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O Impacto dos Recursos do Desempenho Exportador de Empresas Pertencentes a Clusters: um estudo no setor vitivinícola francês

El impacto de los recursos del rendimiento exportador de compañías pertenecientes a clústeres: un estudio del sector vitivinícola francés

RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar o impacto dos recursos no desempenho exportador das empresas pertencentes a clusters. O argumento em que se baseia o presente trabalho é o de que a inserção em clusters possibilita o acesso a recursos que influenciam o processo de internacionalização das empresas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa no setor vitivinícola francês, que é o principal mercado consumidor em volume, sendo a França o segundo país em produção de vinhos no mundo. Outro dado da pesquisa é a população-alvo do estudo, que são empresas exportadoras do setor vitivinícola francês, localizadas em clusters, além da amostra composta por 130 vinícolas francesas exportadoras, localizadas em diferentes clusters vitivinícolas. Em suma, os resultados apontaram que o acesso aos recursos disponíveis no cluster impacta no processo de internacionalização das empresas pertencentes às aglomerações e no seu desempenho exportador. Uma implicação relevante da pesquisa para a internacionalização das empresas é a importância dos recursos singulares ligados ao fator comercial, uma vez identificado que as empresas com desempenho exportador superior são aquelas atribuem maior importância aos seus recursos comerciais. Novos estudos poderão mensurar a utilização dos recursos na estratégia de internacionalização, bem como comparar a importância e a utilização dos recursos de acordo com o nível de desempenho exportador das empresas.

Palavras-chave:
Internacionalização; Clusters; Recursos; Vinho

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es analizar el impacto de los recursos en las exportaciones de las compañías pertenecientes a los clústeres. El argumento del presente documento es que la inserción en grupos proporciona acceso a los recursos que influyen en el proceso de internacionalización de las compañías. Se realizó una encuesta cuantitativa en la industria del vino francés, el principal mercado consumidor en volumen y el segundo mayor productor de vinos del mundo. La población objeto del estudio son los exportadores del sector vitivinícola francés, situada en clústeres. La muestra se compone de 130 exportadores de vino francés situados en diferentes clústeres. En resumen, los resultados indican que el acceso a los recursos disponibles en el clúster impacta en el proceso de internacionalización de las compañías pertenecientes a los clústeres y en los resultados de exportación de los mismos. Una de las implicaciones de la investigación relevante para la internacionalización de las compañías es la importancia de los recursos naturales relacionados con el factor comercial, ya que se encontró que las compañías con mayor rendimiento en las exportaciones son las que conceden mayor importancia a los recursos de su negocio. Estudios posteriores pueden medir la utilización de los recursos en la estrategia de internacionalización, así como comparar la importancia y el uso de los recursos de acuerdo con el nivel de rendimiento de las exportaciones de las empresas.

Palabras clave:
Internacionalización; Clúster; Recursos; Vino

ABSTRACT

The purpose of this paper was to analyze the impact of resources on export performance of clustered companies. We argue that the insertion in clusters provides access to resources that influence the internationalization process of firms. We conducted a survey in the French wine industry, the main consumer market in volume and second largest producer of wine in the world. The population of the study includes exporting French wineries, located in clusters. The sample consists of 130 French wine exporters, located in different wine clusters. In short, the results indicated that access to cluster’s resources has a positive impact on the process of internationalization and export performance of companies. One managerial implication of the research is the importance of commercial resources. The firms with higher export performance attributed greater importance to their commercial resources. Further studies may measure the utilization of resources in the internationalization strategy, and compare the importance and the use of resources in accordance with the level of export performance of companies.

Keywords:
Internationalization; Clusters; Resources; Wine

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  • 2
    Processo de avaliação: Double Blind Review.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2014

Histórico

  • Recebido
    05 Jan 2014
  • Aceito
    23 Out 2014
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