Acessibilidade / Reportar erro

O Empreendedor Líder e a Disseminação da Orientação Empreendedora

El emprendedor líder y la difusión de la orientación emprendedora

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo analisar se o comportamento de liderança do empreendedor de micro e pequenas empresas, prestadoras de serviços, contribuem na disseminação das dimensões da orientação empreendedora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica de natureza exploratória e interpretativa, realizada por meio de entrevistas com um roteiro semiestruturado com cinco empreendedores líderes de MPEs. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2008) e as narrativas conforme Gibbs (2009). Os resultados demonstram que os empreendedores fazem uso das dimensões da orientação empreendedora em intensidades diferentes e de maneira informal por não estarem familiarizados com a prática das dimensões da orientação empreendedora.

Palavras-chave:
Empreendedor; Comportamento de liderança; Orientação empreendedora; MPEs

RESUMEN

Esta estudio tiene como objetivo analizar si el comportamiento de liderazgo del emprendedor en la micro y pequeña empresa, proveedores de servicios, contribuye a la propagación de las dimensiones de la orientación emprendedora. Se trata de una base exploratoria cualitativa e interpretativa, llevada a cabo a través de entrevistas con un guión de estructura semiaplicada a cinco empresarios líderes de MPEs. Los datos de la investigación fueron analizados a través del análisis de contenido propuesto por Bardin (2008) y las teorías apoyadas por Gibbs (2009). Los resultados han demostrado que los emprendedores están utilizando la orientación emprendedora con intensidades diferentes y de manera informal, al no estar familiarizados con las prácticas de la orientación emprendedora.

Palabras clave:
Emprendedor; Comportamiento de liderazgo; Orientación emprendedora; MPE

ABSTRACT

The objective of this research is to analyze whether entrepreneurs’ leadership behaviors in small and micro enterprises that provide services contribute to the dissemination of the many dimensions of entrepreneurial orientation. This is basic qualitative research of an exploratory and interpretative nature, carried out by means of interviews - with a semi-structured script - applied to five entrepreneurs who are MSE leaders. Research data was analyzed through content analysis proposed by Bardin (2008), and narratives, according to Gibbs (2009). The results reveal that entrepreneurs use the dimensions of entrepreneurial orientation with varying intensity and in an informal way, because they are not familiar with the practices of these dimensions.

Keywords:
Entrepreneur; Behavior leadership; Entrepreneurial orientation; MSEs

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
  • BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2009.
  • BHIDÉ, A. The origine and evolution of new businesses. Oxford: Oxford University Press., 2004.
  • BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • BOUCHARD, V. Corporate entrepreneurship: lessons from the field, blind spots and beyond. European Entrepreneurial Learning: Cahiers de Recherche, [S.l.], n. 2002/08, Sept. 2002.
  • BURGELMAN, R. A. Strategy is destiny: how strategy-making shapes a company’s future. New York: Free Press, 2001.
  • BURNS, J. M. Leadership. New York: Harper & Row, 1978.
  • CHEMMERS, M. M.; FIEDLER F. E. Liderança e administração eficaz. São Paulo: Pioneira, 1981.
  • CHEN, M. J.; HAMBRICK, D. C. Speed stealth and selective attack: how small firms differ from large firms in competitive behavior. The Academy of Management Journal, New York, v. 38, n. 32, p. 453-482, Apr. 1995.
  • COVIN, J. G.; LUMPKIN, G. T. Entrepreneurial orientation theory and research: reflections on a needed construct. Entrepreneurship: theory and practice, Malden, v. 35, n. 5. p. 855-872, Sept. 2011.
  • COVIN, J. G.; MILES, M. P. Corporate entrepreneurship and the pursuit of competitive advantage. Entrepreneurship: theory and practice, Malden, v. 23, n. 3, p. 47-63, Spring 1999.
  • COVIN, J. G.; SLEVIN, D. P. Strategic management of small firms in hostile and benign environments. Strategic Management Journal, Chichester, v. 10, n. 1, p. 75-87, Jan./Feb. 1989.
  • DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
  • DESS, G. G.; LUMPKIN, G. T. The role of entrepreneurial orientation in stimulating effective corporate entrepreneurship. Academy of Management Perspective, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 147-156, Feb. 2005.
  • GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • GODOY, A. S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Gestão.Org, Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 3, n. 2, p. 80-89, maio/ago. 2005. Disponível em: <Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/gestaoorg/index.php/gestao/article/view/136 >. Acesso em: 13/03/2011.
    » http://www.revista.ufpe.br/gestaoorg/index.php/gestao/article/view/136
  • JULIEN, P. A. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
  • KIRZNER, I. M. Competition and entrepreneurship. Chicago: Chicago University Press, 1973.
  • LEE, S. M.; PETERSON, S. J. Culture, entrepreneurial orientation and global competitiveness. Journal of World Business, Oxford, v. 35, n. 4, p. 401-416, Winter 2000.
  • LUMPKIN, G.; DESS, G. Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. The Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 21, n. 1, p. 135-173, Jan. 1996.
  • MACMILLAN, I. C.; DAY, D .L. Corporate ventures into industrial markets: dynamics of aggressive entry. Journal of Business Venturing, Amsterdan, v. 2, n. 1, p. 29-39, Winter 1987.
  • MARTENS, C. D. P. Proposição de um conjunto consolidado de elementos para guiar ações visando a orientação empreendedora em organizações de software. 2009. 350 f. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Porto Alegre, 2009.
  • MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.
  • MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1998.
  • MILLER, D. The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, Linthicum, v. 29, n. 7, p. 770-791, July 1983.
  • MILLER, D.; FRIESEN, P. H. Archetypes of strategy formulation Management Science, Linthicum, v. 24, n. 9, p. 921-933, May 1978.
  • MILLER, D.; FRIESEN, P. H. Innovation in conservative and entrepreneurial firms: two models of strategic momentum. Strategic Management Journal, Chichester, v. 3, n. 1, p. 1-26, Jan./Mar. 1982.
  • MILLER, M; MILLER, I. B. Governance, social identity, and entrepreneurial orientation in closely held public companies. Entrepreneurship: theory and practice, Malden, v. 35, n. 5, p.1051-1076, Sept. 2011.
  • MORIN, E. M.; AUBÉ, C. Psicologia e gestão. São Paulo: Atlas , 2009.
  • PERREN, L. Comparing entrepreneurship and leadership - a textual analysis. The Council for Excellence in Management and Leadership. Report from the SME working group, London: CEML. 2000.
  • REIS NETO, J. F. et al. As conexões entre a orientação empreendedora, capacidade de marketing e a percepção do desempenho empresarial: evidencias empíricas das micro e pequenas empresas varejistas. RAM - Revista de Administração Mackenzie,São Paulo, v.13, n. 6, ed.especial, p. 236-271, maio/jun. 2013.
  • SALIM, C. S. Administração empreendedora: teoria e prática usando estudos de casos. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
  • SEBRAE. [2012]. Disponível em: <Disponível em: http://www.sebrae.com.br >. Acesso em: 15 jan. 2014.
    » http://www.sebrae.com.br
  • SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 25, n. 1, p. 217-226, Jan. 2000.
  • SILVA, M. A. O. M.; GOMES, L. F. A. M.; CORREIA, M. F. Cultura e orientação empreendedora: uma pesquisa comparativa entre empreendedores em incubadoras no Brasil e em Porugal. RAC - Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 57-71, jan./mar. 2009.
  • VENKATARAMAN, N. Strategic orientation of business enterprises: the construct, dimensionality and measurement. Management Science, Linthicum, v. 35, n. 8, p. 942-962, Aug. 1989.
  • WIKLUND, J. The sustainability of the entrepreneurial orientation-performance relationship. Entrepreneurship: theory and practice, Malden, v. 24, n. 1, p. 37-48, Fall 1999.
  • YUKL, G. Leadership in organizations. 4. ed. London: Prentice-Hall International, 1998.
  • YUKL, G.; GORDON, A.; TABER, T. A hierarchical taxonomy of leadership behavior: integrating a half century of behavior research. Journal of Leadership & Organizational Studies, Thousand Oaks, v. 9, n. 1, p. 15-31, Summer 2002.
  • 2
    Processo de avaliação: Double Blind Review

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    12 Set 2012
  • Aceito
    09 Jun 2014
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br