Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 16, Número: 51, Publicado: 2014
  • Caracterização de Processos e Desafios de Empresas Industriais Brasileiras na Gestão da Inovação Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Nagano, Marcelo Seido; Stefanovitz, Juliano Pavanelli; Vick, Thais Elaine

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é investigar a adoção de práticas de gestão da inovação de produtos e os desafios enfrentados pelas organizações para aumentar seu desempenho inovador. Para tanto, são estudadas as relações entre os elementos organizacionais internos e a influência de fatores contextuais (porte, setor e origem do capital) na caracterização dos sistemas de gestão da inovação e dos obstáculos à inovação enfrentados por cada empresa. A escolha deste tema se justifica pelo fato de que processos de gestão que potencializam a performance inovativa ainda não estão totalmente desvendados e pela carência de trabalhos empíricos que analisem a realidade das práticas propostas no mundo organizacional, em especial no Brasil. Como base conceitual, são apresentadas abordagens modernas para a inovação, que reconhecem que esta não deve ser enxergada como um evento isolado, mas sim como um processo. A realização de pesquisa exploratória qualitativa é efetuada por meio de um estudo de casos múltiplos. Nele, os sistemas de gestão da inovação de quatro empresas com atividade relevante de desenvolvimento de produtos no Brasil são estudados. Além do estudo detalhado dos elementos da gestão da inovação, o artigo traz contribuições ligadas à caracterização dos desafios organizacionais enfrentados pelas organizações para gerir seu processo inovador.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es investigar la adopción de prácticas de gestión y los retos de innovación de productos que enfrentan las organizaciones para aumentar su capacidad de innovación. Por lo tanto, se estudió la relación entre los elementos internos de la organización y la influencia de los factores contextuales (tamaño, sector y fuente de capital) la caracterización de la gestión de la innovación y las barreras a la innovación que enfrenta cada empresa. La elección de este tema se justifica por el hecho de que los procesos de gestión que aprovechan el desempeño innovador aún no están completamente desenredado y la falta de estudios empíricos que analizan la realidad de las prácticas propuestas en el mundo de las organizaciones, especialmente en Brasil. Como base conceptual, se presentan enfoques modernos a la innovación, donde se reconoce que esto no debería ser enjergado como un hecho aislado, sino como un proceso. La conclusión de la investigación exploratoria cualitativa se realiza a través de un estudio de caso múltiple. En él, se estudian los sistemas de gestión de las empresas con actividad innovadora de las cuatro de desarrollo de producto de referencia en Brasil. Además del estudio detallado de los elementos de la gestión de la innovación, el trabajo aporta contribuciones relacionadas con la caracterización de los desafíos organizacionales que enfrentan las organizaciones a gestionar sus procesos de innovación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The goal of this study is to investigate the use of product innovation management practices and the challenges faced by organizations when increasing their innovative performance. To this end, we analyzed the relationships between internal organizational elements, as well as the influence of contextual factors (size, field and source of capital) in the characterization of innovation management systems and of barriers to innovation faced by each company. We chose this topic due to the fact that management processes that leverage innovative performance are not yet fully understood, and because of the lack of empirical studies that analyze the reality of the practices proposed in the organizational world, especially in Brazil. As a conceptual basis, we presented modern approaches to innovation, which recognize that this should not be seen as an isolated event but as a process. Exploratory qualitative research was carried out by means of a multiple case study. In it, we studied the innovation management systems of four companies which present relevant product development activities in Brazil. As well as a detailed study of the elements of innovation management, this article includes contributions referring to the characterization of organizational challenges faced by organizations when managing their innovation process.
  • O Empreendedor Líder e a Disseminação da Orientação Empreendedora Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Barreto, João Carlos; Nassif, Vânia Maria Jorge

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo analisar se o comportamento de liderança do empreendedor de micro e pequenas empresas, prestadoras de serviços, contribuem na disseminação das dimensões da orientação empreendedora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica de natureza exploratória e interpretativa, realizada por meio de entrevistas com um roteiro semiestruturado com cinco empreendedores líderes de MPEs. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2008) e as narrativas conforme Gibbs (2009). Os resultados demonstram que os empreendedores fazem uso das dimensões da orientação empreendedora em intensidades diferentes e de maneira informal por não estarem familiarizados com a prática das dimensões da orientação empreendedora.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta estudio tiene como objetivo analizar si el comportamiento de liderazgo del emprendedor en la micro y pequeña empresa, proveedores de servicios, contribuye a la propagación de las dimensiones de la orientación emprendedora. Se trata de una base exploratoria cualitativa e interpretativa, llevada a cabo a través de entrevistas con un guión de estructura semiaplicada a cinco empresarios líderes de MPEs. Los datos de la investigación fueron analizados a través del análisis de contenido propuesto por Bardin (2008) y las teorías apoyadas por Gibbs (2009). Los resultados han demostrado que los emprendedores están utilizando la orientación emprendedora con intensidades diferentes y de manera informal, al no estar familiarizados con las prácticas de la orientación emprendedora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this research is to analyze whether entrepreneurs’ leadership behaviors in small and micro enterprises that provide services contribute to the dissemination of the many dimensions of entrepreneurial orientation. This is basic qualitative research of an exploratory and interpretative nature, carried out by means of interviews - with a semi-structured script - applied to five entrepreneurs who are MSE leaders. Research data was analyzed through content analysis proposed by Bardin (2008), and narratives, according to Gibbs (2009). The results reveal that entrepreneurs use the dimensions of entrepreneurial orientation with varying intensity and in an informal way, because they are not familiar with the practices of these dimensions.
  • Fatores Determinantes da Implementação do Balanced Scorecard em Portugal: evidência empírica em organizações públicas e privadas Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Quesado, Patrícia Rodrigues; Guzman, Beatriz Aibar; Rodrigues, Lúcia Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende identificar e analisar um conjunto de variáveis que podem potencialmente influenciar a adoção do Balanced Scorecard (BSC) em Portugal. As hipóteses definidas foram testadas utilizando dados obtidos a partir de um questionário enviado a 591 organizações públicas (câmaras municipais, empresas municipais e intermunicipais e hospitais) e 549 organizações privadas (grandes empresas e pequenas e médias empresas) que operam em Portugal, com uma taxa de resposta total de 31,3%. Os resultados permitem concluir que, embora a maioria dos entrevistados tenha afirmado conhecer o BSC, sua utilização em Portugal é ainda limitada e muito recente, particularmente nas organizações do setor público. Deve-se notar, no entanto, que sua utilização tem aumentado em Portugal nos últimos anos. Utilizando como referencial teórico as teorias da contingência e institucional, verificou-se que a descentralização, a diferenciação vertical e o grau de formação superior são fatores que estão associados à implementação do BSC.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar un conjunto de variables que pueden influir en la adopción del Cuadro de Mando Integral (CMI) en Portugal. Las hipótesis se probaron utilizando el conjunto de datos obtenidos a partir de un cuestionario enviado a 591 organizaciones públicas (ayuntamientos, empresas municipales e intermunicipales y hospitales) y 549 organizaciones privadas (grandes empresas y pequeñas, y medianas empresas) que operan en Portugal, con una tasa de respuesta total del 31,3%. Los resultados obtenidos nos permiten concluir que aunque la mayoría de los encuestados ha afirmado conocer el CMI, su uso en Portugal es aún reducido y muy reciente, principalmente en el caso de las organizaciones pertenecientes al sector público. Sin embargo, conviene señalar que en los últimos años se ha registrado un aumento del uso del CMI en Portugal. Utilizando como enfoque teórico las teorías de contingencia e institucional, comprobamos que la descentralización, la diferenciación vertical y el grado de formación superior son factores que están asociados a la implementación del CMI.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article we aim to identify and analyze a set of variables that can potentially influence the adoption of the Balanced Scorecard (BSC) in Portugal. Hypotheses were tested using data obtained from a questionnaire sent to 591 publicly-owned organizations (local governments, municipal corporations and hospitals) and 549 privately-owned organizations (large companies and small and medium enterprises) in Portugal, with an overall response rate of 31.3%. The results allow us to conclude that although the majority of respondents claimed to know the BSC, its use in Portugal is still limited and very recent, particularly in the public sector organizations. However, it should be noted that its use has increased in Portugal in recent years. Using as theoretical framework the contingency and institutional theories, we found that decentralization, vertical differentiation and the degree of higher education are associated with the implementation of the BSC.
  • Presença francesa no Brasil no século XIX: análise dos arquivos contábeis da Casa Boris no período de 1872 a 1887 Subject Area: Accounting And Controlling

    Cosenza, José Paulo; Rocchi, Carlos Antonio De; Ribeiro, Carlos Antonio Campello

    Resumo em Português:

    RESUMO Fundada no período imperial brasileiro, a Casa Boris teve importante papel comercial na região Nordeste do Brasil. Utilizando-se de uma estrutura comercial competitiva, unia a Província do Ceará (filial) à França (matriz), através da importação de produtos manufaturados e a exportação de matérias-primas. Neste trabalho, são pesquisados os livros Diário e Razão da Casa Boris, particularizados ao período 1872-1887. O estudo tem como objetivo analisar o conteúdo contábil dos registros efetuados nesses livros, de modo a relatar os fatos e aspectos de interesse histórico para a contabilidade brasileira. A principal contribuição da pesquisa, em termos gerais, está associada à tentativa de compreender a influência dos eventos políticos, econômicos, sociais e institucionais sobre as práticas contábeis e vice-versa. Os achados conduzem à conclusão de que a escrituração contábil da Casa Boris era transparente, a ponto de revelar a qualidade do controle contábil das operações comerciais realizadas pela empresa e, também, mostrar a coexistência de um incipiente mercado provincial que ligou concomitantemente o Brasil à Europa no segundo período monárquico brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Fundada en el periodo imperial brasileño, Casa Boris tuvo papel comercial destacado en la región Nordeste de Brasil. Utilizándose de una estructura empresarial competitiva, ella unía la Provincia de Ceará (sucursal) con Francia (sede) mediante la importación de bienes manufacturados y la exportación de materias primas. En este trabajo se han estudiado los libros Diario y Mayor de la Casa Boris, relativos al periodo 1872-1887. El estudio tiene como objetivo analizar el contenido de los asientos contables apuntados en estos libros, buscando informar los hechos y puntos de interés histórico para la Contabilidad de Brasil. La principal aportación de la investigación, en general, se asocia al intento de comprender la influencia de los componentes políticos, económicos, sociales e institucionales sobre las prácticas de contabilidad y viceversa. Los resultados permiten concluir que la contabilidad de la Casa Boris era transparente hasta el punto de demostrar la calidad del control contable de las operaciones comerciales llevadas a cabo por esa empresa y también muestran la coexistencia de un mercado provincial incipiente que unía concomitantemente Brasil a Europa en el segundo periodo monárquico brasileño.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Founded in Brazilian imperial period, Casa Boris had an important commercial role in the Northeast region of Brazil. Using a competitive business structure, it linked the Ceará Province (branch) with France (headquarters), by importing manufactured goods and exporting raw materials. In this paper, we studied the Journal and Ledger of Casa Boris, particularly from 1872 to 1887. The study aimed to analyze the contents of the accounting records contained in these books so as to report facts and points of historical interest to the Brazilian Accounting. The main contribution of the research, in general, is associated with an attempt to understand the influence of political, economic, social and institutional settings on accounting practices and vice-versa. Our findings led to the conclusion that the bookkeeping of Casa Boris was transparent to reveal the quality of accounting control of commercial operations undertaken by the firm and also shows the coexistence of a incipient provincial market that concomitantly linked Brazil to Europe in the second period of Brazilian Monarchical Empire.
  • Fatores que Afetam a Satisfação em Transações Financeiras Online: um estudo sobre o investidor de corretoras de valores mobiliários virtuais Área Temática: Marketing

    Ferreira, Jorge Brantes; Freitas, Angilberto Sabino de; Nunes, Deborah Coutinho Gil; Giovannini, Cristiane Junqueira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como objeto de estudo a percepção de consumidores com relação a serviços online de corretoras de valores (home brokers). Com base no modelo proposto por Balasubramanian, Konana e Menon (2003), foram analisados os efeitos que diversos construtos relevantes para o consumo de serviços financeiros online (confiança, competência operacional, disposição para a confiança e segurança ambiental percebida) possuem sobre a satisfação dos consumidores ao utilizarem serviços de home broker. Foi elaborado um questionário com escalas existentes na literatura para medir os construtos propostos e analisadas suas relações no contexto brasileiro via equações estruturais. Os resultados apontam forte relação entre a segurança e a competência operacional percebidas, indicando também que a confiança impacta significativamente o grau de satisfação de consumidores brasileiros quando utilizam serviços financeiros online.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo estudiar la percepción de los consumidores sobre los servicios de Agencias Inmobiliarias online (home brokers). Con base en el modelo propuesto por Balasubramanian et al. (2003), se analizaron los efectos que varias variables relacionadas con el uso de servicios financieros online (confianza, competencia operativa, la disposición a confiar y la percepción de seguridad ambiental) tienen sobre la satisfacción del consumidor al utilizar servicios de home broker. Se elaboró un cuestionario con escalas existentes en la literatura para medir los constructos propuestos y sus relaciones se analizaron en el contexto brasileño a través de ecuaciones estructurales. Los resultados muestran una fuerte relación entre la percepción de seguridad y la percepción de la competencia operativa, indicando además que la confianza influye significativamente en la satisfacción de los consumidores brasileños cuando utilizan servicios financieros online.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper evaluated consumers’ perceptions of Brazilian Home Broker services in the online environment. Based on the model suggested by Balasubramanian, Konana and Menon (2003), the effects of relevant online consumer behavior constructs on customer satisfaction with the service were analyzed. Constructs such as perceived operational competence, willingness to trust and perceived environmental security were employed, in a model fully mediated by trust. A questionnaire with scales previously used in literature was employed to measure the relevant constructs and structural equations applied to analyze the relationships found. Results show a strong relationship between perceived environment security and perceived operational competence, indicating that trust formation precedes satisfaction in online financial services transactions within the Brazilian context.
  • Avaliação de Extensões de Marca: uma pesquisa experimental no setor de serviços Área Temática: Marketing

    Pimenta, Renato Ferreira; Lopes, Evandro Luiz; Silva, Dirceu da; Serralvo, Francisco Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tratou da análise dos efeitos, na avaliação dos consumidores, de diferentes nomes de marcas (arbitrária, descritiva e sugestiva), da similaridade (alta versus baixa) e da qualidade percebidas em relação a extensões de marcas em serviços. Foram realizados dois experimentos que envolveram 1.338 respondentes. No Experimento 1, por meio da análise de variância multivariada (Manova), verificaram-se efeitos significantes dos nomes de marcas e da similaridade na atitude e na intenção de uso dos consumidores. No Experimento 2, adicionada a manipulação da qualidade percebida, verificou-se a transferência desta para o serviço estendido e sua sobreposição aos efeitos da similaridade e dos nomes de marcas nas extensões, indicando que esse construto é mais relevante na avaliação das extensões de marcas em serviço quando os nomes das marcas não são reconhecidos pelos consumidores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio trata del análisis de los efectos en la evaluación de los consumidores de distintos nombres de marcas (arbitraria, descriptiva y sugestiva), de la similitud percibida en relación a extensiones de marcas en servicio. Se realizaron dos experimentos que abarcaron 1.338 encuestados. En el Experimento 1, mediante el análisis de MANOVA, se han verificado efectos significativos de los nombres de marcas y la similitud en la actitud y en la intención de uso de los consumidores. En el Experimento 2, sumada a la manipulación de la calidad percibida, se ha verificado la transferencia de esta para el servicio extendido y su sobreposición a los efectos de la similitud y de los nombres de marcas en las extensiones, indicando que este constructo es más relevante en la evaluación de las extensiones de marcas en servicio, cuando los nombres de las marcas no son reconocidos por los consumidores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzed the effects, in consumers’ evaluations, of different brand names (arbitrary, descriptive, and suggestive), of perceived similarities (high vs. low) and of perceived quality regarding brand extension in services. We implemented two experiments involving 1,338 respondents. In Experiment 1, by means of MANOVA, we managed to detect significant effects of brand names and of similarities in Attitude and Intention to Use of consumers. In Experiment 2, we added manipulation of perceived quality to the sample. We identified transfer of perceived quality to extended service, and that perceived quality overweighed effects of similarity and brand names in extensions, which indicates that perceived quality is more relevant in evaluation of brand extension in service when brand names are not recognized by consumers.
  • Modelos Multivariados na Previsão do Valor em Risco de Carteiras de Investimento: da crise das empresas tecnológicas à crise financeira global Área Temática: Finanças E Economia

    Gabriel, Vítor Manuel de Sousa

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste estudo é analisado o risco de mercado de uma carteira de investimento internacional por meio de uma nova proposta metodológica, baseada no Value-at-Risk, recorrendo à matriz de covariâncias de modelos multivariados do tipo GARCH e à teoria dos valores extremos, para perceber se uma estratégia de diversificação internacional minimiza o risco de mercado, assim como para verificar se a metodologia VaR capta adequadamente esse mesmo risco, aplicando testes de validação de performance. Para o efeito, foram selecionados 12 índices bolsistas internacionais, representativos de cerca de 62% da capitalização bolsista mundial, e escolhido o período compreendido entre a crise Dot-Com e a atual crise financeira global. Os resultados obtidos mostram que a proposta metodológica é uma boa alternativa na acomodação da elevada turbulência dos mercados, podendo ser considerada como uma ferramenta válida na gestão do risco de carteiras de investimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio analiza el riesgo de mercado de una cartera de inversiones internacionales a través de una nueva propuesta metodológica en torno al valor en riesgo, usando la matriz de covarianza de modelos multivariados GARCH y la teoría de valores extremos, para ver si una estrategia de diversificación internacional minimiza el riesgo de mercado, así como para observar si la metodología VaR capta adecuadamente el riesgo de mercado, aplicando pruebas de validación. Con este fin, se consideraron doce índices bursátiles internacionales que representan aproximadamente el 62% de la capitalización bursátil mundial, eligiéndose el período entre las crisis Dot.com y financiera mundial. Los resultados muestran que la metodología propuesta puede ser utilizada para acomodar la alta turbulencia de los mercados, y que puede ser considerada como una herramienta válida en la gestión del riesgo de las carteras de inversión.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzed market risk of an international investment portfolio by means of a new methodological proposal based on Value-at-Risk, using the covariance matrix of multivariate GARCH-type models and the extreme value theory to realize if an international diversification strategy minimizes market risk, and to determine if the VaR methodology adequately captures market risk, by applying Backtesting tests. To this end, we considered twelve international stock indexes, accounting for about 62% of the world stock market capitalization, and chose the period from the Dot-Com crisis to the current global financial crisis. Results show that the proposed methodology is a good alternative to accommodate the high market turbulence and can be considered as an adequate portfolio risk management instrument.
  • Empreendedorismo Feminino como Sujeito de Pesquisa Área Temática: Ensino E Pesquisa Em Administração

    Gomes, Almiralva Ferraz; Santana, Weslei Gusmão Piau; Araújo, Uajará Pessoa; Martins, Caroline Miriã Fontes

    Resumo em Português:

    RESUMO O principal objetivo deste trabalho é estudar a produção sobre o “empreendedorismo feminino”, escrutinando e depurando o discurso científico sobre a mulher empreendedora, ao mesmo tempo que investiga o grau de consolidação teórica alcançado na área. Com esse propósito e a partir de uma perspectiva crítica, foram avaliadas pesquisas publicadas em periódicos brasileiros e internacionais a partir da década de 1970, constituindo a presente revisão sistemática do objeto em foco. Não obstante a contribuição de cada estudo ‒ afinal, oferecem dados e informações relevantes a respeito da mulher empreendedora ‒, a maior parte dos trabalhos se limitou a descrever, sem contatar, pequenos segmentos da população de mulheres empreendedoras e não avançaram na aplicação e desenvolvimento de teorias. Ademais, na maioria das vezes, os estudos foram de natureza quantitativa e empírica e prenderam-se à tentativa de traçar um “perfil” da mulher empreendedora. Poucos foram os estudos que elaboraram uma análise teórica especificamente sobre a temática “gênero”. Ao que parece, a preocupação recorrente de muitos trabalhos esteve centrada na estrutura sexuada das organizações e em suas consequências para as atividades empresariais. Com isso, parece ser oportuno trazer a necessidade de se adotar novas lentes para se estudar o fenômeno do “empreendedorismo feminino” para o debate ‒ senão, pelo menos, de estabelecer novos rumos para sua pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo principal de este trabajo es estudiar la literatura sobre la “iniciativa emprendedora femenina”, examinar y depurar el discurso científico sobre la mujer emprendedora además de investigar el grado teórico de consolidación alcanzado en el área. Con este fin, y en una perspectiva crítica, se evaluaron las investigaciones publicadas en revistas brasileñas e internacionales desde los años 1970, formando la presente revisión sistemática del objeto en estudio. No obstante, la contribución de cada estudio - que proporciona información y datos pertinentes sobre la mujer emprendedora - se limita a describir, sin entrar en contacto, pequeños sectores de la población de las mujeres emprendedoras sin avanzar en el desarrollo y aplicación de las teorías. Por otra parte, en la mayoría de los casos, los estudios era empíricos y cuantitativos, y se limitaron a tratar de elaborar un “perfil” de la mujer empresaria. Son pocos los estudios que han sido afectados por el análisis teórico específicamente sobre el tema “género”. Al parecer, la preocupación recurrente de muchos trabajos se ha centrado en la estructura sexual de las organizaciones y su impacto en las actividades empresariales. Por lo tanto, parece adecuado señalar la necesidad de adoptar nuevas lentes para estudiar el fenómeno del “espíritu emprendedor femenino” para el debate, o al menos establecer nuevas direcciones de investigación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper’s main goal is to study the literature produced about “female entrepreneurship”, so as to scrutinize and deepen scientific reasoning referring to women entrepreneurs whilst investigating the degree of theoretical consolidation this field of knowledge has achieved. To this end, and from a critical perspective, we assessed research published in Brazilian and international journals from 1970 on, so as to offer a systematic review of the object in focus. Despite the contributions given by previous research - which does, after all, provide us with relevant information and data concerning women entrepreneurs -, most of it merely describes small segments of the female entrepreneur population, and does not advance in applying or developing theories. Moreover, in most cases, research was quantitative and empirical and attempted to draw a “profile” of women entrepreneurs. Few studies specifically carried out a theoretical analysis on the topic “gender”. Apparently, the main concern of many of these studies was to focus on the sexual structure of organizations and on its impact upon business activities. Thus, it seems appropriate to use new points-of-view to study the “female entrepreneurship” phenomenon - or, at least, to establish new ideas for investigation.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br