Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 16, Número: 52, Publicado: 2014
  • Os Efeitos das Práticas de Gestão da Qualidade nos Resultados-chave: amostra de questionários para o setor de hospedagem turística na Espanha Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    García, José Álvarez; Rama, María de la Cruz del Río; Alonso, Mercedes Vila

    Resumo em Português:

    RESUMO No presente trabalho de pesquisa foram analisados os efeitos diretos e indiretos das práticas de Gestão da Qualidade nos resultados-chave e foram identificadas as relações entre as práticas da qualidade. Para atingir o objetivo proposto, apresenta-se um modelo estrutural que leva em consideração a revisão prévia da literatura com o propósito de identificar as práticas da qualidade e as relações causais com os resultados-chave. O modelo teórico e suas hipóteses foram testados usando-se os dados obtidos a partir de uma amostra de 186 empresas de hospedagem turística certificadas com a marca “Q de Qualidade Turística” na Espanha, a partir de um questionário elaborado com base nas práticas de qualidade definidas na literatura e pelo Modelo EFQM, tomando-se como referência algumas das escalas mais relevantes. A metodologia usada consiste na aplicação de uma Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória para validar as escalas (confiabilidade, unidimensionalidade e validade) e delimitar o número de itens de cada um dos instrumentos de medida dos construtos propostos, para, em seguida, elaborar o modelo causal proposto, procedendo ao teste das hipóteses levantadas por meio da técnica do Modelo de Equações Estruturais (SEM). Os resultados obtidos reforçam as relações entre as práticas de qualidade e o impacto direto e positivo de duas das práticas: gestão de processos e política/planejamento da qualidade, nos resultados-chave. Também foi observado que as práticas da qualidade que mais influenciam nos resultados-chave são a política/planejamento da qualidade junto com a liderança, levando-se em conta os efeitos totais (diretos e indiretos).

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este trabajo de investigación se examinan los efectos directos e indirectos de las prácticas de la Gestión de la Calidad en los resultados clave, y se identifican las relaciones entre las prácticas de la calidad. Para cumplir con el objetivo propuesto se plantea un modelo estructural teniendo en cuenta la revisión previa de la literatura con el propósito de identificar las prácticas de calidad y las relaciones causales con los resultados clave. El modelo teórico y sus hipótesis son testados usando los datos obtenidos de una muestra de 186 empresas de alojamiento turístico certificadas con la marca “Q de Calidad Turística” en España, a partir de un cuestionario elaborado en base a las prácticas de calidad definidas en la literatura y por el Modelo EFQM, tomando como referencia algunas de las escalas más relevantes. La metodología empleada consiste en la aplicación de un Análisis Factorial Exploratorio y Confirmatorio para validar las escalas (fiabilidad, unidimensionalidad y validez) y delimitar el número de ítems de cada uno de los instrumentos de medida de los constructos planteados para, a continuación, estimar el modelo causal propuesto procediendo a contrastar las hipótesis planteadas mediante la técnica Modelo de Ecuaciones Estructurales (SEM). Los resultados obtenidos apoyan las relaciones entre las prácticas de la calidad y el impacto directo y positivo de dos de las prácticas: gestión de los procesos y política/planificación de la calidad, en los resultados clave. También se observó que las prácticas de calidad que más influyen en los resultados clave son la política/planificación de la calidad junto con el liderazgo teniendo en cuenta los efectos totales (directos e indirectos).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this research work, we examine the direct and indirect effects of quality management practices on key results and we identify the relationship between quality practices. To achieve the proposed objective, a structural model was used, taking into account the previous review of the literature, in order to identify the quality practices and causal relationships with the key results. The theoretical model and hypotheses are tested using data collected from a sample of 186 tourist accommodation companies certified with the “Q for Tourist Quality” standard in Spain, from a questionnaire based on quality practices identified in the literature and on the EFQM Model, taking some of the most relevant scales as a reference. The methodology used consists of the application of an Exploratory and Confirmatory Factorial Analysis to validate the scales (reliability, one-dimensionality and validity) and define the number of items of each of the measuring instruments of the constructs proposed, to then estimate the causal model proposed, proceeding to test the hypotheses formulated by using the Structural Equation Model (SEM) technique. The results achieved support the relationship between quality practices and the direct and positive impact of two of the practices, processes management and quality policy/planning, on the key results. It was also observed that the quality practices that most influence key results are quality policy/planning along with leadership, when considering the total effects (direct and indirect).
  • O Impacto dos Recursos do Desempenho Exportador de Empresas Pertencentes a Clusters: um estudo no setor vitivinícola francês Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Zen, Aurora Carneiro; Fensterseifer, Jaime Evaldo; Prévot, Frédéric

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o impacto dos recursos no desempenho exportador das empresas pertencentes a clusters. O argumento em que se baseia o presente trabalho é o de que a inserção em clusters possibilita o acesso a recursos que influenciam o processo de internacionalização das empresas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa no setor vitivinícola francês, que é o principal mercado consumidor em volume, sendo a França o segundo país em produção de vinhos no mundo. Outro dado da pesquisa é a população-alvo do estudo, que são empresas exportadoras do setor vitivinícola francês, localizadas em clusters, além da amostra composta por 130 vinícolas francesas exportadoras, localizadas em diferentes clusters vitivinícolas. Em suma, os resultados apontaram que o acesso aos recursos disponíveis no cluster impacta no processo de internacionalização das empresas pertencentes às aglomerações e no seu desempenho exportador. Uma implicação relevante da pesquisa para a internacionalização das empresas é a importância dos recursos singulares ligados ao fator comercial, uma vez identificado que as empresas com desempenho exportador superior são aquelas atribuem maior importância aos seus recursos comerciais. Novos estudos poderão mensurar a utilização dos recursos na estratégia de internacionalização, bem como comparar a importância e a utilização dos recursos de acordo com o nível de desempenho exportador das empresas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es analizar el impacto de los recursos en las exportaciones de las compañías pertenecientes a los clústeres. El argumento del presente documento es que la inserción en grupos proporciona acceso a los recursos que influyen en el proceso de internacionalización de las compañías. Se realizó una encuesta cuantitativa en la industria del vino francés, el principal mercado consumidor en volumen y el segundo mayor productor de vinos del mundo. La población objeto del estudio son los exportadores del sector vitivinícola francés, situada en clústeres. La muestra se compone de 130 exportadores de vino francés situados en diferentes clústeres. En resumen, los resultados indican que el acceso a los recursos disponibles en el clúster impacta en el proceso de internacionalización de las compañías pertenecientes a los clústeres y en los resultados de exportación de los mismos. Una de las implicaciones de la investigación relevante para la internacionalización de las compañías es la importancia de los recursos naturales relacionados con el factor comercial, ya que se encontró que las compañías con mayor rendimiento en las exportaciones son las que conceden mayor importancia a los recursos de su negocio. Estudios posteriores pueden medir la utilización de los recursos en la estrategia de internacionalización, así como comparar la importancia y el uso de los recursos de acuerdo con el nivel de rendimiento de las exportaciones de las empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper was to analyze the impact of resources on export performance of clustered companies. We argue that the insertion in clusters provides access to resources that influence the internationalization process of firms. We conducted a survey in the French wine industry, the main consumer market in volume and second largest producer of wine in the world. The population of the study includes exporting French wineries, located in clusters. The sample consists of 130 French wine exporters, located in different wine clusters. In short, the results indicated that access to cluster’s resources has a positive impact on the process of internationalization and export performance of companies. One managerial implication of the research is the importance of commercial resources. The firms with higher export performance attributed greater importance to their commercial resources. Further studies may measure the utilization of resources in the internationalization strategy, and compare the importance and the use of resources in accordance with the level of export performance of companies.
  • Comportamento Estratégico e Ambidestria: um estudo aplicado junto às empresas vinícolas brasileiras Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Martins, Elvis Silveira; Rosseto, Carlos Ricardo; Lima, Nilton Cesar; Penedo, Antonio Sergio Torres

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é correlacionar o comportamento estratégico dos gestores das indústrias vinícolas nacionais com o processo de ambidestria organizacional. Para tanto, o referencial teórico apropriou-se, principalmente, dos conhecimentos de Miles e Snow (1978), sobre tipologias de comportamento, e de March (1991), com relação à ambidestria. A metodologia foi direcionada para pesquisa quantitativa, valendo-se do método survey. A amostra compreendeu 150 indústrias vinícolas brasileiras. Para o tratamento dos dados, utilizaram-se técnicas multivariadas, em especial modelagem de equações estruturais. Os resultados apontam para uma relação positiva entre os comportamentos prospector, analista e reativo e a ambidestria. O comportamento defensor possui uma relação negativa com a ambidestria. Embora essa tipologia não se configure, teoricamente, com os processos ambidestros, o cenário da indústria vinícola nacional, empiricamente, é permeado pela necessidade de reorganização, por conta do contexto ambiental vivenciado pelas empresas. O comportamento dos gestores é influenciado por práticas reativas; a exemplo disso, observam-se as averiguações de necessidade de medidas de salvaguarda do mercado, que estão sendo realizadas pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Por fim, a pesquisa destaca-se por abordar um tema específico e explorar suas características, contribuindo para a literatura, gerando suporte para as decisões gerenciais e ampliando os horizontes para novas pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es correlacionar el comportamiento estratégico de los administradores de bodegas industriales nacionales con el proceso de la ambidextria organizativa. Para ello, la teoría se apropió principalmente del conocimiento de Miles y Snow (1978), sobre los tipos de comportamiento, y de March (1991) con respecto al ambidextrismo. La metodología se basó en la investigación cuantitativa, utilizando el método de la encuesta. La muestra estaba conformada por 150 bodegas industriales brasileñas. Para procesar los datos utilizamos técnicas multivariantes, en particular modelos de ecuaciones estructurales. Los resultados apuntan a una relación positiva entre los comportamientos prospector, analista y reactivo frente al ambidextrismo. El comportamiento defensor tiene una relación negativa con el ambidextrismo. Aunque esta tipología no se configure teóricamente con los procesos ambidextros, el panorama de la bodega nacional, empíricamente, es planteado por la necesidad de reorganización, debido al contexto ambiental vivido por las compañías. El comportamiento de los administradores es influenciado por prácticas reactivas; se observaron las averiguaciones de necesidad de medidas de salvaguardia del mercado, que se están llevando a cabo por el Ministerio de Desarrollo, Industria y Comercio Exterior (MDIC). Por último, la investigación destaca por abordar un tema específico y explorar sus características, lo que contribuye a la literatura, a la generación de las decisiones de gestión de apoyo y a ampliar horizontes para nuevas investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper was to correlate the strategic behavior of managers of national winery industries with the process of organizational ambidexterity. Therefore, the theory adopted was mainly based on the knowledge of Miles and Snow (1978) on types of behavior, and March (1991), with respect to ambidexterity. The methodology used was the quantitative research, using the survey method. The sample consisted of 150 industries Brazilian wineries. To process the data, we used multivariate techniques, particularly structural equation modeling. The results point to a positive relationship between the prospector, anlyzer and reactor behaviors toward ambidexterity. The defender behavior has a negative relationship with ambidexterity. While this type is not theoretically related to the ambidextrous processes, the national wine industry scenario is empirically permeated by the need for reorganization, given the environmental situation experienced by the companies. The behavior of managers is influenced by reactive practices; for instance, we observe research on the need for measures to safeguard the market, which is conducted by the Ministry of Development, Industry and Foreign Trade (MDIC). Finally, the research stands out for addressing a specific theme and exploring its features, contributing to the literature, generating support for management decisions and expanding horizons for further research.
  • A Percepção de Oportunidades de Negócios por Imigrantes na Espanha: o impacto do capital humano geral e específico Área Temática: Gestão De Pessoas E Do Capital Intelectual

    Aliaga-Isla, Rocío

    Resumo em Português:

    RESUMO A percepção de oportunidades de negócios tem um papel muito importante. O presente estudo analisa a influência do capital humano geral e específico de imigrantes em seu país de acolhimento. A análise compara um grupo de imigrantes com um grupo de espanhóis. Para o estudo, foram utilizados dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2008. A técnica utilizada para a análise dos dados foi regressão logística. Os resultados revelaram que o capital humano - como a educação dos imigrantes e dos espanhóis - não é relevante para a percepção de oportunidades de negócios. Pelo contrário, o impacto do capital humano específico na percepção de oportunidades de negócios é em geral relevante para ambos os grupos. Este estudo revela quais tipos específicos de capital humano são relevantes ao processo de percepção de oportunidades por imigrantes. O artigo inova ao oferecer um enfoque teórico à percepção de oportunidades no âmbito da criação de empresas por imigrantes na Espanha.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La percepción de las oportunidades de negocios juega un rol muy importante. Este estudio analiza cómo el capital humano general y específico que poseen los inmigrantes influencia en la probabilidad de percibir oportunidades emprendedoras en el país de destino. El análisis se desarrolla comparando el grupo de inmigrantes con los autóctonos. Para el estudio se utilizan datos del Global Entrepreneurship Monitor (GEM) del año 2008. La técnica utilizada en el análisis de los datos fue la regresión logística. Los resultados revelaron que el capital humano, como la educación que poseen los inmigrantes y los autóctonos, no es significante para percibir oportunidades de negocios. Por el contrario, el impacto del capital humano específico en la percepción de oportunidades de negocios, en general, es significativo para ambos grupos. Este estudio revela qué tipos específicos de capital humano son relevantes en el proceso de percibir las oportunidades entre los inmigrantes. Este artículo es novedoso porque introduce el enfoque teórico de la percepción de oportunidades en el ámbito de la creación de empresas por inmigrantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Perceiving business opportunities is an important part of entrepreneurship. This study analyzes how immigrants’ general and specific human capital influences their likelihood of perceiving business opportunities. Analysis focuses on comparison between a group of immigrants and a group of Spanish citizens. Data from the 2008 Global Entrepreneurship Monitor (GEM) was used. Logistic regression was used to analyze data. Results revealed that both immigrants’ and Spanish citizens’ human capital such as education is not significant to perceiving opportunities. Much to the contrary: the impact of specific human capital on perceiving opportunities is in general significant to both groups. This research reveals which specific types of human capital are relevant in the process of perceiving opportunities amongst immigrants. This paper is a novelty because it introduces a theoretical approach to the perception of opportunities within the universe of new businesses established by immigrants in Spain.
  • Automóveis que Geram Prazer: um estudo sobre a conexão entre atributos e valores pessoais de compradores paulistanos Área Temática: Marketing

    Piato, Éderson Luiz; Pimenta, Márcio Lopes; Fowler, Fábio Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é evidenciar a estrutura cognitiva dos valores de consumidores de automóveis da cidade de São Paulo a respeito de dois modelos, um compacto e outro esportivo, de uma montadora. Especificamente, buscou-se identificar, por meio da elaboração de um mapa hierárquico de valor (MHV), os atributos observados nos modelos, as consequências e os valores que caracterizam as percepções dos consumidores, assim como as respectivas conexões entre esses elementos. Para tanto, foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com compradores desses dois modelos. A técnica qualitativa Laddering (REYNOLDS, GUTMAN, 1988), baseada na perspectiva da Cadeia de Meios-Fim (GUTMAN, 1982), orientou a coleta, a análise e a interpretação dos dados da pesquisa. Os resultados sugerem que os valores pessoais são aspectos determinantes no processo de decisão de compra desses modelos de automóveis e, portanto, devem ser considerados na elaboração de estratégias que visem projetar produtos e ações de comunicação. A análise do mapa hierárquico de valor permite identificar que as cadeias dominantes para os dois modelos partem dos atributos “Acabamento Interno” e “Design”, que geraram nos entrevistados a percepção do valor “Hedonismo” - o estado mais expressivo para os consumidores -, denotando a importância desse valor no processo de decisão de compra dos modelos analisados.

    Resumo em Espanhol:

    ABSTRACT The objective of this paper is to evidence the cognitive structure of the values of automobile consumers from São Paulo, considering two models (one compact and another sportive) of a car maker. Specifically, this paper aimed to identify elements through a hierarchical value map (HVM), the attributes, the consequences and the values that characterize the perceptions of the consumers and respective connections among these. Therefore, thirty in depth interviews were performed with buyers of the two models. The qualitative Laddering technique (REYNOLDS; GUTMAN, 1988), based on the Means-End Chain Theory (GUTMAN, 1982), guided the collection, analysis and interpretations of data. The results point out that personal values are determinant aspects for the decision of buying such models and, consequently, should be considered for the elaboration of strategies of automobile design and communication. The analysis of the HVM highlighted that the main chains, for the two models, are started by the attributes: “internal trim” and “Design”. These items generate the perception of the value “Hedonism” - the most expressive state for the interviewees. This highlights the importance of this value in deciding to buy those two analyzed models.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this paper is to evidence the cognitive structure of the values of automobile consumers from São Paulo, considering two models (one compact and another sportive) of a car maker. Specifically, this paper aimed to identify elements through a hierarchical value map (HVM), the attributes, the consequences and the values that characterize the perceptions of the consumers and respective connections among these. Therefore, thirty in depth interviews were performed with buyers of the two models. The qualitative Laddering technique (REYNOLDS; GUTMAN, 1988), based on the Means-End Chain Theory (GUTMAN, 1982), guided the collection, analysis and interpretations of data. The results point out that personal values are determinant aspects for the decision of buying such models and, consequently, should be considered for the elaboration of strategies of automobile design and communication. The analysis of the HVM highlighted that the main chains, for the two models, are started by the attributes: “internal trim” and “Design”. These items generate the perception of the value “Hedonism” - the most expressive state for the interviewees. This highlights the importance of this value in deciding to buy those two analyzed models.
  • Os Fatores Preditores do Desempenho de Vendas: um estudo com vendedores atacadistas Área Temática: Marketing

    Donassolo, Paulo Henrique; Matos, Celso Augusto de

    Resumo em Português:

    RESUMO A compreensão sobre os fatores que influenciam o desempenho do vendedor e de como eles variam, em diferentes contextos, é fundamental tanto para os gestores quanto para os pesquisadores em vendas e marketing. Diversos estudos buscam identificar quais são os fatores que mais influenciam o desempenho do vendedor. A importância desses fatores pode variar de acordo com o tipo do produto e do contexto em que as vendas são realizadas. Este trabalho tem por objetivo testar um modelo que consolida diversos fatores influenciadores do desempenho do vendedor. Para atingir seus objetivos, este estudo revisa diversos modelos validados em outros contextos de vendas e realiza a escolha de um deles para, posteriormente, testá-lo por meio de uma pesquisa descritiva, baseada em uma survey realizada com 301 vendedores externos vinculados a empresas atacadistas localizadas em diversos estados do Brasil. Os resultados obtidos na pesquisa indicam a adequação do modelo testado, com bons índices de ajustamento. A relação entre Autoeficácia, Esforço e Desempenho foi confirmada, e demonstrou ser o principal caminho que influencia o Desempenho. As implicações dessas análises, tanto acadêmicas quanto gerenciais, são discutidas e apresentadas no presente trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La comprensión de los factores que influyen en el desempeño del vendedor y cómo estos factores varían en los diferentes ámbitos es crucial tanto para los administradores como para los investigadores en ventas y marketing. Diferentes estudios tratan de identificar cuáles son los factores que más influyen en el desempeño del vendedor. La importancia de estos factores puede variar de acuerdo con el tipo de producto y el contexto en el que se realizan las ventas. Este estudio trata de probar un modelo que consolida varios factores que influyen en el desempeño del vendedor. Para lograr sus objetivos, este estudio examina varios modelos validados en otros ámbitos de ventas y realiza la elección de uno de ellos para luego probarlo través de un estudio descriptivo basado en una encuesta realizada a 301 proveedores externos vinculados a empresas mayoristas ubicadas en varios estados de Brasil. Los resultados obtenidos en esta investigación indican la idoneidad del modelo probado con buenos niveles de ajuste. Se confirmó y demostró que la relación entre la autoeficacia, el estrés y el desempeño es la principal forma de influencia en el desempeño. Las implicaciones de estos análisis, académicos y administrativos se presentan y analizan en este documento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Understanding which factors influence sales performance and how these factors vary in different contexts is essential both for managers and for researchers in the field of sales and marketing. Several studies have sought to identify the factors that exert most influence over the performance of salespeople. The importance of these factors may vary according to product type and the context in which sales are made. This paper seeks to test a model that consolidates a number of factors that influence sales performance of salespeople. In order to achieve these objectives, this paper addresses various models validated in other sales contexts and selects one of these to later test it by means of a descriptive study based on a survey conducted with 301 outside salespeople linked to wholesale companies located in different states of Brazil. The results obtained from the survey supported the adequacy of the model, which presented good fit indexes. The relationship between Self-efficacy, Effort and Performance has been confirmed and proved to be the main way that influences the performance of the salespeople. Both the academic and the managerial implications of these tests are presented and discussed in this paper.
  • Fraudes Contábeis: uma estimativa da probabilidade de detecção Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Wuerges, Artur Filipe Ewald; Borba, José Alonso

    Resumo em Português:

    RESUMO Fraudes nas demonstrações financeiras (FDF) custam caro para os investidores e podem prejudicar a credibilidade dos auditores. Para prevenir e detectar fraudes, é útil conhecer suas causas. Os modelos de escolha binária (por exemplo, logit e probit), frequentemente utilizados na literatura, porém, não levam em consideração os casos de fraudes não detectados e, portanto, apresentam testes de hipóteses pouco confiáveis. Usando uma amostra de 118 empresas acusadas de fraude pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission, SEC), estimamos um modelo logit que corrige os problemas oriundos de fraudes não detectadas em empresas dos Estados Unidos. Para evitar problemas de multicolinearidade, extraímos sete fatores a partir de 28 variáveis, usando o método dos componentes principais. Nossos resultados indicam que apenas 1,43% dos casos de FDF foram divulgados pela SEC. Das sete variáveis significativas incluídas em um modelo logit tradicional e não corrigido, três na realidade não foram consideradas significativas em um modelo corrigido. A probabilidade de FDF é 5,12 vezes maior quando o auditor da empresa emite um parecer adverso ou com ressalvas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El fraude en los estados financieros (FEF) es costoso para los inversionistas y pueden minar la credibilidad de los auditores. A fin de prevenir y detectar el fraude, es útil conocer sus causas. Sin embargo, los modelos de elección binaria (logit y probit, por ejemplo) a menudo utilizados en la literatura, no tienen en cuenta los casos de fraudes detectados y consecuentemente presentan pruebas de hipótesis poco fiables. Utilizando una muestra de 118 compañías acusadas de fraude por la Comisión de Bolsa y Valores de EE.UU. (Securities and Exchange Commission, SEC), hemos estimado un modelo logit que corrige los problemas derivados de los fraudes no detectados en las compañías estadounidenses. Para evitar problemas de multicolinealidad, hemos extraído siete factores de 28 variables, utilizando el método de componentes principales. Nuestros resultados indican que sólo el 1,43% de los casos de FEF se han dado a conocer por la SEC. De las siete variables significativas incluidas en un modelo logit tradicional y no corregido, tres en efecto no fueron consideradas significativas en un modelo corregido. La probabilidad de FEF es 5,12 veces mayor cuando el auditor de la compañía emite una opinión adversa o con reservas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Financial statement fraud (FSF) is costly for investors and can damage the credibility of the audit profession. To prevent and detect fraud, it is helpful to know its causes. The binary choice models (e.g. logit and probit) commonly used in the extant literature, however, fail to account for undetected cases of fraud and thus present unreliable hypotheses tests. Using a sample of 118 companies accused of fraud by the Securities and Exchange Commission (SEC), we estimated a logit model that corrects the problems arising from undetected frauds in U.S. companies. To avoid multicollinearity problems, we extracted seven factors from 28 variables using the principal factors method. Our results indicate that only 1.43 percent of the instances of FSF were publicized by the SEC. Of the six significant variables included in the traditional, uncorrected logit model, three were found to be actually non-significant in the corrected model. The likelihood of FSF is 5.12 times higher when the firm’s auditor issues an adverse or qualified report.
  • Percepção de Controlabilidade e Equidade da Avaliação de Desempenho Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Schiehll, Eduardo; Landry, Suzanne

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investiga os efeitos da incerteza ambiental, da descentralização da tomada de decisões e da utilização de medidas subjetivas de desempenho na percepção de controlabilidade do resultado (controllability) e de equidade no processo de avaliação de desempenho dos gestores. Com base em dados coletados por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 339 gestores de nível médio e superior, os resultados sugerem que a incerteza ambiental afeta negativamente a percepção de controlabilidade e que este efeito não é moderado pelo nível de descentralização da tomada de decisões. Os resultados sugerem também uma associação positiva entre a percepção de controlabilidade e de equidade no processo de avaliação de desempenho gerencial. Embora o uso de medidas subjetivas de desempenho não exerça efeito direto sobre a percepção de equidade, os resultados sugerem que seu uso exerce efeito moderador na relação entre controlabilidade e percepção de equidade. Demonstra-se ainda que o efeito positivo do uso de medidas subjetivas depende de fatores contextuais. Este estudo demonstra a necessidade de se considerar o contexto organizacional (incerteza ambiental e descentralização dos direitos decisórios) para investigar como medidas de desempenho não financeiras e subjetivas afetam a percepção de controlabilidade e de equidade processual. Na medida em que a percepção de controlabilidade e de equidade afeta as atitudes e os comportamentos dos indivíduos dentro de uma organização, os resultados têm implicações importantes para a concepção e utilização de sistemas de avaliação de desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio investiga los efectos de la incertidumbre medioambiental, de la descentralización de la toma de decisión, la utilidad de las medidas de desempeño subjetivas de la percepción de controlabilidad de los resultados (controllability) y la justicia de proceso en la evaluación del desempeño gerencial. Partiendo de los datos obtenidos con la aplicación de una encuesta, con una muestra de 339 directivos de nivel medio y superior, los resultados indican que la incertidumbre medioambiental afecta negativamente a la percepción de la controlabilidad, y que este efecto no es moderado por el nivel de descentralización de la toma de decisiones. Los resultados también sugieren una asociación positiva entre la percepción de la controlabilidad y la justicia de proceso de evaluación de desempeño gerencial. Aunque el uso de medidas subjetivas de desempeño no tenga efecto directo sobre la percepción de la justicia, los resultados indican que su uso tiene un efecto moderado en la relación entre la controlabilidad y la percepción de la justicia. Además, muestra que los efectos positivos del uso de las medidas subjetivas dependen de factores contextuales. Este estudio muestra la necesidad de considerar el contexto organizativo (incertidumbre medioambiental y descentralización de los derechos de decisión) para investigar cómo las medidas de desempeño no financieras y subjetivas afectan a la percepción de la controlabilidad y de la justicia procesal. Conforme la percepción de controlabilidad y de justicia afecta las actitudes y los comportamientos de los individuos dentro de una organización, los resultados tienen implicaciones importantes para la concepción y utilidad del sistema de evaluación de desempeño.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We investigated the effects of environmental uncertainty, decentralization of decisions rights, and the use of subjective performance measures on managers’ perceptions of outcome controllability and performance evaluation fairness. Based on a survey of 339 middle- and upper- level managers, our results suggest that environmental uncertainty adversely affects perceptions of outcome controllability and that this effect is not moderated by the decentralization of decision rights. Our results also show a positive association between perceived controllability and performance evaluation fairness. Although we found no direct effect of the use of subjective performance measures on perceived performance evaluation fairness, it appears to moderate the positive effect of perceived controllability on fairness. We also show that the positive effect of the use of subjective measures may depend on contextual and job-related factors. The overall results underscore the need to consider the organizational context (environmental uncertainty and decentralization of decision rights) to investigate how performance measures affect perceived controllability and fairness. Because perceived controllability and fairness affect individual attitudes and behaviors within an organization, our results have important implications for the design and use of performance evaluation systems.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br