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Nível de estresse experimentado por participantes em simulação realística: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivos:

identificar as evidências disponíveis sobre o nível de estresse experimentado por participantes em educação baseada em simulação.

Métodos:

revisão sistemática que incluiu ensaios clínicos randomizados nas bases eletrônicas: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Library, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, LIVIVO, PubMed, Scopus e Web of Science. A busca adicional foi realizada no Google Scholar e OpenGrey. Todas as buscas ocorreram no dia 24 de setembro de 2020. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pelo Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool.

Resultados:

foram incluídos 18 estudos, os quais avaliaram o estresse dos participantes por meio de medidas fisiológicas, autorreferidas ou combinação de ambas. O estresse foi experimentado em nível elevado em cenários simulados.

Conclusões:

as evidências dos estudos incluídos nesta revisão sistemática sugerem que o estresse é experimentado em nível elevado em cenários simulados.

Descritores:
Simulação; Estresse Psicológico; Simulação de Paciente; Revisão Sistemática; Educação

ABSTRACT

Objectives:

to identify the available evidence regarding stress levels experienced by participants in education based on a realistic simulation.

Methods:

systematic review that included randomized clinic trials on electronic databases: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Library, Latin-American and Caribbean Literature in Health Sciences, LIVIVO, PubMed, Scopus, and Web of Science. The additional search was performed on Google Scholar and OpenGrey. All searches occurred on September 24, 2020. The methodologic quality of the results was evaluated by the Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool.

Results:

eighteen studies were included, which evaluated the participants’ stress using physiologic, self-reported measures, or the combination of both. Stress as experienced in a high level in simulated scenarios.

Conclusions:

evidence of the study included in this systematic review suggest that stress is experienced in a high level in simulated scenarios.

Descriptors:
Simulation Training; Stress, Psychological; Patient Simulation; Systematic Review; Education

RESUMEN

Objetivos:

identificar evidencias disponibles sobre el nivel de estrés experimentado por participantes en educación basada en simulación.

Métodos:

revisión sistemática que incluyó ensayos clínicos randomizados en las bases electrónicas: Cumulative Index to Nursing and Lallied Health Literature, Cochrane Library, Literatura Latinoamericana y de Caribe en Ciencias de la Salud, LIVIVO, PubMed, Scopus y Web of Science. Búsqueda adicional fue realizada en el Google Scholar y OpenGrey. Todas las búsquedas ocurrieron en el día 24 de septiembre de 2020. La calidad metodológica de los estudios fue evaluada por el Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool.

Resultados:

fueron incluidos 18 estudios, los cuales evaluaran el estrés de los participantes por medio de medidas fisiológicas, autoinformados o combinación de ambos. El estrés fue experimentado en nivel elevado en escenarios simulados.

Conclusiones:

las evidencias de los estudios incluidos en esta revisión sistemática sugieren que el estrés es experimentado en nivel elevado en escenarios simulados.

Descriptores:
Simulación; Estrés Psicológico; Simulación de Paciente; Revisión Sistemática; Educación

INTRODUÇÃO

A simulação tem se tornado um padrão de treinamento em cursos de graduação e pósgraduação, em diferentes cenários da saúde. Os ganhos estão relacionados à segurança, competência, trabalho em equipe, raciocínio clínico, retenção de conhecimento, satisfação e desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas(11 Hardenberg J, Rana I, Tori K. Evaluating impact of repeated exposure to high fidelity simulation: skills acquisition and stress levels in postgraduate critical care nursing students. Clin Simul Nurs. 2020;48:96-102. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.06.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.06.0...

2 Kiernan LC. Evaluating competence and confidence using simulation technology. 2018;48(10):45-52. https://doi.org/10.1097/01.NURSE.0000545022.36908.f3
https://doi.org/10.1097/01.NURSE.0000545...

3 Sollid SJM, Dieckman P, Aase K, Soreide E, Ringsted C, Ostergaard D. Five topics health care simulation can address to improve patient safety: results from a consensus process. J Patient Saf. 2019;15(2):111-20. https://doi.org/10.1097/PTS.0000000000000254
https://doi.org/10.1097/PTS.000000000000...
-44 Padilha JM, Machado PP, Ribeiro A, Ramos J, Costa P. Clinical virtual simulation in nursing education: randomized controlled trial. J Med Internet Res. 2019;21(3):e11529. https://doi.org/10.2196/11529
https://doi.org/10.2196/11529...
).

No entanto, o nível de confiança e de proficiência adquirido pelos participantes é variável(55 Costa RRO, Medeiros SM, Coutinho VRD, Mazzo A, Araújo MS. Satisfaction and self-confidence in the learning of nursing students: randomized clinical trial. Esc Anna Nery. 2020;24(1):e20190094. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0094
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-20...

6 Cura SU, Kocatepe V, Yildirim D, Kuçukakgun H, Atay S, Unver V. Examining knowledge, skill, stress, satisfaction, and self-confidence levels of nursing students in three different simulation modalities. Asian Nurs Res. 2020;14(3):158-64. https://doi.org/10.1016/j.anr.2020.07.001
https://doi.org/10.1016/j.anr.2020.07.00...

7 Mesquita HCT, Santana BS, Magro MCS. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Esc Anna Nery. 2019;23(1):e20180270. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-20...

8 Ostovar S, Allahbakhshian A, Gholizadeh L, Dizaji SL, Sarbakhsh P, Ghahramanian A. Comparison of the effects of debriefing methods on psychomotor skills, self-confidence, and satisfaction in novice nursing students: a quasi-experimental study. J Adv Pharm Technol Res. 2018;9(3):107-12. https://doi.org/10.4103/japtr.JAPTR_291_18
https://doi.org/10.4103/japtr.JAPTR_291_...
-99 Zonta JB, Eduardo AHA, Ferreira MVF, Chaves GH, Okido ACC. Self-confidence in the management of health complications at school: contributions of the in situ simulation. Rev Latino-Am Enfermagem. 2019;27:e3174. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3...
), pois essas experiências podem ser estressantes e impactar negativamente o desempenho deles, tornando o ambiente desfavorável à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências clínicas. Discute-se que, em longo prazo, esse contexto pode distanciar-se do objetivo de inspirar confiança, gerar aprendizado e conduzir autocrítica positiva(1010 Judd BK, Currie J, Dodds KL, Fethney J, Gordon CJ. Registered nurses psychophysiological stress and confidence during high-fidelity emergency simulation: effects on performance. Nurse Educ Today. 2019;78:44-49. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.04.005
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.04.0...
).

Qualquer estímulo intrínseco ou extrínseco que evoque uma resposta biológica é conhecido como estresse(1111 Yaribeygi H, Panahi Y, Sahraei H, Johnston TP, Sahebkar A. The impact of stress on body function: a review. Excli J. 2017;16:1057-1072. https://doi.org/10.17179/excli2017-480
https://doi.org/10.17179/excli2017-480...
). Estudos recentes observaram que, em cenários simulados, ele foi prejudicial ao desempenho dos participantes(66 Cura SU, Kocatepe V, Yildirim D, Kuçukakgun H, Atay S, Unver V. Examining knowledge, skill, stress, satisfaction, and self-confidence levels of nursing students in three different simulation modalities. Asian Nurs Res. 2020;14(3):158-64. https://doi.org/10.1016/j.anr.2020.07.001
https://doi.org/10.1016/j.anr.2020.07.00...
,1212 Bajunaid K, Mullah MA, Winkler-Schwartz A, Alotaibi FE, Fares J, Baggiani M, et al. Impact of acute stress on psychomotor bimanual performance during a simulated tumor resection task. J Neurosurg. 2017;126(1):71-80. https://doi.org/10.3171/2015.5
https://doi.org/10.3171/2015.5...
), enquanto outros trabalhos não observaram impacto negativo(1313 Geeraerts T, Roulleau P, Cheisson G, Marhar F, Aidan K, Lallali K, et al. Physiological and self-assessed psychological stress induced by a high fidelity simulation course among third year anesthesia and critical care residents: an observational study. Anaesth Crit Care Pain Med. 2017;36(6):403-6. https://doi.org/10.1016/j.accpm.2017.06.002
https://doi.org/10.1016/j.accpm.2017.06....
-1414 Kubin L, Wilson CE. Effects of community volunteer children on student pediatric assessment behaviors. Clin Simul Nurs. 2017;13(7):303-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2017.04.011
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). Assim, as evidências de que ele é prejudicial ou benéfico, ou se de fato é experimentado, ainda é baixa, pois há também a hipótese de que o estresse e a ansiedade evocados são ferramentas educacionais(1010 Judd BK, Currie J, Dodds KL, Fethney J, Gordon CJ. Registered nurses psychophysiological stress and confidence during high-fidelity emergency simulation: effects on performance. Nurse Educ Today. 2019;78:44-49. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.04.005
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.04.0...
,1515 Macdougall L, Martin R, McCallum I, Grogan E. Simulation and stress: acceptable to students and not confidence-busting. Clin Teach. 2013;10(1):38-41. https://doi.org/10.1111/j.1743-498X.2012
https://doi.org/10.1111/j.1743-498X.2012...
).

Revisões de estudos realizados tanto com animais quanto com seres humanos demonstram que a alteração hormonal envolvida no estresse pode influenciar o aprendizado e a memória de diversas maneiras, dependendo do tempo e do perfil de liberação hormonal(1111 Yaribeygi H, Panahi Y, Sahraei H, Johnston TP, Sahebkar A. The impact of stress on body function: a review. Excli J. 2017;16:1057-1072. https://doi.org/10.17179/excli2017-480
https://doi.org/10.17179/excli2017-480...

12 Bajunaid K, Mullah MA, Winkler-Schwartz A, Alotaibi FE, Fares J, Baggiani M, et al. Impact of acute stress on psychomotor bimanual performance during a simulated tumor resection task. J Neurosurg. 2017;126(1):71-80. https://doi.org/10.3171/2015.5
https://doi.org/10.3171/2015.5...

13 Geeraerts T, Roulleau P, Cheisson G, Marhar F, Aidan K, Lallali K, et al. Physiological and self-assessed psychological stress induced by a high fidelity simulation course among third year anesthesia and critical care residents: an observational study. Anaesth Crit Care Pain Med. 2017;36(6):403-6. https://doi.org/10.1016/j.accpm.2017.06.002
https://doi.org/10.1016/j.accpm.2017.06....

14 Kubin L, Wilson CE. Effects of community volunteer children on student pediatric assessment behaviors. Clin Simul Nurs. 2017;13(7):303-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2017.04.011
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2017.04...

15 Macdougall L, Martin R, McCallum I, Grogan E. Simulation and stress: acceptable to students and not confidence-busting. Clin Teach. 2013;10(1):38-41. https://doi.org/10.1111/j.1743-498X.2012
https://doi.org/10.1111/j.1743-498X.2012...
-1616 Wirth MM. Hormones, stress, and cognition: the effects of glucocorticoids and oxytocin on memory. Adapt Human Behav Physiol. 2015;1(2):177-201. https://doi.org/10.1007/s40750-014-0010-4
https://doi.org/10.1007/s40750-014-0010-...
). Estudos primários já identificavam que o cortisol plasmático aumentado após estresse prolongado tem uma redução na memória, a qual melhora quando o nível de cortisol plasmático diminui(1717 Kirschbaum C, Wolf OT, May M, Wippich W, Hellhammer DH. Stress- and treatment-induced elevations of cortisol levels associated with impaired declarative memory in healthy adults. Life Sci. 1996;58(17):1475-83. https://doi.org/10.1016/0024-3205(96)00118-x
https://doi.org/10.1016/0024-3205(96)001...
). Por outro lado, em condições específicas, o estresse pode melhorar a memória em um período de tempo(1818 Seeman TE, McEwen BS, Singer BH, Albert MS, Rowe JW. Increase in urinary cortisol excretion and memory declines: MacArthur studies of successful aging. J Clin Endocrinol Metab. 1997;82(8):2458-65. https://doi.org/10.1210/jcem.82.8.4173
https://doi.org/10.1210/jcem.82.8.4173...
).

Ele pode ser analisado por medidas psicológicas, como escalas validadas de autopercepção; e fisiológicas, como variabilidade da frequência cardíaca, cortisol salivar e amilase salivar(1919 Ali N, Nater UM. Salivary Alpha-Amylase as a Biomarker of Stress in Behavioral Medicine. Int J Behav Med. 2020;27:337-42. https://doi.org/10.1007/s12529-019-09843-x
https://doi.org/10.1007/s12529-019-09843...

20 Assis DC, Resende DV, Marziale MHP. Association between shift work, salivary cortisol levels, stress and fatigue in nurses: integrative review. Esc Anna Nery. 2018;22(1):e20170125. ahttps://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0125
ahttps://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2...
-2121 Epel ES, Crosswell AD, Mayer SE, Prather AA, Slavich GM, Puterman E, et al. More than a feeling: A unified view of stress measurement for population science. Front Neuroendocrinol. 2018;49:146-69. https://doi.org/10.1016/j.yfrne.2018.03.001
https://doi.org/10.1016/j.yfrne.2018.03....
).

Quando o estresse percebido é avaliado em estudantes, a resposta pode ser a diminuição da autoconfiança ao vivenciar a primeira experiência clínica(2222 Dearmon V, Graves RJ, Hayden S, Mulekar MS, Lawrence SM, Jones L, et al. Effectiveness of simulation-based orientation of baccalaureate nursing students preparing for their first clinical experience. J Nurs Educ. 2013;52(1):29-38. https://doi.org/10.3928/01484834-20121212-02
https://doi.org/10.3928/01484834-2012121...
). A alta ansiedade, por outro lado, acrescida a outros fatores emocionais estressores, já foi descrita como tendo correlação positiva com a melhora do desempenho, mesmo que o treinamento tenha ocorrido muitos meses antes(2323 Demaria S Jr, Bryson EO, Mooney TJ, Silverstein JH, Reich DL, Bodian C, Levine AI. Adding emotional stressors to training in simulated cardiopulmonary arrest enhances participant performance. Med Educ. 2010;44(10):1006-15. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2010.03775.x
https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2010...
). Ao analisar estudos que relacionam o estado emocional, o desempenho clínico e a autoconfiança dos alunos, é possível verificar inconsistência e falta de clareza quanto à presença do estresse e sua associação com o desempenho(2424 Bong CL, Lightdale JR, Fredette ME, Weinstock P. Effects of simulation versus traditional tutorial-based training on physiologic stress levels among clinicians: a pilot study. Simul Healthc. 2010;5(5):272-8. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e98b29
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e9...
-2525 Cheung RY, Au TK. Nursing students' anxiety and clinical performance. J Nurs Educ. 2011;50(5):286-9. https://doi.org/10.3928/01484834-20110131-08
https://doi.org/10.3928/01484834-2011013...
).

Dessa forma, tendo em vista que a estratégia de simulação é amplamente utilizada no ensino em saúde, há uma necessidade de se investigar o estresse experimentado durante a sua realização. Assim, é relevante identificar se há aumento do nível de estresse durante uma sessão de simulação e se há piora ou melhora no desempenho dos participantes.

OBJETIVOS

Identificar as evidências disponíveis sobre o nível de estresse experimentado por participantes em educação baseada em simulação.

MÉTODOS

Protocolo e registro

Esta revisão sistemática foi conduzida de acordo com os itens do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA(2626 Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;6(7):e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
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). O protocolo foi registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews sob o número CRD42019136297.

Critérios de elegibilidade

A pergunta foi norteada pela estratégia PICO, considerando-se “P” (paciente ou problema) como participantes em simulação; “I” (intervenção) como simulação realística; “C” (controle) não foi aplicado; e “O” (resultado), nível de estresse. Desse modo, a pergunta foi: Qual o nível de estresse experimentado por participantes em educação baseada em simulação?

Nesta revisão sistemática, foram incluídos os seguintes estudos que avaliaram o estresse: (1) por meio de delineamento de ensaio clínico randomizado (ECR); (2) em simulações realísticas realizadas com estudantes de diversas áreas de saúde (medicina, enfermagem, fisioterapia, paramédica); (3) em simulações para treinamento de profissionais residentes em medicina; (4) em simulações que incluíam profissionais da área de saúde formados; (5) em simulações dentro dos laboratórios institucionais - simulações como cenário hospitalar, simulação in situ e simulação de baixa, média e alta fidelidade; (6) por medidas subjetivas e/ou objetivas.

Os estudos foram excluídos pelos seguintes critérios: (1) não avaliaram o estresse na simulação, e sim outros fatores que podem interferir, como a influência de um seminário de treinamento na mudança de estresse na simulação, a conexão entre testes aprimorados de aprendizagem e resposta ao cortisol, e a adição de estressores agudos aos cenários simulados no impacto no desempenho clínico; (2) não era ECR; (3) não eram de simulação realística; (4) era de simulação virtual; (5) teve como foco a avaliação da ansiedade.

Bases de dados e estratégia de busca

Os estudos foram identificados utilizando uma estratégia de busca para cada uma das seguintes bases eletrônicas de dados: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane Library, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), LIVIVO, PubMed, Scopus e Web of Science. A lista de referência dos estudos selecionados foi analisada manualmente para identificar aqueles potencialmente relevantes que poderiam ter sido perdidos nas pesquisas eletrônicas nas bases de dados. Além disso, também procedeu-se a uma busca na literatura cinzenta, utilizando Google Scholar e OpenGrey. As referências duplicadas foram removidas com uso do EndNote. Todas as buscas nas bases eletrônicas de dados foram realizadas no dia 24 de setembro de 2020, cujas estratégias são mostradas no Quadro 1.

Quadro 1
Estratégias de busca nas bases eletrônicas de dados, Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2020

Seleção dos estudos

A seleção dos estudos aconteceu em duas fases, por meio do aplicativo on-line Rayyan (Qatar Computing Research Institute). Na primeira fase, os pesquisadores examinaram independentemente os títulos e resumos de todos os estudos recuperados nas bases de dados e identificaram aqueles que pareciam atender aos critérios de inclusão. Na segunda fase, os mesmos pesquisadores leram de forma independente o texto completo de todos os trabalhos selecionados e excluíram aqueles que não atenderam aos critérios de inclusão. Qualquer diferença nessa fase era resolvida por discussão e consenso entre os três revisores.

Processo de coleta de dados

Dois pesquisadores coletaram independentemente os dados dos estudos incluídos: características dos participantes (grupos, amostra, estudante ou profissionais), características do estudo (autores, país, ano de publicação, objetivo, delineamento e randomização), intervenção (tipo de simulação, simulador, área de conhecimento), coleta (instrumento ou medida para coleta do estresse) e características dos resultados (principais resultados e principais conclusões). Qualquer diferença foi resolvida por discussão e acordo mútuo. Um terceiro autor estava envolvido quando necessário para tomar uma decisão final. Se os dados necessários não estivessem completos, era feito contato com os autores para obter qualquer informação relevante.

Risco de viés dos estudos

Dois pesquisadores conduziram independentemente a avaliação do risco de viés dos estudos incluídos nesta revisão sistemática. Novamente, qualquer diferença foi resolvida por discussão e consenso. Um terceiro autor esteve envolvido quando necessário para tomada de decisão final.

A ferramenta utilizada foi Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool (RoB 2.o tool) para avaliar o risco de viés dos estudos incluídos, a qual permite avaliar o processo de geração de sequências, ocultação de alocação, ocultação de participantes, pessoal e avaliadores, dados de resultados incompletos e relatórios seletivos.

Síntese dos resultados

A heterogeneidade entre os estudos foi avaliada considerando as características metodológicas (tipos de intervenção, grupos de participantes e risco de viés) e estatísticas (medidas de resultado). Portanto, devido à heterogeneidade entre os estudos incluídos, não foi realizada uma síntese quantitativa. Em concordância com os objetivos da revisão, os resultados dos estudos incluídos foram analisados e reportados de acordo com as características da simulação e tipo de avaliação de estresse.

RESULTADOS

A busca bibliográfica inicial identificou 4.946 estudos em 7 bases eletrônicas de dados. A busca no Google Scholar selecionou as 100 primeiras referências encontradas para leitura de títulos e resumos; já a busca no OpenGrey retornou um total de 43 referências. Após a leitura completa, 18 estudos atenderam a todos os critérios de elegibilidade e foram incluídos nesta revisão sistemática. AFigura 1 mostra o processo de identificação, triagem e inclusão dos estudos.

Figura 1
Fluxograma do processo de busca na literatura e critérios de seleção dos estudos (adaptado do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses – PRISMA), Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2020

Todos os trabalhos incluídos são ECR, dos quais 15 utilizaram algum padrão fisiológico na avaliação de estresse e, dentre estes, apenas 4 incluíram medidas para minimizar a aferição ou relataram excluir um participante por não adotar medidas que pudessem alterar os parâmetros fisiológicos. Dentre as medidas e cuidados, estavam: medição de progesterona e o estrogênio em amostras salivares(2727 Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees' stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434-41. https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119
https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...
); orientação sobre alimentação, consumo de álcool, cafeína e nicotina meia hora antes da avaliação e não praticar exercícios 24 horas antes da coleta(2828 Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents' physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;93(1):40-7. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020
https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
); doenças pregressas que poderiam induzir modificações relacionadas ou mesmo piorar devido ao estresse; doenças psiquiátricas prévias, se os participantes não estavam em tratamento; uso de hormônio como esteroides ou terapia de reposição hormonal; verificação se algum participante trabalhou em turno da noite no dia anterior à simulação e se os participantes haviam sido confrontados com um evento estressante no dia anterior ou no dia da simulação(2929 Ghazali DA, Breque C, Sosner P, Lesbordes M, Chavagnat JJ, Ragot S, et al. Stress response in the daily lives of simulation repeaters. A randomized controlled trial assessing stress evolution over one year of repetitive immersive simulations. PLoS One. 2019;14(7):e0220111. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220111
https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
); exclusão de estudantes com histórico de uso de betabloqueador e com histórico de uso de antidepressivos recentes(3030 Bensouda B, Mandel R, Mejri A, Lachapelle J, St-Hilaire M, Ali N. Effect of an audience on trainee stress and performance during simulated neonatal intubation: a randomized crossover trial. BMC Med Educ. 2018;18(1):230. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-4
https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-...
); exclusão daqueles que utilizavam inaladores beta-agonistas, esteroides, pílula anticoncepcional oral e cafeína(3131 Waterland P, Khan FS, Ismaili E, Cheruvu C. Environmental noise as an operative stressor during simulated laparoscopic surgery. Surg Laparosc Endosc Percutan Tech. 2016;26(2):133-6. https://doi.org/10.1097/SLE.0000000000000250
https://doi.org/10.1097/SLE.000000000000...
).

Dos estudos encontrados, 13 eram da área de medicina, e apenas 2 pesquisas realizaram o estudo com uma equipe de diferentes áreas, sendo médicos, enfermeiros, paramédicos e motorista de ambulância(2929 Ghazali DA, Breque C, Sosner P, Lesbordes M, Chavagnat JJ, Ragot S, et al. Stress response in the daily lives of simulation repeaters. A randomized controlled trial assessing stress evolution over one year of repetitive immersive simulations. PLoS One. 2019;14(7):e0220111. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220111
https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
) e estudantes de Medicina e Enfermagem(2424 Bong CL, Lightdale JR, Fredette ME, Weinstock P. Effects of simulation versus traditional tutorial-based training on physiologic stress levels among clinicians: a pilot study. Simul Healthc. 2010;5(5):272-8. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e98b29
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e9...
). Seis estudos avaliaram o estresse na simulação com profissionais graduados na área de medicina e enfermagem(2424 Bong CL, Lightdale JR, Fredette ME, Weinstock P. Effects of simulation versus traditional tutorial-based training on physiologic stress levels among clinicians: a pilot study. Simul Healthc. 2010;5(5):272-8. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e98b29
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e9...
,2727 Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees' stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434-41. https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119
https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...

28 Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents' physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;93(1):40-7. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020
https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
-2929 Ghazali DA, Breque C, Sosner P, Lesbordes M, Chavagnat JJ, Ragot S, et al. Stress response in the daily lives of simulation repeaters. A randomized controlled trial assessing stress evolution over one year of repetitive immersive simulations. PLoS One. 2019;14(7):e0220111. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220111
https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
,3232 Sorensen JL, van der Vleuten C, Rosthoj S, Ostergaard D, LeBlanc V, Johansen M, et al. Simulation-based multiprofessional obstetric anaesthesia training conducted in situ versus off-site leads to similar individual and team outcomes: a randomised educational trial. BMJ Open. 2015;5(10):e008344. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008344
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008...
-3333 Girzadas DV Jr, Delis S, Bose S, Hall J, Rzechula K, Kulstad EB. Measures of stress and learning seem to be equally affected among all roles in a simulation scenario. Simul Healthc. 2009 Fall;4(3):149-54. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181abe9f2
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181ab...
), e 11 estudos foram realizados com estudantes de graduação em Enfermagem e Medicina(3030 Bensouda B, Mandel R, Mejri A, Lachapelle J, St-Hilaire M, Ali N. Effect of an audience on trainee stress and performance during simulated neonatal intubation: a randomized crossover trial. BMC Med Educ. 2018;18(1):230. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-4
https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-...
-3131 Waterland P, Khan FS, Ismaili E, Cheruvu C. Environmental noise as an operative stressor during simulated laparoscopic surgery. Surg Laparosc Endosc Percutan Tech. 2016;26(2):133-6. https://doi.org/10.1097/SLE.0000000000000250
https://doi.org/10.1097/SLE.000000000000...
,3434 Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani MF. Stress of nursing students in clinical simulation: a randomized clinical trial. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):967-74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...

35 DeMaria S, Silverman ER, Lapidus KA, Williams CH, Spivack J, Levine A, et al. The impact of simulated patient death on medical students' stress response and learning of ACLS. Med Teach. 2016;38(7):730-7. https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1150986
https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.11...

36 Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287-92. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96
https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...

37 Flinn JT, Miller A, Pyatka N, Brewer J, Schneider T, Cao CG. The effect of stress on learning in surgical skill acquisition. Med Teach. 2016;38(9):897-903. https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.1114597
https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.11...

38 Hunziker S, Pagani S, Fasler K, Tschan F, Semmer NK, Marsch S. Impact of a stress coping strategy on perceived stress levels and performance during a simulated cardiopulmonary resuscitation: a randomized controlled trial. BMC Emerg Med. 2013;13:8. https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8
https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8...

39 Pottier P, Dejoie T, Hardouin JB, Le Loupp AG, Planchon B, Bonnaud A, et al. Effect of stress on clinical reasoning during simulated ambulatory consultations. Med Teach. 2013;35(6):472-80. https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.774336
https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.77...

40 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...

41 Ignacio J, Dolmans D, Scherpbier A, Rethans JJ, Chan S, Liaw SY. Comparison of standardized patients with high-fidelity simulators for managing stress and improving performance in clinical deterioration: a mixed methods study. Nurse Educ Today. 2015;35(12):1161-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.009
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.0...
-4242 Timberlake MD, Stefanidis D, Gardner AK. Examining the impact of surgical coaching on trainee physiologic response and basic skill acquisition. Surg Endosc. 2018;32(10):4183-90. https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-7
https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-...
).

Na autopercepção de estresse, um estudo identificou a simulação aumentando significativamente fatores estressores(3434 Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani MF. Stress of nursing students in clinical simulation: a randomized clinical trial. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):967-74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
); em outro, o cenário em que houve morte foi mais estressante do que um cenário de sobrevivência(2727 Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees' stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434-41. https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119
https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...
).

A percepção de estresse aumentou significativamente em cenários obstétricos comparando o nível basal e o pós-simulação (p < 0,0001). Houve uma correlação negativa significante entre a percepção geral de estresse/sobrecarga e o tempo de execução (r = -0,18, p < 0,05), indicando que mais estresse/sobrecarga foi associado com menos tempo prático em cenários com ou sem instrução prévia para lidar com estresse(3232 Sorensen JL, van der Vleuten C, Rosthoj S, Ostergaard D, LeBlanc V, Johansen M, et al. Simulation-based multiprofessional obstetric anaesthesia training conducted in situ versus off-site leads to similar individual and team outcomes: a randomised educational trial. BMJ Open. 2015;5(10):e008344. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008344
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008...
).

No caso dos participantes que receberam instrução teórica em aula expositiva para lidar com o estresse, houve relatos com quantidades significantemente menores de estresse/sobrecarga percebida em comparação com o grupo que não recebeu instrução (diferença da tensão percebida, p = 0,04)(3838 Hunziker S, Pagani S, Fasler K, Tschan F, Semmer NK, Marsch S. Impact of a stress coping strategy on perceived stress levels and performance during a simulated cardiopulmonary resuscitation: a randomized controlled trial. BMC Emerg Med. 2013;13:8. https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8
https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8...
). Um estudo avaliou a capacidade percebida de um indivíduo de lidar com o estressor durante a simulação, cujo valor aumentou ao se comparar o momento imediatamente anterior ao imediatamente posterior ao término do cenário(3636 Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287-92. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96
https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...
).

A relação do estresse com o desempenho dos participantes foi investigada em oito estudos. Não houve diferença significante de desempenho quando os participantes eram observados por um ou cinco observadores (p = 0,14)(3030 Bensouda B, Mandel R, Mejri A, Lachapelle J, St-Hilaire M, Ali N. Effect of an audience on trainee stress and performance during simulated neonatal intubation: a randomized crossover trial. BMC Med Educ. 2018;18(1):230. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-4
https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-...
). Não houve diferença significante no desempenho durante avaliação de estresse entre simulação clínica e simulação in situ (p = 0,36)(3232 Sorensen JL, van der Vleuten C, Rosthoj S, Ostergaard D, LeBlanc V, Johansen M, et al. Simulation-based multiprofessional obstetric anaesthesia training conducted in situ versus off-site leads to similar individual and team outcomes: a randomised educational trial. BMJ Open. 2015;5(10):e008344. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008344
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008...
) nem em relação ao estresse de cenários de baixa e alta fidelidade (p = 0,17)(3636 Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287-92. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96
https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...
); também não se observou diferença significante no desempenho entre participantes que receberam instrução com aula expositiva para lidar com o estresse e aqueles que receberam (sem valor de p descrito no estudo): embora o estresse tenha diminuído com instrução, o desempenho não melhorou(3838 Hunziker S, Pagani S, Fasler K, Tschan F, Semmer NK, Marsch S. Impact of a stress coping strategy on perceived stress levels and performance during a simulated cardiopulmonary resuscitation: a randomized controlled trial. BMC Emerg Med. 2013;13:8. https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8
https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8...
).

Em cenários de reanimação neonatal pós-parto com morte ou sobrevivência, o desempenho foi semelhante e não se viu diferença significante entre residentes de Medicina de 1º e 2º ano comparados com residentes do 3º ou 4º ano (cenário de morte, p = 0,23; cenário de sobrevivência, p = 0,33)(2727 Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees' stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434-41. https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119
https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...
). Os participantes que receberam instrução prévia em sutura tiveram um desempenho maior do que o grupo-controle (p < 0,001)(4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
). Não houve diferença significante entre o desempenho entre o grupo do cenário com paciente padronizado (indivíduo treinado para apresentar uma doença de maneira padronizada) e aquele que fez uso de simulador (p = 0,744), porém, na autopercepção do participante, paciente padronizado adiciona maior estresse(4141 Ignacio J, Dolmans D, Scherpbier A, Rethans JJ, Chan S, Liaw SY. Comparison of standardized patients with high-fidelity simulators for managing stress and improving performance in clinical deterioration: a mixed methods study. Nurse Educ Today. 2015;35(12):1161-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.009
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.0...
).

Em sessão de treinamento laparoscópico, os participantes tiveram melhor desempenho com instrução do que sem instrução prévia (p < 0,001), o que se correlacionou com aumento de frequência cardíaca(4242 Timberlake MD, Stefanidis D, Gardner AK. Examining the impact of surgical coaching on trainee physiologic response and basic skill acquisition. Surg Endosc. 2018;32(10):4183-90. https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-7
https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-...
). Os participantes com melhor desempenho exibem uma elevação na frequência cardíaca que está associada com maior autoeficácia e satisfação(4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
).

As principais características dos estudos incluídos são apresentadas no Quadro 2.

Quadro 2
Caracterização dos artigos selecionados para análise segundo ano, autor, país, grupos, amostra, objetivo, mensuração de estresse, área e conclusões, Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2020

Síntese dos dados

Todos os estudos analisados avaliaram o estresse dos participantes utilizando medidas fisiológicas, autorreferidas ou combinação de ambas. O risco de viés dos estudos foi avaliado como baixo, alto ou pouco claro (Figura 2). Com base em seus objetivos, a investigação de estresse aconteceu em simulações de diferentes áreas (pediatria, neonatologia, obstetrícia, simulação clínica, emergência, cirúrgica, cenários de morte e comunicação de más notícias) e em profissões e equipes distintas.

Figura 2
Avaliação metodológica de estudos incluídos com base na ferramenta Cochrane Collaboration Risk of Bias, Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2020

Dois estudos compararam a simulação com outra estratégia de aprendizado como prática em laboratório(3434 Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani MF. Stress of nursing students in clinical simulation: a randomized clinical trial. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):967-74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
) e sessão interativa de aprendizado(2424 Bong CL, Lightdale JR, Fredette ME, Weinstock P. Effects of simulation versus traditional tutorial-based training on physiologic stress levels among clinicians: a pilot study. Simul Healthc. 2010;5(5):272-8. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e98b29
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e9...
). Outros dois avaliaram cenários com morte e sobrevivência, sendo que o cenário com morte não aumentou o estresse significantemente em comparação à sobrevivência(2727 Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees' stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434-41. https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119
https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...
,3535 DeMaria S, Silverman ER, Lapidus KA, Williams CH, Spivack J, Levine A, et al. The impact of simulated patient death on medical students' stress response and learning of ACLS. Med Teach. 2016;38(7):730-7. https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1150986
https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.11...
).

Os demais estudos avaliaram simulação com outro aspecto dentro da própria simulação, como passar ou não por mais treinamentos(2929 Ghazali DA, Breque C, Sosner P, Lesbordes M, Chavagnat JJ, Ragot S, et al. Stress response in the daily lives of simulation repeaters. A randomized controlled trial assessing stress evolution over one year of repetitive immersive simulations. PLoS One. 2019;14(7):e0220111. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220111
https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
), ter a presença de um ou cinco observadores(3030 Bensouda B, Mandel R, Mejri A, Lachapelle J, St-Hilaire M, Ali N. Effect of an audience on trainee stress and performance during simulated neonatal intubation: a randomized crossover trial. BMC Med Educ. 2018;18(1):230. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-4
https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-...
), ter um instrutor prévio à simulação ou não ter(4242 Timberlake MD, Stefanidis D, Gardner AK. Examining the impact of surgical coaching on trainee physiologic response and basic skill acquisition. Surg Endosc. 2018;32(10):4183-90. https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-7
https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-...
), passar ou não por sessões repetidas de simulação(11 Hardenberg J, Rana I, Tori K. Evaluating impact of repeated exposure to high fidelity simulation: skills acquisition and stress levels in postgraduate critical care nursing students. Clin Simul Nurs. 2020;48:96-102. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.06.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.06.0...
), simulação in situ e simulação clínica(3232 Sorensen JL, van der Vleuten C, Rosthoj S, Ostergaard D, LeBlanc V, Johansen M, et al. Simulation-based multiprofessional obstetric anaesthesia training conducted in situ versus off-site leads to similar individual and team outcomes: a randomised educational trial. BMJ Open. 2015;5(10):e008344. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008344
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008...
), uso de paciente padronizado ou simulador(4141 Ignacio J, Dolmans D, Scherpbier A, Rethans JJ, Chan S, Liaw SY. Comparison of standardized patients with high-fidelity simulators for managing stress and improving performance in clinical deterioration: a mixed methods study. Nurse Educ Today. 2015;35(12):1161-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.009
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.0...
), ter treinamento sobre comunicação ou sem treinamento(2828 Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents' physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;93(1):40-7. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020
https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
), receber ou não instrução prévia para lidar com estresse(3838 Hunziker S, Pagani S, Fasler K, Tschan F, Semmer NK, Marsch S. Impact of a stress coping strategy on perceived stress levels and performance during a simulated cardiopulmonary resuscitation: a randomized controlled trial. BMC Emerg Med. 2013;13:8. https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8
https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8...
), simulação de alta fidelidade ou simulação de baixa fidelidade(3636 Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287-92. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96
https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...
), treinamento prévio para sutura ou sem treinamento(4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
), ser líder ou membro de equipe na simulação(3333 Girzadas DV Jr, Delis S, Bose S, Hall J, Rzechula K, Kulstad EB. Measures of stress and learning seem to be equally affected among all roles in a simulation scenario. Simul Healthc. 2009 Fall;4(3):149-54. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181abe9f2
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181ab...
), ser ou não criticado durante cenários(3737 Flinn JT, Miller A, Pyatka N, Brewer J, Schneider T, Cao CG. The effect of stress on learning in surgical skill acquisition. Med Teach. 2016;38(9):897-903. https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.1114597
https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.11...
), cenário com alto ou baixo estresse(3939 Pottier P, Dejoie T, Hardouin JB, Le Loupp AG, Planchon B, Bonnaud A, et al. Effect of stress on clinical reasoning during simulated ambulatory consultations. Med Teach. 2013;35(6):472-80. https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.774336
https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.77...
), simulação silenciosa ou com ruídos(3131 Waterland P, Khan FS, Ismaili E, Cheruvu C. Environmental noise as an operative stressor during simulated laparoscopic surgery. Surg Laparosc Endosc Percutan Tech. 2016;26(2):133-6. https://doi.org/10.1097/SLE.0000000000000250
https://doi.org/10.1097/SLE.000000000000...
).

Na utilização de diferentes formas de mensurar o estresse fisiológico, os níveis de frequência cardíaca e cortisol apresentam padrões de mudança ao longo do tempo que elevaram e diminuíram de maneira diferente, sugerindo que, na interpretação desses padrões, a análise deve ser separada(2828 Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents' physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;93(1):40-7. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020
https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
). Dois estudos identificaram que os resultados de estresse foram semelhantes na mensuração com cortisol salivar e com instrumentos validados(3232 Sorensen JL, van der Vleuten C, Rosthoj S, Ostergaard D, LeBlanc V, Johansen M, et al. Simulation-based multiprofessional obstetric anaesthesia training conducted in situ versus off-site leads to similar individual and team outcomes: a randomised educational trial. BMJ Open. 2015;5(10):e008344. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008344
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008...
,3636 Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287-92. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96
https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...
).

Comparada a outra estratégia de ensino, a simulação trouxe ao participante maior preocupação com fatores como competência na relação interpessoal diante do paciente e da equipe(3434 Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani MF. Stress of nursing students in clinical simulation: a randomized clinical trial. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):967-74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
). Quando os participantes atuam em diferentes funções, todos se beneficiam do cenário simulado no quesito aprendizado(3333 Girzadas DV Jr, Delis S, Bose S, Hall J, Rzechula K, Kulstad EB. Measures of stress and learning seem to be equally affected among all roles in a simulation scenario. Simul Healthc. 2009 Fall;4(3):149-54. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181abe9f2
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181ab...
).

A ansiedade do participante com a sua boa performance pode gerar um estresse indevido que influenciará negativamente o desempenho. Os fatores como maior carga de trabalho, dificuldade na concretização de tarefas e ansiedade associada ao bom desempenho são os que podem contribuir para o aumento do nível de estresse. Assim, o aumento da frequência cardíaca no momento anterior à simulação está relacionada à exposição a uma tarefa desconhecida e estressante(4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
).

O estresse antecipatório também foi identificado em um estudo, porém mensurado por questionário e cortisol salivar; nele, as simulações foram mais estressoras do que cenários reais, além disso, o cortisol salivar já estava alto antes de iniciar simulação e aumentou ainda mais depois(2727 Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees' stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434-41. https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119
https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...
). Outro estudo conclui que a mudança nos níveis de cortisol salivar reflete uma excitação fisiológica relacionada à ativação cognitiva e emocional que surge antes mesmo de fazer a tarefa, indicando uma preparação. Quando o participante não tem uma preparação, ele apresenta ativação cognitiva e emocional baixa, por lidar com a tarefa de uma maneira que ele já lidaria normalmente(2828 Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents' physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;93(1):40-7. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020
https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
).

Durante a transição de um simulador para a sala cirúrgica, ocorreu aumento da frequência cardíaca; assim, o aumento da carga de trabalho aumenta o estresse, especialmente se o participante ainda tiver pouca experiência e não tiver a habilidade e capacidade de atenção para lidar com as demandas crescentes das tarefas que surgem(4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
).

DISCUSSÃO

Sumarização das evidências

Esta é uma revisão sistemática sobre as evidências disponíveis acerca do estresse vivenciado pelo participante em uma simulação realística. Um total de 12 ECRs foram incluídos e identificaram que o estresse está presente nos treinamentos em diferentes cenários realísticos. No entanto, ainda é incerto o nível benéfico para o aprendizado e desempenho.

Não há diferença no estresse do participante entre simulação clínica e simulação in situ. As mudanças na fidelidade da simulação e na configuração dos cenários não se traduzem necessariamente em aprendizado. Os ruídos não alteram significativamente o estresse(3131 Waterland P, Khan FS, Ismaili E, Cheruvu C. Environmental noise as an operative stressor during simulated laparoscopic surgery. Surg Laparosc Endosc Percutan Tech. 2016;26(2):133-6. https://doi.org/10.1097/SLE.0000000000000250
https://doi.org/10.1097/SLE.000000000000...
). A avaliação por meio de escalas e parâmetros fisiológicos do estresse tiveram valores semelhantes em alguns estudos(3232 Sorensen JL, van der Vleuten C, Rosthoj S, Ostergaard D, LeBlanc V, Johansen M, et al. Simulation-based multiprofessional obstetric anaesthesia training conducted in situ versus off-site leads to similar individual and team outcomes: a randomised educational trial. BMJ Open. 2015;5(10):e008344. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008344
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008...
-3333 Girzadas DV Jr, Delis S, Bose S, Hall J, Rzechula K, Kulstad EB. Measures of stress and learning seem to be equally affected among all roles in a simulation scenario. Simul Healthc. 2009 Fall;4(3):149-54. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181abe9f2
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181ab...
); enquanto, em outro, esse comportamento foi diferente(3838 Hunziker S, Pagani S, Fasler K, Tschan F, Semmer NK, Marsch S. Impact of a stress coping strategy on perceived stress levels and performance during a simulated cardiopulmonary resuscitation: a randomized controlled trial. BMC Emerg Med. 2013;13:8. https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8
https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8...
).

Um dos estudos incluídos mensurou o estresse pela amilase salivar e sugeriu que os níveis não foram captados em seu pico porque alguns participantes podem demorar mais tempo para produzir quantidades suficientes de saliva(4141 Ignacio J, Dolmans D, Scherpbier A, Rethans JJ, Chan S, Liaw SY. Comparison of standardized patients with high-fidelity simulators for managing stress and improving performance in clinical deterioration: a mixed methods study. Nurse Educ Today. 2015;35(12):1161-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.009
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.0...
). Assim, é importante um aprofundamento nesse quesito, uma vez que o estresse determinado de forma objetiva e/ou subjetiva pode ter como resultado uma melhora ou piora no desempenho(1515 Macdougall L, Martin R, McCallum I, Grogan E. Simulation and stress: acceptable to students and not confidence-busting. Clin Teach. 2013;10(1):38-41. https://doi.org/10.1111/j.1743-498X.2012
https://doi.org/10.1111/j.1743-498X.2012...
,4343 Leblanc VR, Regehr C, Tavares W, Scott AK, Macdonald R, King K. The impact of stress on paramedic performance during simulated critical events. Prehosp Disaster Med. 2012;27(4):369-74. https://doi.org/10.1017/S1049023X12001021
https://doi.org/10.1017/S1049023X1200102...
-4444 Fraser K, Huffman J, Ma I, Sobczak M, McIlwrick J, Wright B, et al. The emotional and cognitive impact of unexpected simulated patient death: a randomized controlled trial. Chest. 2014;145(5):958-63. https://doi.org/10.1378/chest.13-0987
https://doi.org/10.1378/chest.13-0987...
).

As experiências prévias são importantes de serem avaliadas, pois fatores como medo, raiva, ansiedade e as estratégias para enfrentá-los refletirão no nível de estresse do participante durante a simulação e, por consequência, em seu desempenho. Os principais fatores estressores identificados pelos participantes são falta de competência e dificuldade de relacionamento(3434 Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani MF. Stress of nursing students in clinical simulation: a randomized clinical trial. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):967-74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
).

Alguns estudos recomendam a redução de fatores estressores na simulação(3434 Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani MF. Stress of nursing students in clinical simulation: a randomized clinical trial. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):967-74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
,4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
), corroborando outros trabalhos que identificaram a influência negativa do estresse no desempenho durante a simulação em cenários de emergência em trauma(4343 Leblanc VR, Regehr C, Tavares W, Scott AK, Macdonald R, King K. The impact of stress on paramedic performance during simulated critical events. Prehosp Disaster Med. 2012;27(4):369-74. https://doi.org/10.1017/S1049023X12001021
https://doi.org/10.1017/S1049023X1200102...

44 Fraser K, Huffman J, Ma I, Sobczak M, McIlwrick J, Wright B, et al. The emotional and cognitive impact of unexpected simulated patient death: a randomized controlled trial. Chest. 2014;145(5):958-63. https://doi.org/10.1378/chest.13-0987
https://doi.org/10.1378/chest.13-0987...
-4545 Harvey A, Nathens AB, Bandiera G, Leblanc VR. Threat and challenge: cognitive appraisal and stress responses in simulated trauma resuscitations. Med Educ. 2010;44(6):587-94. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2010.03634.x
https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2010...
). Outras investigações, por sua vez, evidenciaram que o fator estressor é importante para o aprendizado em cenários de comunicação de más notícias, emergência neonatal, trauma e cenário de cirurgia(2727 Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees' stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434-41. https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119
https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...
-2828 Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents' physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;93(1):40-7. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020
https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
,3333 Girzadas DV Jr, Delis S, Bose S, Hall J, Rzechula K, Kulstad EB. Measures of stress and learning seem to be equally affected among all roles in a simulation scenario. Simul Healthc. 2009 Fall;4(3):149-54. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181abe9f2
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181ab...
,4242 Timberlake MD, Stefanidis D, Gardner AK. Examining the impact of surgical coaching on trainee physiologic response and basic skill acquisition. Surg Endosc. 2018;32(10):4183-90. https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-7
https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-...
), e que não afeta o desempenho dos participantes em cenários de reanimação neonatal, consulta ambulatorial e trauma(3636 Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287-92. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96
https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...
,3939 Pottier P, Dejoie T, Hardouin JB, Le Loupp AG, Planchon B, Bonnaud A, et al. Effect of stress on clinical reasoning during simulated ambulatory consultations. Med Teach. 2013;35(6):472-80. https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.774336
https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.77...
,4343 Leblanc VR, Regehr C, Tavares W, Scott AK, Macdonald R, King K. The impact of stress on paramedic performance during simulated critical events. Prehosp Disaster Med. 2012;27(4):369-74. https://doi.org/10.1017/S1049023X12001021
https://doi.org/10.1017/S1049023X1200102...
). Um dos estudos com simulação cirúrgica refere que o desempenho é melhorado com o estresse até certo nível, tendo em vista que, depois desse ponto, o desempenho diminui, ou seja, ele é benéfico até certo ponto(4242 Timberlake MD, Stefanidis D, Gardner AK. Examining the impact of surgical coaching on trainee physiologic response and basic skill acquisition. Surg Endosc. 2018;32(10):4183-90. https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-7
https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-...
).

Um trabalho mostrou que níveis baixos ou moderados de ansiedade estão associados com um melhor desempenho, enquanto níveis elevados de ansiedade provavelmente têm efeitos deletérios sobre o desempenho(4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
). Por outro lado, pessoas com estado autonômico ativado tem uma melhora na memorização de eventos(4646 Maheu FS, Joober R, Lupien SJ. Declarative memory after stress in humans: differential involvement of the beta-adrenergic and corticosteroid systems. J Clin Endocrinol Metab. 2005;90(3):1697-704. https://doi.org/10.1210/jc.2004-0009
https://doi.org/10.1210/jc.2004-0009...
), e, quando há um ganho maior de experiência, ocorre uma menor alteração nas medidas fisiológicas e psicológicas do estresse(4747 Detling N, Smith A, Nishimura R, Keller S, Martinez M, Young W, et al. Psychophysiologic responses of invasive cardiologists in an academic catheterization laboratory. Am Heart J. 2006;151(2):522-8. https://doi.org/10.1016/j.ahj.2005.03.044
https://doi.org/10.1016/j.ahj.2005.03.04...
-4848 Tendulkar AP, Victorino GP, Chong TJ, Bullard MK, Liu TH, Harken AH. Quantification of surgical resident stress "on call". J Am Coll Surg. 2005;201(4):560-4. https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.2005.05.004
https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.20...
).

Os níveis elevados de cortisol antes, durante e após a simulação refletem a excitação fisiológica relacionada à ativação cognitiva e emocional que prepara adequadamente o participante para responder positivamente à tarefa(2828 Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents' physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;93(1):40-7. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020
https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
).

O estresse mental pode prejudicar o desempenho conforme recursos são adicionados ao cenário, de modo que o sistema cognitivo passa a correr o risco de ficar sobrecarregado. Em situações estressantes, a atenção pode ficar voltada apenas às tarefas selecionadas, negligenciando outras informações potencialmente relevantes(3838 Hunziker S, Pagani S, Fasler K, Tschan F, Semmer NK, Marsch S. Impact of a stress coping strategy on perceived stress levels and performance during a simulated cardiopulmonary resuscitation: a randomized controlled trial. BMC Emerg Med. 2013;13:8. https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8
https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8...
).

As simulações revelaram que, em situações de emergência, o líder experimenta um estresse maior do que os demais membros da equipe(3636 Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287-92. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96
https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...
). Também é possível elucidar que o envolvimento social na comunicação com o paciente gera um estresse que prepara emocionalmente o participante para esse tipo de tarefa. Nesses casos, o uso de pacientes padronizados é mais adequado para aquisição de habilidades(4141 Ignacio J, Dolmans D, Scherpbier A, Rethans JJ, Chan S, Liaw SY. Comparison of standardized patients with high-fidelity simulators for managing stress and improving performance in clinical deterioration: a mixed methods study. Nurse Educ Today. 2015;35(12):1161-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.009
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.0...
).

Não se sabe completamente qual fator pode, dentro de um cenário simulado, afetar os parâmetros relacionados ao estresse, pois uma tarefa difícil leva ao aumento da carga de trabalho, fato que aumenta a probabilidade de o nível de desempenho ser inferior e, assim, gerar mais erros(2929 Ghazali DA, Breque C, Sosner P, Lesbordes M, Chavagnat JJ, Ragot S, et al. Stress response in the daily lives of simulation repeaters. A randomized controlled trial assessing stress evolution over one year of repetitive immersive simulations. PLoS One. 2019;14(7):e0220111. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220111
https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
,4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007
https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
). Em outra instância, ao mesmo tempo que incentivar não melhora o desempenho, a crítica pode ser prejudicial(3737 Flinn JT, Miller A, Pyatka N, Brewer J, Schneider T, Cao CG. The effect of stress on learning in surgical skill acquisition. Med Teach. 2016;38(9):897-903. https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.1114597
https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.11...
).

Quando há frequentes repetições da simulação, o estresse experimentado nas sessões permanece(11 Hardenberg J, Rana I, Tori K. Evaluating impact of repeated exposure to high fidelity simulation: skills acquisition and stress levels in postgraduate critical care nursing students. Clin Simul Nurs. 2020;48:96-102. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.06.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.06.0...
), porém a atividade do Sistema Nervoso Autônomo diminui ao longo do dia, de tal maneira que os participantes ficam menos nervosos com a simulação. Em contrapartida, quando há repetição da simulação apenas uma vez por semestre, essa habituação autonômica não acontece(2929 Ghazali DA, Breque C, Sosner P, Lesbordes M, Chavagnat JJ, Ragot S, et al. Stress response in the daily lives of simulation repeaters. A randomized controlled trial assessing stress evolution over one year of repetitive immersive simulations. PLoS One. 2019;14(7):e0220111. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220111
https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
).

A presença de pessoas desnecessárias observando a execução da tarefa é um fator estressor; desse modo, os educadores precisam entender os mecanismos de estresse e fornecer recursos para o seu gerenciamento(3030 Bensouda B, Mandel R, Mejri A, Lachapelle J, St-Hilaire M, Ali N. Effect of an audience on trainee stress and performance during simulated neonatal intubation: a randomized crossover trial. BMC Med Educ. 2018;18(1):230. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-4
https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-...
).

Limitações do estudo

As limitações metodológicas dos estudos incluídos nesta revisão sistemática devem ser levadas em consideração. A principal delas se relaciona com o cegamento dos participantes, que a maior parte dos estudos não utilizou para a intervenção, fato difícil de ser gerenciado já que os cenários passam por repetição em grupos distintos, além de os participantes geralmente serem do mesmo grupo de estudo ou de trabalho. Esse aspecto poderia ser minimizado pelo cegamento do avaliador. Embora as simulações sejam desenhadas para ter uma alta realidade, apenas um ensaio realizou transição da simulação para um cenário real na avaliação de estresse. Além disso, nem todos os estudos abordam a experiência prévia do participante com a simulação. Portanto, são necessárias mais pesquisas que tenham o objetivo de identificar o efeito do estresse durante as simulações.

Contribuições para a Área

A presente revisão possibilitou um conhecimento de que o estudante experimenta um elevado estresse em sessões de simulação, o qual foi identificado por diferentes medidas. Aos facilitadores da simulação que instruem estudantes ou profissionais de saúde, entende-se que os cenários durante o processo de aprendizado precisam ser desenhados com cuidado, para que o estresse seja gerador de aprendizado e não traumático. O estudo preenche uma lacuna no conhecimento na área de simulação para entendimento do estresse e direciona para novas pesquisas.

CONCLUSÕES

As evidências dos estudos incluídos nesta revisão sistemática sugerem que o estresse é experimentado em nível elevado em cenários simulados. Em alguns estudos, ele foi benéfico para o processo de aprendizado, enquanto, em outros, houve a indicação de se minimizá-lo sempre que possível, tendo em vista a sua recomendação até certo nível. Sendo assim, o real benefício do estresse em cenários simulados ainda é incerto, visto que a variação do estresse é imprecisa em cenários de diferentes áreas e complexidades exploradas nos estudos. Houve grande variação na qualidade metodológica dos estudos incluídos. Por fim, mais ensaios clínicos randomizados devem ser realizados a fim de se identificarem as diferentes formas de mensuração do estresse e os impactos acadêmico e profissional relacionados ao aprendizado.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jul 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    27 Out 2020
  • Aceito
    11 Jan 2021
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