trata-se de estudo exploratório, transversal, abordagem quantitativa; população censitária. A avaliação foi realizada em 15 hospitais com base no Index of Professional Nursing Governance, incluindo análise descritiva método k-means e regressão linear múltipla para pontuação do instrumento. A coleta de dados ocorreu on-line, armazenados em REDCap®. Resultados: Dos 1.523 convidados, 680 (44,6%) aceitaram e 518 (34,1%) completaram questionário. Com média geral de 184,3 pontos, 12 hospitais indicaram governança compartilhada; e 3 (20%), tradicional (média de 165,7 pontos). Conclusão: Os gestores apresentaram percepção menor de governança compartilhada que profissionais sem cargo gerencial. Tipo de cargo e tempo de trabalho na instituição influenciaram os resultados. O modelo atual é hibrido, em processo de transição do tradicional para o corporativo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Evaluar Modelo de Gestión de Servicio de Enfermería Hospitalaria bajo la percepción de enfermeros de hospitales administrados por organización social de salud, considerándose el tipo y las dimensiones del modelo. Métodos: Estudio exploratorio, transversal, abordaje cuantitativo; censo de población. Evaluación realizada en 15 hospitales con base en el Index of Professional Nursing Governance, incluyendo análisis descriptivo método k-means y regresión linear múltiple para puntuación del instrumento. La recogida de datos pasó online, almacenados en REDCap®. Resultados: De los 1.523 convidados, 680 (44,6%) aceptaron y 518 (34,1%) completaron cuestionario. Con mediana general de 184,3 puntos, 12 hospitales indicaron gobernanza compartida; y 3 (20%), tradicional (mediana de 165,7 puntos). Conclusión: Los gestores presentaron percepción menor de gobernanza compartida que profesionales sin cargo de gerencia. Tipo de cargo y tiempo de trabajo en la institución influenciaron los resultados. El modelo actual es híbrido, en proceso de transición del tradicional para el corporativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Evaluate the Hospital Nursing Service Management Model from the perspective of nurses from hospitals managed by social health organization, considering the type and dimensions of the model. Methods: This is an exploratory, cross-sectional study with a quantitative approach; census population. The evaluation was conducted in 15 hospitals based on the Index of Professional Nursing Governance, including the descriptive analysis of the k-means method and multiple linear regression to score the instrument. Data collection was performed online, stored in REDCap®. Results: Of 1,523 invited, 680 (44.6%) accepted and 518 (34.1%) completed the questionnaire. With a general average of 184.3 points, 12 hospitals indicated shared; and 3 (20%), traditional governance (average of 165.7 points). Conclusion: Managers presented a lower perception of shared governance with professionals without a management function. The type of function and time of activity at the institution influenced the results. The present model is hybrid, in the transition process from the traditional to corporate.
  • Pensamento crítico na formação do enfermeiro: a avaliação na área de competência Educação na Saúde Artigo Original

    Chirelli, Mara Quaglio; Sordi, Mara Regina Lemes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar a constituição do pensamento crítico na formação do enfermeiro ancorada na abordagem por competência e no currículo integrado, considerando o processo de avaliação, captando seus desafios e propondo estratégias de superação. Métodos: Qualitativo. Na primeira fase da coleta de dados, entrevista com 24 professores, 9 preceptores e 15 estudantes para reconstrução do perfil de competência; e, na segunda fase, oficina de trabalho para validação do perfil, identificação de desafios e propostas. Utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo na análise das entrevistas e o referencial de competência holística na reconstrução do perfil. Resultados: Constróise o pensamento crítico com base nas experiências no mundo do trabalho, sendo a avaliação o eixo condutor das reflexões para a emancipação. Considerações finais: Sinaliza-se a importância da formação dos professores sobre a avaliação da aprendizagem e trabalho com a construção coletiva dos sujeitos para a superação dos desafios nas mudanças da formação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Analizar constitución del pensamiento crítico en la formación del enfermero ancorada en abordaje por competencia y en currículo integrado, considerando el proceso de evaluación, captando sus desafíos y proponiendo estrategias de superación. Métodos: Cualitativo. La primera fase de recogida de datos, entrevista con 24 profesores, 9 preceptores y 15 estudiantes para reconstrucción del perfil de competencia; y, en segunda fase, taller de trabajo para validez del perfil, identificación de desafíos y propuestas. Utilizó el Discurso del Sujeto Colectivo en análisis de las entrevistas y referencial de competencia holística en la reconstrucción del perfil. Resultados: Construye el pensamiento crítico basado en el mundo del trabajo, siendo la evaluación el eje conductor de las reflexiones para emancipación. Consideraciones finales: Destaca importancia de la formación de los profesores sobre la evaluación del aprendizaje y trabajo con la construcción colectiva de los sujetos para la superación de los desafíos en los cambios de la formación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze the constitution of critical thinking in nursing training in the approach by competence and the integrated curriculum, considering the evaluation process by capturing its challenges, and proposing overcoming strategies. Methods: Qualitative. In the first phase of data collection, interviews were conducted with twenty-four professors, nine preceptors, and fifteen students to reconstruct the profile of competence, and in the second phase, a workshop to validate the profile identified challenges and proposals. The Collective Subject Discourse was used to analyze the interviews and the holistic competence reference in reconstructing the profile. Results: The critical thinking is built based on experiences in the world of work, and evaluation is the conductor of reflections towards emancipation. Final considerations: It signals the importance of professor training in the learning evaluation and working with the collective construction of subjects to overcome challenges that happen in the changes of training.
  • O uso da simulação em cursos de bacharelado em enfermagem de instituições de ensino brasileiras Artigo Original

    Cazañas, Eduardo Fuzetto; Prado, Rosana Leal do; Nascimento, Tayomara Ferreira; Tonhom, Silvia Franco da Rocha; Marin, Maria José Sanches

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Caracterizar práticas de simulação nos Cursos de Enfermagem do Brasil, considerando os atributos desenvolvidos. Métodos: Estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 91 coordenadores de cursos de graduação. Foi utilizado questionário eletrônico com questões abertas e fechadas. Resultados: A modalidade de simulação mais utilizada foi a de Habilidades Específicas. Cursos privados e os cursos com currículos integrados utilizam com maior frequência a Simulação de Alta Fidelidade. A compreensão sobre a mobilização dos atributos afetivos ainda é insuficiente. Conclusão: É importante que os gestores dos cursos de graduação sejam sensibilizados e apropriem-se dos elementos que permeiam a realização da simulação e invistam para oportunizar um ambiente favorável para sua efetivação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: caracterizar las prácticas de simulación en cursos de enfermería en Brasil considerando los atributos desarrollados, las instalaciones y los desafíos encontrados. Métodos: estudio transversal y descriptivo, con enfoque cuantitativo. En el estudio participaron 91 coordinadores de cursos de pregrado. Se utilizó un cuestionario electrónico con preguntas abiertas y cerradas. Resultados: la modalidad de simulación más utilizada fue Habilidades Específicas. Los cursos privados y los cursos con planes de estudio integrados suelen utilizar la Simulación de Alta Fidelidad. La comprensión de la movilización de atributos afectivos es aún insuficiente. Conclusión: es importante que los gerentes de los cursos de pregrado estén sensibilizados, apropiándose de los elementos que permean la simulación e invirtiendo para crear un entorno propicio para su efectividad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to characterize simulation practices in nursing courses in Brazil, considering the attributes developed, facilities, and challenges encountered. Methods: this is a cross-sectional and descriptive study, with a quantitative approach. Ninety-one coordinators of undergraduate courses participated in the study. An electronic questionnaire was used with open- and closed-ended questions. Results: the most used simulation modality is Specific Skills. Private courses and courses with integrated curricula most often use High Fidelity Simulation. Understanding the mobilization of affective attributes is still insufficient. Conclusion: it is important that undergraduate course managers are aware and take ownership of the elements that permeate simulation and invest to create a favorable environment for its effectiveness.
  • As inovações no processo ensino-aprendizagem da enfermagem psiquiátrica e saúde mental Artigo Original

    Tavares, Claudia Mara de Melo; Pastor Junior, Américo de Araujo; Paiva, Laís Mariano de; Lima, Thainá Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas por docentes no ensino da enfermagem psiquiátrica e saúde mental nos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Método: embasada por abordagem etnometodológica, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e análise documental, segundo a análise de conteúdo. Resultados: apesar da heterogeneidade na distribuição curricular dos saberes da enfermagem psiquiátrica e saúde mental, os temas lecionados apresentam semelhanças. As percepções de inovação estão principalmente relacionadas a práticas interdisciplinares e uso de tecnologias de ensino, relacionais, de cuidado. As práticas inovadoras de ensino estão voltadas à utilização de metodologias ativas e atividades colaborativas. Considerações finais: inovar o ensino demanda criar estratégias para ensinar gente a cuidar de gente, valorizando a singularidade humana. A participação dos estudantes nos serviços de saúde é a chave para o diálogo entre o conhecimento produzido na academia e o mobilizado nos serviços de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: conocer experiencias pedagógicas innovadoras desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental en cursos de pregrado en enfermería en universidades públicas del estado de Rio de Janeiro. Método: con base en un enfoque etnometodológico, se realizaron entrevistas individuales semiestructuradas y análisis de documentos, de acuerdo con el análisis de contenido. Resultados: a pesar de la heterogeneidad en la distribución curricular del conocimiento de enfermería psiquiátrica y salud mental, los temas enseñados presentan similitudes. Las percepciones de innovación están relacionadas principalmente con las prácticas interdisciplinarias y el uso de tecnologías docentes, relacionales y asistenciales. Las prácticas de enseñanza innovadoras se centran en el uso de metodologías activas y actividades colaborativas. Consideraciones finales: innovar en la enseñanza requiere crear estrategias para enseñar a las personas cómo cuidar de las personas, valorando la singularidad humana. La participación de los estudiantes en los servicios de salud es clave para el diálogo entre el conocimiento producido en la academia y el movilizado en los servicios de salud.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to know innovative pedagogical experiences developed by professors in the teaching of psychiatric nursing and mental health in undergraduate nursing courses at public universities in Rio de Janeiro State. Method: based on an ethnomethodological approach, individual semi-structured interviews and document analysis were carried out according to content analysis. Results: despite the heterogeneity in the curriculum distribution of psychiatric nursing’s and mental health’s knowledge, the themes taught have similarities. The perceptions of innovation are mainly related to interdisciplinary practices and teaching, relational, and care technologies. Innovative teaching practices are focused on the use of active methodologies and collaborative activities. Final considerations: innovating teaching requires creating strategies to teach people how to care for people, valuing human uniqueness. Student participation in health services is the key to the dialogue between knowledge produced in academia and that mobilized in health services.
  • Gestão da qualidade em diagnóstico por imagem e a equipe de enfermagem: estudo de caso Artigo Original

    Acauan, Laura Vargas; Seda, Juana Macias; Paes, Graciele Oroski; Stipp, Marluci Andrade Conceição

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer as contribuições da enfermagem na implementação do princípio gestão da qualidade do programa de acreditação em diagnóstico por imagem Métodos: estudo de caso único, qualitativo, realizado num serviço de radiologia e diagnóstico por imagem acreditado. A coleta se deu através de entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental com apoio de software na organização dos dados para análise. Resultados: obteve-se quatro classes temáticas: o processo de acreditação nos serviços de imagem, a implementação do programa, o papel da enfermagem nos serviços de imagem e na segurança do paciente e a gestão de não conformidades nos serviços de imagem. Das demais fontes de dados, destacou-se a palavra risco e foi evidenciada uma não conformidade na auditoria externa. Considerações finais: a enfermagem contribuiu principalmente na gestão dos riscos envolvidos na realização dos exames de imagem e segurança do paciente, requisitos do princípio gestão da qualidade do programa de acreditação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: conocer los aportes de la enfermería en la implementación del principio de gestión de calidad del programa de acreditación del diagnóstico por imagen. Métodos: estudio de caso único, cualitativo, en servicio acreditado de radiología e imagen diagnóstica. La recolección se realizó a través de entrevistas semiestructuradas, observación directa y análisis documental con apoyo de software para el análisis. Resultados: se obtuvieron cuatro clases temáticas: el proceso de acreditación en los servicios de imagenología, la implementación del programa, el rol de la enfermería en los servicios de imagenología y seguridad del paciente y la gestión de no conformidades en los servicios de imagenología. De los otros datos, se destacó la palabra riesgo y se detectó una no conformidad en la auditoría externa. Consideraciones finales: la enfermería contribuyó principalmente en la gestión de los riesgos involucrados en los exámenes de imagen y la seguridad del paciente, requisitos del programa de acreditación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to know the contributions of nursing in the implementation of the quality management principle of the accreditation program in imaging diagnosis. Methods: a single, qualitative case study carried out in an accredited radiology and imaging diagnosis service. The data collection took place through semi-structured interviews, direct observation, and documentary analysis with the support of software in organizing the data for analysis. Results: a total of four thematic units emerged: the accreditation process in imaging services, the implementation of the program, the role of nursing in imaging services and patient safety and the management of non-conformities in imaging services. Of the other data sources, the word risk was highlighted and a non-conformity was evidenced in the external audit. Final considerations: nursing contributed mainly to the management of the risks involved in the performance of imaging and patient safety tests, requirements of the quality management principle of the accreditation program.
  • Técnica de debriefing oral orientado por instrutor na simulação clínica em enfermagem: revisão integrativa Revisão

    Nascimento, Juliana da Silva Garcia; Pires, Fabiana Cristina; Castro, João Pedro Resende; Nascimento, Kleiton Gonçalves do; Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de; Dalri, Maria Celia Barcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre os elementos que viabilizam a técnica de debriefing oral orientado por instrutor na simulação clínica em enfermagem. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada nas fontes de informação: PubMed®, Scopus, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Educational Resources Information Centre (ERIC). Resultados: Identificaram-se 284 estudos, e 5 compuseram a amostra. Quatro elementos constituem o debriefing oral: características do instrutor; formato da discussão, estrutura do debriefing; e tempo. O principal benefício foi desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras; e o desafio, estabelecer treinamento aos instrutores. Os estudos apresentaram alta qualidade metodológica. Considerações finais: O aprofundamento científico quanto aos elementos, benefícios e desafios do debriefing oral possibilita sua execução e confere qualidade ao processo para enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Analizar las evidencias científicas disponibles en la literatura sobre los elementos que hacen viable la técnica de debriefing oral orientado por instructor en la simulación clínica en enfermería. Métodos: Revisión integrativa de la literatura realizada en las fuentes de información: PubMed®, Scopus, Web of Science, Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de Salud (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) y Educational Resources Information Centre (ERIC). Resultados: Se identificaron 284 estudios, y 5 compusieron la muestra. Cuatro elementos constituyen el debriefing oral: características del instructor; formato de la discusión, estructura del debriefing; y tiempo. El principal beneficio ha sido desarrollar habilidades cognitivas y psicomotrices; y el desafío, establecer entrenamiento a los instructores. Los estudios presentaron alta calidad metodológica. Consideraciones finales: La profundización científica cuanto a los elementos, beneficios y desafíos del debriefing oral posibilita su ejecución y confiere calidad al proceso para enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze available scientific evidence in literature pertaining to the elements that make the instructor-led oral debriefing technique in clinical nursing simulation feasible. Methods: An Integrative literature review along the following information sources: PubMed®, Scopus, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) [Latin American and Caribbean Health Sciences Literature], Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), and Educational Resources Information Centre (ERIC). Results: 284 studies were identified, and 5 composed the sample. Four elements constitute oral debriefing: characteristics of the instructor; discussion format, debriefing structure; and time frame. The main benefit was to develop cognitive and psychomotor skills; and the challenge was to establish training for instructors. The studies showed high methodological quality. Final Considerations: The scientific deepening as to the elements, benefits, and challenges of oral debriefing enables its execution and offers quality to the nursing process.
  • Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review Revisão

    Barbosa, Mayara Lima; Atanasio, Lhana Lorena de Melo; Medeiros, Suzane Gomes de; Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; Santos, Viviane Euzébia Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise da seleção inicial, 88 textos foram lidos na íntegra e 29 compuseram a amostra final. Resultados: O ambiente e objeto virtual de aprendizagem, simulação, hipermídia e software ou aplicativos para celular foram as ferramentas utilizadas pelos docentes de Enfermagem. Os estudos destacam que a aplicação da tecnologia foi importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulou o ensino baseado no cuidado seguro, motivou e desenvolveu habilidades/competências, apoiando-se na aprendizagem significativa, efetiva, flexível e autônoma. Conclusão: Destaca-se a contribuição da tecnologia para a formação de enfermagem, mas é salutar ressaltar que seu emprego seja crítico, reflexivo, embasado em teorias pedagógicas e desenvolvido por docentes capacitados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Identificar y mapear herramientas tecnológicas de la información y comunicación para apoyo al proceso de enseñanza-aprendizaje en cursos de grado en Enfermería. Métodos: Tratase de una scoping review, cuya búsqueda realizada en siete bases de datos y en la literatura gris. Después del análisis de selección inicial, 88 textos fueron leídos integralmente y 29 compusieron la muestra final. Resultados: El ambiente y objeto virtual de aprendizaje, simulación, hipermedia y software o aplicativos para celular fueron las herramientas utilizadas por los docentes de Enfermería. Estudios destacan que aplicación de la tecnología fue importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje, pues estimuló la enseñanza basada en el cuidado seguro, motivó y desarrolló habilidades/competencias, apoyándose en el aprendizaje significativo, efectivo, flexible y autónomo. Conclusión: Destacase contribución de la tecnología para la formación de enfermería, pero es bueno destacar que su empleo sea crítico, reflexivo, basado en teorías pedagógicas y desarrollado por docentes capacitados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To identify and map the technological tools of information and communication to support the teaching learning process in Nursing teaching courses. Methods: This is a scoping review whose search was carried out in seven databases and in grey literature. After an initial analysis of the selection, 88 texts were read integrally, and 29 made up the final sample. Results: Virtual learning environment and object, simulation, hypermedia, and software or cellphone applications were the tools the nursing professors used the most. Studies highlight that the application of technology was important in the teaching-learning process, since it encouraged teaching based on safe care, motivating and developing abilities/competences, supported on significant, effective, flexible, and autonomous learning. Conclusion: The contribution of the technology for nursing formation stands out, but it should be highlighted that its employment must be critical, reflective, based on pedagogical theories and developed by trained professors.
  • Livre-docência: o reconhecimento de uma trajetória comprometida com o ensino, pesquisa e extensão Reflexão

    Barros, Alba Lucia Bottura Leite de; Batista, Nildo Alves; Barbosa, Dulce Aparecida; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; Pedreira, Mavilde Luz Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever a formação do Livre-Docente como estratégia para o desenvolvimento de lideranças e a promoção de contínuo avanço acadêmico no ensino, na pesquisa e na extensão. Método: este artigo de reflexão apresenta histórico da titulação acadêmica mais alta obtida no Brasil, descrevendo características dos concursos e destacando aspectos e atividades que evidenciam, nos dias de hoje, amadurecimento intelectual e científico. Resultados: professores aspirantes à Livre-Docência submetem sua trajetória acadêmica à análise e ao julgamento realizado por pares, com base em rigorosos critérios de avaliação. Tem por finalidade promover um momento de análise da carreira acadêmica e identificar a contribuição marcante para o avanço da universidade e do país, por meio de atividades consolidadas e de impacto. Considerações finais: a busca por esta mais alta titulação da carreira acadêmica brasileira pode constituir momento de avanço individual e coletivo, contribuindo para a consolidação de áreas de conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir la formación de profesores universitarios como una estrategia para el desarrollo de líderes y la promoción del progreso académico continuo en la docencia, investigación y extensión. Método: este artículo de reflexión presenta una historia del más alto grado académico obtenido en Brasil, describiendo características de las competencias y destacando aspectos y actividades que muestran, hoy, maduración intelectual y científica. Resultados: los aspirantes a habilitación a la enseñanza someten su trayectoria académica al análisis y juicio de pares, con base en estrictos criterios de evaluación. Su propósito es promover un momento de análisis de la carrera académica e identificar el aporte notable al avance de la universidad y del país, a través de actividades consolidadas e impactantes. Consideraciones finales: la búsqueda de este grado más alto en la carrera académica brasileña puede ser un momento de avance individual y colectivo, contribuyendo a la consolidación de áreas de conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe faculty member training as a strategy for the development of leaders and the promotion of continuous academic progress in teaching, research, and extension. Method: this reflection article presents a history of the highest academic degree obtained in Brazil, describing the characteristics of the competitions and highlighting aspects and activities that show, nowadays, intellectual and scientific maturation. Results: aspiring professors submit their academic trajectory to analysis and judgment by peers, based on strict assessment criteria, to receive a professor habilitation. Its purpose is to promote a moment of analysis of their academic career and to identify the remarkable contribution to the advancement of the university and the country through consolidated and impactful activities. Final considerations: pursuing this highest degree in the Brazilian academic career can be a moment of individual and collective advancement, contributing to the consolidation of areas of knowledge.
  • Modelo de cuidados integrados: transição de cuidados agudos para crônicos Technological Innovation

    Ghiyasvandian, Shahrzad; Shahsavari, Hooman; Matourypour, Pegah; Golestannejad, Mohamad Reza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Descrever e discutir dimensões do Modelo Integrado de Atenção. Métodos: Estudo descritivo que descreve uma inovação tecnológica, estratégias de intervenção para atuação profissional. Resultados: O Modelo de Cuidados Integrados (ICM) tem duas categorias principais: Modelo individual e Modelo específico para grupos e doenças. Primeiro, é usado para pacientes de alto risco e / ou com várias doenças. Na segunda categoria; O Modelo de Cuidado Crônico (CCM) é a forma mais conhecida de Modelo de Cuidados Integrados para melhorar os resultados em pacientes com condição crônica, para passar do cuidado agudo para a enfermagem integrada, regular, duradoura, preventiva e baseada na comunidade. Considerações finais: É importante considerar o paciente como um membro ativo da equipe de tratamento. Parece ser essencial monitorar o desempenho do sistema de atendimento. Por outro lado, oferecer assistência multidisciplinar leva a apresentar cuidados desejáveis, adequados às necessidades específicas dos pacientes quanto à segurança, ao cuidado centrado no paciente e à sua cultura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Descripción y dimensiones de discusión del Modelo de Atención Integrada. Métodos: Estudio descriptivo que describe una innovación tecnológica, estrategias de intervención para el desempeño profesional. Resultados: El modelo de atención integrada (ICM) tiene dos categorías principales, que incluyen el modelo individual y grupal y específico de la enfermedad. Primero, se usa para pacientes de alto riesgo y / o con múltiples condiciones. En segunda categoría; El Modelo de Cuidados Crónicos (CCM) es la forma más conocida de modelo de atención para mejorar los resultados en los pacientes con enfermedad crónica, para pasar de cuidados agudos a una enfermería integral, regular, duradera, preventiva y comunitaria. Consideraciones finales: Es importante considerar al paciente como un miembro activo del equipo de tratamiento. Parece esencial monitorear el desempeño del sistema de atención. Por otro lado, ofrecer una atención multidisciplinar conduce a presentar una atención deseable, adaptada a las necesidades específicas de los pacientes en cuanto a seguridad, atención centrada en el paciente y su cultura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Description and discussion dimensions of Integrated Care Model. Methods: A descriptive study is done that describe a technological innovation, intervention strategies for professional performance. Results: Integrated Care Model (ICM) has two main categories include individual and Group-and disease-specific Model. First, is used for risky patients or with comorbidities. In second category; Chronic Care Model (CCM) is common form of Integrated Care Model to improve resultants in the patients with chronic condition, to move from acute care to integrate, regular, long-lasting, preventative and community-based nursing. Final considerations: It is important to consider patient as an active member of the treatment team. It seems to be essential to monitor performance of care system. On the other hand, offer multidisciplinary care leads to present desirable care, tailored to the specific needs of patients regarding safety, patient-centered care and their culture.
  • Desenvolvimento de website para enfermagem em cuidados críticos sobre infecção relacionada à assistência à saúde Inovação Tecnológica

    Mello, Eliézer Farias de; Tibério, Bárbara Alessandra; Reichembach, Mitzy Tannia; Pontes, Letícia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever a construção de um website sobre as principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e os respectivos bundles para prevenção dessas infecções, para enfermagem de unidades de terapia intensiva. Método: relato de experiência sobre a construção de inovação tecnológica por enfermeiros, utilizando-se de ferramentas computacionais e da pesquisa metodológica de produção tecnológica, seguindo o Processo de Desenvolvimento de Produtos. Resultados: desenvolveu-se um website instrucional, que pode ser acessado por meio de computadores, tablets e smartphones, no endereço eletrônico “irastis.com”, sobre Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Considerações finais: as tecnologias digitais têm contribuído para atender demandas da saúde na assistência, pesquisa e ensino. O website desenvolvido tem potencial para apoiar a redução dos índices de infecções relacionadas à assistência à saúde, na medida em que disponibiliza conhecimento sobre as medidas de prevenção dessas infecções e direciona o usuário a espaços de publicações que determinam a implementação dos bundles.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Describir la construcción de un website sobre las principales Infecciones Relacionadas a la Atención de Salud y los respectivos bundles de prevención de estas infecciones, para enfermería en unidades de terapia intensiva. Método: Relato de experiencia de construcción de innovación tecnológica por enfermeros, utilizando herramientas informáticas e investigación metodológica de producción tecnológica, siguiendo el Proceso de Desarrollo de Productos. Resultados: Se desarrolló el website instruccional, accesible mediante computadoras, tabletas y celulares, sobre Infección Relacionada a la Atención de Salud. Consideraciones finales: Las tecnologías digitales contribuyeron a atender demandas de salud en la atención, la investigación y la enseñanza. El website desarrollado tiene potencial para apoyar la reducción de índices de infecciones relacionadas a la atención de salud, además de poner a disposición medidas de prevención para tales infecciones y redirigir al usuario hacia espacios de publicaciones que determinan la implementación de los bundles.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the development of a website about the main healthcare-associated infections and the respective bundles to prevent these diseases, oriented toward intensive care unit nursing. Methods: experience report describing the development of technological innovation by nurses, using computational tools and technological production methodological research and following the product development process. Results: nurses developed an educational website which can be accessed through computers, tablets, and smartphones at the electronic address irastis.com and focuses on healthcare-associated infections. Final considerations: digital technologies have contributed to fulfill demands in health care, research, and education. The developed website has the potential to support reduction in healthcare-associated infection rates, since it makes preventive measures for these infections available and refers users to publication environments that systematize the implementation of the bundles.
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br