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Comportamento Estratégico e Ambidestria: um estudo aplicado junto às empresas vinícolas brasileiras

Comportamiento estratégico y ambidextrismo: un estudio aplicado a las bodegas de Brasil

RESUMO

O objetivo deste artigo é correlacionar o comportamento estratégico dos gestores das indústrias vinícolas nacionais com o processo de ambidestria organizacional. Para tanto, o referencial teórico apropriou-se, principalmente, dos conhecimentos de Miles e Snow (1978), sobre tipologias de comportamento, e de March (1991), com relação à ambidestria. A metodologia foi direcionada para pesquisa quantitativa, valendo-se do método survey. A amostra compreendeu 150 indústrias vinícolas brasileiras. Para o tratamento dos dados, utilizaram-se técnicas multivariadas, em especial modelagem de equações estruturais. Os resultados apontam para uma relação positiva entre os comportamentos prospector, analista e reativo e a ambidestria. O comportamento defensor possui uma relação negativa com a ambidestria. Embora essa tipologia não se configure, teoricamente, com os processos ambidestros, o cenário da indústria vinícola nacional, empiricamente, é permeado pela necessidade de reorganização, por conta do contexto ambiental vivenciado pelas empresas. O comportamento dos gestores é influenciado por práticas reativas; a exemplo disso, observam-se as averiguações de necessidade de medidas de salvaguarda do mercado, que estão sendo realizadas pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Por fim, a pesquisa destaca-se por abordar um tema específico e explorar suas características, contribuindo para a literatura, gerando suporte para as decisões gerenciais e ampliando os horizontes para novas pesquisas.

Palavras-chave:
Comportamento estratégico; Ambidestria; Exploração; Explotação; Indústria vinícola

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es correlacionar el comportamiento estratégico de los administradores de bodegas industriales nacionales con el proceso de la ambidextria organizativa. Para ello, la teoría se apropió principalmente del conocimiento de Miles y Snow (1978), sobre los tipos de comportamiento, y de March (1991) con respecto al ambidextrismo. La metodología se basó en la investigación cuantitativa, utilizando el método de la encuesta. La muestra estaba conformada por 150 bodegas industriales brasileñas. Para procesar los datos utilizamos técnicas multivariantes, en particular modelos de ecuaciones estructurales. Los resultados apuntan a una relación positiva entre los comportamientos prospector, analista y reactivo frente al ambidextrismo. El comportamiento defensor tiene una relación negativa con el ambidextrismo. Aunque esta tipología no se configure teóricamente con los procesos ambidextros, el panorama de la bodega nacional, empíricamente, es planteado por la necesidad de reorganización, debido al contexto ambiental vivido por las compañías. El comportamiento de los administradores es influenciado por prácticas reactivas; se observaron las averiguaciones de necesidad de medidas de salvaguardia del mercado, que se están llevando a cabo por el Ministerio de Desarrollo, Industria y Comercio Exterior (MDIC). Por último, la investigación destaca por abordar un tema específico y explorar sus características, lo que contribuye a la literatura, a la generación de las decisiones de gestión de apoyo y a ampliar horizontes para nuevas investigaciones.

Palabras clave:
Comportamiento estratégico; Ambidextrismo; Estrategia; Explotación; Exploración; Industria del Vino

ABSTRACT

The aim of this paper was to correlate the strategic behavior of managers of national winery industries with the process of organizational ambidexterity. Therefore, the theory adopted was mainly based on the knowledge of Miles and Snow (1978) on types of behavior, and March (1991), with respect to ambidexterity. The methodology used was the quantitative research, using the survey method. The sample consisted of 150 industries Brazilian wineries. To process the data, we used multivariate techniques, particularly structural equation modeling. The results point to a positive relationship between the prospector, anlyzer and reactor behaviors toward ambidexterity. The defender behavior has a negative relationship with ambidexterity. While this type is not theoretically related to the ambidextrous processes, the national wine industry scenario is empirically permeated by the need for reorganization, given the environmental situation experienced by the companies. The behavior of managers is influenced by reactive practices; for instance, we observe research on the need for measures to safeguard the market, which is conducted by the Ministry of Development, Industry and Foreign Trade (MDIC). Finally, the research stands out for addressing a specific theme and exploring its features, contributing to the literature, generating support for management decisions and expanding horizons for further research.

Keywords:
Strategic behavior; Ambidexterity; Exploration; Exploitation; Wine Industry

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  • 2
    Processo de avaliação: Double Blind Review

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2014

Histórico

  • Recebido
    30 Jan 2013
  • Aceito
    24 Out 2014
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