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Percepção dos alunos de enfermagem sobre a função administrativa do enfermeiro

Resumos

O exercício profissional do enfermeiro apresenta contradições oriundas das divergências de padrões entre órgãos formadores e a prática desenvolvida nas unidades de saúde. Assim, ele é preparado para assistir diretamente ao paciente e a instituição empregadora tem a expectativa de que esse profissional assuma encargos administrativos. Preocupados com essa dicotomia entre o assistir e o administrar, os autores se propõem a averiguar a visão dos alunos do último ano de graduação em enfermagem sobre o trabalho administrativo do enfermeiro, bem como verificar sua percepção quanto ao seu preparo para exercer administração em enfermagem. O estudo consta de um inquérito entre os referidos alunos, em duas escolas de Ribeirão Preto, onde buscamos conhecer as divergências entre o discurso acadêmico e a prática profissional do enfermeiro.


The nurse's professional practice presents conflicts and contradictions due to divergence of standards between formative institutions and practice developed in health units. So, he is prepared directly to attend to patients and the employing institutions expect the profissionais to take on administrative responsabilities. Preoccupied with this dichotomy between assisting and administering, the authors propose to exame the perception of nursing undergraduate students envolled in the last year of the course, about this nurse's administrative function as well as to verify their perceptions as for the qualification to exercice administration in nursing. The study consists an inquiry by students from two colleges of Ribeirão Preto, where divergences is sought by academic speech and the nurse's profissional practice.


Percepção dos alunos de enfermagem sobre a função administrativa do enfermeiro* * Prêmio Marina Andrade Rezende - 2° Lugar - 43° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Curitiba-PR. 1991 - Trabalho orientado pela Professora Doutora Maria Auxiliadora Trevizan, Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, e coordenadora do Projeto "Problemática da utilização de recursos humanos no campo da Enfermagem"- CNPq

Carlos Leonardo Angerami; Alessandra Mazzo

Alunos do Curso de Graduação em Enfermagem - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, e Bolsista de Iniciação Científica junto ao CNPq

RESUMO

O exercício profissional do enfermeiro apresenta contradições oriundas das divergências de padrões entre órgãos formadores e a prática desenvolvida nas unidades de saúde. Assim, ele é preparado para assistir diretamente ao paciente e a instituição empregadora tem a expectativa de que esse profissional assuma encargos administrativos. Preocupados com essa dicotomia entre o assistir e o administrar, os autores se propõem a averiguar a visão dos alunos do último ano de graduação em enfermagem sobre o trabalho administrativo do enfermeiro, bem como verificar sua percepção quanto ao seu preparo para exercer administração em enfermagem. O estudo consta de um inquérito entre os referidos alunos, em duas escolas de Ribeirão Preto, onde buscamos conhecer as divergências entre o discurso acadêmico e a prática profissional do enfermeiro.

ABSTRACT

The nurse's professional practice presents conflicts and contradictions due to divergence of standards between formative institutions and practice developed in health units. So, he is prepared directly to attend to patients and the employing institutions expect the profissionais to take on administrative responsabilities. Preoccupied with this dichotomy between assisting and administering, the authors propose to exame the perception of nursing undergraduate students envolled in the last year of the course, about this nurse's administrative function as well as to verify their perceptions as for the qualification to exercice administration in nursing. The study consists an inquiry by students from two colleges of Ribeirão Preto, where divergences is sought by academic speech and the nurse's profissional practice.

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    Prêmio Marina Andrade Rezende - 2° Lugar - 43° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Curitiba-PR. 1991 - Trabalho orientado pela Professora Doutora Maria Auxiliadora Trevizan, Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, e coordenadora do Projeto "Problemática da utilização de recursos humanos no campo da Enfermagem"- CNPq
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1991
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