Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 16, Número: 50, Publicado: 2014
  • Internacionalização e Networks em Pequenas e Médias Empresas: o papel dos laços de descendência imigratória Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Seifriz, Marco Antonio; Gondim, Sonia Maria Guedes; Pereira, Marcos Emanoel

    Resumo em Português:

    RESUMO A inserção internacional de pequenas e médias empresas (PMEs) vem chamando a atenção acadêmica com o surgimento de novas correntes teóricas da internacionalização, como a abordagem das networks. Há evidências de que redes de relacionamento baseadas em laços de descendência contribuem para a inserção internacional das empresas, sobretudo as de pequeno porte. O estudo quantitativo de corte transversal realizado com 71 PMEs filiadas à Associação Empresarial de Blumenau, município marcado pela imigração alemã, procurou testar o papel preditor dos laços de descendência (conteúdo dos laços e força dos laços) no grau de internacionalização de PMEs. Os resultados sugerem que somente a força dos laços (frequência de contatos com o país de descendência) contribui para a explicação do grau de internacionalização. Limitações do tamanho da amostra impõem cautela na generalização dos resultados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La expansión internacional de las pequeñas y medianas empresas (PYMEs) ha atraído la atención de los estudiosos con la aparición de nuevas perspectivas teóricas de la internacionalización, como el enfoque de redes. Hay evidencias de que las redes sociales basadas en lazos de descendencia contribuyen a la expansión internacional de las empresas, especialmente las pequeñas. El estudio cuantitativo transversal realizado con 71 PYMEs afiliadas a la Asociación Empresarial de Blumenau, una ciudad marcada por los inmigrantes alemanes, trató de probar el papel predictivo de los lazos de descendencia (contenido de los lazos y fuerza de los lazos) en el grado de internacionalización de las PYMEs. Los resultados sugieren que solo la fuerza de los lazos (frecuencia de los contactos con el país de origen) contribuye a explicar el grado de internacionalización. Las limitaciones del tamaño de la muestra requieren precaución a la hora de generalizar los resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The international insertion of small and medium-sized enterprises (SME) has attracted academic attention with the emergence of new internationalization theories based on the network approach. There is evidence that social networks based on descent ties contribute to the international integration of firms, particularly small ones. The quantitative cross-sectional study conducted with 71 SME affiliated with the Business Association of Blumenau, city marked by German immigration, sought to test the predictive role of descent ties (content of ties and strength of ties) in the degree of SME internationalization. The results suggest that only the strength of ties (frequency of contacts with the country of descent) contributes to explaining the degree of internationalization. Limitations of sample size require caution in generalizing the results.
  • Estratégias de Negócios Sustentáveis e Desempenho Exportador: uma análise em empresas do setor de gemas e joias Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Palma, Eliete Pozzobon; Gomes, Clandia Maffini; Kneipp, Jordana Marques; Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a adoção de estratégias de gestão sustentável e o desempenho exportador em empresas industriais do setor de gemas e joias. As estratégias sustentáveis foram analisadas a partir da adaptação do modelo estratégico do Instituto Americano Battelle, apresentado por Placet, Anderson e Fowler (2005), que aborda a interação dos aspectos econômico, social e ambiental com a perspectiva de inovação e reflexos na empresa e na sociedade. O desempenho exportador foi analisado com base na adaptação do modelo de Papadopoulos e Martín (2010), que desenvolve e testa uma medida formativa do desempenho exportador e identifica e quantifica a contribuição relativa das suas consequências nas dimensões econômica e estratégica. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, e foi conduzida por meio de um survey. Sendo assim, evidenciou-se que as dimensões da sustentabilidade estão relacionadas com o desempenho exportador das empresas do setor de gemas e joias. Dessa forma, ficou sugerido que estratégias de negócios sustentáveis podem contribuir substancialmente para o desempenho exportador, por meio da orientação para resultados econômicos, sociais e ambientais à organização e a seus stakeholders.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la adopción de estrategias de gestión sostenible y el rendimiento en el sector industrial de gemas y joyas. Las estrategias sostenibles fueron analizadas a partir de la adaptación del modelo estratégico del Instituto Americano Battelle, hecho por Placet, Anderson y Fowler (2005), que aborda la interacción económica, social y medioambiental, con la perspectiva de la innovación y los reflejos en la empresa y la sociedad. El desempeño de las exportaciones fue analizada en base a la adaptación del modelo de Papadopoulos y Martin ( 2010 ), que desarrolla y pone a prueba una medida formativa de las exportaciones e identifica y cuantifica la contribución relativa de sus consecuencias en el ámbito económico y estratégico. La búsqueda caracterizada como descriptiva y cuantitativa se llevó a cabo por medio de una encuesta. Era evidente que las dimensiones de la sostenibilidad están relacionados con el desempeño de las exportaciones de las empresas de piedras preciosas y joyas, lo que sugiere que las estrategias de negocio sostenibles pueden contribuir sustancialmente a los resultados de exportación, a través de los resultados orientados hacia el desarrollo económico, social y medioambiental de la organización y de sus grupos de interés.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study had the aim of analyzing the relation between the use of sustainable management strategies and the export performance in manufacturing companies of the gems and jewelry industry. Sustainable strategies were analyzed from the adaptation of the strategic model of the American Battelle Institute, introduced by Placet, Anderson and Fowler (2005), which addresses the interaction of economic, social and environmental aspects with the perspective of innovation, and impacts on the company and on the society. The export performance was analyzed based on the adaptation of the model of Papadopoulos and Martín (2010), which develops and tests a formative measure of the export performance, and identifies and quantifies the relative contribution of its consequences to the economic and strategic dimensions. The research is characterized as descriptive and quantitative, and was conducted through a survey. Therefore, it was highlighted that the sustainability dimensions are related to the export performance of companies in the gems and jewelry industry. Thus, it was suggested that sustainable business strategies can substantially contribute to the export performance, through the guidance towards economic, social and environmental results to the organization and its stakeholders.
  • Conteúdos de Aprendizagem Profissional de Executivos Varejistas Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Lucena, Eduardo de Aquino; Cunha, Cristiano José Castro de Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO A questão de pesquisa que é abordada neste artigo é a seguinte: o que executivos de pequenas empresas varejistas aprendem em seus ambientes de trabalho? O arcabouço teórico do estudo toma como base textos do campo da aprendizagem. Esta é uma investigação qualitativa. Foram realizadas dez entrevistas com executivos do setor de varejo de vestuário. Posteriormente, essas entrevistas foram transcritas e analisadas. Na etapa de análise de dados, foram construídas duas categorias como respostas à questão de pesquisa. No tocante à primeira, os respondentes perceberam dificuldades (problemas) em seus ambientes de trabalho e obtiveram informações e conhecimentos específicos de modo a lidarem com essas situações. A fim de superarem diferentes dificuldades profissionais os respondentes aprenderam sobre cores e tipos de tecido e sobre o processo de fabricação dos artigos de vestuário que eram comercializados por suas firmas. Eles também declararam ter aprendido sobre os fornecedores de suas firmas e sobre algumas questões relacionadas com as vendas, a contabilidade e a administração financeira de suas empresas. A segunda categoria refere-se à alteração de alguns dos hábitos dos respondentes. Esse conteúdo de aprendizagem refere-se às predisposições para responderem e/ou atuarem em situações de seus ambientes de trabalho. Os entrevistados mencionaram ter modificado o modo como se relacionavam com outras pessoas. Eles enfatizaram ter aprendido sobre as maneiras de interação com as funcionárias de suas lojas e como exerciam a tarefa de supervisão. Divergindo de outros estudos, constatou-se que a aprendizagem dos varejistas (aprendizagem individual) afetou a aprendizagem de suas firmas (aprendizagem organizacional) por meio de mudanças em alguns aspectos da estrutura organizacional das firmas estudadas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El tema de investigación que se aborda en este artículo es el siguiente: ¿qué aprenden los ejecutivos de pequeñas empresas minoristas en sus lugares de trabajo? El marco teórico de este estudio se basa en textos del ámbito del aprendizaje. Esta investigación es cualitativa. Se llevaron a cabo diez entrevistas con ejecutivos de la industria de ropa al por menor. Posteriormente, estas entrevistas fueron transcritas y analizadas. En la etapa del análisis de datos, se crearon dos categorías en respuesta a la pregunta de investigación. Respecto a la primera, los encuestados encuentran dificultades (problemas) en sus ambientes de trabajo y para obtener información y conocimientos con el fin de hacer frente a estas situaciones. Con el fin de superar las diferentes dificultades, los profesionales encuestados aprendieron sobre los colores y los tipos de tela, y el proceso de fabricación de prendas de vestir que se vendían en sus empresas. También afirmaron haber aprendido sobre los proveedores de sus firmas y sobre algunas cuestiones relacionadas con las ventas, la contabilidad y la gestión financiera de sus empresas. La segunda categoría se refiere a la modificación de algunos de los hábitos de los encuestados. Este contenido de aprendizaje se refiere a las predisposiciones para responder y/o actuar en situaciones de sus entornos de trabajo. Los encuestados informaron haber cambiado la forma en que trataban a otras personas. Hicieron hincapié en que habían aprendido sobre las formas de interacción con los empleados de sus tiendas y la forma en que se ejercía la tarea de la supervisión. A diferencia de otros estudios, se encontró que el aprendizaje de los minoristas (aprendizaje individual) afecta al aprendizaje de sus empresas (aprendizaje organizativo) a través de cambios en algunos aspectos de la estructura organizativa de las empresas estudiadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The research question that is addressed in this article is the following: what do the executives from small retailing firms learn in their work environment? The theoretical framework of the study is based on texts from the field of learning. This is a qualitative investigation. Ten interviews with clothing retail executives were carried out. Later, these interviews were transcribed and analyzed. In the data analysis stage, two categories were established in response to the research question. Regarding the first, respondents perceived difficulties (problems) in their work environments and obtained specific information and knowledge in order to deal with these situations. So as to overcome different professional difficulties, respondents learned about colors and types of fabric and about certain manufacturing process aspects referring to the clothing sold by their companies. They also declared to have learned about their companies’ suppliers and about certain issues referring to sales, and to the accounting and the financial management of their companies. The second category refers to a change in some of the respondents’ habits. This learning content refers to predispositions to respond and/or act in situations at their work environments. Respondents reported having changed the way they related to other people. They emphasized that they had learned how to interact with the employees at their stores and how to carry out supervision. Differently from other studies, we found that the retailers’ learning (individual learning) affected their companies’ learning (organizational learning) through changes in certain aspects of the analyzed companies’ organizational structures.
  • Influência da Dissimilaridade de Valores Individuais no Resultado de Times de Alta Gerência: um estudo em laboratório de gestão Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Rivera, Jorge Ramon D’Acosta; Domenico, Silvia Marcia Russi de; Sauaia, Antonio Carlos Aidar

    Resumo em Português:

    RESUMO Numerosas pesquisas atribuem os resultados organizacionais à atuação de times de alta gerência (TAG). Algumas delas sugerem que o processo de escolha estratégica é influenciado pela base cognitiva e pelos valores dos executivos que compõem esses times e têm centrado sua atenção sobre a composição dos TAG, utilizando variáveis demográficas como proxies de características em nível profundo. O objetivo deste estudo, de natureza descritivo-exploratória, foi verificar, diretamente, a influência de características em nível profundo no resultado de TAG, mediante as dissimilaridades de valores individuais (pessoais e laborais) dos membros desses times. Utilizando o ambiente de um laboratório de gestão de uma instituição de ensino superior paulista e o método quantitativo, aplicaram-se dois inventários para mensuração de valores pessoais e laborais, respectivamente, validados no Brasil, em TAG formados por graduandos de Administração e Contabilidade em situação de jogo de empresas, resultando amostra não probabilística de 32 times, contemplando 186 estudantes com respostas válidas. Mediante técnica de regressão linear múltipla, dois modelos resultaram estatisticamente significativos. Verificou-se que a melhoria dos resultados de times de alta gerência ocorre quando os membros diferem na importância atribuída a valores relacionados à abertura à mudança e valorizam de forma semelhante aspectos relacionados a regras e segurança na vida (valores de conservação) e à busca de poder (prestígio), dando indícios de que isso pode ocorrer não só em ambiente de laboratório, mas no ambiente empresarial, no qual as pressões de tempo e competição são ainda mais severas e, portanto, mais suscetíveis às características subjetivas de nível profundo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Numerosos estudios atribuyen los resultados de las organizaciones a la actuación de los Equipos de Alta Dirección (EAD). Algunos sugieren que la decisión estratégica está influenciada por la base cognitiva y los valores de los ejecutivos que componen estos equipos y centran su atención en la composición de los EAD, utilizando características demográficas como proxies de características de nivel profundo. El objetivo de este estudio descriptivo-exploratorio, fue verificar directamente la influencia de características de nivel profundo en el resultado de los EAD, mediante las disimilitudes de los valores individuales (personales y laborales) de miembros de los EAD. Utilizando el ambiente del laboratorio de gestión de una universidad en São Paulo y el método cuantitativo, se aplicaron dos inventarios de valores validados en Brasil en EAD compuestos por estudiantes de Administración y Contabilidad en situación de juegos de empresa, obteniendo una muestra no probabilística de 32 equipos, contemplando 186 estudiantes con respuestas válidas. Mediante la técnica de regresión múltiple, dos modelos resultaron estadísticamente significativos. Se verificó que la mejoría de los resultados de los EAD ocurre cuando los miembros difieren en la importancia atribuida a valores relacionados con la apertura al cambio y valorizan de forma semejante aspectos relacionados con reglas, seguridad en la vida (valores de conservación) y la búsqueda de poder (prestigio), dando indicios de que esto puede ocurrir no sólo en el ambiente del laboratorio, sino también en el ambiente empresarial, donde las presiones de tiempo y competencia son aún más severas y, por tanto, más susceptibles a las características de nivel profundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Several studies relate organizational outcomes to the performance of top management teams (TMT). Some of these studies suggest that the process of strategic choice is influenced by the cognitive background and values of the executives in those teams, and have focused on the composition of TMT, using demographic variables as proxies for deep-level characteristics. The aim of this descriptive and exploratory study was to verify directly the influence of deep-level characteristics - the dissimilarities of TMT members’ individual values - on the team outcomes. This research was carried out using a quantitative method within a public university management lab environment located in the city of São Paulo, applying two value surveys validated in Brazil on TMT composed of Business Management and Accounting undergraduates submitted to a business game situation, resulting in a non-probabilistic sample formed of 32 teams comprising 186 students with valid responses. Through multiple linear regression technique, two statistically significant regression models were found. It was found that the improved performance of TMT occurs when members differ in the importance assigned to values ​​related to openness to change and have similar appreciation of values related to rules and to security in life (conservation values) and the pursuit of power (prestige), giving evidence that this can occur not only in a laboratory environment, but also in the business environment, where time pressures and competition are even more severe and, therefore, more subject to deep-level subjective characteristics.
  • Envolvimento do Consumidor com o Produto: comparação das escalas PII e NIP no contexto brasileiro Área Temática: Marketing

    Almeida, Victor Manoel Cunha de; Düsenberg, Natalie Bragança

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo objetiva avaliar o grau de convergência de classificação entre os escores de duas escalas de envolvimento do consumidor: PII (Personal Involvement Inventory) de autoria de Zaichkowsky (1994) e NIP (New Involvement Profile) de autoria de Jain e Srinivasan (1990). O referencial teórico contempla os principais estudos sobre a mensuração do envolvimento do consumidor com o produto. Os dados foram coletados por meio de uma survey aplicada a uma amostra não probabilística, selecionada por cotas, composta por estudantes de instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. Foram coletados 1.122 questionários, sendo 1.025 válidos (91,4%). Para investigar diferentes níveis de envolvimento dos consumidores em relação às categorias de produtos, foram utilizados quatro produtos − tênis, telefone celular, bebida esportiva e refrigerante. Utilizando-se a Anova e os testes post hoc, verificou-se a existência de diferenças significativas nas respostas entre os grupos de produtos. Para testar a hipótese substantiva do estudo, avaliou-se o grau de convergência de classificação das escalas PII e NIP utilizando-se o teste de correlação de Spearman, bem como a observação da proporção de coincidência de classificação dos escores. A independência dos escores foi avaliada por meio do teste Qui-quadrado. Os resultados suportam uma alta convergência de classificação dos casos. A contribuição principal do estudo reside, portanto, no teste empírico das escalas PII e NIP no contexto brasileiro. Adicionalmente, a convergência dos escores dessas escalas sugere a possibilidade de comparação de resultados de estudos, que utilizem quaisquer dessas escalas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este estudio es evaluar el grado de convergencia de dos escalas de implicación del consumidor con el producto: PII (Personal Involvement Inventory) de autoría de Zaichkowsky (1994) y NIP (New Involvement Profile) de autoría de Jain y Srinivasan (1990). El referencial teórico contempla los principales estudios sobre la medición de la implicación de los consumidores con el producto. Los datos fueron recogidos a través de una encuesta aplicada a una muestra no probabilística por cuotas, compuesta por estudiantes de las instituciones de educación superior en el estado de Río de Janeiro. Se recogieron 1.122 cuestionarios, de los cuales 1.025 cuestionarios fueron válidos (91,4%). Para investigar los diferentes niveles de implicación de los consumidores en relación con las categorías de productos, hemos utilizado cuatro productos - zapatillas de deporte, teléfono celular, bebidas deportivas y gaseosas. Utilizando análisis de la varianza (ANOVA) y pruebas post hoc, se comprobó la existencia de diferencias significativas en las respuestas entre los grupos de productos. Con el objetivo de probar la hipótesis de fondo del estudio, se evaluó el grado de convergencia para la clasificación de las escalas PII y NIP utilizándose el test de correlación de Spearman, así como la observación de la proporción de la coincidencia de calificación de las puntuaciones. La independencia de las puntuaciones fue evaluada mediante el test de Chi-cuadrado. Los resultados muestran una alta convergencia de la clasificación de los casos. La contribución principal del estudio consiste, por lo tanto, en el test empírico de las escalas PII y NIP en el contexto brasileño. Además, la convergencia de la puntuación de las escalas sugiere la posibilidad de comparación de los resultados de estudios que usen cualquiera de las escalas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to evaluate the extent to which two scales of consumer involvement with products converge: PII (Personal Involvement Inventory), by Zaichkowsky (1994), and NIP (New Involvement Profile), by Jain and Srinivasan (1990). The literature review encompasses the main studies on measuring the involvement of consumers with products. Data was collected through a survey that was applied to a non-probabilistic quota sample of undergraduate students from different institutions across the state of Rio de Janeiro. A total of 1,122 questionnaires were collected, of which 1,025 (91.4%) were considered valid. In order to investigate the different levels of consumer involvement through different product categories, four products were used - sneakers, mobile phone, sports drinks and soft drinks. ANOVA and post hoc tests were used to verify the existence of significant difference on answers among product groups. This study’s substantive hypothesis, the degree of convergence between the classification results of the PII and NIP scales, was verified in two ways: through Spearman’s non-parametric correlation test and through the observation of the scales’ similar classification proportion rates. The scores’ independence was evaluated through the non-parametric Chi-Square test. Results show high classification convergence. The main contribution of this study is thus to empirically test the PII and NIP scales in the Brazilian context. Furthermore, the convergence of the scores of these scales suggests the possibility of comparing results of studies, using either scale.
  • A influência da Sobrequalificação e da Aprendizagem sobre a Satisfação do Indivíduo no Trabalho Área Temática: Gestão De Pessoas E Do Capital Intelectual

    Weymer, Alex Sandro Quadros; Maciel, Cristiano de Oliveira; memoriam), Belmiro Valverde Jobim Castor (in

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do presente trabalho foi verificar a influência da sobrequalificação e da aprendizagem do indivíduo no trabalho sobre sua satisfação. Para sua consecução foi realizado um levantamento (survey) que contou com amostra final de 238 observações. As hipóteses sustentavam influência negativa da sobrequalificação e da aprendizagem do tipo exploitation sobre a satisfação. Outra hipótese apresentava influência positiva da aprendizagem do tipo exploration sobre a satisfação. Antes da verificação das hipóteses, as escalas foram submetidas à Análise Fatorial Exploratória e tiveram dimensionalidade e consistência interna avaliadas. Com a validade de construto e consistência das medidas garantidas, foi aplicada a Análise de Regressão Múltipla para teste das hipóteses. Os resultados apontaram, como previsto, que a sobrequalificação e a aprendizagem tipo exploration influenciam de fato a satisfação, mas que a aprendizagem exploitation não exerce influência como sustentada pela terceira hipótese.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo fue verificar la influencia de la sobrecualificación y el aprendizaje de un individuo y su satisfacción en el trabajo. Para su ejecución, se realizó un análisis (survey) que contó con una muestra final de 238 observaciones. Las hipótesis sostenían una influencia negativa sobre la sobrecualificación y el aprendizaje de tipo explotación sobre la satisfacción. Otra hipótesis presenta la influencia positiva del aprendizaje de tipo explotación sobre la satisfacción. Antes de la verificación de las hipótesis, las escalas se sometieron al Análisis Factorial Exploratorio, evaluándose su dimensionalidad y consistencia interna. Con la validez del constructo y la consistencia de las medidas garantizadas, fue posible aplicar el Análisis de Regresión Múltiple para probar las hipótesis. Los resultados mostraron, como era de esperar, que la exploración del tipo de sobrecualificación y del aprendizaje influyen en la satisfacción, pero no influye en la explotación de aprendizaje sostenida por la tercera hipótesis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this work was to check the influence of overqualification and individual’s learning at work about their satisfaction. In order to achieve this objective, a survey was conducted that featured a final sample of 238 observations. The hypotheses held negative influence of overqualification and exploitation learning on satisfaction. Another hypothesis presented the positive influence of the exploration learning on satisfaction. Before the hypotheses checking, the scales were subjected to exploratory factor analysis and their internal consistency and dimensionality were assessed. With the construct validity and consistency of measurements guaranteed, the Multiple Regression Analysis was applied to test the hypotheses. Results showed, as expected, that overqualification and exploration learning influence the satisfaction indeed, but the exploitation learning does not influence satisfaction, as supported by the third hypothesis.
  • O Impacto da Crise de 2008 na Estrutura Temporal de Correlação Condicional da BM&FBovespa Área Temática: Finanças E Economia

    Mastella, Mauro; Coster, Rodrigo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo utiliza uma modelagem BEKK-MGARCH para identificar o comportamento histórico da estrutura temporal de covariância da BM&FBovespa em relação às outras bolsas do continente americano. O objetivo da pesquisa é analisar o impacto da crise de 2008 sobre a coesão da Bolsa brasileira relativamente às demais bolsas da amostra. Para isso, foram colhidas séries históricas de cinco diferentes índices bursáteis abrangendo desde o período pré-crise até 2011. Os resultados da modelagem bivariada indicam a ocorrência de um aumento da coesão entre os índices bursáteis durante o período de crise e o não retorno dessa coesão aos níveis pré-crise. Também indicam que par de índices IBOV x IPSA representa a opção mais adequada para diversificação de portfólio entre os pares analisados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo se utiliza un modelado BEKK-MGARCH para identificar el comportamiento histórico de la estructura de covarianza temporal de la BM&FBOVESPA en relación a otros mercados del continente americano. El objetivo de la investigación es analizar el impacto de la crisis de 2008 sobre la cohesión del mercado de valores de Brasil en comparación con otras bolsas de muestra. Para ello, los datos históricos se han obtenido de cinco diferentes índices del mercado de valores que van desde el período precrisis hasta 2011. Los resultados del modelo bivariado indican la presencia de una mayor cohesión entre los índices bursátiles durante la crisis y el no retorno a la cohesión de estos niveles de precrisis. También indican que el par de índices IBOV x IPSA es la opción más adecuada para la diversificación de la cartera entre los pares analizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article uses a BEKK-MGARCH model to identify the historical behavior of the term structure of covariance of the Brazilian BM&FBovespa stock exchange when compared to other exchanges in the American continent. The purpose of this research is to analyze the impact of the 2008 crisis on the cohesion of the Brazilian stock exchange when compared to the other exchanges in the sample. To this end, historical series were collected from five different stock market indexes ranging from the pre-crisis period until 2011. The bivariate modeling results indicate the presence of increased cohesion in the stock market indexes during the crisis period and the non-return of this cohesion to pre-crisis levels. They also indicate that, among the pairs analyzed, the pair of indexes IBOV x IPSA are the most appropriate choice for portfolio diversification.
  • Relação do Conhecimento de Gestão de Custos e Participação Orçamentária com o Desempenho dos Gestores Área Temática: Contabilidade E Controladoria

    Santos, Alexandre Corrêa dos; Lavarda, Carlos Eduardo Facin; Marcello, Idair Edson

    Resumo em Português:

    RESUMO Os sistemas de controle gerenciais são ferramentas aplicadas que podem servir para alinhar os interesses pessoais dos gestores em relação aos objetivos organizacionais. Nesse contexto, o orçamento empresarial é utilizado como ferramenta de controle organizacional e, historicamente, pesquisas mostram que sua utilização, associada a outras ferramentas, como as de gestão e custeio, podem contribuir para o desempenho individual dos gestores e da organização de forma global. Fenômenos subjetivos e comportamentais podem, contudo, afetar o ambiente organizacional; assim, é conveniente investigar o efeito das ferramentas de controle sobre o comportamento dos indivíduos. Este estudo baseia-se no trabalho de Agbejule e Saarikoski (2006) e objetiva investigar a relação do conhecimento de gestão de custos e da participação orçamentária com o desempenho dos gestores. A pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos como survey e quantitativa em relação à abordagem do problema. A amostra é composta por gestores de nível hierárquico médio que atuam em organizações situadas na região Sul do Brasil. Os dados da pesquisa foram analisados por meio dos métodos estatísticos de Regressão e Análise Fatorial, com a utilização do software SPSS versão 18.0. Os resultados indicam que há influência do conhecimento em gestão de custos e da participação orçamentária sobre o desempenho gerencial do gestor, mas apenas para os fatores considerados como desempenho gerencial coletivo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los sistemas de control de gestión son herramientas aplicadas que pueden ser útiles para alinear los intereses personales de los gestores en relación a los objetivos organizativos. Los presupuestos corporativos se utilizan como una herramienta de control organizativo e históricamente las encuestas muestran que su uso asociado a otros instrumentos como herramientas de gestión y presupuesto pueden contribuir al desempeño individual del gestor y de la organización global. Sin embargo, los fenómenos subjetivos y comportamentales pueden también afectar al entorno organizacional, por ello es imprescindible investigar los efectos en la conducta de los individuos. Este estudio está basado en los trabajos de Agbejule y Saarikosk (2006) e investiga la relación entre el conocimiento de la gestión de costos y la participación presupuestaria en el desempeño de los gestores. La encuesta se caracteriza como descriptiva con relación a su objetivo, respecto a los procedimientos se caracteriza como survey, y con relación al planteamiento del problema es cuantitativo. La muestra la componen los gerentes de nivel medio que trabajan en organizaciones ubicadas en el sur de Brasil. Los datos de las encuestas han sido analizados por medio de métodos estadísticos de regresión y análisis factorial, utilizando el software SPSS versión 18.0. Los resultados indican que hay influencia del conocimiento de la gestión de costos y de la participación presupuestaria en el desempeño de los gestores, pero solo para el factor considerado como desempeño directivo colectivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Management control systems are applied tools that may be useful to align managers’ personal interests concerning organizational goals. In this context, corporate budgets are used as an organizational control tool and, historically, research reveals that their use, associated with other tools such as those referring to management and budgeting, may contribute to managers’ individual performance and, globally, to organizational performance itself. However, subjective and behavioral phenomena may also affect the organizational environment; thus, it is appropriate to investigate the effect of control tools on the behavior of individuals. This paper is based on the work of Agbejule and Saarikoski (2006), and it aims to investigate the relationship between cost management knowledge and budgetary participation with the performance of managers. The survey is descriptive as to its goal and to procedures such as surveys, and quantitative as to the approach taken to approaching the problem. The sample consists of hierarchical middle-level managers working in organizations located in Southern Brazil. Survey data was analyzed with Regression and Factor Analysis statistical methods, using 18.0 version SPSS software. Results indicate that there is an influence of cost management knowledge and budgetary participation on managers’ performance, but only for factors considered collective managerial performance.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br