SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue1The mental patient and the psychiatric institution: the voice of the silenced author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PENNA, Cláudia Maria de Mattos  and  PINHO, Lícia Maria Oliveira. A contramão dos programas de educação em saúde: estratégias de diabéticos. Rev. bras. enferm. [online]. 2002, vol.55, n.1, pp.07-12. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/S0034-71672002000100002.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de educação em saúde vivenciado pelo sujeito diabético ao enfrentar as proibições e limitações impostas pela doença e pelos profissionais da saúde. Fundamentou-se na Sociologia Compreensiva de Michell Maffesoli, que ao estudar o quotidiano revela que o ser humano faz uso das transgressões e do jogo duplo para driblar as normas impostas pelo viver em sociedade. Calar-se, guardar segredo, não dialogar, parecem ser estratégias que refletem nosso educar em saúde.

Keywords : diabetes; educação em saúde; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License